Novas fiscalizações nas operações STOP?

Cathy
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: segunda jan 07, 2008 12:20 am

Novas fiscalizações nas operações STOP?

Mensagempor Cathy » terça fev 19, 2008 3:56 pm

Recebi recentemente este email cheio de drama:

TENHA CUIDADO

ATENÇÃO às novas fiscalizações nas operações STOP!!!!

Ontem à noite, depois de sair com um grupo de amigos, fomos mandados parar por uma brigada de trânsito da BT.
Até certo ponto, achamos normal por se tratar de um fim-de-semana e ser costume haver a caça ao condutor com álcool.
Depois de o condutor soprar no balão, qual o nosso espanto quando o polícia pergunta se temos leitor de CD no carro.
Ti­nhamos leitor de CD e logo a seguir pediu-nos para ver os CD's que ti­nhamos no carro, para ver se eram cópias !!!!
Sobre isto, já eu tinha ouvido falar num mail que recebi recentemente (ver mais abaixo).
O que é incrí­vel é que, depois de ver os CD's, o polí­cia manda-nos sair do carro e começou a olhar para a nossa roupa !

Verí­dico !!!
Nisto, chama uma mulher - polí­cia para junto das minhas colegas e um outro polí­cia para junto de nós e...
PEDEM-NOS PARA VER A ETIQUETA DAS NOSSAS ROUPAS!
Recusámo-nos imediatamente e eles informaram-nos que, naquela operação Stop, estava incluída uma busca por contrafacção !!!
Um dos meus colegas tinha um casaco Paul & Shark, comprado na feira de Espinho, e eles identificaram-no! O meu colega já contactou o advogado e este informou-o de que o que os policias fizeram está dentro da lei!
Pelos vistos, quando compramos roupa na feira, sabemos que estamos a comprar material ilegal e isso é crime!
Estamos a pactuar com uma actuação fora da lei e por isso sujeitos a coimas por conivência de forma de delito.
Pelo que percebemos, só algumas marcas é que estão sujeitas a fiscalização, tipo, bolsas Gucci, Óculos Channel, roupas Lacoste, Nike, Gant, Louis Vuitton, etc etc.

Façam chegar este mail a toda a gente para que todos saibam
A GNR-BT, nos auto-stops, começou a fiscalizar os CD's piratas que temos no carro. Se os CDs não forem originais ou então se não possuir­mos o original que deu origem à cópia, (É permitido por lei efectuar UMA cópia de segurança), a viatura pode ser apreendida e sujeitamo-nos às respectivas sanções.
Retirem urgentemente os CD's piratas do carro, não vá o diabo tece-las.
Este controlo foi efectuado este fim de semana, na A1.

Têm conhecimento prático de alguém a quem tenha acontecido algo semelhante? É que isto é estranho. :|

Brujo [RIP 2009/08/10]

Re: Novas fiscalizações nas operações STOP?

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » terça fev 19, 2008 3:58 pm

Tenho dúvidas sobre a veracidade disto.

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » terça fev 19, 2008 3:59 pm

Cathy Escreveu:Pelo que percebemos, só algumas marcas é que estão sujeitas a fiscalização, tipo, bolsas Gucci, Óculos Channel, roupas Lacoste, Nike, Gant, Louis Vuitton, etc etc.

tou safo, todas as minhas pochetes Louis Vuitton são genuinas!
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » terça fev 19, 2008 4:12 pm

UnderØath Escreveu:tou safo, todas as minhas pochetes Louis Vuitton são genuinas!

stylish 8)

odeio LV ahahah
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

haemonculus
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mai 31, 2003 10:56 pm
Contacto:

Mensagempor haemonculus » terça fev 19, 2008 4:22 pm

não me admira fiscalizarem os CDs, agora as roupas já é um bocado rebuscado. :?

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » terça fev 19, 2008 4:42 pm

Tb já ouvi dizer se nós não quisermos mostrar os cd's eles não os podem ver, a não ser que tenham um mandato.

Eu como só uso cópias nos carros, tenho de andar com o dobro dos cd's?
Ou temos de andar com as facturas.

Deve ser o simplex musical :angry:

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » terça fev 19, 2008 5:20 pm

Brujo Escreveu:Tenho dúvidas sobre a veracidade disto.

Eu duvido é da legalidade. Desde quando é que alguém que é burlado está a cometer um crime???
Já se verificou que mesmo em lojas misturados nos artigos genuínos se encontravam outros artigos contrafeitos. Para alguém ter a certeza de não comprar um artigo ilegal teria de andar com um(a) ASAE ao lado.
E a questão dos cd's também não faz qualquer sentido, partindo logo de um princípio que podemos fazer cópias dos originais e ninguém vai andar com saco de cópias e outro de originais no carro. Outra coisa bem diferente e já tem sido aliás noticiado é trazer-se centenas de cópias na mala... Obviamente que aqui há que justificar a sua proveniência.
Mas livrai-nos do Malamén

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » terça fev 19, 2008 5:26 pm

Finalmente vão começar a prender mitras por andarem com roupa Lacoste da feira.

kool moe dee
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mar 28, 2007 6:53 pm

Mensagempor kool moe dee » terça fev 19, 2008 5:33 pm

e leitores de mp3??

blood_lust
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mar 26, 2007 10:14 am

Mensagempor blood_lust » terça fev 19, 2008 5:45 pm

Eu tinha ideia era que quem fazia esse tipo de operações era a ASAE e não a BT.
Mas de qualquer das formas, muito estranho...

Sacred-Steel
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mai 18, 2004 6:53 pm
Contacto:

Mensagempor Sacred-Steel » terça fev 19, 2008 6:31 pm

Eu dúvido da veracidade dos acontecimentos.

Mas...

A GNR, ou qualquer outra força policial podem revistar pessoas e veículos se suspeitarem que naquele momento está a ser cometido ou acabou de se cometer, ou está prestes a ser cometido, isto sem precisarem de mandato.

Quem vai comprar às feiras não está a ser burlado, sabe bem ao que vai... essa de querer passar por anjinhos não pega em nenhum tribunal português.

Normalmente, quando há esse tipo de operações, estão lá os agentes da brigada fiscal ou da Asae, DEVIDAMENTE identificados, e por norma têm mandatos em branco, em que basta preencher o nome da pessoa, ou a matricula do automóvel. São legais? São.

Podem recusar-se a deixar revistar o carro, mas só vão piorar as coisas, pois eles podem apreender, ou lacrar o carro, até que seja emitido o competente mandato!
O mesmo se passa com os leitores de mp3.

A parte da roupa... essa tira toda a credibilidade à história... passa a ser uma estória mal inventada, ou mal contada. Ou nunca aconteceu, ou então aconteceu de forma ligeiramente diferente.
Heavy Metal He-Man vs Heavy Metal do Francisco Louçã do Metal Português

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » terça fev 19, 2008 6:36 pm

Repost

blood_lust
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda mar 26, 2007 10:14 am

Mensagempor blood_lust » terça fev 19, 2008 6:40 pm

Sacred-Steel, se eu tiver os originais o que é preciso para andar com cópias no carro e não ter problemas?

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » terça fev 19, 2008 7:20 pm

Duvido seriamente da veracidade dos acontecimentos descritos desse mail, principalmente sobre a questão das roupas. Para isso, podiam fazer a qualquer pessoa que encontrem na rua, não é preciso ir num carro. E como provar que um produto não é falsificado? Só com talão de compra, e isso pode-se perder facilmente, ninguém os guarda com muito cuidado.

Em relação aos cds ou mp3, em que esta situação pode ser mais verídica, ter o original em casa ajuda, mas além disso é preciso comprovativo de compra. O cd em si não prova nada.
E como foi referido, qualquer um pode ser burlado, mesmo pensando que está a comprar originais...

Isto é o que o senso comum me diz, mas alguém que perceba de leis, pode confirmar ou desmentir isto... :roll:

Parece-me mais um daqueles mails anti-pirataria
"Hate the ones who bring you down"

bella-morte
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo set 18, 2005 9:56 am

Mensagempor bella-morte » terça fev 19, 2008 7:25 pm

No site da ASAE diz:
"Utilização de CDs não originais em veículos particulares

Tendo surgido dúvidas sobre a utilização de CDs não originais em veículos particulares a ASAE informa:

1. O Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, permite algumas situações de utilizações livres, as quais constam no seu art. 189º, e onde se refere, designadamente, o uso privado.

2. Assim, não se afigura proibida a cópia ou reprodução de fonogramas, incluindo Cd's, quando se destinam a fins exclusivamente privados, e desde que não atinjam a exploração normal da obra, não causem prejuízo injustificado dos interesses legítimos do autor nem sejam utilizadas para fins de comunicação pública ou comercialização."

O dito art. 189º não sei o que diz em concreto nem tenho pachorra para ir ver dele :|
O Grande Bode procura uma Grande Cabra :awesome:

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes