Greves

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta nov 16, 2007 11:38 am

Quem não quiser desempenhar cargos públicos não tem que ir, ou só lhe interessa se for pago astronómicamente?
Querem ficar nas empresas que fiquem!

O que de certeza não falta é gente com capacidade para desempenhar cargos públicos, o problema é que essa gente não tem hipóteses nem oportunidades para tal!
Os compadrios e altas cunhas que nem nos passa pela cabeça a isso não permitem.

Ou pensam que eu por ser competente e melhor que o filho de x, e amigo de y tenho alguma hipótese?

Aquele grupo de gente tem a faca e o queijo na mão, têm um sistema que funciona e altamente bem pagos, acham que alguma vez vai mudar?

Aliás, quem anda metido na vida política (eu ando a nível local, recebo 14.90 € de 2 em 2 meses) sabe como as coisas funcionam, só que numa escala diferente!

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » sexta nov 16, 2007 12:01 pm

Vooder Escreveu:Quem não quiser desempenhar cargos públicos não tem que ir, ou só lhe interessa se for pago astronómicamente?

O que de certeza não falta é gente com capacidade para desempenhar cargos públicos, o problema é que essa gente não tem hipóteses nem oportunidades para tal!

Ou pensam que eu por ser competente e melhor que o filho de x, e amigo de y tenho alguma hipótese?

Aquele grupo de gente tem a faca e o queijo na mão, têm um sistema que funciona e altamente bem pagos, acham que alguma vez vai mudar?

Aliás, quem anda metido na vida política (eu ando a nível local, recebo 14.90 € de 2 em 2 meses) sabe como as coisas funcionam, só que numa escala diferente!

Achas mesmo que qualquer um de nós tem capacidade para ser director geral de impostos, ministro, deputado, administrador de uma empresa municipal, etc, etc?

Os compadrios e altas cunhas passam-me pela frente todos os dias mas para os combater tens naturalmente de ter à frente dos principais lugares pessoas bem pagas e de reconhecidos méritos além, claro, de terem mais tarde de apresentar resultados.

E só consegues isso se atacares os aparelhos partidários que se instalaram no poder desde o 25 de Abril.

Eu, na minha empresa, se não atingir os meus objectivos não recebo prémios nem tão pouco promoções.

Trabalho em média 12 horas por dia e ontem quando fiz o meu comentário à 1.30 da madrugada ainda estava a trabalhar. Mas nem sequer me passa pela cabeça fazer greve.

Dou valor ao trabalho e a motivação que me é dada pela minha administração leva-me a fazer um esforço que é necessário para atingir os meus objectivos.

Em muitos sistemas públicos (a Defesa então é uma vergonha) quer trabalhes, quer não trabalhes, és sempre promovido.

Parece-te bem?

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » sexta nov 16, 2007 12:06 pm

Já agora, só mais uma ideia.

A todos vocês que são novos, só tenho um conselho a dar: Saiam daqui, viajem por esse mundo fora, alarguem os vossos horizontes, já não existem empregos para toda a vida e não tenham receio da mudança.

A globalização pode ser um problema grave mas é a realidade e não vai mudar.

Portanto, ou nos envolvemos e percebemos qual o nosso papel na sociedade ou se nos mantivermos a debater lutas de classes estaremos sempre ao nível do terceiro mundo.

Abraços,

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » sexta nov 16, 2007 12:08 pm

Pedro Lopes Escreveu:
Vooder Escreveu:Quem não quiser desempenhar cargos públicos não tem que ir, ou só lhe interessa se for pago astronómicamente?

Achas mesmo que qualquer um de nós tem capacidade para ser director geral de impostos, ministro, deputado, administrador de uma empresa municipal, etc, etc?

Os compadrios e altas cunhas passam-me pela frente todos os dias mas para os combater tens naturalmente de ter à frente dos principais lugares pessoas bem pagas e de reconhecidos méritos além, claro, de terem mais tarde de apresentar resultados.

E só consegues isso se atacares os aparelhos partidários que se instalaram no poder desde o 25 de Abril.

Eu, na minha empresa, se não atingir os meus objectivos não recebo prémios nem tão pouco promoções.

Trabalho em média 12 horas por dia e ontem quando fiz o meu comentário à 1.30 da madrugada ainda estava a trabalhar. Mas nem sequer me passa pela cabeça fazer greve.

Dou valor ao trabalho e a motivação que me é dada pela minha administração leva-me a fazer um esforço que é necessário para atingir os meus objectivos.

Em muitos sistemas públicos (a Defesa então é uma vergonha) quer trabalhes, quer não trabalhes, és sempre promovido.

Parece-te bem?

Também não me parece bem que trabalhes as 12h e não tenhas vida pessoal, vida familiar, não possas ir a concertos por exemplo, só porque tens de trabalhar 12h para atingir certos objectivos absurdos que só para chegar aos 100% de prémio tens de te matar literalmente. Isso sim é um abuso.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta nov 16, 2007 12:15 pm

Quando dei o exemplo de "eu", quis dizer "alguém", desde que tivesse capacidades! E não fosse filho de x ou conhecido de y, pensei que tivesse sido claro!

Em relação às promoções, funciona a cunha por sistema e a rotatividade para não lixar ninguém (1 ano um, outro ano outro). Foi um modo do Governo ter menos despesa com a administração pública!

Falando na FP, querem melhorar a produtividade? Deiam condições e Salários melhores a quem realmente trabalha, aos técnicos-profissionais, auxiliares e mesmo a técnicos-superiores!
O problema é que por vezes são 10 (altos ordenados) a gerir e 1 ou 2a trabalhar (ordenado merdoso).

Ah, e deve-se ter em conta e com com isto não quer dizer que concorde, que a FP serve de referência ao privado! Imagino que no privado as pessoas não façam greves porque não queiram lutar por melhores (ou manter) direitos, mas porque têm MEDO de perder os empregos!

Sou a favor das classificações, mas feitas por alguém exterior ao serviço, nunca pelo meu superior, que muitas das vezes é um parolozito qualquer!

P.S. Sou um idealista romântico :P
E tb quero viajar e conhecer outras paragens, mas por mais que se queira acabas por ter de te fixar a um local, família, filhos, é inevitável (pelo menos para a maioria de nós). Ao fixar tento que seja en Portugal e tentar contribuir para uma melhor qualidade de vida para mim e para o país.

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » sexta nov 16, 2007 12:26 pm

Pedro Lopes Escreveu:Trabalho em média 12 horas por dia e ontem quando fiz o meu comentário à 1.30 da madrugada ainda estava a trabalhar. Mas nem sequer me passa pela cabeça fazer greve.

os teus filhos agradecem...

desculpa la a boca pedro, mas tens de compreender que muitos de nos nao querem ter o segundo carro, ou a casa de praia ou viajens de compras a paris, ou ser chamado de sor dotor ou sor director...

uma vida digna e tempo para a viver e o que a maior parte de nos pretende e cada vez mais isso e impossivel em portugal...

olha, no bcp 90% dos gastos com pessoal e com a administracao. os resultados estao a vista, mas e claro que o banco nao tem possibilidades de pagar mais aos seus empregados. o que nao e diferente, passe a diferenca de escala, da clinica onde a minha mulher trabalha: a patroa faz-se pagar bem, esta sempre a comprar coisas novas (esta no seu direito) mas todos os meses e sempre a mesma choradeira pedindo para pagar mais tarde porque "ïsto anda muito mau" e ela nao e a excepcao, e a regra.

queres trabalhar 12 horas e subir muito na vida? parabens! dou-me todo o merito e apoio moral (a serio). queres que isso seja o modelo para toda a gente? ja nao estou de acordo. se noutros paises europeus as pessoas conseguem viver condignamente trabalhando oito horas por dia porque e que em portugal isso e quase impossivel?

e como explicas que portugal seja o pais onde ha maiores clivagens sociais? ate o mui liberal reino unido trata melhor os seus cidadaos...

e por isso que quando ha greves, por muito que me doa, eu apoio.

em resposta a"luta de classes", tirando franca e portugal, o primeiro por estarem mal habituados, o seggundo por sermos encavados, nao ha qualquer luta de classes... pelo menos aqui na holanda, no pasa nada e ainda nao vi a porra de um sem abrigo.

desculpem la o post meio desconexo, mas e-me impossivel escrever de enfiada, so quando tenho algo a processar...
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

REVAGE
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 21, 2003 11:07 am
Contacto:

Mensagempor REVAGE » sexta nov 16, 2007 12:35 pm

Actualmente pondera-se o aumento dos salários, não pelo aumento da inflacção mas sim baseado nos resultados das empresas em particular... Como se sabe, a economia é dinamica e nem todas as empresas conseguem competir mais fortemente. É mau para os trabalhadores, sim senhor... mas é para evitar que as empresas tenham mais gastos que o dinheiro que entra com o desenvolvimento da actividade. É uma postura muito racional, mas talvez seja a que se melhor enquadre no quadro actual que se apresenta. Não será preferivel perder poder de compra mas ter o ordenado certinho e não correr o risco de despedimento ?? Digamos que torna-se um mal menor a perda do poder de compra... Talvez um mal necessário. A realidade das empresas tambem é deturpada devido aos encobrimentos e aos sacos azuis que existem... é uma realidade... mostra resultados falaciosos e existem erros involuntários, ou voluntários de contabilidade que ás vezes mostram resultados piores do que a realidade... mas ás vezes tambem mostram resultados melhores que a realidade... São problemas mesmo de dentro de base da economia nacional... Visto que os vicios são antigos e são muitos... Tal como foi tambem referido, existe a globalização que em muito nos tem prejudicado... tal como o euro que não nos têm ajudado muito. Outro problema existente... por vezes não é ter os recursos mais caros, ou trabalhadores com ordenados mais elevados... mas as deslocações das grandes empresas multinacionais têem a ver, em muito, devido á dificuldade nos acessos para o excoamento da sua produção... Como sabem... em economia, tempo é dinheiro, e o tempo que leva a materia prima a chegar ao destino, ou o produto final... reflecte-se tudo em termos monetários... Claro que... as empresas procuram maximizar o lucro... se houver opções mais viaveis... deslocalizam as empresas... trabalhadores despedidos, etc... Mas a culpa do problema das acessibilidades é toda dirigida para o estado... o estado é que não faculta tais meios ás empresas... melhores estradas... vias férreas, portos... Tudo é importante para o bom funcionamento da economia e para o crescimento economico... E as greves tambem não são boas para as empresas... dias sem funcionamento revelam-se como grandes perdas economicas... Existe uma oposição de realidades com as greves... Os trabalhadores lutam por melhores direitos e têem que se defender e lutar pelos seus direitos... Mas com as greves podem causar a falencia das empresas... perdendo os seus postos de trabalho... às vezes tudo culpa dos sindicatos que preferem reforçar a sua posição na sociedadedo que a lutar pelos interesses de quem os sustentam... os trabalhadores...

StabatMatter
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça nov 13, 2007 2:26 pm

Mensagempor StabatMatter » sexta nov 16, 2007 12:35 pm

Coloquemos a questão de outro modo...
Se te oferecerem lugar no privado, a receber o mesmo ou menos, sujeito às mesmas condições de trabalho, aceitavas?

É óbvio que existem os compadrios na FP, se até nos privados os vês, no aparelho estatal ainda mais.O problema não é só existir o método da cunha.Se for cunha para arquivista ou para porteiro, acho que é bem menos gravoso do que cunhas para ex-ministros dirigirem empresas estatais.Ou para colocar pessoas desqualificadas em cargos ou funções, que não conseguem desempenhar com aproveitamento.

Se tu fores dono de uma empresa ou um dirigente de uma nação, certamente vais querer ter gente competente e que mostre resultados positivos (não resultados como o Correia de Campos), porque ao fim ao cabo, o modo como tratas o teu capital básico (ou seja, a massa humana pela qual és responsável) vai ditar o teu relacionamento com esse mesmo capital.E o modo como o tratas, tem obviamente que servir os interesses, deveres e obrigações de ambas as partes.Isto é o que não existe na FP e começa a escassear nos privados nacionais.Até porque bons profissionais cobram-se bem (seja aqui, na Itália, na China ou na Noruega) isso é notório em qualquer profissão!

Também é verdade que, graças aos compadrios, existem 10 a mandar e 2 da fazer.No entanto, quem sabe se uma gestão mais acutilante (como a do Paulo Macedo) não é consegue resolver estes problemas?Pelo menos em parte...

PS: E atenção, não te estou a criticar de qualquer forma e/ou feitio.Apenas estou a tentar mostrar-te a minha opinião, dando os exemplos que considero ser os melhores.

De qualquer modo, concordo em boa parte contigo, especialmente no teu PS. :D

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » sexta nov 16, 2007 1:30 pm

OrDoS Escreveu:Também não me parece bem que trabalhes as 12h e não tenhas vida pessoal, vida familiar, não possas ir a concertos por exemplo, só porque tens de trabalhar 12h para atingir certos objectivos absurdos que só para chegar aos 100% de prémio tens de te matar literalmente. Isso sim é um abuso.

Ordos!

Volto a chamar a atenção para a questão do Bom Senso. Eu era gerente no Banco Santander e saí precisamente quando senti que estavam a exigir que eu deixasse de ter tempo para a familia e para os amigos.

O meu dia passa-se de forma muito simples: entro às 8.30 saio às 18.00. Apanho os meus filhos e vou para casa dar banho, jantar e brincar com eles, fazer os deveres, etc. Ás 22.30 está tudo na cama. Depois disso, ou volto para o escritório se tenho algum projecto para acabar ou fico em casa a trabalhar ou a estudar no computador de casa. Por volta da 01.00 vou para a caminha.

Durante este período não dispenso: almoçar com os amigos, jantar sem televisão ligada (aliás a televisão em casa só serve para ver o Noddy) e ouvir musica enquanto trabalho.

Ao fim de semana, futebol de salão, sair com a familia, estar com os amigos, e claro, não deixo de ir a concertos sempre que sejam aqui perto.

Fundamental: ser humilde e perceber que todos os dias aprendemos algo, ser trabalhador e perceber que a minha empresa só me pode pagar o salario se eu contribuir para que a mesma cresça no seu negócio.

Felizmente a minha empresa também tem o Bom Senso de perceber que nada é mais importante do que o capital humano pois é isso que as faz distinguir das demais.

Este meu partilhar de vida pessoal serve apenas para vos dizer que não tenho segunda casa, tenho um T2 na Amadora, num prédio com 48 apartamentos, o meu carro é um VW Polo e não visto roupa de marca nem vou a restaurantes caros. E os países que visitei lá por fora visitei-os a trabalhar como motorista pois foi a forma mais fácil e económica de poder conhecer o mundo sem gastar muito dinheiro.

Não quero ser pretencioso pois não tenho feitio para isso apenas quero despertar-vos que são novos a nao terem medo de dar o salto e apostarem em voces próprios.

Bolas, eu sai de casa com 16 anos e vim para Lisboa trabalhar e estudar! Vocês têm medo de quê? Acreditem em vocês! Sejam bons naquilo que fazem ou naquilo que gostariam de fazer.

Como dizia o António Variações: "Mudem de vida"!

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » sexta nov 16, 2007 1:48 pm

Einherjer Escreveu:
queres trabalhar 12 horas e subir muito na vida? parabens! dou-me todo o merito e apoio moral (a serio). queres que isso seja o modelo para toda a gente? ja nao estou de acordo. se noutros paises europeus as pessoas conseguem viver condignamente trabalhando oito horas por dia porque e que em portugal isso e quase impossivel?

e como explicas que portugal seja o pais onde ha maiores clivagens sociais? ate o mui liberal reino unido trata melhor os seus cidadaos...

e por isso que quando ha greves, por muito que me doa, eu apoio.

em resposta a"luta de classes", tirando franca e portugal, o primeiro por estarem mal habituados, o seggundo por sermos encavados, nao ha qualquer luta de classes... pelo menos aqui na holanda, no pasa nada e ainda nao vi a porra de um sem abrigo.

Antes de mais felicito-te por teres saido daqui!

No meu comentário anterior contei-te um pouco como era a minha vida. Queria apenas salientar o seguinte: trabalho as horas que disse mas uma parte dessas horas são a desenvolver o meu conhecimento a formar-me enquanto profissional e a aprender todos os dias. Por isso considero que até uma certa idade o trabalho é um investimento que fazemos em nós próprios para nos dar alguma segurança para o futuro.

Se estou a fazer um projecto e preciso de recolher dados sobre lesgislação internacional, o processo de estudo que desenvolvo capta a minha atenção e faz-me trabalhar por gosto.

Percebes o que digo? 12 horas não é nada quando se faz aquilo que se gosta.

A tua namorada tem uma patroa com falta de Bom Senso. Aliás esse é um caso tipico. Conheço uma empresa que não paga aos seus funcionários mas o dono esta semana veio pedir-me um financiamento para um BMW. Só mesmo dar-lhe com um gato morto na cara até ele miar.

Já agora, se não for segredo, o que faz a tua namorada nessa clinica?

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » sexta nov 16, 2007 2:10 pm

Posso entretanto dar-vos outros exemplos que são importantes para perceberem o que quero dizer quando falo da importância do nosso papel na sociedade.

Há algum tempo colocaram dois estagiários recem licenciados ao pé de mim para terem formação durante seis meses. Eu teria que fazer a avaliação deles no final sendo que apenas um teria o contrato renovado.

Um deles, denotava muita falta de base proveniente naturalmente de um ensino cada vez menos prático e mais teórico. No entanto, desde logo manifestou interesse em aprender ficando muitas vezes no Banco até tarde para tirar fotocópias, ler normativos, legislação, aproveitando depois o fim do dia para me fazer perguntas ou tirar dúvidas.

O outro, apresentava um melhor conhecimento mas o nivel de erros era igual ao do colega pois achava-se demasiado orgulhoso para perguntar quando não sabia! E quando chegava às 16.30! " Ah...e tal...tenho de sair...sabe...é que não nos pagam horas e o horário é para se cumprir...tenho mais vida para além disto..." "Sim senhor! Vai à vontade!"

Ao fim dos 6 meses, se vocês estivessem no meu lugar qual dos dois recomendavam para a renovação do contrato?

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » sexta nov 16, 2007 2:28 pm

Pedro Lopes Escreveu:Posso entretanto dar-vos outros exemplos que são importantes para perceberem o que quero dizer quando falo da importância do nosso papel na sociedade.

Há algum tempo colocaram dois estagiários recem licenciados ao pé de mim para terem formação durante seis meses. Eu teria que fazer a avaliação deles no final sendo que apenas um teria o contrato renovado.

Um deles, denotava muita falta de base proveniente naturalmente de um ensino cada vez menos prático e mais teórico. No entanto, desde logo manifestou interesse em aprender ficando muitas vezes no Banco até tarde para tirar fotocópias, ler normativos, legislação, aproveitando depois o fim do dia para me fazer perguntas ou tirar dúvidas.

O outro, apresentava um melhor conhecimento mas o nivel de erros era igual ao do colega pois achava-se demasiado orgulhoso para perguntar quando não sabia! E quando chegava às 16.30! " Ah...e tal...tenho de sair...sabe...é que não nos pagam horas e o horário é para se cumprir...tenho mais vida para além disto..." "Sim senhor! Vai à vontade!"

Ao fim dos 6 meses, se vocês estivessem no meu lugar qual dos dois recomendavam para a renovação do contrato?

Se fosses contractar o 1º apenas porque o 2º cumpre o horário, acho ridículo. Se o 2º fizer o mesmo trabalho que o 1º e tiver capacidade para evoluir, mesmo que a trabalhar dentro do horário, penso que o 2º também é uma boa hipótese. Agora, pela mentalidade que tu tens é lógico que vai ser o 1º. Acho que o facto do 2º "não saber" não tem necessariamente de ser orgulhoso, pois eu sou assim (LOL) e de orgulhoso não tenho nada, por vezes custa-me a perguntar algo que se calhar penso ter a obgrigação de saber. Nesse caso é da tua responsabilidade e interesse conversares com ele, pois um estagiário normalmente não sabe bolha, e há vários tipos de pessoa. No meu caso estou a tentar melhorar esse aspecto, mas de orgulho não tem nada. Experimenta ter uma conversa educativa e diz-lhe que dar umas horas à casa quando há disponibilidade, só serve para enaltecer a pessoa dele e ganhar respeito ;)

Espero que tenhas sorte com esses 2 :P
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » sexta nov 16, 2007 2:35 pm

Pedro Lopes Escreveu:Já agora, se não for segredo, o que faz a tua namorada nessa clinica?

nao e segredo nenhum, ela e fisioterapeuta. neste momento estamos em pleno processo para ela se certificar como fisioterapeuta aqui para vir ter comigo.
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Lady O
Participante Inspirado(a)
Registado: terça abr 24, 2007 2:57 pm

Mensagempor Lady O » sexta nov 16, 2007 3:37 pm

Esta malta faz greve por tudo e por nada, e os desgraçados que trabalham a sério, recebem uma miséria e não tem regalias nenhumas é que se amanham!

Trabalho à 11 anos e nunca fiz greve, porque no dia que a fizer, espera-me a porta da rua.

Quando não estva bem, mudava-me eu, não havia outra alternativa.

Ser médico, não é uma profissão qualquer! Trata-se da vida aos seres humanos e como tal, deviam seguir a regra de "amor ao próximo" em vez de andarem a pensar sempre na merda da carteira.
"À beira de um precipício só há uma maneira de andar para a frente: é dar um passo atrás." (M. de Montaigne)

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sexta nov 16, 2007 4:29 pm

Pedro Lopes Escreveu:Posso entretanto dar-vos outros exemplos que são importantes para perceberem o que quero dizer quando falo da importância do nosso papel na sociedade.

Isso faz-me lembrar os dois típicos alunos, os marrões e os inteligentes, uns sabem tudo, mas ao mesmo tempo nada sabem, os outros pouco sabem, mas quando é necessário pedem ajuda, esforçam-se por aprender mais com outras pessoas.

Sinceramente, tenta "fundi-los"...

Não te esqueças que também há muito graxista que apenas aparenta interessar-se, e outros que até se interessam mas que não demonstram! (Se calhar são mais sinceros e não gostam de alisar o "chefe")
Agora isso também vai de quem os avalia... cuidado com a graxa! (pode ser, pode não ser, só tu o consegues saber)

Ser cordeirinho e aceitar todas as sugestões dos "chefes" só demonstra incapacidade cerebral e pouca auto-suficiencia.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes