Bom português precisa-se

Bruno-Revtend
Participante Compulsivo(a)
Registado: quarta jun 14, 2006 8:34 am
Contacto:

Mensagempor Bruno-Revtend » quarta jul 11, 2007 9:27 am

Penso que não devemos confundir as abreviaturas como os 'q' e 'x' com a os erros ortográficos, porque estes já existem muito antes dos telemóveis e IRC e dificilmente irão cessar pois isso implica muito treino e cultura geral a nível de escrita. E mesmo assim há sempre uma distracção ou um conjunto de palavras que podemos não conhecer tão bem.
Ainda em relação aos erros a desculpa de distracção deixa de fazer sentido pois os editores de texto que usamos detectam a grande maioria dos erros que damos ao escrever.

Em relação ás abreviaturas a que me incomoda mais é mesmo o 'X' pois consegue mesmo fazer com que eu não perceba muitas vezes o que a pessoa me quer dizer.

No fundo o que quero dizer com isto tudo é que concordo que vale a pena um esforço por se escrever melhor. A fazer algo, que se faça bem.

BulletBeast
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo out 24, 2004 9:28 pm

Mensagempor BulletBeast » quarta jul 11, 2007 9:27 am

mansonnette Escreveu:saír muito caras.

"saír" é "sair"... não leva acento no "i" !!! :wink:

mansonnette
Participante
Registado: quinta jul 05, 2007 7:53 pm
Contacto:

Mensagempor mansonnette » quarta jul 11, 2007 9:32 am

BulletBeast Escreveu:
mansonnette Escreveu:saír muito caras.

"saír" é "sair"... não leva acento no "i" !!! :wink:

Pois é. Tens razão. Ups. :wink:

Joe
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
Contacto:

Mensagempor Joe » quarta jul 11, 2007 10:15 am

Não me incomodam certas abreviaturas, embora não tenha o costume de as usar, a não ser no msn, quando não dá mesmo para mais e mesmo assim acho que é raro. Parece-me também que não custa muito fazer esse esforço, até porque geralmente venho ver o forum quando não tenho outras coisas para fazer, ou quando estou a fazer uma pausa no trabalho, por isso não sinto que haja necessidade de estar a escrever apressadamente. Tudo o resto é apenas condicionado pelas minhas próprias limitações, porque estamos sempre a aprender. Também me parece óbvio que a forma de escrever influencia o tom de uma opinião, daí que uma pessoa que escreve correctamente, terá certamente mais facilidade em ser levada a sério. Não vou conhecer alguém só pela maneira de escrever, mas podemos sem dúvida alguma detectar a postura dessa mesma pessoa perante um tópico através dessa observação. Eu tambem cometo os meus pecados, e não serão poucos com certeza, é apenas umas questão de ir tentando corrigir isso, para tornar isto melhor para todos e para nosso próprio enriquecimento.
Don't talk to strangers...

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta jul 11, 2007 10:21 am

Já há para aí um tópico qualquer acerca deste assunto.

Que mais não seja, passem a utilizar o Firefox com o corrector ortográfico ligado e dêem atenção às sugestões do software. Pode ser que aprendam alguma coisa. E se o software não é infalível, outra forma de aprender é tentar perceber porque é que acham que o que escrevem está correcto e o estúpido do corrector continua a dar errado.

Já o disse mais do que uma vez:
O esforço que dispensam a carregar na tecla X em vez da tecla S é o mesmo, assim como carregar na tecla K custa exactamente o mesmo e demora o mesmo tempo que carregar na tecla C. Porque raio continuam a insistir em "axkrever coixax dexte género? komo? komo?"

O maior vício da humanidade é a estupidez voluntária: Saber que se faz mal e não tentar o mínimo esforço para se alterar isso.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » quarta jul 11, 2007 10:24 am

A internets inventou os erros ortográficos, os telemóveis a escrita pItEhx.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

mansonnette
Participante
Contacto:

Mensagempor mansonnette » quarta jul 11, 2007 10:39 am

Também não gosto nada quando escrevem com o x. Eu não preciso de nada para corrigir os erros ortográficos. Basta ler de novo o que se escreveu, para se corrigir esses mesmos erros. Eu quando eu andava na escola era muito raro dá-los. 3 foram o máximo que dei. É muito raro eu dar erros.

Danibanger
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda fev 05, 2007 10:30 am

Mensagempor Danibanger » quarta jul 11, 2007 10:54 am

Dou a mão à palmatória. Eu próprio uso algumas abreviaturas de quando em vez, mas reconheço que o faço por simples e completa PREGUICITE. Afinal de contas, escrever "qdo" é muito mais fácil do que escrever "quando" e escrever "xamar" é mais fácil do que escrever "chamar" (são 2 letras em vez de 1). O caso dos acentos é, para mim, talvez o mais enervante, especialmente quando estes não entram à primeira ( :x ).
Não é que não saiba escrever português correctamente (como penso que deixei provado neste texto), mas às vezes não tamos (sim eu sei que se escreve "estamos" mas apeteceu-me assim) para nos dar ao trabalho de escrever letra por letra. Que raio, não tamos a fazer nenhuma composição da 4ª classe, isto é apenas a Internet! Nem vocês (administradores) são professores nem nós alunos.
E deixo também uma questão: será que escrevendo tudo certinho, tintim por tintim, os textos não se tornarão mais longos e, consequentemente, mais aborrecidos de ler? Será que não é desta forma que as pessoas passarão a ler mais "na diagonal"? :?

Mas pronto OK, interiorizei o pedido e, a partir de agora, vou tentar ter mais cuidado na minha escrita, por reconhecer que as críticas apontadas são válidas e com sentido. Temos de cuidar bem do Português, pois isso é o 1º passo para valorizar o nosso idioma. :)

mansonnette
Participante
Contacto:

Mensagempor mansonnette » quarta jul 11, 2007 11:03 am

Mesmo que seja na Internet, acho que devíamos escrever direito, e não com erros. Mas os erros não são só em Português. Mesmo em Inglês, por exemplo, vejo cada um... minha nossa. Até dá para fugir.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » quarta jul 11, 2007 11:05 am

Temos o mozilla que ajuda muito a evitar os erros.

kool moe dee
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mar 28, 2007 6:53 pm

Mensagempor kool moe dee » quarta jul 11, 2007 11:09 am

spiegelman Escreveu:O esforço que dispensam a carregar na tecla X em vez da tecla S é o mesmo, assim como carregar na tecla K custa exactamente o mesmo e demora o mesmo tempo que carregar na tecla C. Porque raio continuam a insistir em "axkrever coixax dexte género? komo? komo?"

Lá está!! Esse tipo de escrita é estupidamente irritante. Já o trocar do "que" pelo "q", do "não" pelo "n" não me incomodam muito.
Mas apoio a iniciativa e "bora" lá teclar em bom português 8)

mansonnette
Participante
Contacto:

Mensagempor mansonnette » quarta jul 11, 2007 11:10 am

Para quem necessita acho que sim. Mas não seria melhor sermos nós a corrigi-los? :wink: Aqui deixo esta pergunta no ar.

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » quarta jul 11, 2007 11:16 am

Concordo plenamente, às vezes tenho de reler certos posts para perceber o que queriam dizer. Uma coisa é o q, mas há pessoal que escreve 'e' quando quer dizer 'é', e isso é totalmente diferente.

mansonnette
Participante
Contacto:

Mensagempor mansonnette » quarta jul 11, 2007 11:16 am

mansonnette Escreveu:Para quem necessita acho que sim. Mas não seria melhor sermos nós a corrigi-los? :wink: Aqui deixo esta pergunta no ar.

Estava a referir-me ao Português.

kool moe dee
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mar 28, 2007 6:53 pm

Mensagempor kool moe dee » quarta jul 11, 2007 11:18 am

mansonnette Escreveu:Para quem necessita acho que sim. Mas não seria melhor sermos nós a corrigi-los? :wink: Aqui deixo esta pergunta no ar.

Eu acho que escrever correctamente é bom para todos. Eu normalmente as abreviações que uso são o "q" e o "n" e cenas desse género. Mas já dei por mim em exames a escrever assim. É um hábito que fica e por vezes nem reparamos.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes