Idade... Será um estatuto?

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » segunda jun 25, 2007 11:58 pm

Grandes diferenças de idade merecem necessariamente um pré-respeito por parte do mais novo, já que se assume que o mais velho terá mais experiência de vida. No entanto, em idades semelhantes (algo como 10 anos de diferença no máximo), tudo depende da experiência de cada um, do modo como "usou" a sua vida.

Para todos os efeitos, acho que a idade deve ser sempre merecedora de estatuto quando o individuo está na chamada 3a idade. Se há lacuna vergonhosa na sociedade ocidental, é a da negligência e desrespeito a que vota os mais velhos.

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » terça jun 26, 2007 12:05 am

No que diz respeito à 3ª idade, concordo plenamente...

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » terça jun 26, 2007 12:17 am

Para todos os efeitos, acho que a idade deve ser sempre merecedora de estatuto quando o individuo está na chamada 3a idade. Se há lacuna vergonhosa na sociedade ocidental, é a da negligência e desrespeito a que vota os mais velhos.

Concordo em absoluto!
Se há algo repugnante nesta sociedade é criação de modelos, sejam eles físicos, de saúde, comportamentais, de idade, de posturas, de pensamentos, de utilidade... em que quem não encaixa pura e simplesmente não conta.
RIP

Lady O
Participante Inspirado(a)
Registado: terça abr 24, 2007 2:57 pm

Mensagempor Lady O » terça jun 26, 2007 8:27 am

Mais importante que a idade que consta no BI, é a idade da mentalidade de cada um.
Conheço pessoas com 30 anos que parecem que tem 15, e vice versa.
A idade não é um estatuto, é a forma de contar experiências.
"À beira de um precipício só há uma maneira de andar para a frente: é dar um passo atrás." (M. de Montaigne)

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » terça jun 26, 2007 9:35 am

acho que me vou abster de responder aqui :(

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm

Re: Idade... Será um estatuto?

Mensagempor Demoniac » terça jun 26, 2007 11:24 am

Surtr Escreveu:Que alguém mais novo não pode ter um relacionamento com alguém mais velho só, e só, porque é mais novo?

Manifestem-se...

Tenho uma relação com uma pessoa 5 anos mais velha....e tenho um amigo meu que tem uma relação com uma pessoa 13 anos mais velha lol.

Acho que embora a experiência seja diferente o que conta no final do dia é como as pessoas se relacionam. Claro que a experiência deve ser respeitada, mas duvido muito que um "miudo(a)" de 17 anos dê lições de vida a um adulto (a não ser que seja tipo um amigo meu de 30 que tem uma cabeça de 12.....e n tende a crescer).

Aliás ate acho que os "putos" da decada de 90 são bastante ingénuos e a maioria não tem essência nenhuma. Hoje em dia os "putos" não ligam a muitas coisas e têm uma vida mto mais facilitada, que eu acho que contribui para a essência de plástico e futilidade total. Existem excepções mas uma grande parte é assim.

Acho que a idade pode parecer um estatuto pois em geral são pessoas com mais experiência e as mesmas modelaram a sua maneira de ser e provavelmente não fazem já tanta merda.

Xasthur [RIP]

Mensagempor Xasthur [RIP] » terça jun 26, 2007 11:32 am

Os meus melhores amigos têm entre 25 a 27 anos,tirando uma rapariga que tem mais um ano que eu,e eu tenho 19. Raramente me dou com pessoas da minha idade e não é uma coisa que faça propositadamente,e sempre tive essa tendencia.

enquanto
Participante
Registado: sábado jun 16, 2007 12:58 am

Mensagempor enquanto » terça jun 26, 2007 11:43 am

é definitivamente um estatuto.

porém, não é impossivel de ultrapassar.

Maki
Metálico(a)
Registado: quarta mai 02, 2007 5:13 pm

Mensagempor Maki » terça jun 26, 2007 12:45 pm

Se a idade ou anos vividos te trazem uma maior experiencia de vida, e se reproduz em atitude mais correctas... entao sim, teras estatuto...
Se nao... é-se so mais um...
"Ou protagonistas, Ou ninguem"

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » terça jun 26, 2007 1:40 pm

Falaram-se aqui de vários universos, e como diz o outro cuidado com as generalizações!!

Vamos falar por exemplo do nosso meio metaleiro. Os mais velhos são sempre olhados com mais respeito, talvez pelos anos que se mantiveram fieis à sua tribo e os mais jovens olhados, muitas vezes injustamente, com alguma desconfiança. Falando por mim, se calhar quando era mais jovem sentir-me-ia, ainda que sem me aperceber, impelido a transmitir um visual mais agressivo; hoje em dia, talvez pela idade, acho que sou tão metaleiro de preto como de corsários e tshirt branca!

Eu relaciono-me quase exclusiamente com pessoas mais jovens que eu, não por opção, mas porque o destino assim o quis. No trabalho sou dos mais velhos quer em tempo de casa quer em idade no BI. O mais engraçado é darem-me quase sempre uns 7/8 anos a menos do que eu tenho na realidade, às vezes quase me pedem o BI para comprovar!! E logo a seguir parece que já olham para mim de uma forma diferente!!

Quanto à questão de relacionamentos amorosos é também como tudo. cada caso é um caso, mas não creio que a idade seja qualquer obstáculo à felicidade. A idade está na nossa cabeça , nas nossas vivências pessoais, na experiência de vida acumulada. Existem pessoas muito responváveis muito jovens, e outros mais velhos que nunca o serão.

Mas num sentido um pouco lato, anos de vida traduzem sempre mais sabedoria. É com a experiência de vida que vamos aprendendo, daí ser muito natural que os mais jovens batam mais vezes com a cabeça nas paredes.
Os anos trazem-nos também infelizmente um abaixamento na gestão das expectativas. Por vezes, e isso acontece-me, já estou a ver como determinada situação vai acabar, é como se estivesse a ver um filme pela segunda ou terceira vez. É como tudo vantagens e desvantagens!
Mas livrai-nos do Malamén

coragem [RIP]

Mensagempor coragem [RIP] » terça jun 26, 2007 1:54 pm

a idade é só um numero!!
o importante é saber viver em harmonia com respeito, honestidade e sinceridade.

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » terça jun 26, 2007 2:57 pm

KonigLowe Escreveu:Falaram-se aqui de vários universos, e como diz o outro cuidado com as generalizações!!

Vamos falar por exemplo do nosso meio metaleiro. Os mais velhos são sempre olhados com mais respeito, talvez pelos anos que se mantiveram fieis à sua tribo e os mais jovens olhados, muitas vezes injustamente, com alguma desconfiança. Falando por mim, se calhar quando era mais jovem sentir-me-ia, ainda que sem me aperceber, impelido a transmitir um visual mais agressivo; hoje em dia, talvez pela idade, acho que sou tão metaleiro de preto como de corsários e tshirt branca!

Eu relaciono-me quase exclusiamente com pessoas mais jovens que eu, não por opção, mas porque o destino assim o quis. No trabalho sou dos mais velhos quer em tempo de casa quer em idade no BI. O mais engraçado é darem-me quase sempre uns 7/8 anos a menos do que eu tenho na realidade, às vezes quase me pedem o BI para comprovar!! E logo a seguir parece que já olham para mim de uma forma diferente!!

Quanto à questão de relacionamentos amorosos é também como tudo. cada caso é um caso, mas não creio que a idade seja qualquer obstáculo à felicidade. A idade está na nossa cabeça , nas nossas vivências pessoais, na experiência de vida acumulada. Existem pessoas muito responváveis muito jovens, e outros mais velhos que nunca o serão.

Mas num sentido um pouco lato, anos de vida traduzem sempre mais sabedoria. É com a experiência de vida que vamos aprendendo, daí ser muito natural que os mais jovens batam mais vezes com a cabeça nas paredes.
Os anos trazem-nos também infelizmente um abaixamento na gestão das expectativas. Por vezes, e isso acontece-me, já estou a ver como determinada situação vai acabar, é como se estivesse a ver um filme pela segunda ou terceira vez. É como tudo vantagens e desvantagens!

Achei a tua posição bastante interessante, especialmente aquele analogia com filmes...

fearoftheD [RIP]

Mensagempor fearoftheD [RIP] » terça jun 26, 2007 3:43 pm

AGENT ORANGE Escreveu:A idade não é um estatuto (embora deva ser respeitada) mas a experiência é!

X2

Quanto a relacionamentos é quase cada caso é um caso, depende daquilo que se partilha numa relação, do tipo de relação.

dred_666
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 16, 2006 1:53 am

Mensagempor dred_666 » terça jun 26, 2007 6:03 pm

Xasthur Escreveu:Os meus melhores amigos têm entre 25 a 27 anos,tirando uma rapariga que tem mais um ano que eu,e eu tenho 19. Raramente me dou com pessoas da minha idade e não é uma coisa que faça propositadamente,e sempre tive essa tendencia.

X2

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » terça jun 26, 2007 7:27 pm

Surtr Escreveu:
KonigLowe Escreveu:Falaram-se aqui de vários universos, e como diz o outro cuidado com as generalizações!!

Achei a tua posição bastante interessante, especialmente aquele analogia com filmes...

Também gostei do discurso, está muito interessante. As vezes a experiência apenas está relacionada com a capacidade de memorização de vicencias e consequente reutilização dessas memórias para não cair nos mesmo erros.

Como referiste KonigLowe, sobre os filmes que revês, podes fazer por não os rever se estes forem negativos para ti. Quantos mais e diversificados filmes vires mais aptos te poderás encontrar para não passar por esse mau filme.

Pessoal mais novo (como eu), toca a ver filmes e ler livros de aventuras

:arrow: Sobre a geração dos 90 que o demoniac referiu, não sei se se deverá a pouca vida fora de casa, trambolhões de bicicleta, narizes partidos de remates no futebol, cortes nos joelhos, etc.. e muita má televisão, a maioria incentivadora de postura oca, pouco pensativa, seguidora de modas e ideias de outros, nomeadamente.... morangos com açucar e afins :lol:

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes