Um quarto dos portugueses preferiam ser espanhóis.
Na minha opinião um acordo desses era meio passo pra lutas e revoluções quase sem fim.
Repara tu acabas sempre por perder a nacionalização os costumes e a cultura a entrada do ¤ foi um pekeno grande passo, nós ja somos controlados por grandes potencias ker keiras ker ñ.
O k acontece é k se as coisas se juntarem as culturas dissolvem-se!
A historia por exemplo de portugal k ja mal é ensinada na escola passa a fóssil do passado a lenda a mito a coisas k os avós contavam...historias...apenas, e ñ marcos duma civilização de navegantes corajosos k tdo o k descobriram qs tudo o perderam, pra ficarmos com este pedaço de terra a beira mar k tanto orgulho tenho!
Isso é meio passo para a globalização....do genero agarra em todos os paises e junta-os todos mexe com uma colher e ja esta tens tudo dentro do mesmo saco, dissolvido e sem fronteiras uma força unica k por dentro é podre e sera impossivel de controlar, devido a por exemplo varias religiões k so por si e sozinhas são as maiores causadoras de confrontos e lutas entre paises...as ditas Jihads "guerras santas"...
As culturas existem as raizes existem Ñ se podem misturar devem preservar-se cada uma delas, para k um dia quando kiseres sair deste pais pra viajar tenhas o encanto de ver coisas novas novas culturas gostos e ideias diferentes mantidas durante seculos, a magia de cada pais!
O k dantes era bom é k o k era estrangeiro era diferente, cada vez as coisas estão mais iguais e essas pekenas diferenças/crenças se vão dissolvendo.
Kero k o meu pais seja a minha casa! onde possa sair e quando voltar sentir-me em casa!
Com a minha lingua nativa Portugues comer tremoços beber Sagres!
Comer o bom cozido a portuguesa!
K o meu pais deixe de vez os produtos espanhois!
K liguem mais aos nossos pescadores ao nosso bom peixe
k deixe os nossos agricultores cultivarem pra nos!
k n seja preciso vender o porco a espanha pra k de lá volte pra ca mais barato....
Podiamos ser autosuficientes se ao menos lutassemos por isso, todos juntos!
Kero k os meus filhos nasçam aki onde eu nasci nestes costumes!
nestas praias nestes campos, k conheçam a beleza fria da Serra da Estrela k conheçam o calor das prais da Costa!
k sintam o cheiro de Sintra e tudo o k ela conta!
K conheçam a nostalgia do Porto os rios brutais do douro as vegetaçãos e montanhas do minho e tras os montes....as noites do algarve!.... o descanso do alentejo....fdx tenho aki tudo!
Repara tu acabas sempre por perder a nacionalização os costumes e a cultura a entrada do ¤ foi um pekeno grande passo, nós ja somos controlados por grandes potencias ker keiras ker ñ.
O k acontece é k se as coisas se juntarem as culturas dissolvem-se!
A historia por exemplo de portugal k ja mal é ensinada na escola passa a fóssil do passado a lenda a mito a coisas k os avós contavam...historias...apenas, e ñ marcos duma civilização de navegantes corajosos k tdo o k descobriram qs tudo o perderam, pra ficarmos com este pedaço de terra a beira mar k tanto orgulho tenho!
Isso é meio passo para a globalização....do genero agarra em todos os paises e junta-os todos mexe com uma colher e ja esta tens tudo dentro do mesmo saco, dissolvido e sem fronteiras uma força unica k por dentro é podre e sera impossivel de controlar, devido a por exemplo varias religiões k so por si e sozinhas são as maiores causadoras de confrontos e lutas entre paises...as ditas Jihads "guerras santas"...
As culturas existem as raizes existem Ñ se podem misturar devem preservar-se cada uma delas, para k um dia quando kiseres sair deste pais pra viajar tenhas o encanto de ver coisas novas novas culturas gostos e ideias diferentes mantidas durante seculos, a magia de cada pais!
O k dantes era bom é k o k era estrangeiro era diferente, cada vez as coisas estão mais iguais e essas pekenas diferenças/crenças se vão dissolvendo.
Kero k o meu pais seja a minha casa! onde possa sair e quando voltar sentir-me em casa!
Com a minha lingua nativa Portugues comer tremoços beber Sagres!
Comer o bom cozido a portuguesa!
K o meu pais deixe de vez os produtos espanhois!
K liguem mais aos nossos pescadores ao nosso bom peixe
k deixe os nossos agricultores cultivarem pra nos!
k n seja preciso vender o porco a espanha pra k de lá volte pra ca mais barato....
Podiamos ser autosuficientes se ao menos lutassemos por isso, todos juntos!
Kero k os meus filhos nasçam aki onde eu nasci nestes costumes!
nestas praias nestes campos, k conheçam a beleza fria da Serra da Estrela k conheçam o calor das prais da Costa!
k sintam o cheiro de Sintra e tudo o k ela conta!
K conheçam a nostalgia do Porto os rios brutais do douro as vegetaçãos e montanhas do minho e tras os montes....as noites do algarve!.... o descanso do alentejo....fdx tenho aki tudo!
Última edição por ATTILA em quarta out 04, 2006 3:57 pm, editado 1 vez no total.
Mencione acordo ibérico, mas se misturas de territórios.Ou seja, eles pescam no mar deles e nós no nosso.O que produzimos consumimos e não temos que comprar fora,etc...Basicamente é o oposto dos tramites comerciais e sociais da UE.Prefiro a nossa identidade e o nosso país, mesmo que menos ricos, do que uma pseudo aldeia global onde todos mandam mas ninguém tem razão...
Se quiseres debater isto, manda-me PM com o teu MSN.
Se quiseres debater isto, manda-me PM com o teu MSN.
- Mindwalker
- Administrador
- Registado: sábado dez 25, 2004 2:59 pm
Uma União Europeia não pressupõe já, em si, uma "União Ibérica"?
Now, I've noticed a tendency for this thread to get rather silly...
बोधि
बोधि
Acho que é mais uma des-União Ibérica...Se virmos bem, temos ficado a perder.Seja porque temos que produzir menos e comprar mais, seja porque as frotas espanholas entram pelo nosso mar adentro, seja pelas fronteiras abertas...já que não conseguimos competir com eles (por enquanto) então fechemo-nos e tratemos de preservar o que ainda temos nosso...Qualquer dia não são só os pagodes na bandeira, são as castanholas no hino,etc...
- Mindwalker
- Administrador
- Registado: sábado dez 25, 2004 2:59 pm
Há que pensar em termos macro-económicos, por muito que nos custe... o único sector em que poderemos ser uma mais-valia para a União Europeia é, creio eu, o Turismo. Logo, há que investir nessa área, ainda que em prejuízo de algumas outras, ou em alternativa devolver os incontáveis fundos de que temos desavergonhadamente usufruído e voltar as costas ao mundo, como outrora.
Uma Europa federalista não me faz qualquer confusão, sinceramente. Mas será muito difícil de impôr, dadas as acentuadas diferenças socio-culturais entre os países membros (cada vez mais acentuadas pela constante entrada de novos membros).
Uma Europa federalista não me faz qualquer confusão, sinceramente. Mas será muito difícil de impôr, dadas as acentuadas diferenças socio-culturais entre os países membros (cada vez mais acentuadas pela constante entrada de novos membros).
Now, I've noticed a tendency for this thread to get rather silly...
बोधि
बोधि
eles tem conseguido roubar tudo o que nos poderia dar algum lucro futuro!! porque os deixamos comprar aquilo que é nosso????O nosso governo vende terrenos e industrias, com facilidades de impostos e etc,
aos estrangeiros, mas se for pra um portugues caem logo com IVAS IRC ou ate IA se ele nao andar a pé!!!! a culpa é nossa de isto tudo estar a acontecer, foi o povinho que votou e auterizou aos filhos da p... que nos representam a fazer isto!!!! A alguns portugeses so lhes interessa ganhar dinheiro rapido, eenquanto nao mudarmos de ideais de gestao do nosso pais! prefiro ser holandes!!! lol
aos estrangeiros, mas se for pra um portugues caem logo com IVAS IRC ou ate IA se ele nao andar a pé!!!! a culpa é nossa de isto tudo estar a acontecer, foi o povinho que votou e auterizou aos filhos da p... que nos representam a fazer isto!!!! A alguns portugeses so lhes interessa ganhar dinheiro rapido, eenquanto nao mudarmos de ideais de gestao do nosso pais! prefiro ser holandes!!! lol
Lux-A Escreveu:Acho que é mais uma des-União Ibérica...Se virmos bem, temos ficado a perder.Seja porque temos que produzir menos e comprar mais, seja porque as frotas espanholas entram pelo nosso mar adentro, seja pelas fronteiras abertas...já que não conseguimos competir com eles (por enquanto) então fechemo-nos e tratemos de preservar o que ainda temos nosso...Qualquer dia não são só os pagodes na bandeira, são as castanholas no hino,etc...
Pois ficamos a perder porque:
1º-não conseguimos competir com eles porque somos incompetentes e calões.
2º-As nossas frotas tambem fazem o mesmo,não é por ai tambem.
3º-fronteiras abertas disses tu,o mesmo se passa com os outros paises é tudo uma questão de saber "jogar bem as cartas" e saber agarrar as oportunidades.
4º-Enquanto a Espanha sobe aproveitar a "mama europeia" nós esbanjamos como uns lordes sem terra.
5º-as consequencias estão a vista e entramos na mesma altura para CE.
6º-Enquanto os nossos vizinhos sabem explorar aquilo que têm de melhor e tirar vantagens disso,nos queremos é esmolas eternas sem fazer nada.
Conclui-se que enquanto o portugues não mudar a mentalidade do "coitadinho que é burro com a mania que é esperto e os outros é que são bons" está sempre fodido e agora cada vez mais com a entrada dos paises de leste.
Nightmare Escreveu:eles tem conseguido roubar tudo o que nos poderia dar algum lucro futuro!! porque os deixamos comprar aquilo que é nosso????O nosso governo vende terrenos e industrias, com facilidades de impostos e etc,
aos estrangeiros, mas se for pra um portugues caem logo com IVAS IRC ou ate IA se ele nao andar a pé!!!! a culpa é nossa de isto tudo estar a acontecer
Exacto,era o "saber agarrar as oportunidades" que falava em cima.
Acabas por não invalidar nada do que disse.Sim, é verdade tudo o que disseste.Mas esqueceste de algumas nuances como:
a) Sermos impedidos de manter as cotas normais (para Portugal) seja na produção do leite seja nas pescas (onde nos limitam a área de pesca e o pescado);
b) Graças às fronteiras abertas, tens hoje em dia a proliferação criminosa estrangeira em tudo o que é canto.Nos tempos idos, com as fronteiras vigiadas e contrabando, não tinhas tantos criminosos a entrar em Portugal;
c) A verdade é que a Espanha teve uma boa evolução, mas não te esqueças que Portugal apostou muito na teoria Fátima-Fado-Futebol (ainda hoje acontece mas substitui o Fado pela TV) em vez de se industrializar.Não tivemos uma guerra civil como em Espanha.E isso a bem ou mal, traz mudanças;
d) Os nossos vizinhos sabem explorar é verdade, mas acabam por ser protegidos por entidades maiores.Sabem descarregar barrangens quando não devem, sabem libertar criminosos procurados cá por homicídio não os julgando, sabem muitas coisas como nós...
Bottom line, não são melhores, foram mais espertos...Se somos um povo calão?Discordo...Cada um que fale por si!Trabalho e estudo para poder ter uma vida melhor e dar uma vida melhor aos meus filhos.Ficou provado que quando queremos fazemos bem e melhor que os outros.Tens os casos da Expo 98 e Euro 2004.Até agora foram os melhores que se fizeram e isso dito por estrangeiros...
Posto isto, não vejo qual é a necessidade que temos para com Espanha, a não ser uma liberalização de pontos estratégicos e sem concorência de peso em Portugal (comunicações, energias e combustiveis) porque produzimos q.b. para nós mesmos.
Não têm sido raros os derrames de leite no mar devido a excesso de produção, assim como a fruta e vegetais que ficam a apodrecer por não serem vendidos.
Concordo que o Turismo deva ser explorado.Temos 800Km de costa para todos os gostos, temos zonas verdes e montanha, temos campo e tudo mais.Faz falta uma mudança de mentalidade e um novo método de gerir este jardim.
Como já alguém disse, se querem ser espanhóis, meus caros a porta é já ali.Não precisam de passaportes.Acredito que a maioria terá dito isso com outra intenção...A de não se importarem de ter as mesmas condições de vida.Mas mesmo lá fora as coisas não estão fáceis e muitas vezes, vão para fora fazer o que cá não fazem...
a) Sermos impedidos de manter as cotas normais (para Portugal) seja na produção do leite seja nas pescas (onde nos limitam a área de pesca e o pescado);
b) Graças às fronteiras abertas, tens hoje em dia a proliferação criminosa estrangeira em tudo o que é canto.Nos tempos idos, com as fronteiras vigiadas e contrabando, não tinhas tantos criminosos a entrar em Portugal;
c) A verdade é que a Espanha teve uma boa evolução, mas não te esqueças que Portugal apostou muito na teoria Fátima-Fado-Futebol (ainda hoje acontece mas substitui o Fado pela TV) em vez de se industrializar.Não tivemos uma guerra civil como em Espanha.E isso a bem ou mal, traz mudanças;
d) Os nossos vizinhos sabem explorar é verdade, mas acabam por ser protegidos por entidades maiores.Sabem descarregar barrangens quando não devem, sabem libertar criminosos procurados cá por homicídio não os julgando, sabem muitas coisas como nós...
Bottom line, não são melhores, foram mais espertos...Se somos um povo calão?Discordo...Cada um que fale por si!Trabalho e estudo para poder ter uma vida melhor e dar uma vida melhor aos meus filhos.Ficou provado que quando queremos fazemos bem e melhor que os outros.Tens os casos da Expo 98 e Euro 2004.Até agora foram os melhores que se fizeram e isso dito por estrangeiros...
Posto isto, não vejo qual é a necessidade que temos para com Espanha, a não ser uma liberalização de pontos estratégicos e sem concorência de peso em Portugal (comunicações, energias e combustiveis) porque produzimos q.b. para nós mesmos.
Não têm sido raros os derrames de leite no mar devido a excesso de produção, assim como a fruta e vegetais que ficam a apodrecer por não serem vendidos.
Concordo que o Turismo deva ser explorado.Temos 800Km de costa para todos os gostos, temos zonas verdes e montanha, temos campo e tudo mais.Faz falta uma mudança de mentalidade e um novo método de gerir este jardim.
Como já alguém disse, se querem ser espanhóis, meus caros a porta é já ali.Não precisam de passaportes.Acredito que a maioria terá dito isso com outra intenção...A de não se importarem de ter as mesmas condições de vida.Mas mesmo lá fora as coisas não estão fáceis e muitas vezes, vão para fora fazer o que cá não fazem...
AnasaziMindwalker Escreveu:Há que pensar em termos macro-económicos, por muito que nos custe... o único sector em que poderemos ser uma mais-valia para a União Europeia é, creio eu, o Turismo.
Penso que em termos turisticos haverá sitios na UE com muito mais capacidade para serem uma mais-valia. O unico interesse que Bruxelas pode ter em nós é no sector das pescas, visto termos a maior ZEE. E claro, no sector da mão-de-obra migratória.
Apesar de já num post anterior ter demonstrado a minha posição contra qualquer união com espanha, compreendo em parte a posição desse tal quarto de portugueses. Eu sou de Castelo Branco, e infelizmente tive de sair de lá, porque não havia o meu curso e nem sequer tinha perspectivas de emprego, quer fosse como trabalhador estudante (como tenho sido nestes ultimos dois anos) quer fosse como licenciado.
Só quem lá viveu ou vive é que sabe o que se passa. O que eu acho e muita gente lá pensa assim, é que as zonas do interior, desde trás-os-montes até ao alentejo, com o brutal desinvestimento que está a ser feito pelo estado( fecho de escolas, maternidades, hospitais, etc...) num convite indirecto á desertificação completa, só tem a ganhar com uma maior proximidade a espanha pois estão mais proximos do dinheiro e investimento espanhol do que do interesse de Lisboa. Basta compararmos as vilas e cidades fronteiriças portuguesas com as espanholas. Do lado de cá impostos altos, escassez de emprego, nivel de vida sempre a subir, desinvestimento do estado nos sectores pilares da sociedade, do lado de lá impostos baixos, emprego para quem queira trabalhar, incentivos á fixação na terra, qualidade de vida (saude, educação,etc...)etc... é claro que nem tudo é um mar de rosas, mas para quem muitas das vezes sente na pele o desprezo do seu proprio país pelas zonas mais afastadas da capital e dos centros de interesse, é normal que olhem para o lado que lhes dê alguma esperança numa vida melhor.
Só quem lá viveu ou vive é que sabe o que se passa. O que eu acho e muita gente lá pensa assim, é que as zonas do interior, desde trás-os-montes até ao alentejo, com o brutal desinvestimento que está a ser feito pelo estado( fecho de escolas, maternidades, hospitais, etc...) num convite indirecto á desertificação completa, só tem a ganhar com uma maior proximidade a espanha pois estão mais proximos do dinheiro e investimento espanhol do que do interesse de Lisboa. Basta compararmos as vilas e cidades fronteiriças portuguesas com as espanholas. Do lado de cá impostos altos, escassez de emprego, nivel de vida sempre a subir, desinvestimento do estado nos sectores pilares da sociedade, do lado de lá impostos baixos, emprego para quem queira trabalhar, incentivos á fixação na terra, qualidade de vida (saude, educação,etc...)etc... é claro que nem tudo é um mar de rosas, mas para quem muitas das vezes sente na pele o desprezo do seu proprio país pelas zonas mais afastadas da capital e dos centros de interesse, é normal que olhem para o lado que lhes dê alguma esperança numa vida melhor.
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes