De quem é a melodia usada por The Haunted e Nile?
- MESHUGGENER
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 08, 2004 7:26 pm
- Contacto:
Amphion(José Ramos) Escreveu:Já agora aproveito para colocar uma pergunta que já estou pra fazer há muito tempo!
Na faixa A Coming Race de Hypocrisy, penso que um dos riffs mais para o fim da música (em 1m58s) é cópia total e absoluta de um tema das Quatro Estações de Vivaldi. Alguém me pode confirmar isto?? Eu deliro com a A Coming Race e um dia, ia eu no meu popó, e tava a ouvir música clássica na Antena 2 e de repente ouço uma cena exactamente igual a esse riff, que o gajo da rádio disse depois ser Vivaldi.
Alguém pode confirmar isto?? É que estive a ouvir as Quatro Estações todas e não encontro o riff.
Tenho essa música de Vivaldi. E há mais ripoffs neste álbum... não deixa de ser dos melhores de sempre, no entanto. Aliás, qualquer dos 6 primeiros, até ao Hypocrisy inclusivé, é extraordinário.
- Apokalyptischen
- Metálico(a)
- Registado: segunda jan 17, 2005 12:02 am
- MESHUGGENER
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 08, 2004 7:26 pm
- Contacto:
E para quem tem o cd original também deve ter reparado que essa passagem está devidamente identificada.
Ângelo R.
http://www.facebook.com/i.m.neurotic
http://www.facebook.com/i.m.neurotic
- intolerance
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: quinta jun 09, 2005 9:15 pm
Dusk Escreveu:Não digo o contrário, mas a intenção de certeza que não é essa.
Para quem ouviu Necrophagist, o album Epitaph, deve ter reconhecido também uma melodia de musica clássica num meio de uma das musicas, nomeadamente do ballet de romeu e julieta de Prokofiev
É a "Only Ash Remains". Sinceramente não vejo mal nenhum (não tou a dizer que alguém aqui acha, só estou a comentar) em copiar essas passagens. Se forem bem introduzidas funcionam mesmo muito bem.
- Apokalyptischen
- Metálico(a)
Hypocrisy assumiram o "plágio"? É deveras estranha a sensação de ouvirmos um dos nossos riffs preferidos de um determinado álbum no meio de um trecho de múscia clássica. Pralém de que não percebo qual a piada em o fazer, nem percebo a leviandade com que o fazem (música clássica é muito protegida por leis de copyright).
Fotografia - http://www.joseramos.com | http://www.facebook.com/joseramosphotography/
Amphion (blackened death metal)
Amphion (blackened death metal)
Amphion(José Ramos) Escreveu: (música clássica é muito protegida por leis de copyright).
Antes pelo contrário, meu caro; as gravações modernas de música clássica são protegidas, mas toda e qualquer música clássica (ou seja, a música em si, e não uma performance da mesma) anterior à implantação das leis de copyright é domínio público.
De resto, usar riffs de música clássica, barroca, celta, etc. é prática corrente no Metal. Quem não conhece a Glorification of the Black God de Marduk, que basicamente é uma cover da Noite no Monte Calvo do Modest Mussorgsky? Quantas bandas não tocaram já a Dança Macabra do Saint-Saëns, sendo que o Gunther de Ancient Rites até tem uma banda com esse nome, cuja faixa ex-libris é uma adaptação dessa música? Ataraxia a tocar Carl Orff? In Extremo que tocam umas quantas músicas barrocas portuguesas? Waylander tem a King of the Fairies, que é uma adaptação de uma música celta com perto de 2000 anos, e, enfim, podia continuar aqui horas a fio a lembrar-me de exemplos.
- WrathOcasteR
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: quinta fev 12, 2004 11:20 pm
- Grimner
- Administrador
- Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
- Contacto:
Já agora, acrescento outra dessas.
O In the Beginning de Amorphis tem uma linha de lead roubada nota popr nota a uma linha vocal da Lisa Gerrard na musica Host of the Seraphin de Dead Can Dance, e de igual forma, o interludio de baixo da faixa Wolfshade dos Moonspell é igualzinha nota por nota à melodia de introdução da faixa My Oceans Vast de Enchantment.
Nalguns casos é plágio, noutros casos, simplesmente coincidencias, noutros casos o plágio pode ser tributo. Por mim, não me incomoda nada.
O In the Beginning de Amorphis tem uma linha de lead roubada nota popr nota a uma linha vocal da Lisa Gerrard na musica Host of the Seraphin de Dead Can Dance, e de igual forma, o interludio de baixo da faixa Wolfshade dos Moonspell é igualzinha nota por nota à melodia de introdução da faixa My Oceans Vast de Enchantment.
Nalguns casos é plágio, noutros casos, simplesmente coincidencias, noutros casos o plágio pode ser tributo. Por mim, não me incomoda nada.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage
Hordes of Yore webpage
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
- Contacto:
Amphion(José Ramos) Escreveu:Alguém pode confirmar isto?? É que estive a ouvir as Quatro Estações todas e não encontro o riff.
Estive a ouvir e isto não é d'As Quatro Estações nem de nenhuma obra de Vivaldi que eu conheça embora a progressão em quintas fosse muito usada no barroco...
...embora com muito mais qualidade

- Fisga
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: segunda jan 30, 2006 1:57 am
- Contacto:
para mim a progressão em quintas é do mais usado no metal, tirando panteras e assim (power chords). Se um riff tiver uma composição mais atribulada mtas vezes é devido às quintas. Não q pantera e assim seja mau, antes pelo contrário...
Who Will Trade His Karma For My Kingdom?
Calix meus inebrians...
Calix meus inebrians...
- Apokalyptischen
- Metálico(a)
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes