central nuclear em portugal

devia haver central nuclear em portugal?

sim
70
50%
não
61
44%
(ainda) não sei
9
6%

Total de votos: 140

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » quinta fev 23, 2006 8:19 pm

As turbinas eólicas produzem poluição sonora, perturbam os habitats e cortam os pássaros às fatias.
A hidroeléctrica também afecta os habitats.
A produção de semicondutores (células fotoeléctricas) é uma actividade bastante poluente.

A activadade humana tende a ter impacto

Apostem em energias MAIS limpas!
Está melhor assim?

Só por brincadeira podes usar esses argumentos!
Um pequeno incidente nuclear tem e terá sempre mais impactos que o uso a nível mundial destas energias MAIS limpas!

De facto, toda a actividade humana tem impacto na natureza! Até a criação do fogo foi/é adulterar e poluir a natureza!

:cheers:

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » quinta fev 23, 2006 8:31 pm

pjms Escreveu:sabes qts reactores nucleares com mais de 20 anos estão no activo em portugal!?!?
a resposta é triste mas existem 3 reactores e um deles é recuperado do acidente k referi!!!!

O acidente que referiste consistiu numa fuga de 200 litros de água radioactiva e deu-se no reactor do ITN em Sacavém (perdoem-me os conhecimentos limitados de geografia, mas o Barreiro não fica do outro lado do rio?).

Já agora, que outros reactores há por cá além desse?
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » quinta fev 23, 2006 8:36 pm

As turbinas eólicas produzem poluição sonora

Segundo o que li os aerogeradores modernos são mais silenciosos ... além disso há a hipotese destas torres eólicas serem construídas no mar, tendo como desvantagem o facto de serem 50% mais caros.

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » quinta fev 23, 2006 8:40 pm

Intifada Escreveu:Só por brincadeira podes usar esses argumentos!
Um pequeno incidente nuclear tem e terá sempre mais impactos que o uso a nível mundial destas energias MAIS limpas!

Não brinco com coisas sérias.
Como já escrevi há umas duas páginas atrás, faz-me urticária esta coisa de construir reactores nucleares sem saber se e quando é que vamos ser capazes de os desmanchar.
Contudo, as maioria das outras possibilidades estão longe de ser inócuas e bem avaliadas. E se no caso das energia nuclear enfrentamos a possibilidade de acidentes, naqueles casos estamos a falar do impacto da operação normal.
Isto é uma escolha entre coisas menos más.
When in doubt, ban!

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quinta fev 23, 2006 9:36 pm

Holzer Escreveu:
As turbinas eólicas produzem poluição sonora

Segundo o que li os aerogeradores modernos são mais silenciosos ... além disso há a hipotese destas torres eólicas serem construídas no mar, tendo como desvantagem o facto de serem 50% mais caros.

Um dos maiores fabricantes europeu de aerogeradores é a Vestas

Na zona da Galiza - uma das regiões com um dos maiores indíces mundiais de máquinas por m2, muito semelhantes ou iguais a estas, sendo que a maioria se encontra instalada perto da orla costeira ou em zonas ventanosas e relativamente elevadas - posso assegurar que o ruido do vento, estando o parque em funcionamento, supera por vezes o ruido produzido pelo movimento das pás...

A maior poluição aqui é a visual... sem qq dúvida.

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta fev 23, 2006 10:18 pm

raxx7 Escreveu:Como já escrevi há umas duas páginas atrás, faz-me urticária esta coisa de construir reactores nucleares sem saber se e quando é que vamos ser capazes de os desmanchar.

No norte da Europa continuam a construir-se novas centrais por isso penso q as perspectivas sejam boas... não estou a ver esses países que são sempre usados como exemplos de civilização (;)) a fazer apostas inconsequentes.

Claro que isto é apenas dedução empirica e não estou educado sobre o assunto, mas pronto :P

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » quinta fev 23, 2006 10:31 pm

Obrigado pelos links, Bronze. Bem, eu sei que estou a ser um pouco utópico ao considerar que Portugal pode, ao nível de países como a Alemanha, Dinamarca ou Espanha (países produtores das suas própias tecnologias), investir em grande escala nas energias renováveis. Para além de ter que importar tudo, existem ainda os interesses subjacentes por detrás da produção de outro tipo de energia. Mas pronto, gosto pelo menos de imaginar que seria possível :P .

No norte da Europa continuam a construir-se novas centrais

Que eu saiba apenas está a ser construída uma na Filândia.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quinta fev 23, 2006 10:38 pm

Existem cotas a alcançar no que diz respeito às energias renováveis e impostas pela Comunidade Europeia consequência das directivas assinadas em Quioto.

Aqui há pouco tempo, para alcançar essas metas, teria de construir-se em portugal 1 torre por dia até 2010... já virão o quanto atrasados estamos!!!

Posso assegurar-vos que a maioria da capacidade energética do País (medida em GigaWatt), neste campo das renováveis, já se encontra quase toda adjudicada... a quem? Aos Espanhóis, obviamente.

kanydja [RIP]

Mensagempor kanydja [RIP] » quinta fev 23, 2006 10:49 pm

Energia nuclear é uma energia bastante limpa a nivel de libertações de vapores... mas quando aquilo dá para o torto não há ai jasus que nos acuda!

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » quinta fev 23, 2006 10:52 pm

Holzer Escreveu:
No norte da Europa continuam a construir-se novas centrais

Que eu saiba apenas está a ser construída uma na Filândia.

A França e o Reino Unido também vão ter novas. Outros paises estão a pensar nisso.
Respondendo ao otnemeM, nas últimas duas décadas todos estes paises tinham decidido deixar de construir novas centrais nucleares.
O mesmos se aplica aos EUA.
Efeitos do preço do petróleo...
When in doubt, ban!

The Punisher
Participante
Registado: quinta dez 22, 2005 1:13 am

Mensagempor The Punisher » quinta fev 23, 2006 11:02 pm

Tenho a certeza q uma central nuclear traria grandes benefícios para Portugal.

O único senão é sermos um país q nem a merda de um túnel para o metro consegue fazer sem dar cabo da cidade e «quase» de monumentos. N sei q raio de estudos fazem, mas os engenheiros japonocas e holandeses qd viram as obras do Terreiro do Paço n quiseram nada connosco.

O meu receio prende-se com esse pequeno «but» (e quem tem butt tem medo) :wink:

N há dúvida q temos pessoas mto inteligentes mas decerto n estão empregadas nos locais q deviam ou n estão de todo empregadas.

E perdoem-me se vou ferir susceptibilidades mas estamos mais próximos da «tecnologia» e azelhice de Chernobyl do q outra coisa.

E temos, mais uma vez, o problema da mentalidade dos portugueses, mais conhecida por «ó tempo volta para trás...»
Se nem aterros querem, imaginem uma central nuclear...
Live and Let Die.

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » quinta fev 23, 2006 11:31 pm

Claro. Lixeiras a céu aberto rulam! :)
When in doubt, ban!

nunomro
Participante Compulsivo(a)
Registado: segunda ago 16, 2004 8:58 pm
Contacto:

Mensagempor nunomro » quinta fev 23, 2006 11:54 pm

Sim, já temos 2 mesmo a porta(que tbem produzem para Portugal),
Almaraz I e II

Imagem

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » sexta fev 24, 2006 2:21 am

Se energia nuclear é uma energia limpa porque não deita CO2 na atmosfera então expliquem-me o que vão fazer com os resíduos nucleares.

Se fosse fusão sim, fissão não mas obrigado na mesma.

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » sexta fev 24, 2006 2:33 am

Já agora, desculpem lá mas, corrigir um erro com outro? A energia de fissão nuclear também não é eterna. Vamos tapar um buraco com outro? O que devíamos ter feito é investigar sobre fusão nuclear ou outro tipo de coisas desde dos primórdios da energia nuclear ou mesmo da electricidade, em vez de ficarmos completamente dependentes de uma fonte de energia que já se sabia que não tinha grande tempo de vida, combustíveis fósseis. Ainda por cima é um mercado completamente fechado. Quem tem, tem. Quem não tem chupa e recebe.

Edit: Que grande typo, ainda que tenha sido há bastante tempo. Corrigido.
Última edição por Postmortem em segunda out 22, 2007 8:43 pm, editado 1 vez no total.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes