2010.09.11/12 - Ciência na Rua

Avatar do Utilizador
eadward
Participante
Mensagens: 12
Registado: quinta fev 25, 2010 4:35 pm

2010.09.11/12 - Ciência na Rua

Mensagempor eadward » segunda set 06, 2010 4:26 pm

No Ano Internacional da Biodiversidade matemáticos, químicos, físicos, geólogos e biólogos juntami -se a 9 companhias artísticas, nacionais e estrangeiras, criando e interpretando, à sua ma aneira, algumas das etapas mais significativas da Evolução da Vida no Nosso Planeta.
Dezenas de cientistas e de artistas voltam a juntar-se na cidade de Estremoz par ra mais um grande evento de divulgação científica de características únicas. A quarta edição do "Ciência a na Rua -Estremoz 2010" (a primeira ocorreu em Setembro de 2007) é já nos próximos dias 11 e 12 de Setembro e, tal como nos anos anteriores, é um ma produção do Centro Ciência Viva de Estremoz, da a Câmara Municipal de Estremoz e da Universidade d de Évora através da recém criada Escola de Ciências e Tecnologia.
Teatro, música, dança bem com mo dezenas de experiências científicas interactivas estão à espera dos visitantes, ajudando-os a comp preender aspectos tão variados como o desenvolvimento da visão, o aparecimento da capacidade de e voar ou a influência do acaso na Evolução da Vida na a Terra. Com efeito, embora a Teoria da Evolução faça já parte do nosso imaginário, muitos de nós desconhecemos ainda alguns dos princípios básicos que lhe estão associados.
A ideia base do "Ciência na Rua" consiste na criação, durante duas noites consecutivas, de 7 grandes etapas evolutivas que serão levadas a efeito em 7 locais públicos do centro da cidade de Estremoz. Embora o teatro, a música e a dança sejam formas de expressão privilegiadas, associado a cada momento haverá um "quiosque de ciência" onde diversas experiências interactivas ao dispor do visitante permitem que este se aperceba dos princípios científicos associados a cada uma das etapas. As ruas do centro da cidade de Estremoz serão então encerradas ao trânsito para se transformarem num palco gigante que, ao ser percorrido pelos visitantes, permitirá um melhor conhecimento do complexo processo evolutivo que ocorreu no nosso planeta e que conduziu à maravilhosa biodiversidade existente actualmente.
O projecto "Ciência na Rua" é um dos vários projectos de divulgação científica desenvolvidos pelo Centro Ciência Viva de Estremoz e que, a par de outros como o "Sistema Solar à Escala de Estremoz" ou a "FeiCiTEst -Feira de Ciência e Tecnologia de Estremoz", permitiram que a cidade de Estremoz tenha sido considerada uma das 4 cidades portuguesas (as outras são Évora, Tavira e Guimarães) integradas no projecto "Ciência na Cidade", coordenado pela “Ciência Viva -Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica”. Este projecto, que visa integrar a ciência na programação cultural das cidades, está em articulação com outras cidades europeias através do projecto ESCITY (Europe, Science & the City), que tem como objectivo a criação de uma estratégia comum de promoção de cultura científica nas cidades europeias.
“Ciência na Rua” vem dar um contributo ímpar para o desenvolvimento turístico da região de Estremoz, apelando, especialmente, para um turismo cultural de cariz científico.
Mais info http://www.ciencianarua.uevora.pt/
Última edição por eadward em terça set 07, 2010 3:24 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 4614
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Localização: Permafrost
Contacto:

Re: Ciência na Rua

Mensagempor Lapeno Enriquez » segunda set 06, 2010 4:52 pm

Onde é que um gajo se embebeda em Estremoz?
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Vooder [RIP 2011/01/03]

Re: Ciência na Rua

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda set 06, 2010 7:04 pm

No mesmo sítio de ontem :redneck:

Avatar do Utilizador
eadward
Participante
Mensagens: 12
Registado: quinta fev 25, 2010 4:35 pm

Re: 2010.09.11/12 - Ciência na Rua

Mensagempor eadward » quarta set 08, 2010 5:34 pm

Há muitos tascos e cafés para refrescar e recuperar forças...


Voltar para “Arquivo 2010”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante