José Cid - "10,000 Anos Depois Entre Vénus e Marte"
- BKD.
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
- Contacto:
José Cid - "10,000 Anos Depois Entre Vénus e Marte"
Resolvi criar este tópico, para trocar algumas impressões sobre este fabuloso trabalho, e tentarmos perceber como uma carreira apimbalhada de um cantor consegue apagar um passado tão genial e ilustre como este.
Não é metal, mas colocam aqui tanta coisa que de metal pouco tem, que penso não fazer mal nenhum, e se calhar vou até mais longe, e a quem já o ouviu, tentem ouvir o tema 2 "Caos" e se tomarem atenção, percebem que de certeza este é um dos discos que o Mikael Akerfeldt de Opeth tem na sua colecção de rock progressivo. Há elementos que não deixam a menor dúvida de alguma influência no som dos Opeth.
Este album, apesar de praticamente desconhecido em Portugal, vende como bombons nos States e Japão, e já foi alvo de várias reedições em vinil e até em CD, da Art Sublime, em 1994, com o EP "Vida (Sons do quotidiano)" 1977.
Se o baterista é um nome relativamente conhecido do panorama musical português, Ramon Gallarza (juri de vários concursos musicais na televisão, etc etc), não deixo de ficar curioso de saber que caminho musical seguiu o baixista/guitarrista Zé Nabo, pois o seu trabalho neste disco é fenomenal, talentoso, inspirado e exímio.
Para terminar, acho intrigante o facto de que em estrevistas, o José Cid fala de toda a sua carreira, desde os tempos da universidade, mas nunca toca neste capítulo, nem ao de leve fala sobre o "10,000 anos...". É no mínimo estranho. Da próxima vez que me encontrar com o Manuel Cardoso dos Tantra, vou perguntar-lhe, pois ele de certeza saberá algo...viveu a época e acompanhou todo o movimento rock/prog rock desde os anos 70, e penso conseguir algumas histórias interessantes para partilhar com quem daqui se interesse também pelo bom rock progressivo.
Esquecendo a carreira pop apimbalhada e sem direcção que o José Cid seguiu depois deste disco, não posso deixar de me sentir orgulhoso por uma obra-prima deste calibre ser portuguesa, e considerada por muitos [ não portugueses ] como um marco no rock progressivo de cariz sinfónico. Esta é uma obra puramente genial!!!
Não é metal, mas colocam aqui tanta coisa que de metal pouco tem, que penso não fazer mal nenhum, e se calhar vou até mais longe, e a quem já o ouviu, tentem ouvir o tema 2 "Caos" e se tomarem atenção, percebem que de certeza este é um dos discos que o Mikael Akerfeldt de Opeth tem na sua colecção de rock progressivo. Há elementos que não deixam a menor dúvida de alguma influência no som dos Opeth.
Este album, apesar de praticamente desconhecido em Portugal, vende como bombons nos States e Japão, e já foi alvo de várias reedições em vinil e até em CD, da Art Sublime, em 1994, com o EP "Vida (Sons do quotidiano)" 1977.
Se o baterista é um nome relativamente conhecido do panorama musical português, Ramon Gallarza (juri de vários concursos musicais na televisão, etc etc), não deixo de ficar curioso de saber que caminho musical seguiu o baixista/guitarrista Zé Nabo, pois o seu trabalho neste disco é fenomenal, talentoso, inspirado e exímio.
Para terminar, acho intrigante o facto de que em estrevistas, o José Cid fala de toda a sua carreira, desde os tempos da universidade, mas nunca toca neste capítulo, nem ao de leve fala sobre o "10,000 anos...". É no mínimo estranho. Da próxima vez que me encontrar com o Manuel Cardoso dos Tantra, vou perguntar-lhe, pois ele de certeza saberá algo...viveu a época e acompanhou todo o movimento rock/prog rock desde os anos 70, e penso conseguir algumas histórias interessantes para partilhar com quem daqui se interesse também pelo bom rock progressivo.
Esquecendo a carreira pop apimbalhada e sem direcção que o José Cid seguiu depois deste disco, não posso deixar de me sentir orgulhoso por uma obra-prima deste calibre ser portuguesa, e considerada por muitos [ não portugueses ] como um marco no rock progressivo de cariz sinfónico. Esta é uma obra puramente genial!!!
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::
Re: José Cid - 10,000 anos depois entre Vénus e Marte
Esta (ou outras reedições) ainda se arranjam com facilidade ou nem por isso?BKD. Escreveu: CD, da Art Sublime, em 1994, com o EP "Vida (Sons do quotidiano)" 1977.
- BKD.
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Cá em Portugal, penso eu, que só por importação, ou no mercado de 2ª mão de vinil.
-
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta ago 05, 2005 10:55 pm
Eu já conheço este álbum há bastante tempo e omfg, é mesmo uma obra de arte. E ainda é capaz de ter toda aquela idealização futurista...como o BKD já referiu o que o senhor José Cid fez depois disto, não passa de pimbalhada. Mas aconselho vivamente este álbum a todos os fãs de rock ou até mesmo metal progressivo.
Falsifiquei a assinatura.
o José Cid fala de toda a sua carreira, desde os tempos da universidade, mas nunca toca neste capítulo, nem ao de leve fala sobre o "10,000 anos...".
Bem, 1º Jose cid é kvlt
E tenho a clara ideia de o ter ouvido gabar-se (isto pq o homem quando fala d alguma coisa q fez é sempre o maior) desse trabalho.
-
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: terça set 30, 2003 11:39 pm
- Contacto:
Re: José Cid - 10,000 anos depois entre Vénus e Marte
BKD. Escreveu:não deixo de ficar curioso de saber que caminho musical seguiu o baixista/guitarrista Zé Nabo, pois o seu trabalho neste disco é fenomenal, talentoso, inspirado e exímio.
Se não estou em erro, o Zé Nabo é o marido da Ana Bola e integra (ou integrou...) a banda do Rui Veloso. Pelo menos, acho que o vi a tocar num dos últimos videoclips do pseudo "pai-do-rock-português"...
Há que dar tempo ao Tempo para que o Tempo actue no tempo certo...
- BKD.
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Há uma edição Portuguesa em CD da Movieplay, aqui na Fnac do Algarve há um exemplar, e pelo que estive a ver, há uns quantos na Fnac de Cascais e acho que 2 na do NorteShopping. Esta edição da Movieplay tem os 7 temas originais, enquanto que a edição americana da Art Sublime inclui também o EP "Vida (sons do quotidiano)" de 1977.
Em relação a ter dito que me parece que o José Cid ignore este album, foi devido a ter lido algumas entrevistas dele, algumas até bastante aprofundadas, e não ter sido minimamente referido este período. Mas uma coisa é verdade, ele acha-se o maior em tudo o que fez.
Acho que já sei quem é o tal Zé Nabo...

Em relação a ter dito que me parece que o José Cid ignore este album, foi devido a ter lido algumas entrevistas dele, algumas até bastante aprofundadas, e não ter sido minimamente referido este período. Mas uma coisa é verdade, ele acha-se o maior em tudo o que fez.
Acho que já sei quem é o tal Zé Nabo...

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes