José Cid - "10,000 Anos Depois Entre Vénus e Marte"

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

José Cid - "10,000 Anos Depois Entre Vénus e Marte"

Mensagempor BKD. » quarta fev 01, 2006 1:45 pm

Resolvi criar este tópico, para trocar algumas impressões sobre este fabuloso trabalho, e tentarmos perceber como uma carreira apimbalhada de um cantor consegue apagar um passado tão genial e ilustre como este.

Não é metal, mas colocam aqui tanta coisa que de metal pouco tem, que penso não fazer mal nenhum, e se calhar vou até mais longe, e a quem já o ouviu, tentem ouvir o tema 2 "Caos" e se tomarem atenção, percebem que de certeza este é um dos discos que o Mikael Akerfeldt de Opeth tem na sua colecção de rock progressivo. Há elementos que não deixam a menor dúvida de alguma influência no som dos Opeth.

Este album, apesar de praticamente desconhecido em Portugal, vende como bombons nos States e Japão, e já foi alvo de várias reedições em vinil e até em CD, da Art Sublime, em 1994, com o EP "Vida (Sons do quotidiano)" 1977.

Se o baterista é um nome relativamente conhecido do panorama musical português, Ramon Gallarza (juri de vários concursos musicais na televisão, etc etc), não deixo de ficar curioso de saber que caminho musical seguiu o baixista/guitarrista Zé Nabo, pois o seu trabalho neste disco é fenomenal, talentoso, inspirado e exímio.

Para terminar, acho intrigante o facto de que em estrevistas, o José Cid fala de toda a sua carreira, desde os tempos da universidade, mas nunca toca neste capítulo, nem ao de leve fala sobre o "10,000 anos...". É no mínimo estranho. Da próxima vez que me encontrar com o Manuel Cardoso dos Tantra, vou perguntar-lhe, pois ele de certeza saberá algo...viveu a época e acompanhou todo o movimento rock/prog rock desde os anos 70, e penso conseguir algumas histórias interessantes para partilhar com quem daqui se interesse também pelo bom rock progressivo.

Esquecendo a carreira pop apimbalhada e sem direcção que o José Cid seguiu depois deste disco, não posso deixar de me sentir orgulhoso por uma obra-prima deste calibre ser portuguesa, e considerada por muitos [ não portugueses ] como um marco no rock progressivo de cariz sinfónico. Esta é uma obra puramente genial!!!
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Razor
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda set 27, 2004 9:35 pm

Re: José Cid - 10,000 anos depois entre Vénus e Marte

Mensagempor Razor » quarta fev 01, 2006 1:53 pm

BKD. Escreveu: CD, da Art Sublime, em 1994, com o EP "Vida (Sons do quotidiano)" 1977.
Esta (ou outras reedições) ainda se arranjam com facilidade ou nem por isso?

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor BKD. » quarta fev 01, 2006 2:00 pm

Cá em Portugal, penso eu, que só por importação, ou no mercado de 2ª mão de vinil.
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Valleyofpain
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta ago 05, 2005 10:55 pm

Mensagempor Valleyofpain » quarta fev 01, 2006 2:42 pm

Eu já conheço este álbum há bastante tempo e omfg, é mesmo uma obra de arte. E ainda é capaz de ter toda aquela idealização futurista...como o BKD já referiu o que o senhor José Cid fez depois disto, não passa de pimbalhada. Mas aconselho vivamente este álbum a todos os fãs de rock ou até mesmo metal progressivo.
Falsifiquei a assinatura.

moscovo
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça abr 13, 2004 10:53 pm

Mensagempor moscovo » quarta fev 01, 2006 4:46 pm

Tenho uma cópia e aconselho vivamente este album, lembro-me de lêr que foi considerado dos melhores albums de progressivo de sempre a nível mundial.

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » quarta fev 01, 2006 4:52 pm

o José Cid fala de toda a sua carreira, desde os tempos da universidade, mas nunca toca neste capítulo, nem ao de leve fala sobre o "10,000 anos...".

Bem, 1º Jose cid é kvlt

E tenho a clara ideia de o ter ouvido gabar-se (isto pq o homem quando fala d alguma coisa q fez é sempre o maior) desse trabalho.

Demonia
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado out 22, 2005 2:50 pm

Mensagempor Demonia » quarta fev 01, 2006 5:06 pm

Desculpem a minha ignorância...mas é mesmo assim tão bom? :oops:
"Nós nem sequer sabemos a milionésima parte de um por cento de coisa nenhuma."

Rick
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda ago 04, 2003 10:30 pm

Mensagempor Rick » quarta fev 01, 2006 5:37 pm

É muito bom, sim.
Do not walk behind me, for I shall not lead. Do not walk ahead of me, for I shall not follow. Do not walk beside me either. Just leave me alone, dude.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » quarta fev 01, 2006 5:56 pm

Imagem

Deadheart
Registado: terça set 30, 2003 11:39 pm
Contacto:

Re: José Cid - 10,000 anos depois entre Vénus e Marte

Mensagempor Deadheart » quarta fev 01, 2006 6:31 pm

BKD. Escreveu:não deixo de ficar curioso de saber que caminho musical seguiu o baixista/guitarrista Zé Nabo, pois o seu trabalho neste disco é fenomenal, talentoso, inspirado e exímio.

Se não estou em erro, o Zé Nabo é o marido da Ana Bola e integra (ou integrou...) a banda do Rui Veloso. Pelo menos, acho que o vi a tocar num dos últimos videoclips do pseudo "pai-do-rock-português"...
Há que dar tempo ao Tempo para que o Tempo actue no tempo certo...

Razor
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda set 27, 2004 9:35 pm

Mensagempor Razor » quarta fev 01, 2006 7:29 pm

O Zé Nabo também andou ultimamente pela Ala dos Namorados. BKD, o Zé Nabo é um cota de cabelo comprido grisalho, de bigode, farta-se de aparecer na tv a acompanhar vários artistas, já o viste de certeza.

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor BKD. » quarta fev 01, 2006 7:45 pm

Há uma edição Portuguesa em CD da Movieplay, aqui na Fnac do Algarve há um exemplar, e pelo que estive a ver, há uns quantos na Fnac de Cascais e acho que 2 na do NorteShopping. Esta edição da Movieplay tem os 7 temas originais, enquanto que a edição americana da Art Sublime inclui também o EP "Vida (sons do quotidiano)" de 1977.

Em relação a ter dito que me parece que o José Cid ignore este album, foi devido a ter lido algumas entrevistas dele, algumas até bastante aprofundadas, e não ter sido minimamente referido este período. Mas uma coisa é verdade, ele acha-se o maior em tudo o que fez.

Acho que já sei quem é o tal Zé Nabo...

Imagem

SoND
Registado: quarta set 08, 2004 12:50 am
Contacto:

Mensagempor SoND » quarta fev 01, 2006 9:22 pm

Arranjei tanto o de José Cid, como o de Tantra....via P2P.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » quinta fev 02, 2006 12:50 am

em breve terei isto. . . não devo ser o unico. . . lol

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » quinta fev 02, 2006 1:43 am

Brujo Escreveu:em breve terei isto. . . não devo ser o unico. . . lol

Pois não seu sacana... tás na minha queue da mula... :lol:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes