"«Melodic Thrashing Mayhem» é o sugestivo título do EP de estreia dos Biolence, banda sediada em Vila Nova de Gaia, que se deu a conhecer ao mundo através da demo auto intitulada de 2004. O nome dado ao EP acaba por ser bem explicativo daquilo que os Biolence de hoje nos oferecem: death/thrash/viking metal com saudáveis doses de melodia e vocais variados entre o death e o black metal. As mais valias de «Melodic Thrashing Mayhem» são a dinâmica composicional que lhes permite fazer temas relativamente longos com estruturas variadas sem perderem o sentido de canção, como em por exemplo, «Pure». O outro trunfo é que se trata de um álbum bastante orientado para as guitarras, aspecto que não abunda nas bandas de metal da actualidade. Os riffs à Amon Amarth de «Land and Freedom» e na épica «Blood of the Gods», e os excelentes solos de «Biolence» são bem demonstrativos do peso das guitarras neste trabalho. Pena que a banda tenha optado por lançar apenas um EP, porque tendo praticamente 30 minutos, talvez fosse mais interessante lançá-lo com mais um tema, em formato full-length. Mas não deixem, claro, de ouvir os Biolence e este excelente registo que está entre o melhor produto nacional de 2010. 8,2/10"
Boas Paulo, desconhecia esta review...muito obrigado pelo post!
Vou aproveitar e deixar aqui mais uma ou outra review que foi feita.
Review Metal Imperium :
http://metalimperium.com"A banda de Vila Nova de Gaia Biolence que conta já com 12 anos de carreira, lançará em breve este seu primeiro EP denominado "Melodic Thrashing Mayhem", que vem suceder à sua auto-intitulada demo lançada em 2004.
Devido à experiência acumulada em 12 anos enquanto banda, e provavelmente sabendo que por ter já esta longevidade teriam de apresentar material de qualidade acima da média ao público, os Biolence reuniram este material para ser produzido nos Ultrasound Studios de onde têm saído muitos dos melhores álbuns do Metal Nacional dos últimos anos. E em boa hora o fizeram porque o resultado final é de superior qualidade.
O EP depois de uma breve introdução inicia em força com o tema "Biolence" que é o melhor deste trabalho. Esta música possui riffs demolidores, bastante peso e groove, remetendo-nos para um Thrash Metal modernizado de uns Machine Head e Sepultura.
Além destas características ainda somos brindados com um festival de solos de belo efeito a partir do meio da música. Grande malha, de facto é a ideal para começar a ouvir a banda.
Segue-se "Land Of Freedom" outro dos pontos altos do EP, tema que começa a mostrar o lado mais Death Metal Melódico da banda, apesar dos elementos Thrash e Groove se manterem. Esta música tem de facto óptimas harmonias de guitarra e é nesta que a mescla de estilos na sonoridade dos Biolence melhor resultou. Logo no início da faixa "Blood Of The Gods", começa-se a perceber que foi conseguida uma boa variedade neste EP, com todas as músicas diferentes e facilmente distinguíveis. Os primeiros riffs desta música são mais a meio tempo e não destoariam de um álbum dos Amon Amarth.
A última música "Pure" é rápida e com muita melodia, e que nos remete para o som Sueco mas neste caso mais propriamente para o som de Gotemburgo e mesmo também para algo à New Wave Of British Heavy Metal.
Quanto à performance da banda destaca-se um óptimo trabalho de guitarras potente e igualmente com muita melodia, um baixo bastante presente o que é de louvar, uma bateria rápida e bem trabalhada e um vocalista com um registo muito próprio que vai do gritado/agressivo sendo o registo ora mais grave ora mais agudo.
Esperamos que depois deste EP de muito boa qualidade, a banda aproveite a embalagem e lance em breve o seu longa duração de estreia."
Nota: 7.8/10
Review Via Nocturna :
http://vianocturna2000.blogspot.com/201 ... ayhem.html"Melodic Thrashing Mayhem (Biolence)
(2009, Edição de Autor)
Os Biolence são uma banda de Vila Nova de Gaia que já anda nisto há 12 anos e Melodic Thrashing Mayhem é o sucessor da estreia homónima de 2004. Para este trabalho a banda apostou em gravar nos UltraSound Studios, em Braga, forno dos melhores lançamentos do metal nacional ultimamente. E fez bem porque à sua experiência acumulada juntou-se o poder sónico de uma produção de excelência que caracteriza os trabalhos fabricados em Braga. Como resultado o colectivo apresenta um trabalho de inegável qualidade, que tanto bebe na escola germânica do Thrash como na sueca do Death Metal. Os quatro temas (excluindo a Intro e a Outro) primam pela diversidade estrutural e rítmica, pelas agradáveis harmonias, pela superior técnica e pela qualidade em termos de solos, muitos deles extraordinariamente melódicos. Acrescentem uma adequada dose de groove e riffs poderosos e ficarão com uma ideia real do que os Biolence têm para oferecer. Os temas são longos o que permite aos gaienses explorar diversas ambiências de âmbito rítmico enriquecendo ainda mais a sua prestação. Vocalmente a banda aposta também na diversidade com César a pisar diversos terrenos neste campo, desde o mais gutural ao mais gritado/berrado, conseguindo um bom desempenho quer ao nível dos graves quer dos agudos. Este é então mais um bom trabalho neste segmento do metal nacional e mais uma banda a ter em conta. O seu historial adicionado desta obra certamente lhes proporcionará a partir daqui outro reconhecimento."
Tracklist:
1. Intro
2. Biolence
3. Land And Freedom
4. Blood Of The Gods
5. Pure
6. Outro
Line-up:
César – vocais e guitarras
Dani – bateria
David – guitarras
Marco – baixo
e para quem perceber alemão ( ! ) segue uma review austríaca:
http://www.exception-factory.net/underg ... yhem_.htmlStay True
