Abigor - "Time Is The Sulphur In The Veins Of The Saint: An Excursion On Satan's Fragmenting Principle" (2010)

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Abigor - "Time Is The Sulphur In The Veins Of The Saint: An Excursion On Satan's Fragmenting Principle" (2010)

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » sábado jan 30, 2010 2:28 pm

Imagem

1. Part I 19:44
2. Part II 18:32

Total playing time 38:16
Full-length, End All Life Productions
January 18th, 2010

Sim, é um grande título! O novo álbum dos Abigor descola um pouco das ambiências industriais (mas não completamente) dos últimos álbuns e volta a carregar num black metal ritualista e obscuro, quiçá a tentar aproveitar a nova vaga de black metal. Apesar disso é um álbum competente e minimamente conseguido, embora nunca proporcione momentos de transcendência.

Review: http://eventhorizon-space.blogspot.com/2010/01/abigor-time-is-sulphur-in-veins-of.html
Última edição por paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] em domingo jan 31, 2010 2:07 pm, editado 1 vez no total.

grind
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 09, 2005 7:47 pm

Re: Abigor - "Time Is The Sulphur In The Veins Of The Saint: An Excursion On Satan's Fragmenting Principle" (2010)

Mensagempor grind » domingo jan 31, 2010 2:32 am

a primeira coisa que pensei quando li o título do tópico foi "fds, que nome de álbum ridículo" lol

Phobos [RIP 2012/08/19]

Re: Abigor - "Time Is The Sulphur In The Veins Of The Saint: An Excursion On Satan's Fragmenting Principle" (2010)

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » domingo jan 31, 2010 3:46 am

Excelente. Tenho-o ouvido bastante nos últimos dias e cada vez gosto mais.

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » domingo jan 31, 2010 11:56 am

Assim a ínicio, a ideia que me fica é que Abigor perdeu aquele sentido melódico dos tempos antigos (o que não é mau) mas não perdeu o sentido completamente neurótico e desconjuntado de compor. Que era uma delicia noutros álbuns, mas aqui parece resultar um pouco contra eles; mas tambem tenho noção que não vai ser à primeira nem à segunda que isto vai entranhar, mas comparando a uns DsO, falta alguma fluência na composição.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » domingo jan 31, 2010 12:08 pm

Falta o quê?!
Mais, não sei onde é que ouves DsO aqui ou melhor não sei onde encontras paralelo sonoro com eles?
Isto é Abigor misturado com DHG tocado com a inteligencia de um Einstein virado do avesso.

Em relação ao split ou mcd, isto está mesmo muito bom.

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » domingo jan 31, 2010 1:09 pm

A semelhança, encontro-a acima de tudo no facto de nesta instância ambos serem bandas com faixas ultra longas assentadas em composições caóticas e desarmónicas. E como também disse estou na segunda audição. Mas que para mim para já o único "problema" é que as faixas, embora pejadas de bons momentos parecem construidas com os riffs todos colados uns aos outros sem uma progressão natural. Coisa que por exemplo (e dai a minha comparação) uma Chaining the Katechon tem.

Permanece Abigor e acho que se pode até dizer que DHG, DsO e assins devem muito ao trabalho antigo de Abigor. Esta construção musical não é muito diferente do Orkblut, por exemplo.
Eu já vi o raxx num papo seco

Hordes of Yore webpage

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » domingo jan 31, 2010 1:56 pm

Sim, só mesmo nesses aspectos porque de resto pouco ou nada existe aqui de DsO e arriscaria em dizer que este trabalho é ligeiramente superior aos ultimos registos da banda franco-finlandesa.
Acho que o que a banda austriaca faz aqui é algo que procuravam depois das experiencias manhosas iniciadas no Satanized e desenvolvidas no Fractal.
Revela um crescimento brutal e uma competencia criativa acima da média, mesmo para os dias de hoje onde inumeras bandas se entretem em tentar fazer algo cada vez mais bizarro musicalmente.
Soa a Abigor antigo a dados momentos, alías o som das guitarras e aqueles blasts de bateria tão caracteristicos confirmam-o, mas para além disso existe aqui muito mais devaneio musical a descobrir, acredito mesmo que este album poderá mesmo agradar a muitos adeptos de sonoridades mais progressivas,vanguardistas ou industriais que pouco tem a ver com BM.
Poderá não haver a progressão natural que falas nos temas, mas isso acaba mesmo por ser uma das coisas que mais gostei aqui.
Esta sonoridade completamente mindfuck acaba por ser absolutamente deliciosa e sai um pouco da copia forçada assim acaba por ser um puzzle onde as peças encaixam e as que não encaixam entram á força, criando um quadro bem abstracto e louco (um pouco como acontece com Ephel Duath a nivel instrumental)....e loucura é algo que os novos Abigor querem mostrar e acabam por faze-lo muito bem.

Sethlad
Moderador
Registado: segunda mai 12, 2008 5:26 pm
Contacto:

Mensagempor Sethlad » domingo jan 31, 2010 4:40 pm

Como já tinha comentado com o Grimner este album lembra-me um pouco o Orkblut a nivel de estructura (não musicalmene) no sentido que é um collage esquizofrenico de riffs com mais ou menos sentido, mas onde o Orkblut assentava numa forte base melódica, este assenta no puro caos e dissonância. O que é muito bom, para mim claro. :)

Eu "ouço" claramente momentos DsO neste album, mas isso nem é mau nem é surpreendente, na minha opinião, afinal de contas os DsO devem muito ao que Abigor fez nos seus dias, a partir do Opus IV, quando começou a romper a estructura tipicamente quadrada do BM até então. Portanto, algumas semelhanças são inevitáveis

No entanto isto soa totalmente a Abigor, os riffs absolutamente surreais do PK continuam lá, naquele que me faz perguntar "quem é que escrever riffs assim?" (e nisso, sim Zyk, lembra-me algumas coisas de DHG sobretudo no ep Satanic Art), o regresso do TT à bateria é MUITO agradecido, continua a ser um gajo com uma criatividade invejável atrás da bateria. Nunca foi nem o mais rápido, nem o mais técnico, nem o mais original, mas sempre foi dos meus bateristas favoritos no género. Finalmente, gostei bastante da prestação vocal também, pela primeira vez desde que o Silenius saiu da banda.

No geral gostei deste album. Não é a coisa mais coesa o consistente que os Abigor já fizeram (eu sou um fã acérrimo dos seus primeiros 4 álbums) mas, sobretudo no contexto do BM actual, é um álbum com excelentes ideias e um ambiente bem logrado.

Se existe algum "dejá-ecouté" neste album referente a algumas das bandas actuais de BM, não é necessariamente pq o PK as esteja a copiar, mas sim pq o BM finalmente chegou onde o PK já andava há uns tempos.

Digo eu.

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » domingo jan 31, 2010 5:34 pm

Acho que é um pouco forçado esticar a coisa até aos DsO.

O que mais gosto disto é o tipo de estrutura, ou seja, musicas que não giram em torno de refrões. Também é de louvar que tenham decidido não estragar tudo com mais uma daquelas prods à Abigor... Algo que sempre me fez confusão. Não consigo entender como é que alguém compõe um Supreme Immortal Art ou um Channeling The Quintessence Of Satan, depois acaba em estúdio por assassinar o próprio trabalho. Mas pronto, águas passadas.

DHG é o que me vem mais à cabeça. Acima de tudo nota-se, mais do que qualquer coisa a sombra do 666, esse "terrível" trabalho que promete continuar a servir de força motriz a N lançamentos e que teima em não ser ultrapassado. Mas os Abigor aqui estão plenos de identidade, e ainda bem, porque fazem falta. Tanto criativamente, como tecnicamente sempre foram das grandes bandas do movimento.

Acho que este álbum não é tanto o BM a chegar finalmente ao PK, mas o PK finalmente a chegar a ele próprio. Até porque, pelo menos era essa a minha opinião antes, e agora mais do que nunca, era bastante óbvio que eram as próprias opções feitas em estúdio pela banda que a estavam a castrar.

Enfim, belo inicio para 2010. <3

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm

Mensagempor Demoniac » domingo jan 31, 2010 6:49 pm

Estou curioso. O "Fractal Possession" é simplesmente genial e perdoei-lhes o "Satanized" de imediato.

Uma grande banda, com um passado brilhante...... Produção adequada ? hmmmm.

Demoniac
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Demoniac » terça fev 02, 2010 5:53 pm

Já tive a oportunidade de ouvir.

Ao principio estava a achar caótico demais, depois veio aquele fim da PART I que me deixou de rastos......simplesmente fantástico. Depois na PART II é simplesmente pura genialidade.

É mesmo caso para dizer que o P.K. adora o 666 International. Como também é caso para dizer que soube dar o próximo passo. Isto está muito bom!
Embora extremamente técnico, tem uma fluência que me agrada. Só tenho pena de não puder ouvir isto ao vivo! (se eles conseguem tocar isto ao vivo, eu fico parvo!).

Uma banda que sobreviveu ao fardo do tempo e está aqui para ficar. Inacreditável. (o fim da PART II.......enfim...sem palavras).

N.H.
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo set 05, 2004 3:40 pm
Contacto:

Mensagempor N.H. » quinta fev 04, 2010 6:13 pm

A produção deste trabalho ficou mesmo "topnotch", ficou bem melhor que no anterior.
A música em si é mesmo extrema, levaram a banda a outro nivel, tenho é imensa pena que com este tipo de música nunca possam tocar ao vivo, antes já era complicado então agora é simplesmente impossivel. A não ser que fosse quase tudo samples, que seria uma bela tanga.

Agora vamos ver se o trabalho seguinte será mesmo na onda antiga como já ouvi dizer. Isso seria mais do meu gosto, é preciso mais Abigor dos early 90´s.
satansatansatansatansatansatansatansatansatansatansatansatansatansatansatansatansatan

Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Mensagempor Déjà loin » quinta fev 04, 2010 6:24 pm

N.H. Escreveu:A produção deste trabalho ficou mesmo "topnotch", ficou bem melhor que no anterior.
A música em si é mesmo extrema, levaram a banda a outro nivel, tenho é imensa pena que com este tipo de música nunca possam tocar ao vivo, antes já era complicado então agora é simplesmente impossivel. A não ser que fosse quase tudo samples, que seria uma bela tanga.

Agora vamos ver se o trabalho seguinte será mesmo na onda antiga como já ouvi dizer. Isso seria mais do meu gosto, é preciso mais Abigor dos early 90´s.

O álbum vai estar disponível pela NP? Na store da season of mist está carote...
Assez lent, si vous le voulez bien.

aurynbearer
Participante Compulsivo(a)
Registado: sexta jun 29, 2007 9:35 am
Contacto:

Mensagempor aurynbearer » sábado fev 06, 2010 12:41 am

Já ouvi e vou comprar, sem dúvida. Embora continue a apreciar mais os primeiros (aquelas melodias ainda hoje me fascinam), é um excelente álbum, caótico e desenfreado mas com muito trabalho e cuidado por trás. Não me parece que haja ali muita coisa simplesmente deixada "ao acaso", e o efeito final é impressionante. Ainda bem que estes tipos não pararam.
What do you despise? By this you are truly known.

http://www.myspace.com/nightdead
http://www.myspace.com/tetraplegicgod

Demoniac
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Demoniac » sábado fev 06, 2010 4:04 am

Déjà loin Escreveu:
N.H. Escreveu:A produção deste trabalho ficou mesmo "topnotch", ficou bem melhor que no anterior.

O álbum vai estar disponível pela NP? Na store da season of mist está carote...

Sim é bom que arranjes......

tenho que comprar isto.

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes