Katatonia - "Night is the New Day" (2009)

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Katatonia - "Night is the New Day" (2009)

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » sexta nov 06, 2009 12:19 am

Imagem

1. Forsaker 04:05
2. The Longest Year 04:39
3. Idle Blood 04:23
4. Onward Into Battle 03:52
5. Liberation 04:18
6. The Promise of Deceit 04:18
7. Nephilim 04:27
8. New Night 04:28
9. Inheritance 04:30
10. Day & Then the Shade 04:27
11. Departer 05:27

Comprei hoje e já deu umas voltas na aparelhagem...em boa hora, porque ouvindo do CD a produção do álbum ganha dimensão, quando comparado com a versão que andou na internet durante algum tempo. Depois porque as letras de Katatonia são uma importante parte do todo, assim como o artwork. Se inicialmente achei este álbum uma desilusão, longe da genialidade de qualquer um dos últimos 4 álbuns, tende a crescer dentro de nós, para esta rodela de absoluta melancolia urbana se tornar tão viciante, que dificilmente abandonará os vosso leitores durante muito tempo. Mas na verdade, se já o considero um bom álbum dos Katatonia, não altero a "sentença" de que é inferior aos últimos 4 discos.
É primeiramente um disco mto mais soft e ambiental, que remete cada vez mais para Placebo. As guitarras e o peso em geral quase que desapareceram e a qualidade das músicas individualmente é inferior aos últimos discos, relembrando a sonoridade do Discouraged Ones.
Faixas a destacar: Forsaker, The Longest Year, Idle Blood, Nephilim e Day & Then the Shade.

Review em breve no sítio do costume: http://www.eventhorizon-space.blogspot.com

Crucified
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 23, 2006 7:34 pm
Contacto:

Re: Katatonia - Night is the New Day (2009)

Mensagempor Crucified » sexta nov 06, 2009 12:23 am

Faz uma review do álbum da Hannah Montana.
You would trade every truth for hollow victories.

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » sexta nov 06, 2009 12:26 am

Crucified Escreveu:Faz uma review do álbum da Hannah Montana.

Não me parece que a admin fosse achar mta piada... :D
Última edição por paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] em sexta nov 06, 2009 12:28 am, editado 1 vez no total.

Crucified
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Crucified » sexta nov 06, 2009 12:27 am

Estava a brincar. LOL.

Tenho que ouvir isto, mas tenho medo :|

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » sexta nov 06, 2009 3:47 am

LOLOLOL

Anyway, Katatonia R.I.P. desde o Brave Murder Day...
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

HelS
Metálico(a)
Registado: quarta abr 19, 2006 10:53 am
Contacto:

Mensagempor HelS » sexta nov 06, 2009 6:56 am

Já disse noutro tópico e volto a afirmar: Belo álbum, com toda a essência de um álbum declaradamente Katatonia... E com grandes músicas! Pessoalmente não há uma da qual não goste (incluindo a Ashen).
Não posso ser cínico e dizer que entrou na totalidade à primeira audição (O single demorou bastante a entrar e levou provavelmente pra cima de 10 audições até me soar como alguma coisa de interessante.)
Mas o álbum esta bom e com novidades sonoras, nomeadamente nos instrumentos de corda da diferente Inheritance, ou a acústica Idle Blood à la Opeth e até o som electrónico presente em algumas músicas.

É um álbum que, sendo menos pesado, tem um "quê" de catchy que não o é. Quase como se fosse necessário conhecer bem as musicas para as poder apreciar na sua totalidade. Night is the New Day cresce a cada audição em vez de ficar logo no ouvido, mas uma vez lá dentro... entranha-se. Queria dedicar algum tempo ao "New Moon" dos Swallow the Sun, mas não consigo deixar de ouvir este (é no pc, no mp3, no carro, na psp).

Das poucas faltas que Katatonia dão neste Night is the New Day uma delas é mesmo a desconcertante falta de guturais. E que bem que eles encaixavam em algumas músicas.

Agora que 2009 está próximo de acabar, e tendo sido um ano brutal no que a black e death diz respeito, este álbum consegue mesmo assim um lugar no meu top 10.

Nein [RIP 2011/04/17]

Mensagempor Nein [RIP 2011/04/17] » sexta nov 06, 2009 9:31 am

Já tenho o álbum na sua versão "normal", e agora vou ver se compro a edição sueca, pelo tema extra "Ashen", que a meu ver é um dos melhores de todo o álbum, e que deveria ter ficado no alinhamento final do mesmo.

Quanto ao Night is The New Day, Basicamente mantenho a mesma opinião que dei no tópico das notícias:

É de facto um excelente trabalho e a prova que a banda progrediu bastante musicalmente, não só a nível de composição como a nível de conteúdo. É difícil para mim eleger temas de entre os 11 pois na totalidade, todo o álbum acaba por funcionar como uma viagem nocturna cheia de introspectivas paisagens arrepiantes. De momento, estou totalmente fascinado com a letra da “The Longest Year”:

“I can see fire
when I fall behind
when I give up
my thoughts redefined
how cold is the flame
of our uncompromising future
how cold is the sun.”

Quanto a comparações com anteriores trabalhos, é algo totalmente escusado, cada um vale o que vale e deverá sobressair por si só.
É irrelevante olhar para o Night Is The New Day e tentar criar algum tipo de paralelo com um The Great Cold Distance, ou até mesmo com o passado mais remoto da banda.

No final o que retenho é que é um grande álbum de uma banda que já não precisa de dar provas a ninguém (os álbuns estão aí para isso) e é com todo o prazer que testemunho mais uma criação de exímio sentimento e qualidade, vinda destes suecos. Se é um álbum mais difícil ou menos acessível são meros pormenores. Pessoalmente considero-o um dos melhores álbuns deste ano, e já é suficiente.

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » sexta nov 06, 2009 12:34 pm

paulo figueiredo Escreveu:

Não me parece que a admin fosse achar mta piada... :D

Este membro da admin por acaso acha a Hannah Montana mais interessante que este disco. Considero que a mudança de sonoridade que se deu no discouraged ones é resultante acima de tudo dos contrastes, porque de resto revela em demasia as deficiencias e limitações do Jonas Renske. Ao contrário do Vinnie Cavanagh, o Jonas nunca se revelou à vontade a cantar, e a musica de Katatonia anda no fio da navalha entre essa fragilidade e o peso, mesmo quando subtil. Retira-se o peso, e talvez fique a compração a Placebo, mas bem aguada, o Jonas não é, de forma alguma, expressivo que chegue para carregar estas musicas às costas.

Não é mau, é... aguado. Dizem para o ouvirmos pelos méritos próprios, pois bem... não fossem as glórias passadas, pouca gente prestaria atenção a isto.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Nein [RIP 2011/04/17]

Mensagempor Nein [RIP 2011/04/17] » sexta nov 06, 2009 12:59 pm

Grimner Escreveu:... não fossem as glórias passadas, pouca gente prestaria atenção a isto.

No meu caso, até prefiro a fase pós-Discouraged Ones, a que qualquer coisa feita por eles anteriormente. Na realidade, aquela que considero a fase mais interessante da banda, foi exactamente após o lançamento do "Last Fair Deal Gone Down". E digo isto conhecendo toda a sua discografia. Os meus álbuns favoritos são sem duvida o "Last Fair Deal Gone Down", "Viva Emptiness" e "The Great Cold Distance", ou seja, o material mais recente aliado ao som mais actual da banda, daí que para mim mim, este "Night is The New Day" faça todo o sentido, pois está lá bem evidenciado o que gosto de ouvir/sentir em Katatonia. Agora se actualmente soam mais a Placebo que a Metal, é algo que não me interessa minimamente, pois talvez também nunca tenha olhado para estes sujeitos como uma banda cravada num estilo base.

Crucified
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Crucified » sexta nov 06, 2009 1:19 pm

Está assim tão mau? Eu já não gostei assim muito do anterior, mas não me importava nada de os ver ao vivo novamente, pelos velhos tempos :D

Nein [RIP 2011/04/17]

Mensagempor Nein [RIP 2011/04/17] » sexta nov 06, 2009 1:27 pm

Mau não está, pelo menos falando a nível de qualidade musical. O que pode acontecer, é não se apreciar de todo a abordagem do álbum, mas isso não faz dele um mau lançamento musical, mas sim mais uma mera questão de opinião pessoal, que vale o que vale.

De qualquer modo, se o TGCD já não foi do teu agrado, possivelmente este ainda menos será, já que existe uma progressão lógica do trabalho desenvolvido nesse álbum e continuado no actual. Ainda assim, give it a try e julga por ti.

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » sexta nov 06, 2009 1:31 pm

Nein Escreveu:
Grimner Escreveu:... não fossem as glórias passadas, pouca gente prestaria atenção a isto.

No meu caso, até prefiro a fase pós-Discouraged Ones, a que qualquer coisa feita por eles anteriormente. Na realidade, aquela que considero a fase mais interessante da banda, foi exactamente após o lançamento do "Last Fair Deal Gone Down". E digo isto conhecendo toda a sua discografia. Os meus álbuns favoritos são sem duvida o "Last Fair Deal Gone Down", "Viva Emptiness" e "The Great Cold Distance", ou seja, o material mais recente aliado ao som mais actual da banda, daí que para mim mim, este "Night is The New Day" faça todo o sentido, pois está lá bem evidenciado o que gosto de ouvir/sentir em Katatonia. Agora se actualmente soam mais a Placebo que a Metal, é algo que não me interessa minimamente, pois talvez também nunca tenha olhado para estes sujeitos como uma banda cravada num estilo base.

Eu adoro Placebo.

Não preciso é de uma banda a fazer o que Placebo faz bem melhor. A voz do Jonas só se torna realmente agradável quando num contexto de contrastes. Se limpam demasiado o som, retiram o peso e roubam ao Daniel Liljekvist (talvez o maior motor da banda na fase mais recente), o resultado é o TGCD aguado, com um vocalista bastante mediano em demasiada evidência.

Hordes of Yore webpage

Grimner
Administrador
Contacto:

Mensagempor Grimner » sexta nov 06, 2009 1:33 pm

Crucified Escreveu:Está assim tão mau? Eu já não gostei assim muito do anterior, mas não me importava nada de os ver ao vivo novamente, pelos velhos tempos :D

ALém do que o nein disse, pensemos em bacalhau com natas.

É bom quando tem natas (TGCD), mauzinho quando as não tem. E falta nata.

Hordes of Yore webpage

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » sexta nov 06, 2009 1:36 pm

Devem existir 500 pratos de bacalhau melhores que o "comercial" bacalhau com natas... mas eu percebi (acho)

BloodTells
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta out 22, 2008 6:14 pm

Mensagempor BloodTells » sexta nov 06, 2009 4:40 pm

Por acaso, a minha opinião vai mito de encontro à do Paulo.
Quando ouvi as primeiras 2/3 vezes, comentei com algumas pessoas que o disco não estava nada bom, mas este poderá ser um caso de descoberta faseada; no entanto, não está perto do que se pôde ouvir no câmbio do milénio.

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante