Sound(/)Zone | http://www.soundzone.blogspot.com/INSANIAE/MOURNING LENORE
“Daemonivm 3th Anniversary Celebration”
[Split CD – Edição de autor]
É perfeitamente justo fazer honras de apresentação a este trabalho “bicéfalo” realçando o nobre esforço tanto de bandas como do seu editor – o blog nacional Daemonivm - que conseguem, por seus próprios meios, dar visibilidade à música de mais dois projectos emergentes nacionais a necessitarem sempre de todo o apoio. Contudo, muitos já devem ter ouvido falar dos
Insaniae, até porque se formam a partir dos extintos Dogma. Eles são uma banda de doom/gothic metal formada em 2003, no Tramagal, que para além da sua competência musical, enriquecem, em muito, a sua “imagem” ao cantar na sua língua materna.
Numa altura em que o doom apresenta um catálogo nacional de elevadíssima qualidade, onde os principais protagonistas serão Process Of Guilt, Before The Rain e Painted Black, não será, por isso, de estranhar que a corrente se estenda a possíveis seguidores que se inspiram no grande talento de seus conterrâneos, e não só. O denominador comum aqui é, acima de tudo, a qualidade e daí a satisfação de todos. Em dois temas aqui propostos, totalizando cerca de 22 minutos, somos capazes de, entre outras coisas, identificar o crescimento da banda desde o seu álbum de estreia “Outros Temem os que Esperam Pelo Medo da Eternidade”, lançado em 2005.
A gravação competente de Fernando Matias nos Urban Insect Studios é também um factor que beneficia, em muito, o aspecto destes temas, mas as bandas aqui intervenientes sabem bem como mover-se nestes terrenos sombrios e pantanosos que são os do doom de espírito bastante melancólico e pesaroso. Sem qualquer pretensão de inovar, para além do factor de cantarem em português, os Insaniae acabam por convencer por alguns excelentes interpretes, principalmente a dupla de vocalistas formada por Isabel Cristina e Diogo Messias, e por um ambiente que harmoniza bem decadência com melodia. No entanto, fica a chamada de atenção para que se se quer fazer temas longos, é conveniente traçarmos um plano de dinâmica, principalmente, rítmica e estrutural mais rica e variada. Pouco mais de dois ritmos ao longo de dez minutos pode se tornar verdadeiramente monótono. Aspectos que, estamos certos, a banda saberá colmatar até pela relativa experiência que já tem nessas andanças.
Ainda com pouquíssima experiência no meio estão os
Mourning Lenore que estreiam-se neste split CD com dois temas dissuasores de qualquer ideia que pudesse haver de que se tratariam de uma banda ainda muito débil e/ou amadora. Antes pelo contrário. A receita é também o doom talvez de mais acentuado teor gótico, fazendo de início lembrar as linhas melódicas de Paradise Lost, mas que, ao mesmo tempo, soam mais distorcidos que, por exemplo, os seus companheiros de disco. Embora nem sempre este peso soe o mais convincente, os dois temas que os Mourning Lenore apresentam ficam facilmente na “retina” e superam até, diria, qualquer expectativa que pudesse haver em relação à sua estreia.
Muito sensíveis ao criar linhas melódicas o grupo consegue, nomeadamente, em “Patterns Of Emptiness” criar um tema fortíssimo em termos de emoções com um solo bluesy capaz de nos arrebatar os sentidos desde a primeira audição e a fugir um pouco à tendência de composição deste tipo de bandas. Para uma primeira amostra de uma banda formada em 2008, não se poderia pedir mais. Ficam neste trabalho vaticinados dois futuros grandes talentos e um símbolo dos felizes gestos que o nosso underground consegue consumar quando temos pessoas empenhadas na promoção do que é nacional. [/] N.C.
Estilo: Doom/Gothic Metal
Discografia:
Insaniae – “Outros Temem os que Esperam Pelo Medo da Eternidade” [CD 2005]
Mourning Lenore – "Daemonivm 3th Anniversary Celebration" [Split CD 2008]