Insaniae / Mourning Lenore - "Daemonivm III Anniversary" [Split-CD] (2009)

Avatar do Utilizador
João Arruda
Metálico(a)
Mensagens: 156
Registado: segunda out 30, 2006 11:15 pm
Localização: Lisboa / Açores

Insaniae / Mourning Lenore - "Daemonivm III Anniversary" [Split-CD] (2009)

Mensagempor João Arruda » segunda fev 09, 2009 1:44 pm

Fica este espaço reservado para as críticas (dos medias e não só) ao splitCD entre os Insaniae e os Mourning Lenore, comemorativo do terceiro aniversário do blog Daemonium.
Sintam-se à vontade para adicionar a vossa opinião.

Imagem

Avatar do Utilizador
João Arruda
Metálico(a)
Mensagens: 156
Registado: segunda out 30, 2006 11:15 pm
Localização: Lisboa / Açores

Re: Daemonium III Anniversary - SplitCD w/Insaniae and Mourning Lenore

Mensagempor João Arruda » segunda fev 09, 2009 1:45 pm

Primeiro review do trabalho pelo punho do próprio Hugo Guerreiro do Daemonium (http://www.abcdemonium.blogspot.com/):

Insaniae & Mourning Lenore
"Daemonivm 3rd anniversary Cellebration"

Duas bandas. O Doom. A celebração do terceiro aniversário do DaemonivM tem os sons dos Insaniae e Mourning Lenore. Importa aqui, em sede de review, indagar sobre as qualidades e defeitos que estes quarenta minutos de música, repartidos por quatro faixas, nos oferecem.

Os Insaniae sempre se caracterizaram por aparições esporádicas no underground. Mais do que o seu som suscita e depois da estreia em "Outros temem os que esperam pelo medo da eternidade", é coerente constatar a evolução que o grupo faz sentir nestes dois temas. Praticantes de um Doom bem directo, sem paralelo entre nós, "O Covil" e "Tradição Ancestral" seguem essa mesma linha, já evidenciada no passado pela banda de Lisboa.

É pois de detalhes que as audições aos Insaniae se traduziram. Uns mais visiveis (leia-se audíveis) do que outros. É notório que os temas são mais...temas, que a secção rítmica tem uma maior presenção mas há outros elementoos, mais discretos que ajudam a que se fale em evolução n'os Insaniae.

De forma natural, Isabel acaba por ter uma postura mais interventiva neste registo, cantando mais e, como sublinhara Fernando Matias, deixando de lado o tom mais lírico das suas interpretações. No fundo um dos poucos resquícios dos Dogma. Mas será justo reconhecer a evoluçãode Diogo Messias. Continua com a sua voz marcada mas agora com mais variações. Algo natural também.

Mas estes novos temas estão mais variados, menos repetitivos, algo que se sentia no primeiro lançamento da banda. A banda consegue explorar de forma mais coerente a longa duração dos seus temas, onde não é inocente a boa capacidade técnica de Luis Possante, responsável pelos bons riffs de guitarra. A naturalidade desta evolução, acaba por tornar exigível que a banda aumente o nível num futuro lançamento, além das quatro faixas que já tem gravadas.


Os Mourning Lenore fazem a sua estreia em estúdio, situando-se num patamar diferente dos Insaniae, no que toca a referências e influências. Com um Doom mais floreado, a banda direcciona em várias vertentes as suas composições, sem perder a coerencia que deve obedecer a um tema desta natureza. E se pensarmos que são as primeiras captações que o colectivo retira, com toda a inexperiência ou indecisões que naturalmente se podem sentir nesta fase, não deixa de ser surpreendente o resultado final. Mais vulneráveis a rótulos do que os Insaniae, a banda denota já uma grande maturação nas suas composições.

E a isso não é de estranhar a excelente prestação vocal de João Galrito. Depois a banda sabe quando mudar a música, sem com isso fazer passagens bruscas, normalmente apontadas em temas como estes. O facto é que também possui um som maleável, com uma margem de progressão enorme, que permite a futura construção de temas, sem que a banda fique presa a uma qualquer tendência.

Sinto que os Mourning Lenore partem de onde uns Process of Guilt "ficaram". Não que possuam a carga crua que a banda alentejana detém mas pela mas com a elaboração que aqui se imprime será com relativa facilidade que a banda verá o seu trabalho recompensado.

Avatar do Utilizador
Ish Mael
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1006
Registado: terça mai 01, 2007 9:55 am
Localização: Elsewhere
Contacto:

Re: Insaniae / Mourning Lenore - "Daemonivm III Anniversary" [Split-CD] (2009)

Mensagempor Ish Mael » segunda fev 09, 2009 3:20 pm

Eheh. Pelo punho do Hugo Guerreiro... :D

By the way, Hugo...se estiveres a ler...já chegou no início da semana passada e chegou bem. :beer:

Está muito bom, mas sabe a pouco. É um óptimo aperitivo que deixa a esperança para que as duas bandas prossigam por este bom caminho que já percorrem.

Insaniae continuam com o seu doom colossal e arrebatador. Duas malhas muito sólidas. Metaforicamente falando (por mais má ou boa que seja a metáfora) os dois temas são mais que um murro nos dentes...são um muro nos dentes.

Mourning Lenore...epah...que belo cartão de apresentação. A melodia, a vocalização. O sentimento reflecte-se em som e não cai por terra. Fica lá, a pairar nas partes mais obscuras do cérebro... it lingers like a sweet perfume...it reeks like anguish incarnate.

Bom trabalho. Venha de lá mais.
*pant* *pant* *pant* It's...


Comedy & Tragedy

Release the Geese

Avatar do Utilizador
Graveyard
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 711
Registado: segunda jun 30, 2008 11:30 pm
Localização: Titanic City/UK

Re: Insaniae / Mourning Lenore - "Daemonivm III Anniversary" [Split-CD] (2009)

Mensagempor Graveyard » segunda fev 09, 2009 10:58 pm

Bem já tenho split a uns dias (ou mais) , mas a falta de tempo para ouvir com atenção é tanta que não quis vir para aqui mandar "postas" a frio, hoje que finalmente tive oportunidade de ouvir com "ouvidos de ouvir" lol, posso deixar aqui uma pequena opinião, não conhecia nenhuma das bandas, infelizmente agora existe imensas bandas interessantes e tão pouco tempo para ouvir tudo :? mas chega de "conversa a tanga", os Insaniae mal comecei a ouvir o CD, fez-me lembrar My Dying Bride, mas felizmente depois o som começa a ganhar uma identidade própria, o instrumental é sem dúvida para mim o ponto mais forte, um Doom que eu mais gosto.. pesado e "crú" , e qual não foi o meu espanto quando se começa a ouvir a letra em português, sem dúvida um ponto forte, uma maneira de se destacar do que se ouve hoje, a voz feminina ao principio parecia-me um pouco "deslocada" mas depois de alguns "replays mode" na aparelhagem, acho que se perdia muito se ela não estive-se lá..gostei muito do que ouvi, espero que daqui para a frente, seja sempre a evoluir.

Em relação aos Mourning Lenore tem uma sonoridade mais "leve", a meu ver a parte instrumental já não está tão cuidada, mas não deixa de ser interessante e um projecto acompanhar, fica uma opinião mais pequena, porque ainda não ouvi com a atenção, depois digo algo mais :D

Desde já continuem do bom caminho :jam: :metal:
Yo moriré y nadie se acordará de mí. Yo moriré y nadie se acordará de mí. De mí…
Fando: Sí, Lis, yo me acordaré de ti e iré a verte al cementerio con una flor y un perro, y en tu funeral cantaré, en voz baja, "¡Que bonito es un entierro!"

Avatar do Utilizador
João Arruda
Metálico(a)
Mensagens: 156
Registado: segunda out 30, 2006 11:15 pm
Localização: Lisboa / Açores

Re: Insaniae / Mourning Lenore - "Daemonivm III Anniversary" [Split-CD] (2009)

Mensagempor João Arruda » segunda fev 09, 2009 11:33 pm

http://www.lurkersrealm.blogspot.com/

Há já vários anos que o projecto DaemonivM se dedica a divulgar muitos dos bons projectos nacionais, se bem que em vertentes estilísticas um pouco diferentes das que focamos por aqui.

Mas o lançamento do recente split CD entre os Insaniae e os Mourning Lenore enquadra-se em terrenos muito mais perto dos nossos - ambos praticantes de Doom Metal, ambos projectos jovens mas muito promissores, ambos registos de qualidade superior que merecem uma audição atenta. Não é só noutras paragens que música melancólica de qualidade é feita...

Interessados em adquirir uma cópia desta registo podem contactar directamente o DaemonivM, na figura do Hugo Guerreiro, por um preço simbólico. Aproveitem que vale bem a pena!

O alinhamento completo é o seguinte:

Insaniae - O Covil
Insaniae - Tradição Ancestral
Mourning Lenore - Rain's Seduction
Mourning Lenore - Patterns of Emptiness

Avatar do Utilizador
João Arruda
Metálico(a)
Mensagens: 156
Registado: segunda out 30, 2006 11:15 pm
Localização: Lisboa / Açores

Re: Insaniae / Mourning Lenore - "Daemonivm III Anniversary" [Split-CD] (2009)

Mensagempor João Arruda » quarta fev 11, 2009 4:12 pm

http://erodetheperson.blogspot.com/

Insaniae/Mouring Lenore - Daemonivm III Anniversary (Split-CD) (2009)

Recebi por mail a informação de que o blog DaemonivM, decidiu comemorar o seu 3.º aniversário com a edição de um split-cd de duas bandas portuguesas, os Insaniae e os Mouring Lenore. Coloco aqui a descrição que me foi enviada:

O repto foi lançado aos Insaniae. Fornecer dois dos seus mais recentes temas, nunca antes divulgados, para esta comemoração do nosso espaço. De imediato a banda de Lisboa acedeu ao convite e com a mesma facilidade o convite/ideia se estendeu (estenderam) aos Mourning Lenore.
Afinal não faltavam motivos para que os Mourning Lenore se juntassem ao disco. Também praticantes de Doom Metal, a banda dirigiu-se propositadamente a estúdio para nos facultar duas amostras dos seus primeiros sons. Uma banda a dar os primeiros passos era mais do que motivo suficiente para que o DaemonivM os ajudasse na sua promoção inicial.
É para isto que o Split cd serve. Para dar a conhecer três entidades nacionais. Uma complementariedade que se saúda e que inova o underground nacional, algo que sempre procuramos fazer nestes três anos.



Envergonhadamente confesso que nunca tinha ouvido nenhuma das bandas e que graças a este split (afinal é mesmo para isso que eles servem) tive duas agradáveis surpresas.
Começo pelos Mouring Lenore, formados em 2008 pelo guitarrista João Arruda e que contam com a presença de João Galrito (Pestilência, Crystalline Darkness, etc). Estas duas primeiras músicas o que nos mostram é uma promissora banda, apesar de ainda estar claramente a dar os primeiros passos. São toadas melódicas que transpiram uma lenta e focada melancolia, encimadas por uma voz grave, áspera e ao mesmo tempo com uma certa nitidez. Há também secções com uma certa (e porque não dizê-lo, saudável) tensão, mais ritmadas, mas acabam sempre por desaguar numa pacífica acalmia. Há vozes que sussuram sobre passagens menos distorcidas. Há uma secção rítmica eficaz, lenta, compassada: o que é, a meu ver, exactamente o pretendido neste tipo de doom.
Sigo para os Insaniae, projecto que já data de 2003 e que, em 2006, lançaram Outros temem os que esperam pelo medo da enternidade. Nas duas músicas deste split o instrumental é consideravelmente diferente daquele registado em Mouring Lenore - a bateria tem outro tipo de influência, com mais pormenores de pratos nas secções mais lentas/ambientais por um lado e por outro também há, a tempos, mais peso; depois, o próprio trabalho de baixo e guitarra é diverso o suficiente, tanto com partes mais ambientais como pesadas, mas sempre com belas melodias ou bons solos (que suponho serem de Luís Possante), establecendo uma boa harmonia com as vozes. Vozes essas que cantam em português e que se destacam bastante. Ele solta uns impressionantes guturais, que nos vão guiando lenta e brutalmente pelas músicas e a espaços solta-se a impressionante voz de Isabel Cristina, uma das boas surpresas que tive. Disse impressionante, não tanto pela excelência lírica, mas sim pela forma com surge, como se enquadra.

Termino por aqui, dizendo apenas que foi uma boa surpresa escutar estas músicas, são realmente duas bandas com qualidade e que espero ver ao vivo.

Avatar do Utilizador
João Arruda
Metálico(a)
Mensagens: 156
Registado: segunda out 30, 2006 11:15 pm
Localização: Lisboa / Açores

Re: Insaniae / Mourning Lenore - "Daemonivm III Anniversary" [Split-CD] (2009)

Mensagempor João Arruda » domingo fev 15, 2009 7:07 pm

Esta fica para quem perceber algo de estoniano (estoniano, right? lol). Se alguém conseguir traduzir, agradecemos! ;)

http://www.estmetal.ee/?p=4491

Portugal on seni olnud minu jaoks metali vallas ühe erandiga tume maa. Erandiks on muidugi gigant nimega Moonspell. Nüüd aga sain tutvust teha kahe bändiga doomi vallast. Mourning Lenore ja Insaniae on üllitanud omal käel väärika split-albumi. Mõlema bändi kaks lugu moodustavad peaaegu kolmveerandtunnise meeldiva muusikaelamuse. „True Lusitanian Doom“, nagu spliti tutvustusel kirjas. Selle reliisi valmimisele on lindistamise, miksimise, masteringi ja produtseeringuga kaasa aidanud Fernando Matias, kelle suurimaks kliendiks ongi olnud Moonspell. Niisiis pole ka imestada, et tegemist on kvaliteetse kraamiga ja soundi üle nuriseda ei saa. Nüüd räägiks siis mõlemast bändist ka eraldi.

Mourning Lenore
1. Rain’s Seduction (9:38)
2. Patterns Of Emptiness (8:35)

Mourning Lenore on verinoor bänd, mis kokku tulnud kõigest eelmisel aastal ja need kaks lugu on siis esimesed väljaheited. Tegemist on suhteliselt tugeva doomiga, kus karm massiivne röginaga doom/death vaheldub ilusate romantiliste sugemetega, kus ka puhas vokaal heal tasemel. Kitarrid on jõulised aga suudavad luua samal ajal meeldivaid meloodiaid Meenutab mulle natuke Anathema „Silent Enigma“ perioodi. Teise loo keskel tuleb aga sisse toredat intelligent-rocki mõjutust. Sarnaselt Anathema hilisemale liikumisele ei ole Pink Floyd ka Mourning Lenoret puutumata jätnud.

Igal juhul on tegemist põneva bändiga ja need kaks lugu jätavad mu põnevil ootama midagi pikemat. Usun, et neil portugaallastel on kuhjaga potentsiaali ja ka see split hakkab veel tihti mu kuulmisorganites figureerima.

Insaniae

3. O Covil (10:51)
4. Tradicao Ancestral (12:01)

Insaniae on juba vanem ja väärikam tegija olnud, asutatud 2003. aastal ja kolm aastat hiljem on välja andnud esimese kauamängiva. Nüüd siis lisaks avaldanud kaks lugu käesoleval splitil. Eristab neid eelmisest bändist juba see, et laulmine käib nende emakeeles. Ja kõlab hästi see portugees.

Üldiselt on Insaniae väheke süngem ja massiivsem. Meesvokaal on kuri ja konkreetne. Ilusaid kohti on aga ka neil hulgi, selle eest hoolitseb kaunis naishääl Isabel Cristina, kelle tämber ja maneer loovad lugudele müstilise aura. Midagi sellist arendas meil kunagi Tartu bänd, nimega Ecthalion, mis küll ülimalt kahetsusväärselt väga kaugele ei jõudnud. Isabeli laulule annab salapära juurde ka see, et mitte sõnakesestki ei saa aru ja keel oleks nagu sireenide kutse.

Võib öelda, et mõlemad bändid klapivad omavahel ja see split on, kui tervik. Sobib raskema doom/deathi austajatele ja ka neile, kellele meeldib naishääl ja ilusate hetkedega palistatud raskemetall.

www.myspace.com/mourninglenoredoom
www.myspace.com/insaniae

Garbage
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 357
Registado: segunda mai 26, 2008 2:48 am

Re: Insaniae / Mourning Lenore - "Daemonivm III Anniversary" [Split-CD] (2009)

Mensagempor Garbage » quinta mar 05, 2009 6:45 pm

Graveyard Escreveu:Bem já tenho split a uns dias (ou mais) , mas a falta de tempo para ouvir com atenção é tanta que não quis vir para aqui mandar "postas" a frio, hoje que finalmente tive oportunidade de ouvir com "ouvidos de ouvir" lol, posso deixar aqui uma pequena opinião, não conhecia nenhuma das bandas, infelizmente agora existe imensas bandas interessantes e tão pouco tempo para ouvir tudo :? mas chega de "conversa a tanga", os Insaniae mal comecei a ouvir o CD, fez-me lembrar My Dying Bride, mas felizmente depois o som começa a ganhar uma identidade própria, o instrumental é sem dúvida para mim o ponto mais forte, um Doom que eu mais gosto.. pesado e "crú" , e qual não foi o meu espanto quando se começa a ouvir a letra em português, sem dúvida um ponto forte, uma maneira de se destacar do que se ouve hoje, a voz feminina ao principio parecia-me um pouco "deslocada" mas depois de alguns "replays mode" na aparelhagem, acho que se perdia muito se ela não estive-se lá..gostei muito do que ouvi, espero que daqui para a frente, seja sempre a evoluir.

Em relação aos Mourning Lenore tem uma sonoridade mais "leve", a meu ver a parte instrumental já não está tão cuidada, mas não deixa de ser interessante e um projecto acompanhar, fica uma opinião mais pequena, porque ainda não ouvi com a atenção, depois digo algo mais :D

Desde já continuem do bom caminho :jam: :metal:


Sem muita conversa:

Pelos temas que eu ouvi do split deves-te ter enganado, sem duvida que o Instrumental de Mourning Lenore está muito mais trabalhado, elaborado, conseguido, muito mais "catchy" e menos aborrecido do que o de Insanae que com todo o respeito á banda, não saí do mesmo, aconselho-te a ouvires Mourning Lenore com mais atenção... Confesso que sou um mero ouvinte que aprecia vários tipos de musica e se o Doom for bom, poderá captar-me de alguma forma.

Os "Mourning Lenore" pelo que consegui avaliar, poderão destacar-se no meio pois apresentam exelentes caracteristicas e não deixam que o som se torne monotono. nota 8 para o ambiente que conseguiram abranger mesmo sem teclados.

Por outro lado, os Insanae apesar do tempo que já levam, batem incessantemente na mesma tecla de registo para registo, ainda que com partes interessantes, não se percebe evolução alguma como foi referido acima... De qualquer das formas destaco a voz femenina que acrescenta um ponto bastante positivo aos Insanae, nota 5.5...

Confesso que o Doom Metal não é o meu genero, muito menos quando se trata de um doom crú e sem a essencia atmosférica que os teclados conferem ao ambiente neste genero de musica, em que destaco claramente "DESIRE" para banda unica e um ponto de referencia maximo, bastante dificil de ultrapassar.

Cheers...
Metal for fashion not for passion! upss...sorry... Metal for passion not for fashion!

Avatar do Utilizador
João Arruda
Metálico(a)
Mensagens: 156
Registado: segunda out 30, 2006 11:15 pm
Localização: Lisboa / Açores

Re: Insaniae / Mourning Lenore - "Daemonivm III Anniversary" [Split-CD] (2009)

Mensagempor João Arruda » quinta mar 12, 2009 6:43 pm

Sound(/)Zone | http://www.soundzone.blogspot.com/

INSANIAE/MOURNING LENORE
“Daemonivm 3th Anniversary Celebration”
[Split CD – Edição de autor]

É perfeitamente justo fazer honras de apresentação a este trabalho “bicéfalo” realçando o nobre esforço tanto de bandas como do seu editor – o blog nacional Daemonivm - que conseguem, por seus próprios meios, dar visibilidade à música de mais dois projectos emergentes nacionais a necessitarem sempre de todo o apoio. Contudo, muitos já devem ter ouvido falar dos Insaniae, até porque se formam a partir dos extintos Dogma. Eles são uma banda de doom/gothic metal formada em 2003, no Tramagal, que para além da sua competência musical, enriquecem, em muito, a sua “imagem” ao cantar na sua língua materna.

Numa altura em que o doom apresenta um catálogo nacional de elevadíssima qualidade, onde os principais protagonistas serão Process Of Guilt, Before The Rain e Painted Black, não será, por isso, de estranhar que a corrente se estenda a possíveis seguidores que se inspiram no grande talento de seus conterrâneos, e não só. O denominador comum aqui é, acima de tudo, a qualidade e daí a satisfação de todos. Em dois temas aqui propostos, totalizando cerca de 22 minutos, somos capazes de, entre outras coisas, identificar o crescimento da banda desde o seu álbum de estreia “Outros Temem os que Esperam Pelo Medo da Eternidade”, lançado em 2005.

A gravação competente de Fernando Matias nos Urban Insect Studios é também um factor que beneficia, em muito, o aspecto destes temas, mas as bandas aqui intervenientes sabem bem como mover-se nestes terrenos sombrios e pantanosos que são os do doom de espírito bastante melancólico e pesaroso. Sem qualquer pretensão de inovar, para além do factor de cantarem em português, os Insaniae acabam por convencer por alguns excelentes interpretes, principalmente a dupla de vocalistas formada por Isabel Cristina e Diogo Messias, e por um ambiente que harmoniza bem decadência com melodia. No entanto, fica a chamada de atenção para que se se quer fazer temas longos, é conveniente traçarmos um plano de dinâmica, principalmente, rítmica e estrutural mais rica e variada. Pouco mais de dois ritmos ao longo de dez minutos pode se tornar verdadeiramente monótono. Aspectos que, estamos certos, a banda saberá colmatar até pela relativa experiência que já tem nessas andanças.

Ainda com pouquíssima experiência no meio estão os Mourning Lenore que estreiam-se neste split CD com dois temas dissuasores de qualquer ideia que pudesse haver de que se tratariam de uma banda ainda muito débil e/ou amadora. Antes pelo contrário. A receita é também o doom talvez de mais acentuado teor gótico, fazendo de início lembrar as linhas melódicas de Paradise Lost, mas que, ao mesmo tempo, soam mais distorcidos que, por exemplo, os seus companheiros de disco. Embora nem sempre este peso soe o mais convincente, os dois temas que os Mourning Lenore apresentam ficam facilmente na “retina” e superam até, diria, qualquer expectativa que pudesse haver em relação à sua estreia.

Muito sensíveis ao criar linhas melódicas o grupo consegue, nomeadamente, em “Patterns Of Emptiness” criar um tema fortíssimo em termos de emoções com um solo bluesy capaz de nos arrebatar os sentidos desde a primeira audição e a fugir um pouco à tendência de composição deste tipo de bandas. Para uma primeira amostra de uma banda formada em 2008, não se poderia pedir mais. Ficam neste trabalho vaticinados dois futuros grandes talentos e um símbolo dos felizes gestos que o nosso underground consegue consumar quando temos pessoas empenhadas na promoção do que é nacional. [/] N.C.

Estilo: Doom/Gothic Metal

Discografia:
Insaniae – “Outros Temem os que Esperam Pelo Medo da Eternidade” [CD 2005]
Mourning Lenore – "Daemonivm 3th Anniversary Celebration" [Split CD 2008]

Avatar do Utilizador
João Arruda
Metálico(a)
Mensagens: 156
Registado: segunda out 30, 2006 11:15 pm
Localização: Lisboa / Açores

Re: Insaniae / Mourning Lenore - "Daemonivm III Anniversary" [Split-CD] (2009)

Mensagempor João Arruda » terça mar 24, 2009 5:52 pm

www.abcdemonium.blogspot.com (escrito por Guilhermino Martins - ThanatoSchizO)

Antes de mais, parece-me óbvio destacar o terceiro aniversário dessa entidade denominada DaemonivM, à qual o Hugo Guerreiro se tem, afincadamente, dedicado. E nada melhor do que este split para efectivar esta celebração.

Após algumas audições e alguns dias de interiorização dos quatro temas, concluí estar na presença de dois bons grupos que, com o tempo e perseverança, se podem vir a sagrar instituições do Doom Metal nacional.

Os Insaniae apostam num registo Doom mais "fechado", apesar de apostarem em vozes femininas para contrastar com os poderosos registos guturais. Há neste grupo uma sensiblidade ímpar para criar ambientes depressivos em comunhão com uma vasta apetência melódica. Parece-me, no entanto, que o grupo necessita de injectar algo nos seus temas, sob pena de, com mais de 10 minutos de duração cada, se tornarem monótonos para o ouvinte.

Os Mourning Lenore apostam em excelentes leads de guitarra para marcar a sua posição, criando, logo aí, um precioso ponto de interesse em relação aos temas. Seguramente mais dinâmicos que os seus colegas de edição, trouxeram-me, pontualmente, memórias dos The Blood Divine, um colectivo inglês que editou dois excelentes álbuns de originais nos anos 90. Estabeleço esta comparação não pela musicalidade em si, mas pela aura criada pelos dois temas, principalmente nas partes mais "limpas", com as vozes menos agressivas. Será, certamente, um grupo que seguirei nos próximos tempos, pelo potencial que apresenta em desenvolver algo bem mais personalizado.

A produção dos quatro temas é bastante razoável e em nada prejudica a fluidez das composições.

Guilhermino Martins

O texto aqui publicado refere-se á audição que o DaemonivM facultou a alguns famosos do underground nacional, relativamente ao split cd com Insaniae e Mourning Lenore. Agradecendo ao Guilhermino Martins, pela disponibilidade demonstrada, agradecemos antecipadamente aos demais autores que deixarão por aqui a sua visão (leia-se audição) do disco

Avatar do Utilizador
João Arruda
Metálico(a)
Mensagens: 156
Registado: segunda out 30, 2006 11:15 pm
Localização: Lisboa / Açores

Re: Insaniae / Mourning Lenore - "Daemonivm III Anniversary" [Split-CD] (2009)

Mensagempor João Arruda » terça mar 31, 2009 11:44 pm

www.abcdemonium.blogspot.com (escrito por Sophia Vieira - Cinemuerte)

O demónio celebra o seu terceiro aniversário soprando velas na escuridão de mãos dadas com os Insaniae e os Mourning Lenore num Split CD de capa negra. Se bem me lembro, esta "Lua" repousa na minha escrivaninha há algum tempo, piscando-me o olho diariamente. Hoje trinquei-lhe a bolacha.
Insaniae: "O Covil" aponta para a sentida voz da Isabel Cristina e para as guitarras de Luís Possante e de Diogo Messias que me despertam logo para um cuidado especial no trato da obra. "Tradição ancestral"- enaltece o espírito que se sente entre notas. Debussy defendia que a música não era mais do que o espaço entre duas notas- o interregno, o soar ...que se estende e nos fura a pele. E tal como neste tema, sente-se o soar de um espírito de tradições ao nível dos sons e da abordagem na escrita. A voz do Diogo está muito bem valsejada com a da Isabel. Deixo-vos com um apontamento final de apreço e de fé que deposito no vosso trabalho e potencial.

Mourning Lenore: recordam-me, algures, Deftones. Sabem que uma apreciação do vosso trabalho não passará disso mesmo....uma apreciação. Não há ninguém que vos entenda melhor do que vós próprios. Mas na qualidade e realidade de observadora, tenho a dizer que gostei mesmo muito da esfera vocal que o tema gere. É um fantasma que me sussurra a imagem de uma planície fértil de sons que aceleram a nossa presença. Alguma ousadia no solo da guitarra do tema "Patterns of Emptiness" que contraria a expectativa. E quem contraria a expectativa, é a meu ver, um break-the-law. Ora o mundo pertence aos break-the-law.

Por último, aponto para a excelente produção pela mão do Fernando Matias (Urban Insect Studios) que nos pinta o espírito com dois projectos nacionais, merecedores de todo o nosso apoio.

NR: O texto em apreciação insere-se num conjunto de audições feitas por famosos do metal nacional, a quem o DaemonivM facultou o seu disco comemorativo do terceiro aniversário.

Avatar do Utilizador
João Arruda
Metálico(a)
Mensagens: 156
Registado: segunda out 30, 2006 11:15 pm
Localização: Lisboa / Açores

Re: Insaniae / Mourning Lenore - "Daemonivm III Anniversary" [Split-CD] (2009)

Mensagempor João Arruda » quarta abr 08, 2009 6:17 pm

http://fenixwebzine.blogspot.com/2009/04/insaniae-mourning-lenore-split-cd-2008.html

Split CD entre estes dois projectos nacionais de Doom. A edição é do blogue Daemonium, a propósito do seu 3º aniversário. Dois temas para cada banda mas, como habitual no espectro Doom, estes oscilam entre os 8m30s e 12m, perfazendo cerca de 41 minutos de lusitano peso arrastado, depressivo, decadente, frio. Os Insaniae atrevem-se a usar a língua materna como veículo para as suas letras, voz feminina e uma faceta mais melódica do género. Assinam o melhor “lado” do disco. Não ficando muito atrás em qualidade, seguem os Mourning Lenore com uma orientação mais pesada, Death / Doom, passagens ambientais a adornar. O som da gravação não é tão bom como o dos companheiros de edição, mas as duas faixas revelam ideias e potencial. Aguardam-se edições a nome próprio. Para já, irá agradar a fãs do estilo. 70% www.myspace.com/insaniae / www.myspace.com/mourninglenoredoom / http://www.abcdemonium.blogspot.com/ / www.myspace.com/dmoni1
RDS

Avatar do Utilizador
Phobia
Participante Compulsivo(a)
Mensagens: 108
Registado: quarta mar 09, 2005 9:58 pm

Re: Insaniae / Mourning Lenore - "Daemonivm III Anniversary" [Split-CD] (2009)

Mensagempor Phobia » quinta abr 09, 2009 1:01 am

http://www.hornsup.net - Edição nº6 Abril/Maio 2009

Insaniae/ Mourning Lenore
Split - CD
Independente
Para celebrar o seu 3º aniversário, o blog Daemonivm (http://www.abcdemonium.blogspot.com) lançou um Split CD com as bandas Insaniae e Mourning Lenore. Apesar de conter apenas 4 faixas, sendo 2 de cada coletivo, a duração roda os 40 minutos. A primeira metade do Split pertence ao Insaniae, banda de Doom Metal com algum respaldo local. O clima das composições e denso, arrastado e sombrio. A voz gutural de Diogo messias duela com o timbre lírico de Isabel Cristina, ambos numa ambientação soturna e melancólia conduzidos pelo ritmo lento e hipnótico. O Mourning Lenore
também é adepto do Doom atmosférico entretanto adicionam algum dinamismo com riffs mais metálicos e mudanças rítmicas mais acentudas. A gravação e mixagem ficaram a cargo de Fernado Matias ([f.e.v.e.r.]) que deixou tudo no lugar certo. Admirável a proposta do Daemonium, que dá a conhecer duas boas bandas do panorama Doom em Portugal.
Matheus Moura
http://www.myspace.com/avainferi

Doom over the world... eternal will be our mission!

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7279
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Re: Insaniae / Mourning Lenore - "Daemonivm III Anniversary" [Split-CD] (2009)

Mensagempor Wisdoom » domingo abr 12, 2009 1:03 am

Uns tem a track-list duma maneira,outros de outra,pode levar a confusao a certas pessoas.

Avatar do Utilizador
João Arruda
Metálico(a)
Mensagens: 156
Registado: segunda out 30, 2006 11:15 pm
Localização: Lisboa / Açores

Re: Insaniae / Mourning Lenore - "Daemonivm III Anniversary" [Split-CD] (2009)

Mensagempor João Arruda » domingo abr 12, 2009 2:19 am

Ele Escreveu:Uns tem a track-list duma maneira,outros de outra,pode levar a confusao a certas pessoas.


Humm? Como assim, Ele? Referes-te às reviews ou ao split em si? As reviews são feitas de acordo com os parâmetros dos reviewers e nós colocámos o texto aqui ipsis verbis.

Já nos splits o alinhamento é sempre o mesmo:

Insaniae - O Covil
Insaniae - Tradição Ancestral
Mourning Lenore - Rain's Seduction
Mourning Lenore - Patterns of Emptiness

A não ser que tenha havido algum engano manhoso o que é complicado visto os splits terem sido todos feitos a partir do mesmo master..


Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes