Ulver - "Shadows of the Sun"

Visitante

Ulver - "Shadows of the Sun"

Mensagempor Visitante » terça set 18, 2007 4:05 pm

Os Ulver são talvez uma das mais bizarras bandas surgidas da explosão Black Metal nos anos 90.
Começando por tocar uma mistura de BM com algo mais Folk,foram desenvolvendo a sonoridade (ou então não) até chegarem ao petardo Nattens Madrigal,talvez o ponto mais alto da sua vertente mais "evil".
A partir de aqui foi o diabo.
Quando muitos esperariam algo neste estilo resolvem mudar radicalmente tudo o que fizeram até aqui.
Em vez de uma sonoridade necro envolve-se no meio do mundo eletronico e avantgarde,em vez de melodias viradas para a natureza começam a preferir algo mais urbano e cheio de luzes de neon a acender e apagar mas situadas num espaço meio degradante tal um pouco como fazem mais tarde os Manes.
Mas vamos ao album.
Logo nas primeiras escutas nota-se uma certa influencia Pink Floyd quer a nivel vocal como instrumental,bem não é novidade nenhuma isto,mas aqui parece-me mais vincada que o costume.
Existe uma certa aura cinematografica bem negra no album por vezes parace que estamos a ouvir uma especie de banda sonora de um filme qualquer do David Lynch.
O trabalho estranho que se ouve dos samples é digno de registo,estranho,bizarro e quase desconexo,dá a sensação de ser um puzzle em que o ouvinte tem de encontrar as peças e junta-las para chegar ao fim da viagem.
E por falar em viagens este album tambem funciona um pouco como veiculo de passagem para outros lugares....nada palpaveis.
Alias todo o album vive muito em torno disto com um sabor exotico por vezes e jazzistico....estranho.
Nota-se que existe um certo piscar de olho subtil ao drone na maioria das vezes pouco evidente,mas bem vivo.
Destaque para os vocais do Rygg muito interessantes(mais uma vez),suaves,atmosfericos,tragicos e meio embalantes como se um anjo decadente nos fosse dizendo umas palavras obscuras ao ouvido e nos persegui-se para roubar a alma uma especie de Cash mais fofo.
È um album interessante da banda mas que acaba por se perder um pouco no meio de tantos temas identicos,o que a meu ver acaba por estragar um pouco a aura do disco,se existe-se um pouco mais de variedade certamente soaria melhor.
Não é um mau album,mas acaba por ser um pouco monotono ao fim de umas escutas e sem se ter o espirito certo isto acaba por não ter o efeito desejado.
Urbano,melancolico,cinematografico e um pouco tragico são talvez as melhores palavras para o definir,mas com estes adjectivos já fizeram melhor....o lobo anda a vagear no meio da cidade e parece completamente perdido.....
Myspace
Imagem

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » terça set 18, 2007 4:43 pm

Sinceramente gostei muito deste álbum. Será perfeito para as noites que aí vêm. Mais uma vez, criam algo diferente de tudo que já fizeram, e na minha modesta opinião, com qualidade.

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » terça set 18, 2007 5:06 pm

Eu gosto de Ulver, mas a tendência para a repetição dentro dos álbuns acaba por afectar a variedade que eles mostram entre trabalhos.

A ver se saco isso para ouvir. A julgar pela musica que ouvi, parece-me bastante apoiado na voz do G, o que em ultimo caso acabará por salvar o álbum, mesmo que tudo o resto seja mediano.

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » terça set 18, 2007 5:42 pm

Já contactei com algumas faixas, mas definitivamente ainda não entrou. Sem dúvida que em destaque está a voz do Sr. G. ... Vou experimentar ouvir isto mais à noite.

Zsa Zsa Gabor [RIP]

Mensagempor Zsa Zsa Gabor [RIP] » quarta set 19, 2007 9:04 am

A sina dos Ulver é apontarem sempre mais alto do que aquilo que conseguem alcançar, excepção feita aos EPs. À semelhança do "Blood Inside" (se bem que este novo álbum esteja uns furos acima), "Shadows of the Sun" promete muito mas não chega a cumprir.

De qualquer modo, isso para mim não é problema nem me impede de gostar do novo registo. Por qualquer razão que me é desconhecida Ulver será sempre um dos meus projectos favoritos (talvez/precisamente porque as ideias e conceitos usadas por eles apresentam sempre muito potencial mas qualquer coisa falha quando os tentam concretizar).

E pronto, cá fico à espera do próximo. Aposto que esse é que vai ser "o tal". :D

sludge [RIP]

Mensagempor sludge [RIP] » quarta set 19, 2007 2:31 pm

Tenho 3 albuns deles, mas so gostei do ultimo, ainda nao arranjei este, vou faze-lo em breve, mas nao é uma prioridade neste momento :)

Cyberquake
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 01, 2006 1:13 am
Contacto:

Mensagempor Cyberquake » quarta set 19, 2007 5:02 pm

Estou a ouvir agora, e está realmente muito bom. Calmo? Bastante! Mas muito bom na mesma! Subscrevo o q diz o Brujo, vai ser um álbum para se ouvir nas frias noites de Inverno.

Edit: foda-se a cover de Black Sabbath está brilhante!

lcf
Participante Compulsivo(a)
Registado: quarta mar 07, 2007 8:23 pm
Contacto:

Mensagempor lcf » quinta set 20, 2007 3:35 pm

ouvi o álbum e fiquei logo a adorá-lo =D está realmente excelente!! depois faço uma crítica mais pormenorizada

Tin Tin Metaleiro
Participante Inspirado(a)
Registado: terça mar 28, 2006 2:48 pm

Mensagempor Tin Tin Metaleiro » quinta set 20, 2007 5:12 pm

Criticas pormenorizadas não é comigo... Falta-me o vocabulário :P Apenas posso dizer que é mto agradável ao ouvido e sobretudo à alma (sobretudo numa sombria e chuvosa tarde de inverno...).
Ulver é uma das minhas bandas preferidas!
No matter if you do your best, it's still a worm world with you in the middle of the viper's nest. Zyklon

Mother_North
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça jan 27, 2004 7:52 pm
Contacto:

Mensagempor Mother_North » sexta set 21, 2007 6:15 pm

Acabei de ouvir o album e adorei. É raro quando isto acontece á primeira. Achei o album bastante diferente e unico ,nao se torna monotono aos ouvidos.
Este vai para a prateleira de cd's concerteza!
"És a criatura insatisfeita, vives entre a bela Esperança e o Desespero"
Cd's p venda : viewtopic.php?f=49&t=28689
http://www.maenorte.deviantart.com

Judas_Iscariot
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça jun 26, 2007 11:18 am

Mensagempor Judas_Iscariot » quinta set 27, 2007 11:39 am

Para mim está muito bom. Grandes Ulver ^_^
The solitary dark animal and the burning black Earth.

Paragraph
Participante Inspirado(a)
Registado: quinta out 12, 2006 2:55 pm
Contacto:

Mensagempor Paragraph » quinta set 27, 2007 11:51 am

Tive o previlégio de ouvir o album cerca de 2 meses antes do lançamento, por meio do Garm, e foi amor à primeira audição.

Sem mais palavras...
Enlightment is for martyrs... And you've built me a monument of Light. A false beacon where I'll wreck my ship...

The Einherjar
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jul 18, 2006 8:26 pm
Contacto:

Mensagempor The Einherjar » quinta set 27, 2007 6:47 pm

Não me consegue dizer mais do que uma primeira audição mediana, uma segunda audição de ligeira surpresa (talvez pelo mood certo) e uma terceira audição bastante monótona.
Talvez a culpa seja minha.

Soul_of_Darkness [RIP]

Mensagempor Soul_of_Darkness [RIP] » sexta set 28, 2007 8:41 am

Ouve-se bem mas é um bocado aborrecido.

sludge [RIP]

Mensagempor sludge [RIP] » sexta set 28, 2007 5:24 pm

Ainda nao ouvi muito, mas estou a gostar bastante e de certeza que ouvirei mais vezes 8)

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes