José Cid - "10,000 Anos Depois Entre Vénus e Marte"

Ermo [RIP]

Mensagempor Ermo [RIP] » terça fev 07, 2006 5:14 pm

Que é que isso importa qdo o tipo n tem nenhuma coerência.

Acho que é mais o inverso. Que importa o facto de ele desde então ser um bimbo de primeira, se esse albúm está realmente bom ... Eu pelo menos normalmente ouço a música pela música.

Em relação ao album, está muito bom... perdendo um pouco por causa da voz. Digo eu.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » terça fev 07, 2006 6:18 pm

Holzer Escreveu:
Que é que isso importa qdo o tipo n tem nenhuma coerência.

Acho que é mais o inverso. Que importa o facto de ele desde então ser um bimbo de primeira, se esse albúm está realmente bom ... Eu pelo menos normalmente ouço a música pela música.

Em relação ao album, está muito bom... perdendo um pouco por causa da voz. Digo eu.

:cheers: , concordo

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

Mensagempor BKD. » terça fev 07, 2006 6:47 pm

Essa da coerência é complicada à primeira vista...hoje estive a tarde toda a falar com um senhor chamado Vasco Moura, que é músico desde os anos 60, e por exemplo o irmão dele, Toni Moura, foi músico dos Tantra alguns anos.

Este senhor é amigo pessoal do José Cid, e confirma, com casos que me contou até, que o José Cid foi literalmente queimado pelo "sistema" da música em Portugal, e que devido a uma constante perseguição de que foi alvo, acabou por "quebrar" e mudar para um estilo mais "popular". Não tem nada a ver com o facto de já ter dinheiro ou não, foi mais uma questão de desrespeito constante pela sua obra artística...às vezes chega-se a um ponto em que cansa.

O que é facto, é que após a sua mudança de orientação, o José Cid continuou a ser perseguido e ostracisado pelo sistema, havendo até opiniões de que as suas passagens pelo festival eurovisão da canção tiveram como objectivo queimá-lo, pois ele, nunca fez parte do sistema.

Há que reconhecer que mesmo o seu trabalho pimba/popular, tem coisas muito bem feitas, apesar de ter coisas que também roçam o ridículo, e nas suas entrevistas consiga vacilar entre respostas inteligentes, sarcásticas e algumas mesmo caústicas, com outras saídas imbecis e desfasadas da realidade.
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

LS [RIP]

Mensagempor LS [RIP] » quarta fev 08, 2006 9:32 am

bem, ontem tive a ouvir várias vezes o 10000 anos depois e está de facto algo de muito único e interessante. a voz do josé cid é q infelizmente me remete para as pimbalhadas e as letras q nao sendo imbecis no conteúdo, para quem ouve, pode estranhar. talvez seja falta de hábito, pois afinal de contas, o q está nestas letras, numa banda q cantasse em inglês já n estranhava. com prática uma pessoa até se habitua a apreciar a voz dele, mas o q é certo é q o primeiro pensamento q me ocorreu quando acabei de ouvir o album foi q se fosse todo instrumental era bem melhor.

e de facto a parte instrumental está sideral, fantástica mesmo, consegue misturar um porção bruta de ambiência graças ao mellotron, com outra tanta de técnica. onde é possivel falar mal disto como vcs dizem q se falou na altura é q eu n percebo. tá bem q o gajo é feio mas pronto :lol:

nalgumas partes recordou-me david bowie tb, mas é algo completamente diferente o trabalho do josé cid e desse senhor

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » quarta fev 08, 2006 6:49 pm

A coerência para mim é factor muitas vezes determinante. Aqui para o caso, n conheço obviamente o homem, mas conheço-lhe algumas declarações e qdo o próprio artista renega a obra n será mto bom sinal.

Acerca do dito album, nunca o ouvi mas tb n teria qq pudor em ouvir e de reconhecer até as suas qualidades.

Mas mantenho que a coerência é fundamental.
Mas livrai-nos do Malamén

Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado set 17, 2005 6:38 pm
Contacto:

JOSE CID - Carreira 60's - 70's + PROG/Hard Portugues

Mensagempor Dawnrider » segunda fev 13, 2006 2:31 am

Antes de mais quero dar os parabens ao BKD por se ter lembrado dum album de Prog Portugues bastante importante nao so no nosso pais como a nivel de underground 70's prog mundial. Realmente esse disco tem uma fama sem precedentes no que trata a qualidade musical.
10.000 anos entre Venus e Marte tem muito de Emerson Lake and Palmer como tem um cheirinho a Moody Blues ou a Pink Floyd e verdade, mas sem ser copia com a sua propria personalidade e mesmo as partes vocais estão bem conseguidas. Se fosse cantado em Ingles soaria-vos melhor...e normal...levamos a vida toda com musica pesada cantada em Ingles depois e dificil habituarmo-nos a aceitar bem aquela voz que ja nos torturou em tempos com macacos da banana e outras miserias.
O BKD tambem disse que o CID foi um artista sempre a margem e é verdade, remontemos aos tempos do QUARTETO 1111 (60's Pop Psych) e notamos nos temas um certo conteudo anti-censura, uma mensagem de subversao escondida por entre metaforas.
Cid foi um visionario do Rock em Portugal. No final dos anos 50 em Coimbra formou os Babies uma banda de Rock&Roll convencional que chocou a Coimbra Salazarista e conservadora da altura.
Nos anos 60 influenciado inicialmente pelos Beatles forma o Quarteto 1111 onde grava varios singles eps e dois albums.
O segundo disco "Onde quando e porque cantamos pessoas vivas" e um classico absoluto a juntar ao 10.000 anos pois nesse disco a banda muda um pouco de sonoridade soando mais a King Crimson do que propriamente a Moody Blues e a Beatles.
Quem pensar que o Cid apenas esteve envolvido num unico album classico de Progressivo esta enganado este disco do Quarteto e uma perola no género.
Sinto-me mais a vontade para iniciar aqui mais alguns topicos relacionados com o Rock 70's Portugues nomeadamente meia duzia de bandas que mereçem toda a nossa/vossa atençao:
BEATNIKS (Heavy/psych/prog)
PETRUS CASTRUS (Prog/sinfonico)
ARTE & OFICIO (Hard/rock/prog)
PSICO (hard/jazzrock)
XARHANGA (hard/psych)
ANANGA RANGA (jazzrock)
etc.

Os Dawnrider vao apresentar em breve ao vivo um tema dedicado aos Beatniks chamado Lisbon Thunder onde conta a historia do grupo na sua primeira fase e a morte por acidente do guitarrista Rui Pipas.
O tema sera tambem gravado para ser incluido no que será o primeiro album da banda "Eagles flying, Freedom's rising".

BDK, presumo que esse Toni Moura que fales seja o mesmo dos Psico.

Aproveito aqui para deixar uma dica: Em abril inauguro a primeira parte do http://www.portuguesehardrockmuseum.com

Todos os discos/compilaçoes de Hard/Heavy/Punk de 70's e 80's estarao la. Sera um museu dedicado a historia do Rock pesado Portugues de bandas formadas ate 1989. Para alem das capas + reviews, tera mp3, fotos e memorabilia. Mais tarde completarei com ajudas exteriores as restantes seçcoes do museu.

Usem e abusem deste topico para falar de Rock 70's Portuga de interesse...prog, psych, hard/heavy, punk...

:jam: :beer:
http://www.bloodandironrecords.com

Loja online CDs, Vinil, Merchandise: Heavy/Power Metal, Speed/Thrash Metal, Doom Metal, Death & Punk/HC.

LS [RIP]

Re: JOSE CID - Carreira 60's - 70's + PROG/Hard Portugues

Mensagempor LS [RIP] » segunda fev 13, 2006 9:23 am

Dawnrider Escreveu:Antes de mais quero dar os parabens ao BKD por se ter lembrado dum album de Prog Portugues bastante importante nao so no nosso pais como a nivel de underground 70's prog mundial. Realmente esse disco tem uma fama sem precedentes no que trata a qualidade musical.
10.000 anos entre Venus e Marte tem muito de Emerson Lake and Palmer como tem um cheirinho a Moody Blues ou a Pink Floyd e verdade, mas sem ser copia com a sua propria personalidade e mesmo as partes vocais estão bem conseguidas. Se fosse cantado em Ingles soaria-vos melhor...e normal...levamos a vida toda com musica pesada cantada em Ingles depois e dificil habituarmo-nos a aceitar bem aquela voz que ja nos torturou em tempos com macacos da banana e outras miserias.
O BKD tambem disse que o CID foi um artista sempre a margem e é verdade, remontemos aos tempos do QUARTETO 1111 (60's Pop Psych) e notamos nos temas um certo conteudo anti-censura, uma mensagem de subversao escondida por entre metaforas.
Cid foi um visionario do Rock em Portugal. No final dos anos 50 em Coimbra formou os Babies uma banda de Rock&Roll convencional que chocou a Coimbra Salazarista e conservadora da altura.
Nos anos 60 influenciado inicialmente pelos Beatles forma o Quarteto 1111 onde grava varios singles eps e dois albums.
O segundo disco "Onde quando e porque cantamos pessoas vivas" e um classico absoluto a juntar ao 10.000 anos pois nesse disco a banda muda um pouco de sonoridade soando mais a King Crimson do que propriamente a Moody Blues e a Beatles.
Quem pensar que o Cid apenas esteve envolvido num unico album classico de Progressivo esta enganado este disco do Quarteto e uma perola no género.
Sinto-me mais a vontade para iniciar aqui mais alguns topicos relacionados com o Rock 70's Portugues nomeadamente meia duzia de bandas que mereçem toda a nossa/vossa atençao:
BEATNIKS (Heavy/psych/prog)
PETRUS CASTRUS (Prog/sinfonico)
ARTE & OFICIO (Hard/rock/prog)
PSICO (hard/jazzrock)
XARHANGA (hard/psych)
ANANGA RANGA (jazzrock)
etc.

Os Dawnrider vao apresentar em breve ao vivo um tema dedicado aos Beatniks chamado Lisbon Thunder onde conta a historia do grupo na sua primeira fase e a morte por acidente do guitarrista Rui Pipas.
O tema sera tambem gravado para ser incluido no que será o primeiro album da banda "Eagles flying, Freedom's rising".

BDK, presumo que esse Toni Moura que fales seja o mesmo dos Psico.

Aproveito aqui para deixar uma dica: Em abril inauguro a primeira parte do http://www.portuguesehardrockmuseum.com

Todos os discos/compilaçoes de Hard/Heavy/Punk de 70's e 80's estarao la. Sera um museu dedicado a historia do Rock pesado Portugues de bandas formadas ate 1989. Para alem das capas + reviews, tera mp3, fotos e memorabilia. Mais tarde completarei com ajudas exteriores as restantes seçcoes do museu.

Usem e abusem deste topico para falar de Rock 70's Portuga de interesse...prog, psych, hard/heavy, punk...

:jam: :beer:

grande post, não só em tamanho, mas tb em conteúdo :metal:

BKD.
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 06, 2004 12:56 am
Contacto:

Re: JOSE CID - Carreira 60's - 70's + PROG/Hard Portugues

Mensagempor BKD. » segunda fev 13, 2006 12:03 pm

Dawnrider Escreveu:BDK, presumo que esse Toni Moura que fales seja o mesmo dos Psico.

Exacto, e anteriormente do grupo Os Espaciais. Ele tem uma página na net com fotos e histórias das bandas por onde passou, mostrou-me o irmão, o Vasco Moura, mas não fixei o endereço, e apesar de já ter procurado no google, não encontrei nada...
As cenas do Júlio Pereira também tinham grande pinta, como os Petrus Castrus de que já falaste, e o projecto Bota Fora. Há quem diga que o José Cid foi queimado pela "trupe" de cantores revolucionários, alguns daqueles cantores do 25 de Abril, pois o José Cid já vinha de famílias com dinheiro, e ao que se diz, essas coisas da música de intervenção revolucionária, passou-lhe ao lado e ele nunca ligou muito a isso, pelo que depois foi posto à parte por quem se instalou no "sistema" graças à revolução. Se é verdade ou não, não sei, mas tem o seu sentido. Há até quem aponte por exemplo, o Sérgio Godinho, como um dos mais fervorosos anti-Cid, mas até ao que consegui saber, isto está apenas no plano do "diz-que-disse"...
:: https://www.ilargia.pt|https://linktr.ee/visceraldeathmetal
:: In the beginning the Universe was created. This has made a lot of people very angry and been widely regarded as a bad move. ::

Cyberquake
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 01, 2006 1:13 am
Contacto:

Mensagempor Cyberquake » terça fev 14, 2006 12:31 am

Eu já tinha ouvido falar bastante desse álbum, mas só agora q vcs disponibilizaram uma musica online é q deu para ouvir, e só tenho realmente uma coisa a dizer: WHAT THA FUCK?????

Custa mesmo muito a acreditar q "aquele" José Cid q nós conhecemos conseguiu fazer uma coisa destas...

btw... já vou fazer download do álbum :)

Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Toni Moura + Cid

Mensagempor Dawnrider » terça fev 14, 2006 5:40 am

Nao duvides que o Cid foi queimado pela turma de esquerda, ele era da alta mas era um gajo que nao era conservador ou muito menos Salazarista. Como nao alinhou com os outros acabaram no por queima-lo como se costuma dizer.
Quando souberes esse site do Toni Moura diz qq coisa!
Acabei ha pouco de ouvir o "Privado" dos Ananga Ranga.
E jazzrock/prog com muita força e boa tecnica!
abraços FJDoom

Loja online CDs, Vinil, Merchandise: Heavy/Power Metal, Speed/Thrash Metal, Doom Metal, Death & Punk/HC.

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Contacto:

Mensagempor Aiwass » terça fev 14, 2006 7:25 pm

Um blog interessante sobre muitas bandas da época (e de outras) pode ser encontrado aqui:

http://rockemportugal.blogspot.com/
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

Dawnrider
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Bota Fora lp (CARLOS CAVALHEIRO + JULIO PEREIRA)

Mensagempor Dawnrider » terça mar 07, 2006 2:52 am

"Bota Fora" LP e um disco que tenho a sorte "milagrosa" de o ter em casa em vinil (nem sequer ha reediçao em cd).
E um dos melhores discos de Prog Rock feitos em Portugal.
Para mim junto com o Mestre dos Petrus Castrus ULTRAPASSA largamente o 10000 anos do Cid, os Tantra (frodasse Tantra merda!), 1111, etc.
Cavalheiro ja tinha alinhado com Julio pereira nos Xarhanga (dois singles em 73 de Hard Rock psicadelico/prog. estilo Uriah Heep/Purple).
O disco e uma ode aos movimentos Africanos de libertaçao das ex-colonias e uma critica afiada politica imperialista da altura por parte de Salazar (o disco foi feito em 75, ainda em plena histeria do 25 de abril). Protanto, muito esquerdista. Nao esta em causa se gostamos ou nao da mensagem; ela teve relevancia no seu espaço e tempo (a historia e feita de pros e contras). Musicalmente utiliza alguns trejeitos Folk e percursoes africanas embrenhadas num prog rock forte de alta categoria com muitos musicos convidados, aluns deles cantores da "intervenção" bastante conhecidos entre nós.
Agora meus amigos...boa sorte ate encontrarem o disco ahahah!!!!

desconhecido
Metálico(a)
Registado: segunda dez 13, 2004 1:03 pm

Mensagempor desconhecido » quarta mar 08, 2006 1:06 pm

Há umas semanas a atraz, vinha no BLITZ uma entrevista ao Jose Cid e a outro "gajo"(acho que o baixista) dos Projecto 1111

O 10.000 este muito mesmo, pena não ter continuado nessa onda.

Lusitano
Participante Compulsivo(a)
Registado: domingo fev 06, 2005 3:26 pm

Mensagempor Lusitano » quarta mar 08, 2006 4:28 pm

O Zé Nabo também integrou os Salada de Frutas, era baixista e vocalista, cantou o SeCáNevasse....

Quem também fez parte dos Psyco do Toni Moura foi Filipe Mendes, hoje em dia mais conhecido por Phil Mendrix...

HollOw
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda fev 06, 2006 11:47 pm
Contacto:

Mensagempor HollOw » quarta mar 08, 2006 11:39 pm

Este álbum é lindo, genial, abusado, tudo!
Muito bom, e é só o que tenho a dizer. Já disseram tudo o que eu poderia dizer sobre isto ;)

Jose Cid IST KRIEG :lol:

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 1 visitante