Atheist - "Jupiter" (2010)

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Re: Atheist - "Jupiter" (2010)

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » segunda nov 22, 2010 2:27 pm

Leviathan Escreveu:
paulo figueiredo Escreveu:São gostos. Achei isto uma trapalhada (não) memorável. Tanto "pseudo-progressivismo" que cheira a show-off de príncipio ao fim.

"Pseudo-progressivismo"? Wow!

Anyway, em nenhuma circunstância possível te passou pela cabeça que eles bem poderiam gostar daquilo que estão a tocar?

Sim, claro. Mas a quando a coisa é feita sem pés nem cabeça...é o mesmo de que acusam os Dream Theater: "tão progressivo que aquilo fica sem feeling nenhum"...well...that's «Jupiter» imo.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda nov 22, 2010 2:30 pm

Pseudo progressivo :shock:

Se existem bandas que não têm nada de pseudo(qq), Atheist é uma delas, até porque são pioneiros no seu estilo.
Até porque o disco flui que é uma maravilha e nem sequer me parece minimamente forçado, ao contrário de muita banda hype que graça por aí. Talvez por o disco ser curto, quando chega ao fim é po-lo a tocar de novo, e hoje em dia não faço isso com muitas bandas. Pessoalmente adoro o disco, e já o adjectivei em cima. Paulo, mais que ser pseudoprogressivo (que não é), como bem disseste talvez seja mesmo uma questão de gostos.

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » segunda nov 22, 2010 2:47 pm

Não levem as coisas tão a peito. Os adjectivos servem para dramatizar a coisa. É óbvio que se eles querem soar assim que o façam, mas ao meu ouvido aquilo está totalmente desprovido de sentimento. Parece ter sido composto the weird way só porque sim. São pioneiros sim, mas com dois álbuns fenomenais em que existem canções dignas de serem chamadas disso. Oiçam os três álbuns de seguida e comparem. :wink:

Leviathan
Metálico(a)
Registado: sexta mar 05, 2010 8:41 pm

Mensagempor Leviathan » segunda nov 22, 2010 3:04 pm

paulo figueiredo Escreveu:Não levem as coisas tão a peito. Os adjectivos servem para dramatizar a coisa. É óbvio que se eles querem soar assim que o façam, mas ao meu ouvido aquilo está totalmente desprovido de sentimento. Parece ter sido composto the weird way só porque sim. São pioneiros sim, mas com dois álbuns fenomenais em que existem canções dignas de serem chamadas disso. Oiçam os três álbuns de seguida e comparem. :wink:

Mas também penso que é díficil a uma banda que explora este tipo de técnicas e acordes - menos convencionais -, estar pejada de feeling ou qualquer outra coisa que tenha a ver com os propósitos "de sentir a ialma". Pegaste bem no exemplo de Dream Theater que acaba por explorar uma vertente progressiva da música e creio que não é por aí que eles acabam por deixar de ter outros temas com "inclinações mais sexuais" - if you know what I mean.

Alguém falou no álbum de Necrophagist por aqui e dúvido, que o mesmo vá conter algum tipo de sentimento trascendental por aí além no que toca à sua composição. No entanto, não me parece que a falta de sentimento vá fazer desse mesmo álbum algo "mau" ou não o torne músicalmente excepcional e bem composto.
Zyklon Escreveu:Vocês são uns patetas!

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda nov 22, 2010 3:12 pm

Gostos...
Ainda é um produto fresco, mas não envergonha nada os anteriores.

Quando saiu o "elements" bem me lembro de que disseram na altura, há medida que o tempo passou...

Sem querer fazer disto uma guerra dos que gostam e dos que não gostam, ou mesmo entre Atheist e Cynic, no meu ponto de vista se trocares o nome "Traced in Air" por "Jupiter" a tua crítica assentaria que nem uma luva. :mrgreen:

BlackwaterPark
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jan 11, 2010 12:45 am

Mensagempor BlackwaterPark » segunda nov 22, 2010 3:33 pm

O álbum é todo ele condensação técnica e oscilações jazzificantes, até a voz é encaixada de forma muito calculada, não é desde logo necessariamente um trabalho de demonstração de sentimento perdurante da banda e de refrões agradáveis mas sim de exploração e mudança de rumos (talvez ainda mais que os outros álbuns). Quando o rumo pede sentimento, ele aparece.

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Contacto:

Mensagempor Count Raven » segunda nov 22, 2010 4:57 pm

Bom, podemos pegar no exemplo do último álbum de Gorod, que graças à riqueza técnica e à abundancia de feeling o colocaram no meu top3 do ano passado, aquilo pura e simplesmente não cansa!
Este "Jupiter", lá está, é rico tecnicamente, tem "algum" feeling (Second to Sun, a meu ver, como exemplo maior) e o virtuosismo habitual a que os Atheist nos habituaram, mas há falhas. No baixo, por exemplo. Na falta de temas que rapidamente se tornaram em clássicos. Sei lá, muito provavelmente por estarmos em 2010 e por já termos ouvido tanta coisa. Em 93, seria um colosso épico. Em 2010... um excelente álbum, mas que fica aquém das minhas expectativas. Quanto a bater Cynic, e pelas razões de feeling de que estamos a falar, não concordo nem discordo, visto que o Traced in Air é um acumulado de hits orelhudos também ultra-técnicos, apenas com uma orientação mais progressiva em detrimento da agressividade, sendo por isso dois trabalhos distintos.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Joe
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
Contacto:

Mensagempor Joe » segunda nov 22, 2010 5:20 pm

Count Raven Escreveu: Em 93, seria um colosso épico. Em 2010... um excelente álbum, mas que fica aquém das minhas expectativas.."

Penso que isto resume muito do que se passa com grande parte dos regressos.

No caso de Atheist até está melhor do que esperava para ser sincero, fiquei bastante agradado com as primeiras audições...
Don't talk to strangers...

Pedrof
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 06, 2009 7:31 pm

Mensagempor Pedrof » segunda nov 22, 2010 5:41 pm

Um dos albuns do ano, certamente no meu top10.

É pena o album ser curto, mas porra isto está muito bem conseguido. É virtuosismo do principio ao fim, e uns refrões fantásticos.
Agressividade, técnica, devaneios jazzisticos... muito, muito bom!
Aquela Faux King Christ e a Live and Live Again estão um abuso.

(Quando a isto ser melhor que o Traced in Air, isso já tenho as minhas dúvidas)

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » segunda nov 22, 2010 6:54 pm

Boring.

Cyberquake
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 01, 2006 1:13 am
Contacto:

Mensagempor Cyberquake » segunda nov 22, 2010 7:38 pm

Tau tau para ti.

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » segunda nov 22, 2010 7:41 pm

Eu gostei... nada de ficar de queixo caído, mas "escorrega" muito bem e tem algumas partes deliciosas.
"Hate the ones who bring you down"

JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am

Mensagempor JVELHAGUARDA » terça nov 23, 2010 12:07 am

Passado todo este tempo, ver há venda o novo de atheist, é bom demais para ser verdade....

Para já second to sun, fictitious glide, faux king christ. :metal:

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » quinta nov 25, 2010 9:58 am

estou a gostar... não é um unquestionable presence, mas está bom de se ouvir, hoje em dia um álbum deste género já não é propriamente uma coisa do doutro mundo como há 15 anos atrás, mas nota-se muita qualidade e inspiração...

falando em unquestionable presence, alguém faz alguma ideia de quantas versões do álbum é que há?
costumo ouvir musica enquanto trabalho no grooveshark e os tipos lá têm uma versão muito crua e com uns toques um pouco diferentes do álbum, talvez uma versão com pouca produção ou qualquer coisa do género... alguém tem info? gracias!
god's business, witchfinding!

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quinta nov 25, 2010 10:34 am

Menino, ao que sei isso são as músicas em formato demo (algumas sem vocalizações) que saiu na ou numa das reedições do disco.

Este album está um vicio total. Venham mais destes sff.

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes