Cinematógrafo

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Mensagempor Toretto » segunda jan 28, 2008 10:48 pm

The Einherjar Escreveu:Vi ontem o Cloverfield e sinceramente foi melhor do que esperava.

O filme tem o óbvio elemento cliché bastante presente neste tipo de filmes, vai buscar imensas ideias a filmes como Blair Witch, Cannibal Holocaust, Godzilla, e até ao próprio Alien, mas a verdade é que consegueu fazer disto um filme ligeiramente acima da média. Fui com baixas expectativas para a sala de cinema, mas saí contente com o produto final.

Teriam sempre de surgir as inevitáveis comparações, denomindadas de clichés. Hoje em dia, até parece que ninguém tem prazer em ver um filme que fuja um pouco do vulgar, sem ver lá ideias de outros filmes. Eu não vi nada que já tivesse sido feito. O argumento não é novo, a método de filmagem (que é anterior ao Blair Witch) não é novo, o conceito do caos provocado por uma entidade desconhecida, não é novo. Não é original se desmembrarmos todos os aspectos, mas no seu todo é diferente.
Se fosse falado em coreano ou chinês, ou feito a preto e branco e anterior a 1930, era um filme de génio.
Este foi um daqueles que me fez sair da sala com um sorriso de orelha a orelha. Há muito tempo que não dava 5 euros por tão bem empregues.
Imagem

Uforia
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado mar 03, 2007 3:49 pm
Contacto:

Mensagempor Uforia » segunda jan 28, 2008 10:52 pm

Phobos Escreveu:
The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford

Fico parvo como este filme parece passar ao lado de todos. :?

Nem todos. :wink:

The Einherjar
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jul 18, 2006 8:26 pm
Contacto:

Mensagempor The Einherjar » segunda jan 28, 2008 10:58 pm

Toretto Escreveu:Teriam sempre de surgir as inevitáveis comparações, denomindadas de clichés.

Certo.

Toretto Escreveu:Hoje em dia, até parece que ninguém tem prazer em ver um filme que fuja um pouco do vulgar, sem ver lá ideias de outros filmes. Eu não vi nada que já tivesse sido feito.

Eu não disse nada disso.

Toretto Escreveu:O argumento não é novo, a método de filmagem (que é anterior ao Blair Witch) não é novo, o conceito do caos provocado por uma entidade desconhecida, não é novo. Não é original se desmembrarmos todos os aspectos, mas no seu todo é diferente.

Foi o que eu disse, e sei que é anterior ao Blair Witch. Se leres o que disse, falei no Cannibal Holocaust.

Toretto Escreveu:Se fosse falado em coreano ou chinês, ou feito a preto e branco e anterior a 1930, era um filme de génio.

Para mim, não.

Toretto Escreveu:Este foi um daqueles que me fez sair da sala com um sorriso de orelha a orelha. Há muito tempo que não dava 5 euros por tão bem empregues.

Nada que eu não tenha dito.

bella-morte
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo set 18, 2005 9:56 am

Mensagempor bella-morte » terça jan 29, 2008 11:08 am

Uforia Escreveu:
Phobos Escreveu:

:evil:

Uforia
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor Uforia » terça jan 29, 2008 1:50 pm

bella-morte Escreveu:
Uforia Escreveu:
Phobos Escreveu:

:evil:

:?:

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » terça jan 29, 2008 2:28 pm

Olha o Bella!!!

Então tens a camera a arranjar e vens aqui fazer tempo?

Sylandria
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda out 03, 2005 12:56 pm

Mensagempor Sylandria » terça jan 29, 2008 2:41 pm

Amphion(José Ramos) Escreveu:Já não ia ao cinema há bastante tempo, e quebrei esta ausência com o filme I am legend.

Vejo que já há críticas a este filme, mas aqui vai a minha.

Primeiro que tudo ia com poucas expectativas em relação ao filme a não ser a de que o argumento base permitiria 1001 abordagens diferentes por parte do realizador, pelo que estava muito curioso sobre qual a escolhida.

Ao contrário de muita gente esperava logo à partida um bom desempenho por parte do Will Smith, especialmente depois de o ver no In Pursuit of Happiness. Não me desiludi, porque no I Am Legend ele é simplesmente genial. Não é de todo fácil encarnar um homem que não tem contacto social há 1001 dias, que perdeu a familia, e que carrega nos ombros a responsabilidade de encontrar a cura pra um virus que dizimou a espécie humana. No entanto ele consegue-o de modo exemplar, e é fascinante ver todos os truques de quase loucura que usa para conseguir manter uma fachada de contacto social, indispensável à nossa sanidade mental. Somos seres profundamente sociais e tudo o que diga o contrário não passa de intelectualização inútil.

Gosto muito da realização em termos de cadência do filme. Há muitos silêncios e momentos de quase quotidiano, indispensáveis para transmitir o desolamento de um homem e de uma cidade destruida. Para além disso, toda a acção é acompanhada maioritariamente por técnica de handycam, com escolhas de ângulos bem agressivas, que nos transportam violentamente para o meio da cidade. Por outro lado, a intercalar as cenas mais paradas, temos momentos de suspense e adrenalina arrepiantes e muitissimo bem feitos (spoiler alert: aqueles momentos em que ele vai em busca do cão são BRUTAIS).

Não me agradou o modo como as sequências de explicação do que sucedeu à espécie humana foram encaixadas no filme. Não só foram demasiado fugazes e insuficientes, como prejudicaram o desenrolar/imersão no filme. Ainda pra mais, que raio de humanos mutantes meet boss-de-final-de-nível-de-videojogo eram aqueles, e como se tornaram assim?!

Concordando plenamente com o Demoniac, acho que os CGI foram MESMO o calcanhar de aquiles do filme. Não sei que raio de budget é que eles tinham, mas o realismo de algumas cenas e especialmente dos mutantes era muitissimo maus, prejudicando imenso a integridade das cenas. Num filme destes, ou se conseguem criar seres com texturas quase "palpáveis" e realistas, ou mais vale arranjar outros métodos para fazer as coisas.

Voltando ao que disse no inicio, esperava uma abordagem ligeiramente diferente, menos espectacular, mais filosófica e social, mas é inegável que este é um bom filme que foge ao habitual de hollywood, especialmente no retrato completo e intenso da personagem principal e da sua condição. Recomenda-se!

Entrei, escolhi uma página e deparei-me com o teu comentário que veio mesmo a calhar, pois acabei de ver o filme há 3 dias (não tendo pachorra para ler as outras 80 e tal threads como devem calcular). Apesar de não ser um argumento novo (28 dias depois e 28 semanas, neste últimos tempos). Concordo plenamente com o que disseste. Gostei bastante do filme, principalmente da sensação de vazio e solidão que o filme transmite e com a qual ficamos depois de o acabarmos de ver. Filme extremamente violento a nível psicológico e que nos faz pensar sobre a solidão e o sentirmo-nos sós. É lógico que deitei uma lagrimazita na "tal cena" do canito :cry:
Último comentário, os mutantes têm a cabeça rija :roll: :lol:
"...But please, feel free. Explore. We have eternity to know your flesh..." (Mr. Pinhead)

bella-morte
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo set 18, 2005 9:56 am

Mensagempor bella-morte » terça jan 29, 2008 5:58 pm

Phobos Escreveu:Olha o Bella!!!

Então tens a camera a arranjar e vens aqui fazer tempo?

:lol: :lol:

Não, comprei uma JVC nova :naughty:

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » terça jan 29, 2008 6:37 pm

Vi este filme na viagem de bus este domingo e fiquei :shock: curti bué.

Uforia
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor Uforia » terça jan 29, 2008 7:08 pm

subathory Escreveu:Vi este filme na viagem de bus este domingo e fiquei :shock: curti bué.

David Cronenberg. 8)

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm

Mensagempor Demoniac » terça jan 29, 2008 9:24 pm

Uforia Escreveu:
subathory Escreveu:Vi este filme na viagem de bus este domingo e fiquei :shock: curti bué.

David Cronenberg. 8)

duh! (só podia ser bom!)

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » terça jan 29, 2008 10:10 pm

Andava há 6 meses em pulgas para o Cloverfield, tal era o hype na internets. Lá fui vê-lo hoje e sai satisfeito do cinema. Finalmente aproveitaram como deve ser a ideia do filme "in your face" - perdoem-me os fãs do Blair Witch e do Holocausto Canibal. O filme consegue ser memso arrepiante em certos momentos.
Só lhe retiraria os últimos 10 minutos e talvez desenvolve-se melhor a personagem monstro em si. O filme pedia algo mais carismático e menos banal.
Imagem

Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Mensagempor Amphion » quarta jan 30, 2008 12:24 am

Sylandria Escreveu: É lógico que deitei uma lagrimazita na "tal cena" do canito :cry:

Se não deitasses, não serias tu! Fará se fosse um gatinho! :wink:

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » quarta jan 30, 2008 1:26 pm

Fico parvo como este filme parece passar ao lado de todos.

Nem todos.

OK... Praticamente todos. :(

X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Contacto:

Mensagempor X-FrEaK » quarta jan 30, 2008 1:30 pm

Pah como tenho pouco tempo, so digo que recentemente vi o Atonement(dos piores filmes que ja vi nem sei como é que tem tao boas critias no IMDB; é BORINGGGGGGGGG, basicamente é o Pearl Harbor, sem a parte da invasao dos Japoneses, ou seja uma historia de amor =)); vi o Saw IV e para mim é o melhor dos ultimos tres(nao vi o primeiro, menos "in your face gore" e mais "in your brain gore"), e tambem vi I Am Legend, e apesar de tar bebado e ter perdido uma ou outra parte nao gostei do filme tambem,,,

Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes