LeadAether Escreveu:As pessoas têm tendência a exagerar. O que traz este álbum de novo em relação às dezenas de bandas do chamado suicidal/depressive BM que se copiam umas às outras? Nem sequer a produção é a mais adequada a este tipo de bandas. A minha opinião sincera é que o álbum é audível mas de forma alguma está na 1.ª categoria deste tipo de bandas. Não traz nada de original.
Eu acho que existem algumas, acho a voz diferente. Tem aquela chama portuguesa na escrita! (o nosso fado)
A bateria é completamente diferente do estilo em questão. Vai ouvir Burzum (A Lost Forgotten Sad Spirit - a que muitos dizem que começou tudo isto), vai ouvir Strid, Abyssic Hate (Suicidal Emotions) e diz-me que em que pontos a bateria é semelhante (sem ser os componentes físicos).
Acho a variedade de riffs demasiado vasta, para se chamar depressive/suicidal black metal. Claramente que a banda tem um ambiente depressivo, mas não só. Aliás na ultima musica existe um inicio que cheira muito a Joy Division (pelo baixo principalmente), acho que achei muito bem encaixado neste ambiente.
Já para não falar "da musica de Inverno Eterno" a tal! que se chama "Depois que tu Morreste...", com aquele assobio bastante original. Já para não falar de momentos mais simples como o inicio da "...Na Memória" e afins.....
Eles não são a vanguarda do black metal, mas estão num excelente caminho, tendo já neste 1º álbum pisado um território original e genuíno. Se este álbum tivesse as vozes do K. e se a banda se chamasse Shining claramente que muitos iriam pensar de forma diferente.
Nem vou falar dos temas novos que eles andam a tocar ao vivo, que a meu ver ultrapassam já o nível do álbum. Hoje em dia não se trata muito de também ser original, mas sim de saber criar e fazer com que a "mistela" funcione........este álbum conseguiu isso na perfeição. Pode ser conservador (e concordo um bocado com essa critica)....mas sendo isto um primeiro lançamento......só não vê quem não quer, esta verdade mais que evidente.
Mas pronto são opiniões........eu continuo a ouvir o álbum umas tantas vezes por dia, desde que o comprei. Sem contar com o álbum de Virus, não me lembro de muitos álbuns que me tenham captado tanta atenção.