Burning Sunset - EP "Bruma" (2008)

Daniel
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 55
Registado: sábado mai 12, 2007 4:20 pm

Burning Sunset - EP "Bruma" (2008)

Mensagempor Daniel » quinta jun 26, 2008 1:07 pm

Northern Metal Review por King ov Frost:

(9/10)

http://www.northernmetal.info/reviews/r ... php?id=295

Apart from MOONSPELL and AVA INFERI, what other Portuguese bands do you know about? Well, let me introduce one incredible new interesting act hailing from Southwestern Europe: BURNING SUNSET. On their self-released debut EP, BRUMA, they showcase an amazingly versatile playing-style, which borrows influences from such renowned acts as OPETH, ICED EARTH, MASTODON,ENSLAVED, ISIS and CULT OF LUNA. Burning Sunset are however no copycats as they make sure to incorporate folk instruments and domestic instruments as the Portuguese guitar and cavaquinho. The Portuguese guitar is a steel strung, 12-string, teardrop shaped cittern, and this unique instrument creates acoustic-Mid-Eastern like patterns.
Last and longest track, Ventos Arrepiados, is extreme progressive metal with large level musical abilities. Wonderful, diverse and very tasteful passages and rhythms of the Portuguese guitar along with the Eastern-like solos of violin and cello are featured alongside tempo-changes, heavy & melodic riffing and long instrumental passages. Ventos Arrepiados is so masterly executed that I’m struggling to describe it. It’s like ORPHANED LAND meets MELECHESH meets OPETH meets ICED EARTH.


Seriously, with BRUMA, BURNING SUNSET has written an EP that combines middle Eastern rhythms, American heavy metal and European progressive brutality in such an indigenous way that I’m left speechless.Hence, a severely interesting act that deserves ALL your attention.

Daniel
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 55
Registado: sábado mai 12, 2007 4:20 pm

Review Daemonium

Mensagempor Daniel » sexta jul 11, 2008 11:08 pm

Review na Daemonium

http://abcdemonium.blogspot.com/2008/07 ... eview.html

Alvos de entrevista aqui no DaemonivM esta review peca por tardia, atendendo a alguns problemas informáticos que temos vivido e que acabam por afectar algumas das funções vitais aqui do espaço, os Burning Sunset foram, todavia, presença frequente no nosso leitor de cd's. Não apenas pela review que nos "comprometemos" a deixar mas porque há aqui valores que me parecem muitas vezes perdidos no underground luso. E o termo luso foi transposto com total consciência, uma vez que a banda aveirense acrescenta a língua materna às suas líricas, algo que num exercício rápido de memória nos remete para uns Fili Nigrantium Infernalium. Talvez seja a comparação mais óbvia mas longe de ser caso único no metal nacional, o certo é que os Burning Sunset não se aproximam do nome supra referido no seu caríz mais obscuro das letras e da postura. É que além de tudo isto a demo "Bruma " acaba por ter um tema cantado em inglês e, no seu sentido mais técnico, adornam as composições com elementos mais clássicos, casos de guitarra portuguesa (muito bem usada) ou um violoncelo. Desenvolvendo o tópico há aqui matéria prima para falarmos de um grupo de qualidade. É que não estamos perante um tipo de sonoridade em nada restrito mas uma contra tendência no que temos ouvido e que nos agrada. E se os Burning Sunset equacionassem elementos femininos? Assentava bem, até porque um dos elementos que menos gostamos por aqui foi a vocalização límpida, em claro contraponto com as restantes mais cavernosas e que é um bom cartão de visita dos Burning Sunset. Outro é o último tema, "Ventos Arrepiados" que tem uma parte instrumental que vale um trabalho e que é, de facto, um tema que pode caracterizar a demo. Boa demo!

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7279
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Re: Burning Sunset - EP "Bruma" (2008)

Mensagempor Wisdoom » domingo jul 20, 2008 10:10 pm

Grande Ep.Bons temas,bons musicos e excelentes ao vivo.Alem de ser pessoas 5 estrelas. :metal:

Daniel
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 55
Registado: sábado mai 12, 2007 4:20 pm

Re: Burning Sunset - EP "Bruma" (2008)

Mensagempor Daniel » segunda jul 21, 2008 9:53 pm

http://lusitaniadepeso.wordpress.com/20 ... set-bruma/

Os Burning Sunset iniciaram seu percurso em 2004 e desde ai então foram ganhando o direito a alguma atenção dentro do underground português.

No primeiro contacto que tive com a sonoridade desta banda em meado de 2006, despertou-me interesse o uso da guitarra portuguesa e violoncelo, especialmente o primeiro instrumento. Nessas primeiras audições a sensação com que fiquei de uma banda com boas ideias a precisarem de serem um pouco arrumadas.

De ai então foi notória a evolução de Burning Sunset, para qual terá ajudado alguma rodagem em termos de actuações ao vivo. Evolução essa que este Ep confirma convictamente.

“Bruma” pode bem ser o primeiro capitulo (leia-se registo) de uma historia de sucesso, de uma banda que bem o merece (e faz por merecer). A música de Burning Sunset não se agarra a géneros e sub-géneros musicais, embora a sua essência seja Metal a banda explora outros caminhos, ao qual não alheio o uso dos instrumentos que já referi. A musica é algo sombria, adornada por momentos técnicos que nos envolvem enquanto que a nível de voz os guturais ganham força perante a vocalização limpa.

Burning Sunset são um projecto musical portador de uma originalidade rara podendo isso lhes valer algumas portas abertas, que em boa verdade justificam.

Não poderia terminar esta analise sem destacar “Ventos Arrepiados” um soberbo tema que nos trás alguma portugalidade não só por ser cantado em português, mas também pela componente instrumental.

Daniel
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 55
Registado: sábado mai 12, 2007 4:20 pm

Re: Burning Sunset - EP "Bruma" (2008)

Mensagempor Daniel » terça ago 12, 2008 12:34 am

http://soundzone.blogspot.com/2008/08/review.html

Aí está o registo de estreia dos Burning Sunset, colectivo de Aveiro que tem vindo a despertar curiosidade pela forma como mistura instrumentos clássicos e tradicionais [violoncelo, guitarra portuguesa e cavaquinho] com death/black metal melódico e de cunho progressivo. Embora traga consigo pouca quantidade de música – três temas com pouco mais de 18 minutos de duração – “Bruma” serve perfeitamente para adoçar a boca àqueles que já haviam sido despertados pelas capacidades deste sexteto luso e que ansiavam por ver o resultado da sua música em disco.

Em termos de produção bastante aceitável para um primeiro trabalho e ainda auto-financiado, “Bruma” revela uma banda com ambição, sublinhada pelo inserir de elementos que tentam atribuir-lhe uma identidade própria, embora a sinergia entre elementos eléctricos e eruditos já tenha sido testada, bem como a adopção do português como vocalização, como podemos atender no tema “Ventos Arrepiados”. Fica apenas a sensação de que é preciso limar-se alguns pormenores de composição naturais de quem ainda toca junto há relativamente pouco tempo.

Para além disso, experimentar é um desafio, mas é um esforço absolutamente louvável quando atingido com sucesso. A calmaria embaladora a meio de “Ventos Arrepiados”, sem dúvida o melhor destas três propostas, com a guitarra portuguesa e o violoncelo em evidência, comprova que a banda tem competência e apuro no modo como procura inovar e construir estruturas complexas. Os dois outros temas de “Bruma” concentram-se mais no peso e melodia do death metal e, em alguns momentos, na crueza do black mais tradicional. A lacuna está apenas em alguma falta de dinâmica rítmica e no abuso de solos, embora se compreenda que a banda lute por evidenciar uma costela progressiva, mas é preciso mais algum estofo técnico para isso. As vozes limpas também devem ser especialmente cogitadas.

Apesar disso, só podemos ficar agradados pelo esforço da banda em apresentar variedade. Com algumas escutas apercebemo-nos da quantidade saudável de detalhes por absorver e isso deixa-nos antever a abundância de ideias que a banda possa ter a empregar em futuras composições. Estamos convictos que o passar dos anos, o intensificar da rodagem e consequente “olear” de máquina, vão tornar os Burning Sunset num dos colectivos mais interessantes a seguir do underground luso. [7/10] N.C.

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7279
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Re: Burning Sunset - EP "Bruma" (2008)

Mensagempor Wisdoom » terça ago 12, 2008 1:15 am

Voces nao param de receber boas criticas,pois nao sr Daniel? :lol:
So é pena ser so a critica.

Daniel
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 55
Registado: sábado mai 12, 2007 4:20 pm

Re: Burning Sunset - EP "Bruma" (2008)

Mensagempor Daniel » terça ago 12, 2008 11:35 am

As más não as colocamos! :D

Estou a brincar.

Sim, mas pelo menos vai-se mostrando o trabalho.
É a forma de publicitar.

Tu já tens o teu próprio :cheers:

Abraço!

Daniel
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 55
Registado: sábado mai 12, 2007 4:20 pm

Re: Burning Sunset - EP "Bruma" (2008)

Mensagempor Daniel » quinta ago 21, 2008 10:53 am

Opuskulo Blogspot

Os Burning Sunset são daquelas bandas capazes do melhor e do pior! «Clausura», o tema que abre o EP de estreia da banda, causa um certo calafrio ao ouvinte mais incauto, revelando um black metal demasiado vulgar e com uma voz de difícil digestão. O passar dos minutos introduz novos elementos na música dos Burning Sunset e constrói toda uma atmosfera que tem o seu expoente máximo no terceiro e último tema deste trabalho, «Ventos Arrepiados». De facto, este tema contrasta com o primeiro pela qualidade e diversidade musical patenteada, sendo de realçar a soberba inclusão da guitarra portuguesa, criando uma atmosfera sombria e envolvente na qual a “portugalidade” da música dos Burning Sunset fica em evidência. Por falar em “portugalidade”, a banda adopta a língua de Camões como forma de expressão, sendo que inicialmente estranhamos, mas após diversas audições entranhamos. No final fica a sensação de que três temas são manifestamente insuficientes para compreendermos que trilho pretende realmente esta banda seguir, ficando apenas a certeza de que estão aqui lançadas pistas para um futuro trabalho que poderá dissipar todas as dúvidas e afirmar os Burning Sunset como um dos projectos mais interessantes oriundos da cena de peso nacional. [7]

Daniel
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 55
Registado: sábado mai 12, 2007 4:20 pm

Re: Burning Sunset - EP "Bruma" (2008)

Mensagempor Daniel » segunda set 15, 2008 9:59 am


Daniel
Participante Inspirado(a)
Mensagens: 55
Registado: sábado mai 12, 2007 4:20 pm

Re: Burning Sunset - EP "Bruma" (2008)

Mensagempor Daniel » terça out 07, 2008 9:22 am

Review HornsUp

8/10

Burning Sunset é uma banda de Aveiro (PT)
e tem no EP “Bruma” o seu trabalho de
estréia. Apesar da relativa juventude (a banda
formou-se em 2004), este sexteto mostra
já uma maturidade assinalável, misturando
características de géneros tão distintos como
o Metal progressivo, o Death Metal melódico
e o Folk. A curta duração do EP (18 minutos,
distribuídos por 3 faixas) não impede a banda
de mostrar o seu potencial. É óbvio que a
banda tem idéias muito concretas em relação
à direção que quer dar à sua música, tal é
a qualidade das suas composições, além da
já referida maturidade. O ponto forte deste
lançamento é o seu lado mais experimental. A
banda utiliza instrumentos pouco usados na
música extrema, como o cavaquinho, guitarra
portuguesa, violoncelo e violino, obtendo
resultados muito interessantes. A produção,
apesar de estar longe da perfeição, é bastante
aceitável, tendo em conta que é o lançamento
de estréia (e independente) de uma jovem
banda. Em resumo, um álbum muito bom
de uma banda que tem tudo para se afi rmar
no panorama extremo, tanto a nível nacional
como internacional. Bruno Pereira


Voltar para “Arquivo 2012 - 2003”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes