Ermo Escreveu:Estou curioso por ler as reacções a este filme:
Eu pessoalmente gostei muito. E isso que normalmente não suporto o Von Trier. É daqueles realizadores que se consideram mais importantes que os filmes que fazem, tipo o Hanneke, com a diferença de que o Hanneke é realmente muito bom.
Enfim, do filme, adorei a forma como transmite uma mensagem que para mim é tão importante como verdadeira: a prepotência do homem (sobretudo os machos) que pensa que por ter o dom da razão pode controlar e manipular tudo (as mulheres, a natureza o mundo) com uma abordagem racional e superior mas que se vê constantemente ultrapassado pelas coisas que o rodeiam. Depois, quando estas coisas (as mulheres, a natureza, o mundo) começam a sair do seu controle a sua reacção é absolutamente atavística e simplesmente bruta: matar.
Acho a violência gráfica do filme bastante bem aplicada (e repito que normalmente não gosto da forma como o Von Trier enquadra temas de violência e de sexo) tendo em conta esta perspectiva. O homem é, afinal de contas e apesar de se crer um ser superior por poder raciocinar friamente, um animal como os outros que, quando se sente ameaçado, reage com o máximo de violência e com o objectivo de eliminar a ameaça.
O filme não deixa de ter alguns pretenciosismos inevitáveis por parte do Von Trier, mas no fundo acho que funciona muito bem. A mim impactou-me.
Destaco a performance da Charlotte Gainsbourg... impressionante.
É um filme de love it or hate, e entendo perfeitamente se a maioria do pessoal o achar insuportável.