Página 1 de 4

Amon Amarth - Deceiver of the Gods (2013)

Enviado: sexta jun 28, 2013 5:14 pm
por pafg
Imagem

"Em fase de crescente popularidade, os suecos Amon Amarth são uma das bandas mais aguardadas no que toca a lançamentos. Desde do já clássico «Versus the World» de 2002, cada disco acrescenta uma vitória incontestável ao império dos vikings e apenas o morno «Surtur Rising» (2011) refreou a conquista de troféus adicionais. Ainda assim, a invasão alastrou, talvez com menos impetuosidade, mas também pouco menos do que decidida a conquistar o mundo. Daí que «Deceiver of the Gods» se afigure como extremamente importante para os gigantes suecos.
É certo que ao nono álbum de originais dificilmente poderemos esperar dos Amon Amarth algo que não seja o seu bombástico viking death metal, mas até isso tem jogado a seu favor, ajudando a criar em redor do grupo uma imagem de culto semelhante à de uns Iron Maiden. «Deceiver of the Gods» pretende manter esse estatuto inalterado, não desviando um milimetro que seja do caminho trilhado a partir de «Once Sent from the Golden Hall» em 1998.
Liricamente baseado na personagem de Loki, «Deceiver of the Gods» é assim mais uma runa de mitologia nórdica, que tem o aperitivo de conjugar uma estética "metálica" com personagens fantásticas que povoaram o imaginário das culturas norte-europeias. Mitos, guerra, religião (várias letras dos Amon Amarth abordam a chegada do cristianismo ao norte da Europa e respectivos conflitos), realidade e cultura: tópicos interessantissimos para letras heavy metal!
Musicalmente, «Deceiver of the Gods» é um disco que não fugindo muito daquilo que os Amon Amarth têm feito desde do início, apresenta algumas novidades. Desde logo o song writing mais crú e directo. As canções são todas bastante curtas (excepto as épicas «Under Siege» e «Warriors of the North») com estruturas simplificadas de verso-refrão e uma postura mais rock n' roll do que no passado. Se atentarmos aos álbuns mais recentes, os Amon Amarth apostavam num som bruto e compacto que acabou por fazer de «Surtur Rising» um disco monótono. Neste novo trabalho, as canções "respiram" mais, as guitarras abrem espaços a solos e à bateria versátil, não necessariamente rápida, mas muito mais equilibrada, como na brilhante passagem de «Blood Eagle» para «We Shall Destroy».
Também as vocalizações de Johan Egg são mais efectivas, fruto de uma equilibrada gestão de tons que fazem com que esta seja, quanto a mim, a sua melhor performance de sempre. A pérola deste maior foco nos vocais fica patente no dueto de Hegg com Messiah Marcolin (ex-Candlemass) no brilhante tema «Hel» quase no final do alinhamento. Uma canção típica de heavy metal que caberia no repertório de uns Judas Priest.
Mas os hinos acabam por ser muitos, residindo aqui o maior trunfo de «Deceiver of the Gods». As músicas que inicialmente parecem carecer daquele peso monolítico de um «With Oden On Our Side» (2006), desenvolvem uma personalidade muito própria, por culpa dos refrões catchy e dos riffs mais directos e definidos, como em «Father of the Wolf» e «Shape Shifter», só para citar dois dos meus temas preferidos.
Dito isto, é natural que as primeiras impressões possam não ser as melhores (já li reviews pouco abonatórias). Fugindo ligeiramente daquilo que andaram a fazer recentemente, os Amon Amarth arriscam-se a recolher algum feedback menos positivo. Porém, ouvindo «Deceiver of the Gods» com atenção, percebe-se que estamos perante um chamado "grower" ou "sleeper". Daqueles que a pouco e pouco vão ganhando o seu espaço, tal táctica de guerra psicológica, como a utilizada pelos vikings nos seus impiedosos cercos a cidadelas do sul. Lenta, paciente e fria, mas nem por isso menos letal."

9/10
in http://eventhorizon-space.blogspot.pt/2013/06/amon-amarth-deceiver-of-gods_24.html


Re: Amon Amarth - Deceiver of the Gods (2013)

Enviado: sexta jun 28, 2013 6:07 pm
por abyssum
O albúm até começa bem com o tema de abertura, mas depois é sempre a descer. Mais do mesmo. :roll:

Re: Amon Amarth - Deceiver of the Gods (2013)

Enviado: sexta jun 28, 2013 8:49 pm
por tnganisius
A primeira audição à 2 dias atrás custou bastante. As expectativas sobre o album eram enormes, o valor em que me ficou a minha cópia ainda me deixa com agonias.
Mas agora mais a frio e analisando melhor a música, nao está nenhum "Twilight of the Thunder God" ou um mighty "Versus The World", mas está muito bem conseguido. A faixa de abertura tem uma assinatura estrondosa de Amon Amarth, podia caber num qualquer album mais antigo. Under Siege têm aqueles double drum com guitarras em notas acima mesmo tipico do death metal suéco. E a faixa Warriors of the North tem uma letra fantástica.
Afinal o espirito e a sonoridade Amon Amarth está lá, talvez mais heavy, menos death. Um bom trabalho. Começo a ficar mais contente e valeu a pena pagar uma pipa de massa pelos portes alfandegários.

PS: 9/10 nessa critica acho exagerado. Talvez um 7,5/10 se ajuste melhor :mrgreen:

Re: Amon Amarth - Deceiver of the Gods (2013)

Enviado: sábado jun 29, 2013 12:01 am
por X-FrEaK
abyssum Escreveu: Mais do mesmo. :roll:


Ja tinha achado o mesmo do Surtur Rising, este aqui continua igual. Só me ficou uma música na cabeça, Hel. É a unica que se aventuraram por novos caminhos e gostei. Credo que será que dos avôs de MeloDeath só os Dark Tranquillity é que ainda me conseguem surpreender? Ando a ficar bem triste... Dan Swano volta pa fazer o Crimson III por favor

Re: Amon Amarth - Deceiver of the Gods (2013)

Enviado: sábado jun 29, 2013 7:04 am
por Zyklon
a utilizada pelos vikings nos seus impiedosos cercos a cidadelas do sul

Sinto-me um Zyklonix então, já que aqui não entram e tenho algum medo que o céu me caia em cima :lol:

Re: Amon Amarth - Deceiver of the Gods (2013)

Enviado: sábado jun 29, 2013 11:34 am
por Sir Sardine
Tirando a faixa titulo o álbum é chato. Está aqui um dos piores álbuns de Amon Amarth.

Re: Amon Amarth - Deceiver of the Gods (2013)

Enviado: sábado jun 29, 2013 1:35 pm
por Grimner
Zyklon Escreveu:
a utilizada pelos vikings nos seus impiedosos cercos a cidadelas do sul

Sinto-me um Zyklonix então, já que aqui não entram e tenho algum medo que o céu me caia em cima :lol:



E pronto, ganhaste a internet.


Fora isso, fui espreitar umas faixas, e saio com a impressão de que apenas Bolt Thrower consegue ser Bolt Thrower.

E que até Bolt Thrower foi capaz de parar de lançar coisas quando sentiu que não havia muito mais por onde evoluir.

Re: Amon Amarth - Deceiver of the Gods (2013)

Enviado: sábado jun 29, 2013 2:58 pm
por Vooder
tnganisius Escreveu:nao está nenhum "Twilight of the Thunder God" ou um mighty "Versus The World"

Nunca ouvi muito a banda, aqui e ali a espaços, mas pode-se dizer que se resume a esses dois discos, o resto é cópia inferior, certo?

Re: Amon Amarth - Deceiver of the Gods (2013)

Enviado: sábado jun 29, 2013 3:42 pm
por Lapeno Enriquez
Se esta review tivesse a palavra «ganchos» parecia gamada da loud. (ah e uma comparação tipo «é o filho bastardo de uma fornicação entre os entombed e bathory enquanto os manowar filmam com uma câmara feita pelos Ensiferum) :D

Re: Amon Amarth - Deceiver of the Gods (2013)

Enviado: sábado jun 29, 2013 6:31 pm
por meninobesta
não sendo eu especialista em coisa alguma, queria só fazer notar que os vikings não ficaram assim tão famosos por cercos, coisas lentas e capacetes com cornos... os tipos eram salteadores, bem que conquistaram muita coisa, mas nunca se atiravam para cercos e guerras de atrito...

Grimner, mais uma critica a Bolt Thrower (por muito positiva que seja) e vais um mês de férias! :mrgreen:

Re: Amon Amarth - Deceiver of the Gods (2013)

Enviado: sábado jun 29, 2013 7:16 pm
por pafg
http://en.m.wikipedia.org/wiki/Siege_of ... E2%80%9386)
Nao quero ser sabichao mas este foi um deles...

E obrigadinho pela comparação à loud, é o meu sonho de criança ser comparado aos criticos dessa revista ehehe

Re: Amon Amarth - Deceiver of the Gods (2013)

Enviado: sábado jun 29, 2013 8:57 pm
por Grimner
meninobesta Escreveu:não sendo eu especialista em coisa alguma, queria só fazer notar que os vikings não ficaram assim tão famosos por cercos, coisas lentas e capacetes com cornos... os tipos eram salteadores, bem que conquistaram muita coisa, mas nunca se atiravam para cercos e guerras de atrito...

Grimner, mais uma critica a Bolt Thrower (por muito positiva que seja) e vais um mês de férias! :mrgreen:




Crítica? :P

Só disse que apenas Bolt Thrower se conseguia safar com o ser Bolt Thrower. E que ainda por cima têm o bom senso de parar quando não se sentem inspirados.


E sim, por grande norma, os escandinavos não eram de cercos. Aliás, para tanta "sabichonice", pafg, aconselho a ler-te o artigo ;) : É que


a) Há uma diferença entre um raide viking e um exército invasor, e os raides viking eram precisamente isso, expedições de pilhagem.

b) Mesmo como exército invasor "organizado", foram incapazes de tomar a cidade, precisamente porque não só não tinham o equipamento, como não estavam para se chatear e ao fim de pouco tempo preferiram pilhar as terras circundantes por serem alvos mais fáceis. Aliás, e também segundo o artigo, a intenção do exército normando era a de sacar tributo.

c) A guerra psicológica dos escandinavos era precisamente oposta ao que descreveste e consistia em ataques rápidos e sangrentos. cuja ferocidade ganhou fama. Podias ter mais pontos ao falar do saque de York, mas mesmo isso foi um cerco rápido, que acabou com um assalto à cidade. Aliás, a invasão dinamarquesa da inglaterra começou a ser travada precisamente quando os Saxões começaram a fortificar as suas cidades. Desculpa estragar-te a metáfora.

d) tudo isto é mais interessante que o novo de Amon Amarth.

Re: Amon Amarth - Deceiver of the Gods (2013)

Enviado: sábado jun 29, 2013 9:35 pm
por Graveyard
Grimner Escreveu:d) tudo isto é mais interessante que toda a discografia de Amon Amarth.

Re: Amon Amarth - Deceiver of the Gods (2013)

Enviado: sábado jun 29, 2013 9:47 pm
por Zyklon
Graveyard Escreveu:
Grimner Escreveu:d) tudo isto é mais interessante que toda a discografia de Amon Amarth.

Opah tambem são sejam assim tão duros com o Paulo, é a opinião dele acerca do album.
Sobre o resto tambem não façam grande estrilho...voltando as aventuras do Asterix os nordicos eram um povo que tentava descobrir o que era o medo e brutos....e depois havia os Vikings que enfim eram mais parecidos com Amon Amarth que tentavam tentavam só que não tinham sorte nenhuma :lol:

Re: Amon Amarth - Deceiver of the Gods (2013)

Enviado: domingo jun 30, 2013 5:18 am
por X-FrEaK
O S.C.I.E.N.C.E. de Incubus que voltei a ouvir esta semana da mil milhoes a zero a este album lol