Evoken-"Atra Mors"

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Evoken-"Atra Mors"

Mensagempor Zyklon » terça ago 07, 2012 12:52 pm

Imagem
Falar de Evoken hoje em dia para mim é falar de algo que simplesmente ultrapassa o simples ato por vezes penoso de desconstrução mental que cada gotícula gerada por esta soturna entidade emana ao longo dos albuns é muito mais que isso, e o novo album Atra Mors não só desenvolve ainda mais este estranhissimo fascinio como consegue ainda piorar mais as coisas adensando-as e sufocando-as como poucos albuns dentro deste estilo conseguem (Morgion, Skepticism, Dolorian etc) fazer na minha alma.
Sim falei em alma porque é disso que aqui se vai falar, ouvir e sobretudo sentir.
Quem tem seguido a banda ao longo destes anos sabe bem aquilo que conseguem fazer dentro da espiral de misantropia, sofrimento e desilusão (adjectivos que corrompem e agoniam toda a nossa existencia), transformando todo esse sentimento desumano ou humano (como preferirem) em algo que deixa de ser um simples "fogo que arde sem se ver" para nos deixar envoltos em chamas e ao mesmo tempo sendo esfaqueados por picos de gelo que nos trespassam o corpo.
Como já deu para entender Evoken não é uma banda facil e percorre as linhas mestras daquele Death-Doom que tanto suor frio provocou no meio da decada de 90 por nomes como My Dying Bride e outros como os que falei mais em cima no texto, só que a diferença aqui é que o som mesmo não parecendo sofre um upgrade total, ganha ainda consistencia, a negritude é equivalente á esperança (que por vezes se sente mais nos solos mais melodicos) o que torna este album numa daquelas peças muitissimo perigosas se nos enrolar naqueles momentos em que estamos mais em baixo, lembro-me perfeitamente de uma noite á bem pouco tempo em que meti o album a rodar e dei comigo de cabeça baixa e totalmente moribundo como que se tivesse recebido a pior noticia da minha vida...
E se nos primeiros toques o album parece seda a deslizar pelo corpo á medida que o album vai ganhado ainda mais vida essa mesma seda transforma-se em cardos espinhosos que nos deixam pregados a algo imaginario, nada agradavel mas bastante palpavel.
O album cresce de uma maneira que quando damos por ela estamos a ser esmagados mentalmente por uma complexidade de notas musicais vestidas de cordeiro mas com alma de lobo, isto para usar uma comparação meio parva e surreal perante a monumental descarga de emotividade que estes seis senhores vindos de Nova Jersia nos atiram para cima.
Impossivel destacar uma faixa, mas a "The Unechoing Dread" , a "An Extrinsic Divide", ou a soberba "Into Aphotic Devastation" (uma das melhores faixas da banda até hoje) somente para destacar três são para serem consumidas com alguma reserva é que tal como diz este verso numa delas It has always been the illusion of life, for this is my sole moment, it is the moment of my death... ás vezes ouvimos coisas que nos querem meter seis palmos lá em baixo e mais estranho se torna quando toda esta beleza macabra corresponde a uma sombra demoniaca que nos deixa sufocados e a beira do abismo..
Resumindo que mais se pode pedir á banda do John Paradiso?
Nada, mas esse nada é tudo aqui!
Perfeito, magico, envolvente de tal maneira que quando damos por ela estamos paralizados de medo com aquilo que ouvimos...

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Re: Evoken-"Atra Mors"

Mensagempor abyssum » quinta ago 09, 2012 2:48 pm

Ultimamente tenho feito uma dieta mais à base de Doom, deve ser do clima quente e solarengo que nos torna mais taciturnos :mrgreen: . My Dying Bride e Mourning Beloveth têm sido os pratos do dia. O que me levou a provar este delicioso e ao mesmo tempo amargo Atra Mors dos Evoken.
É um albúm que decidi dividir em duas partes.
A primeira metade do disco temos uns Evoken mais melódicos, levando o ouvinte a um estado onirico onde a melancolia é omnipresente, e oferece uns momentos diria "maravilhosos" para qualquer amante de Doom mais atmosférico.
Na segunda metade começa o pesadelo que parece interminável, a musicalidade e as vocalizações assumem um tom muito mais pesado e negro, arrastando o ouvinte para um poço sem fundo, que só termina com o final do albúm. Até as alminhas mais negras vão sentir um certo desconforto nesta última parte, é que estes temas são mesmo muito sombrios e profundos causando um sentimento bastante depressivo.
Certamente este albúm não é pra qualquer um, apesar da primeira parte ser mais acessível, e sinceramente a minha favorita. E apenas o é porque os últimos temas já me estavam a levar pra "maus caminhos" (isto deixa mesmo um gajo em baixo). E eu até gosto do Doom bem pesado e negro, mas isto supera muito daquilo que oiço deste género, no departamento mais depressivo. Mas é isso que se pretende do Doom, e os Evoken cumpriram.
Atra Mors é uma viagem onirica que começa num mundo belo e melancólico e que termina nas profundezas abissais de um pesadelo.

miguel101
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça abr 29, 2008 11:04 am

Mensagempor miguel101 » quinta ago 09, 2012 3:03 pm

Evoken tem composições absolutamente magistrais. Considero mesmo o “Antithesis of Ligt” como um dos álbuns mais impressionantes que ouvi na vida. Acho-o perfeito.

O “Embrace the emptiness” e o “Caresse of the void” não são maus álbuns, mas considero-os apenas razoáveis. Já o “Quietus” acho-o muito bom.

Ouvi com atenção este Atra Mors. É mais um excelente álbum. As duas faixas que o Zyklon colocou são fabulosas. A “An Extrinsic Divide” está absolutamente brutal! (Só estas 3 representam 30 e tal min de grande música!)

Há qualquer coisa de psicadélico na música deles. Para lá de qualquer sensação de abismo, a música deles liberta-me completamente. É uma viagem fabulosa.

Acho uma daquelas raras bandas que consegue criar uma atmosfera única. Gostava de os ver ao vivo.

Seguramente um doas grandes lançamentos do ano.

Deixo aqui a “An Extrinsic Divide”

E a Tracklist:

0.1: Evoken - Atra Mors (11:54)
0.2: Evoken - Descent Into Chaotic Dream (11:13)
0.3: Evoken - A Tenebrous Vision (2:19)
0.4: Evoken - Grim Eloquence (9:40)
0.5: Evoken - An Extrinsic Divide (10:11)
0.6: Evoken - Requies Aeterna (1:59)
0.7: Evoken - The Uneehoing Dread (9:47)
0.8: Evoken - Into Aphotic Devastation (10:7)

Necrophilvs
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 03, 2006 6:55 pm
Localização: Depois do café do Barbosa, sempre em frente...segue, segue...

Mensagempor Necrophilvs » sexta ago 10, 2012 2:16 pm

Tenho que pôr as mãos nisto :)

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » domingo ago 12, 2012 2:12 pm

Para mim, está para o Doom como o Parasignosis de Mitochondrion está para o Death Metal. Ou seja, "O" álbum. Capaz de pegar num estilo com 20 anos de tradição e, sem comprometer uma nota que seja a tendências mais recentes ( como por exemplo Esoteric, outros gigantes fazem -muito bem, diga-se de passagem- no seu paragon of dissonance, que pisca um pouco o olho àquilo que Isis ou Cult of Luna trouxeram ao som pesado), criam algo que sendo firmemente enraizado no passado ( oiçam o solo da Grim Eloquence e tentem NÃO pensar em Cathedral dos tempos do Forest of Equilibrium...), é igualmente algo de completamente novo. Muito por força dos teclados, que servem mais para desorientar e contrapor as guitarras que para as envolver em ondas xaroposas ( aquela tentação a que tantos sucumbiram no final dos anos 90), a que se alia um reencontro com a melodia cuja falta tornava o Caress of The Void um álbum mais insípido (especialmente agora "ensanduichado", entre o Antithesis e este), mas também pelo excelente uso de dinâmicas, como que a provar que não é por terem musicas ultra lentas de 11 minutos que deixam de ter variação nelas. Não há aqui um segundo que seja de auto indulgência, ou de divagação mais etérea, cada passagem sabe de onde vem e para onde vai, e o resultado é extremamente coeso.

Absolutamente colossal, em suma.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » domingo ago 12, 2012 2:24 pm

Cada vez mais isto...
Para mim, está para o Doom como o Parasignosis de Mitochondrion está para o Death Metal. Ou seja, "O" álbum. Capaz de pegar num estilo com 20 anos de tradição e, sem comprometer uma nota que seja a tendências mais recentes

..e depois desta estou super curioso para saber o que Indesinence nos vais mostrar tambem.

Necrophilvs
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 03, 2006 6:55 pm
Localização: Depois do café do Barbosa, sempre em frente...segue, segue...

Mensagempor Necrophilvs » terça ago 14, 2012 5:21 pm

Muito bom álbum! Estes gajos nunca me desiludiram. Pontos altos: Grim Eloquence, An Extrinsic Divide e Into Aphotic Devastation. Genial!

mnl-stl
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jul 17, 2003 12:04 pm

Mensagempor mnl-stl » quinta out 18, 2012 8:21 pm

Ora bem, eu pouco ou nada conheço de Funeral Doom e muito menos de Evoken. Ao ouvir este "Atra Mors" fiquei bastante impressionado e , provavelmente, rendido à atmosfera negra/soturna/whatever desta banda e sub-género.
Não tem parado de rodar ao ponto de considerar um dos álbuns do ano, podendo ainda passar no teste da intemporalidade. A ver, vamos.
Pelo que já tive oportunidade de ler, a restante discografia também é do calibre deste álbum. Portanto, :headbanger:

miguel101
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça abr 29, 2008 11:04 am

Mensagempor miguel101 » domingo out 21, 2012 1:50 pm

mnl-stl Escreveu:Ora bem, eu pouco ou nada conheço de Funeral Doom e muito menos de Evoken. Ao ouvir este "Atra Mors" fiquei bastante impressionado e , provavelmente, rendido à atmosfera negra/soturna/whatever desta banda e sub-género.
Não tem parado de rodar ao ponto de considerar um dos álbuns do ano, podendo ainda passar no teste da intemporalidade. A ver, vamos.
Pelo que já tive oportunidade de ler, a restante discografia também é do calibre deste álbum. Portanto, :headbanger:

Para mim, a obra prima da banda continua a ser o "Antithesis of light". É aí que sinto uma musicalidade inspiradissima, onde passagens atmosféricas combinam na perfeição com passagens mais pesadas e onde criam uma atmosfera única em cada faixa. São 70 minutos de música do mais alto nível.

Este coloco-o ao nivel do "Quietus", em termos de preferencias, embora o "Atra Mors" me soe mais pesado e agressivo.

E os evoken, comparativamente com outras bandas dentro da linha, conseguem fugir, de uma forma geral, ao minimalismo reinante. Talvez por essa razão, pelo menos para mim, são uma banda que pego com bastante regularidade.

Onesolo
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 11, 2004 1:52 am
Contacto:

Mensagempor Onesolo » sexta nov 09, 2012 2:18 pm

Pra mim até agora, album do ano de metal!!!
Não conhecia a banda e foi uma agradavel surpresa...
É este tipo de som, dentro do doom do estilo q morgion tb fez, q mais procuro
"I've tried so hard to become human but all I feel is regret
inside this empty shell we're all so afraid of what we've become"
Follow me http://twitter.com/one_solo

EduardoMarinho
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado fev 21, 2009 1:30 pm

Mensagempor EduardoMarinho » sexta fev 01, 2013 1:36 am

Já não há muito mais a dizer sobre o "Atra Mors". É mesmo muito bom!

Admira-me que ninguém tenha referido especificamente os últimos 5 minutos da "Grim Eloquence". A passagem do ambiente mais negro e profundo (a evocar claramente os primórdios de Cathedral, como disse o Grimner e bem) para aquele final que tem tanto de belo como de desolador é tão envolvente! Para mim, é de longe o melhor momento do disco e também uma das passagens mais belas que já ouvi.
The Hanged Man's Swansong:
Últimas atualizações: Entrevista com Sacred Sin

pafg
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm

Mensagempor pafg » sexta fev 01, 2013 9:15 pm

Voltar para “Arquivo 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes