Mitochondrion – "Parasignosis"

Manitu
Participante
Registado: sábado mai 22, 2010 3:21 pm

Mitochondrion – "Parasignosis"

Mensagempor Manitu » sábado jan 29, 2011 11:41 pm

Imagem
TEMAS...
1. Plague Evockation (Pestilentiam Intus Vocamus, Voluntatem Absolvimus Part I)
2. Lex Ego Exitium (Pestilentiam Intus Vocamus, Voluntatem Absolvimus Part II)
3. Tetravirulence (Pestilentiam Intus Vocamus, Voluntatem Absolvimus Part III)
4. Trials
5. Rift/Apex
6. Parasignosis
7. Banishment (Undecaphosphoric)
8. Kathenotheism
9. Untitled
10. Untitled
11. Ambient Outro

Shawn Hache - Vocais, Guitarra
Nick Yanchuk - Vocais, Guitarra, Baixo
Karl Godard - Bateria, Teclas

É tarefa quase surreal falar ou pensar sequer o que seja, sobre este "Parasignosis"
Se já me haviam impressionado em larga escala com o longa duração, "Archaeaeon" de 2008, onde se podia testemunhar que a banda já tinha o "pé na porta", prontos para tudo rebentar, agora se revelam.
Creio que se torna exasperante tentar definir um estilo único para esta banda. A mistura sagaz e atormentada de Death/Black, tornam a audição deste "Parasignosis" obrigatória. Impossível de ultrapassar ou ignorar.

"Parasignosis" define-se desde a primeira faixa, como uma incansável e mortificante viagem, pleno de atmosferas discordantes e longe do corriqueiro lirismo gore sangrento. Vagueia mais num misticismo negro e turbulento.
Claro que existem referências subtis a outras bandas, Morbid Angel, entre elas, mas o que aqui se ouve ultrapassa as fronteiras da mera suposição.
Uma densa parede sonora foi forjada. O som revela-se de tal forma colossal que falar meramente de sufoco ou claustrofobia, não lhe faz justiça. As vozes, que ultrapassam a própria razão, unem-se a esta torrente sonora, suspiradas, graves e profanas.
Estão definidas as mais primitivas e aterradoras bases que tornarão este um dos grandes trabalhos de uma nova geração de extremismo sonoro.

É fundamental ouvir este monstro e deixar entrar todas as sensações, por mais negras que sejam.
Os temas são autênticos manuais de loucura cirúrgica. Escutemos o que nos dizem e na complexidade que destilam. Na brutal mistura de peso arrastado, descomunal... Qualquer acérrimo adepto de Funeral Doom o poderá venerar. As descargas viciosas, virulentas de Death Metal abissal forjado numa fúria monumental, o efeito ritualista, esbatido de cinzento do Black Metal ortodoxo; está tudo aqui, neste mutante de escuridão.
As referências sonoras não terminam por aqui. Até se pressentem pinceladas Drone e piscadelas ao absoluto terror sonoro de Mories e seu projecto psicopata "gnaw their tonges".
Para que se tenha noção basta apenas escutar o tema "Tetravirulence (Pestilentiam Intus Vocamus, Voluntatem Absolvimus Part III)", onde a complexidade sonora de que acima falei nos surge em todo seu esplendor! Contraí-se e expande-se. Maciço, denso, implacável! Aglomera tantas e tantas camadas que se torna, tal como tudo o resto, distorcido, torturante...

Portanto, falo de triunfo absoluto. Uma inexplicável obra-prima de lógica terrível e assustadora. Tudo envolto num obscuro universo de violência sonora sem limites.

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Re: Mitochondrion –" Parasignosis"

Mensagempor Zyklon » domingo jan 30, 2011 12:00 am

Para mim é agora o melhor album de Death-Metal de todos os tempos, desde que o tenho que o ouço praticamente uma vez por dia.
Só para dar um exemplo a classe presente na musica em baixo bate albuns inteiros!

Anne [RIP 2011/12/24]

Mensagempor Anne [RIP 2011/12/24] » domingo jan 30, 2011 12:02 am

É impressionante que apenas 3 gajos façam tanto "barulho".

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » domingo jan 30, 2011 12:05 pm

Não vou estar a repetir o que disse no tópico de Ulcerate, apenas acrescentar que este é talvez o melhor Death Metal deste milénio. Sendo que, a julgar pela densidade, o metal em questão só pode ser tungsténio.

Se algo tirar este álbum do top, fico muito, muito surpreso. E tendo em conta que a minha banda preferida (Primordial) tem um lançamento na calha, isso diz muito deste colosso. Indispensável.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Sethlad
Moderador
Registado: segunda mai 12, 2008 5:26 pm
Contacto:

Mensagempor Sethlad » domingo jan 30, 2011 12:26 pm

Há pouco mais a dizer.

É um colosso do Death Metal e do Metal em geral... tem absolutamente tudo nas doses certas, escuridão, brutalidade, estructura, violencia, melodia, dinâmica... enfim... obra prima.

Malkla
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça out 21, 2008 3:28 pm

Mensagempor Malkla » segunda jan 31, 2011 1:19 pm

Fiquei curioso com os comentarios que li e fui investigar esta banda. Sem querer me alargar muito e provavelmente um dos melhores albuns de sempre, fdx que descarga muito muito bom como e que 3 gajos so compoem um som tao poderoso. Este album e obrigatorio para um fan de death/black metal o ouvir :headbanger: :metal: .
Era meterem-los no barroselas :metal:

joaonuno2009
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jul 27, 2010 12:16 am
Contacto:

Mensagempor joaonuno2009 » segunda jan 31, 2011 10:05 pm

Ao início nao liguei muito, mas agora estou a adorar, este álbum é na minha opinião, um dos melhores que ouvi até hoje no que toca ao Death, e ainda estou só concentrado nas 1ªs quatro faixas
https://joaonvno2009.blogspot.com/

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Zyklon » sexta fev 04, 2011 5:26 pm

Quando se ouve um album que desde logo nos dá a ideia que se está perante algo unico e inovador, geralmente acontecem duas coisas.
Primeiro começam-se a encontrar paralelos com aquilo que de melhor se faz dentro de um estilo e segundo coloca-los na linha da frente do movimento musical onde se inserem.
Digo isto antes de ir ao album para tentar explicar o porquê de nos ultimos dois anos ter andado a referir quase sempre Mitochondrion no role de bandas mais á frente no que ao DM diz respeito e a menciona-los quando iam aparecendo albuns que considerei como peças imperdiveis do estilo.
Pois bem todo o "esforço" lirico que tive acabou por ter resultados positivos, aliás superou mesmo ao maximo todas as expetativas que tinha para o segundo trabalho dos canadianos Mitochondrion, e se já tiveram oportunidade de o ouvir (acredito que sim), verão que este Parasignosis não é só um album brilhante mas tambem uma peça incontornável da historia da musica extrema e um classico bem atual.
Para mim é atualmente o meu album favorito de Death-Metal enquanto estilo musical, superando obras antigas como mais recentes, já que as "novas" e escuras tonalidades criada pela tripla Nick, Shawn e Karl impressionam pela forma como desenvolvem um estilo que cada vez mais parece ganhar novas formas...
O titulo é um suposto estudo ou conhecimento do parasitismo (Para-Signosis) e é partir daqui que estes "mitocondrios" se vão movimentando no organismo celular do DM, colidido entre si e gerando uma estranha energia notoriamente nuclear ficando-se com preceção que aquilo que desenvolvem não é mais que pequenas particulas de som que são colocadas dentro de um acelerador para depois colidirem entre si, gerando destruição e radiação, como se a fisica se transformasse em sons extremos..
Dito isto, já deve dar uma ideia da complexidade musical aqui presente e da forma como a banda a retrata ao longo das oito faixas aqui presentes.
Complexidade essa que parte de inumeras influencias do movimento sendo que as mais obvias são mesmo Morbid Angel, Portal ou Immolation mas não se ficam por aqui vão buscar um pouco do ambiente obscuro de albuns antigos como o "Legion","In Their Darkened Shrines" ou "Ownard To Golgotha" e mais atuais como o "Swarth" ou "Beheaded Ourobouros" elevando-os para o nivel seguinte, não esquecendo é claro as regras mais ancestrais do estilo onde os solos tipicamente floriadianos dão um sentido de naturalidade impressionante a este monstro, sendo que alguns na minha opinião são do mais malvado que já ouvi, até na forma como misturam e partem a dissonancia com o proprio extremismo musical afogando-o numa imensidão de obscuratismo acaba por dar uma nova viragem áquilo que vulgarmente chamamos de Death-Metal..
A propria construção|desconstrução dos temas não tem igual hoje em dia, e poucas bandas conseguem juntar em apenas varios minutos todo um estilo e ainda lhe dar uma nova prespectiva.
Ouça-se os casos da espantosa faixa titulo, a trilogia de parasitismo inicial que abre o disco, ou a impressionante "Trials", até mesmo nas deambulações mais atmosfericas a banda consegue fazer chegar até nós um peganhento mural sonoro que nos deixa numa estranha e absorvente ebulição mental acabando por transformar tudo o que de excelente se ouvia no mitico Archaeaeon e dando-lhe o seguimento natural..
Um registo que não só rebate tudo o que foi feito até hoje, mas dá tambem uma nova imagem daquilo que o DM ainda tem para dar no futuro, é que depois de mais de uma decada de aparente coma o estilo está novamente a ser reanimando por bandas como Mitochondrion, Portal, Dead Congregation, Ulcerate, Witchrist, Vasealeth isto só para escrever alguns nomes, não se trata de tiros no escuro, isto é certeiro acima de tudo bem mortal, está quente, bem quente e ao longo deste ano preparem-se que mais petardos virão..está aberto o segundo diluvio..
Obrigatorio, recomendado, e uma peça unica, não deixem é passar provavelmente o melhor album de DM de todos os tempos ao vosso lado...
Destaque tambem para o excelente artwork criado pelo Alex Brown no booklet do cd tanto a nivel grafismo com a nivel visual..
Perfeito!

Manitu
Participante
Registado: sábado mai 22, 2010 3:21 pm

Mensagempor Manitu » sexta fev 04, 2011 7:05 pm

A questão que obrigatoriamente se irá pôr, refere-se a dois pontos importantes: por um lado e juntamente com algumas das bandas que justamente destacas, é o facto de a fasquia de qualidade ter sido colocada a um nível obscenamente alto! Quer pela questão técnica quer pela própria noção de criatividade, aqui, de facto, surreal. Por outro lado, e isto, pelas próprias experiências passadas, é o que mais me preocupa, veremos até que ponto estes senhores conseguem manter tamanha capacidade de criação. Até que ponto não seja fogo de vista (pessoalmente não creio que o seja, mas permito-me sempre ser cinicamente céptico) e por fim até onde é que se poderão manter realmente íntegros mesmo quando tudo aponta para que esta nova vaga se venha a tornar saturada, com tudo e todos a a copiar.
Uma coisa asseguro, pior ou melhor, estes monstros estarão sempre na trincheira da frente! Serão sempre copiados, nunca imitadores!
Vai ser muito, muito interessante observar o fenómeno...

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Zyklon » sexta fev 04, 2011 7:32 pm

Até agora têm estado sempre um passo á frente, já no Archaeaeon estavam mas aqui deram prai uns 5 passos.
Tambem acho que este tipo de sonoridade vai ser batida nos proximos tempos ainda mais do que até aqui, mas acredito que eles não se fiquem por aqui e continuem a injetar veneno no DM.
Curiosamente o album está a ter um feedback quase irreal para uma banda de Death, aqui á tempos o Karl mostrou um link no Facebook onde o Parasignosis estava no top de melhor album de 2011 (curiosamente ainda está)..só para terem uma ideia do que isto anda a provocar.
Hype ou não esta porcaria é um petardo do caralho!!
The End.

Indigente
Moderador
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Mensagempor Indigente » sexta fev 04, 2011 11:30 pm

Ainda só tive a oportunidade de ouvir o álbum uma vez, e sendo um trabalho difícil de digerir, atinge momentos absolutamente devastadores, mas não fiquei imediatamente convencido. Além que abusam um pouco de faixas de transição, que é algo que nunca apreciei muito.

Uma pequena acha para a fogueira: parece-me que cada vez há mais bandas a recorrer a este tipo de produção, que tenho visto ser a descrita como "wind-tunnel" death metal. Começa lembrar esta recente vaga de bandas de sludge/doom que querem o som mais badalhoco possível mas que tem graves lacunas em termos de composição. Não digo que seja o caso com os Mitochondrion, mas este tipo de produção potencializa a agressão sonora e dificulta a compreensão das músicas de tal maneira que às vezes dá a ideia que é um subterfúgio usado pelas bandas para ocultar a banalidade das músicas, que de outra maneira, estaria claramente exposta. Just a thought :)
Wine, women and song.

Vaargseth [RIP 2012/04/25]

Mensagempor Vaargseth [RIP 2012/04/25] » sexta fev 04, 2011 11:57 pm

Não vou fazer um grande texto apenas para dizer o que pensei do álbum...
Melhor álbum de 2011 e quase de certeza que entretanto não sairá melhor que este.
Melhor álbum de DM desde à muito tempo. E está tudo estrondoso...

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » sábado fev 05, 2011 12:55 pm

Indigente Escreveu:Uma pequena acha para a fogueira: parece-me que cada vez há mais bandas a recorrer a este tipo de produção, que tenho visto ser a descrita como "wind-tunnel" death metal. Começa lembrar esta recente vaga de bandas de sludge/doom que querem o som mais badalhoco possível mas que tem graves lacunas em termos de composição. Não digo que seja o caso com os Mitochondrion, mas este tipo de produção potencializa a agressão sonora e dificulta a compreensão das músicas de tal maneira que às vezes dá a ideia que é um subterfúgio usado pelas bandas para ocultar a banalidade das músicas, que de outra maneira, estaria claramente exposta. Just a thought :)

Sem dúvida que isso existe e é uma realidade cada vez mais presente nesta onda de bandas de Death Metal. Contudo isso para estes senhores nãos e aplica. Ouve o álbum com mais atenção e vez que há um trabalho de composição sublime por trás desse "wind tunnel".

Inicialmente este álbum não me tinha despertado grande interesse. Agora é raro não o ouvir todos os dias. Sem me alongar muito (porque acho que já muito foi dito, e bem, sobre estes senhores) é um trabalho espectacular e certamente vai fazer parte do lote dos melhores álbuns do ano e no que toca a Death Metal sem dúvida que é um dos melhores lançamentos de há muito anos para cá!

AnalogicOrder
Metálico(a)
Registado: segunda dez 27, 2010 5:22 pm
Contacto:

Mensagempor AnalogicOrder » domingo abr 22, 2012 2:01 pm

Imagem

Se alguém ainda procura este álbum, pode contactar a http://analogicorder.wordpress.com/
analogicOrder : mailorder
-

url=http://analogicorder.wordpress.com/cds/az/] List CDs A-Z[/url] | e-shop/Paypal | Facebook

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » domingo abr 22, 2012 7:14 pm

Um grande albúm de Death Metal, denso, técnico, obscuro e brutal. É assim que deve ser o Brutal/Death Metal. Muito bom. :metal:

Voltar para “Arquivo 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante