Nevoeiro Escreveu:Só para dizer que quem faz downloads ilegais devia morrer de caganeira!
*corre para a casa de banho

Pedro Lopes Escreveu:A "velha guarda" não tinha nada disso. Tinhamos apenas os amigos com quem nos encontravamos para ouvirmos os discos uns dos outros, as fanzines, as revistas e os programas de radio.
Frozen_Shadow Escreveu:Pedro Lopes Escreveu:A "velha guarda" não tinha nada disso. Tinhamos apenas os amigos com quem nos encontravamos para ouvirmos os discos uns dos outros, as fanzines, as revistas e os programas de radio.
Na velha guarda não havia tape trading?:lol: enfim...só quem viveu o tempo sabe as asneiras que dizes,eu não me importava de receber as dezenas de contos que gastei a enviar/trocar albuns para o pessoal.
Grimner Escreveu:O forum, enquanto entidade, reconhece a ilegalidade das práticas de download e, por essa razão não o permite. Da mesma forma que, usando analogias, os moderadores terão ãs suas opiniões pessoais em relação ao consumo de drogas, e mesmo que sejam a favor da legalização não autorizariam que se traficasse aqui dentro.
Agora, quem tenha idade para se lembrar, ou possua alguns vinis mais antigos deve com certeza lembrar-se de uns disticos na contra capa a dizer "tape trading is ilegal and hurts the business", ou qualquer coisa assim do género.
O debate não nasceu ontem, portanto. Há 30 anos que nos andam a dizer isto, e não deixa de ser curioso que se defenda o tape trading e vilanize o downloading ilegal, quando são uma e a mesma coisa, e os critérios não mudaram.
No inicio dos anos 90, eu, como muitos outros, tinha um circulo de tape trading, reuniamo-nos a trocar cassetes, faziamos listas e depois trocavamos, ou gravavamos aos amigos. E como em tudo na vida, de umas coisas gostava realmente muito e ia a correr comprar, outras não comprava porque já tinha em casette e não me dava ao trabalho. Nunca comprei, por exemplo, um unico album de Cannibal Corpse. Nem por isso dexei de os ouvir, ou muito menos deixei de os ir ver na Incrivel almadense.
E o mesmo se aplica hoje em dia. Não me sinto minimamente compelido a comprar um album que ache mais ou menos, e que até se ouve mas não me delicia. Mas muitas vezes esse dito album pode ter um par de musicas poreiras, e ouvir-se bem, ou ser algo que só me apeteça ouvir de vez em quando, e que doutra forma nunca sequer compraria. Como não deixei de comprar cds por causa disso, e quando gosto, e tenho as posses para tal, continuo a comprar, na prática nada muda, a não ser o facto de que se a dita banda que eu não adoro, e não compraria passar por estes lados, se calhar como até conheço vou lá dar um saltinho. Coisa que não faria se nunca tivesse ouvido a dita.
A verdade +e muito simples. Quem não compra, não deixa de comprar por existir o download. Quem não compra, não compra porque não compraria de uma forma ou de outra, e quem compra, compra na mesma. Tal como nos tempos do tape trading, que de resto, na altura tambem era ilegal (não importa que não tivessem acesso à musica, estava-se a fazer cópias ilegais de material protegido por direitos de autor, tal e qual como hoje), mas aparentemente, "mais justificado". O resto, soa-me à velha conversa de "puxar de galões" de "ah, e tal, eu sou mais fã do que tu porque compro cds, e isto e aquilo".
[Nota de moderador: falando em puxar de galões, se os meninos não se moderarem na linguagem, teremos nós que puxar dos nossos e fazer limpeza e respectivos avisos.]
Pedro Lopes Escreveu:Naturalmente que concordo com o que dizes! Mas os meus comentários são muito claros! Hoje em dia tens ao teu dispor meios de conheceres e ouvires antecipadamente os discos antes de os comprares, que não tinhas antigamente!
E este tem sido o principal argumento de quem defende o download ilegal! Poder ouvir antes de comprar!
Toretto Escreveu:Pedro Lopes Escreveu:Naturalmente que concordo com o que dizes! Mas os meus comentários são muito claros! Hoje em dia tens ao teu dispor meios de conheceres e ouvires antecipadamente os discos antes de os comprares, que não tinhas antigamente!
E este tem sido o principal argumento de quem defende o download ilegal! Poder ouvir antes de comprar!
Espero que me indiques um local onde possa ouvir, gratuitamente e na sua totalidade, os últimos álbuns de Be'Lakor, Wayd, Stoneman e The Seventh. Já que existem os meios que referes, gostaria de os conhecer...
Myspace, purevolume e companhia não contam porque só apresentam uma ou duas músicas, faixas cortadas e tretas dessas. Ninguém consegue avaliar um álbum, enquanto investimento, baseado em apenas uma música. Isto é como ir à pastelaria e comprar um bolo porque tem um aspecto magnifíco e depois da primeira trincadela, só apetece deitar fora, mas tem de se comer porque custou dinheiro.
E já agora, gostaria de saber onde posso ouvir os noruegueses In Vain e o seu The Latter Rain que é, quanto a mim, o álbum do ano até este momento. Não fosse a net e eu agora não estava à espera que o Alcobia volte das férias para encomendar o álbum...
E porque não um local onde possa ouvir a discografia de Mago de Oz (que orgulhosamente tenho em original) que é a minha banda preferida e que conheci através da net?
Hasta
Pedro Lopes Escreveu:Ah bom! Só contam os locais onde podes ouvir o disco na totalidade.
Pedro Lopes Escreveu:Pegando no teu exemplo, só depois de comeres o bolo é que decides se o vais pagar!
Pedro Lopes Escreveu:Entretanto, não te distraias com o regresso do Alcobia pois parece que vai deixar o negócio.
Pedro Lopes Escreveu:Toretto Escreveu:Pedro Lopes Escreveu:Naturalmente que concordo com o que dizes! Mas os meus comentários são muito claros! Hoje em dia tens ao teu dispor meios de conheceres e ouvires antecipadamente os discos antes de os comprares, que não tinhas antigamente!
Espero que me indiques um local onde possa ouvir, gratuitamente e na sua totalidade, os últimos álbuns de Be'Lakor, Wayd, Stoneman e The Seventh. Já que existem os meios que referes, gostaria de os conhecer...
Myspace, purevolume e companhia não contam porque só apresentam uma ou duas músicas, faixas cortadas e tretas dessas. Ninguém consegue avaliar um álbum, enquanto investimento, baseado em apenas uma música. Isto é como ir à pastelaria e comprar um bolo porque tem um aspecto magnifíco e depois da primeira trincadela, só apetece deitar fora, mas tem de se comer porque custou dinheiro.
E já agora, gostaria de saber onde posso ouvir os noruegueses In Vain e o seu The Latter Rain que é, quanto a mim, o álbum do ano até este momento. Não fosse a net e eu agora não estava à espera que o Alcobia volte das férias para encomendar o álbum...
E porque não um local onde possa ouvir a discografia de Mago de Oz (que orgulhosamente tenho em original) que é a minha banda preferida e que conheci através da net?
Hasta
Ah bom! Só contam os locais onde podes ouvir o disco na totalidade.
Pegando no teu exemplo, só depois de comeres o bolo é que decides se o vais pagar!
Pois assim não é fácil! Já agora o que fazes aos bolos que comes e não pagas? Ficam na reciclagem?
Não vale a pena responderes. Cada um tem a sua ética enquanto amante da musica perante os musicos.
O futuro poderá passar por se retirar poder à indústria e deixar os artistas fazer o que bem entenderem com a distribuição do seu trabalho.
Não vai ser fácil e a minha preocupação não está nos grandes mas sim no apoio aos novos que me parece ser cada vez menor.
Entretanto, não te distraias com o regresso do Alcobia pois parece que vai deixar o negócio.
Abraços,
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes