Documentários sobre Metal e a sua relevância no contexto português.

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Contacto:

Re: Documentários sobre Metal e a sua relevância no contexto português.

Mensagempor Aiwass » quarta fev 11, 2009 10:13 am

“The past – paste, pus, piss – is all only illusory events created by a stone mask to justify an illusory stagnant present.”

Luke Rhinehart
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

Grin
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado jan 20, 2007 10:03 pm

Mensagempor Grin » quarta fev 11, 2009 2:03 pm

eu não queria entrar neste debate mas vou deixar aqui de qualquer forma o meu ponto de vista:

o "Metal" em portugal não tem relevancia, as novas bandas são vazias de identidade e não passam de meras copias reles do que se passa lá fora!

não vejo nenhuma banda de miudos, com menos de 30 anos, a fazerem um som que tenha "substancia".

hoje em dia não há bons musicos!
as baterias são programadas e as guitarras editados no pro-tools ou nuendo ou cubase, as vozes carregam-se de auto-tune e efeitos para disfarçar.

o essencia deste mal, está na nova geração de "Netaleiros" miudos sem rumo que vão em busca de mp3 e videos do youtube para dar origem á sua banda de sonho!

em conversa com um desses Netaleiros, em conversa de esquina de bairro alto perguntei inocentemente:
eu - "ouve lá, quantos discos tens?"
netaleiro - "tenho mais de 500 albuns em casa"
eu - "ya fixe, mas diz lá quantos discos tens..."
netaleiro - " pá tenho lá uns 10 cds perdidos mas nem sequer os oiço, são para vender"
eu - "10 cd's?!?"
netaleiro - "méne o que interessa são os gigas que tenho no pc e todas as discografia completas que saquei"
eu - "gigas?!? e discos? aquela cena redonda e preta com capa, letras e fotografias"
netaleiro - "deves pensar que eu vivo na idade da pedra"

depois deste discurso vim a saber que o moço tinha uma banda muito falada.

e eu penso, se o futuro do Metal, está na nova geração, então o Metal vai-se perder.

antigamente sim, os musicos esforçavam-se para aprender a tocar, compor bons temas, gravar com os poucos recursos que existam!
essa paixão perdeu-se há uns bons 10 anos.

cada vez concordo mais com a assinatura do Coragem! meu, tu tás lá :lol:

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quarta fev 11, 2009 5:19 pm

se em parte concordo contigo, em parte não concordo. E vou explicar porque. mas vai sair testamento...

primeiro, o principal ponto em que discordo de ti é na definição de paixão. Acho-a incompleta. para ti paixão é a fome de conhecer, e achas que fome de conhecer é comprar discos. Achas que o mero sacar não substitui o comprar discos. para mim é algo mais, paixão é tanto a fome de conhecer, como o desfrutar aquelas coisas especiais.
Para conhecer, eu sou da opinião que o mp3 é perfeito. é leve, rápido, barato, de boa qualidade, acessível, e há uma diversidade enorme de escolha. Eu saco, comprei um pc para sacar, e sempre hei-de sacar música. é a melhor forma de alimentar a fome de conhecer. não tenho complexos nenhuns, e sou completamente a favor dos downloads. é completamente irrealista pedir-se, sequer se mencionar a alguem (hoje ou sempre) que comprem TODOS os discos que são editados. É completamente impossível, tanto monetária, como fisicamente impossível. mesmo que agora os CD's passassem a ser vendidos a um centimo, quantas lojas, quantas semanas, meses, quantos km de estantes, quantos camiões de transportes seriam necessários para que toda a gente podesse ter na sua loja ao fim da rua todos os discos que são e foram editados? Não dá, é impossível. Nem sequer a vida humana tem a duração suficiente para ouvirmos tudo. A net, os downloads são a melhor discoteca jamais inventada, temos acesso a quase tudo, com rapidez, facilmente, e só temos que esperar que na infima parte do que sacamos e ouvimos haja lá algo que nos faça estremecer. A internet e os downloads são a melhor forma de alimentar a fome, isso é inegável.

Mas depois há o desfrutar as coisas especiais. E aí, a exigencia tem que ser maior, não há nenhuma comparação entre o som dum CD e um mp3, e para desfrutar ainda de um modo mais majestoso, já comecei (finalmente) a investir no vinyl.
Mas o teu erro, infelizmente, é um erro muito comum no metal. aqui no fórum isso é tão visivel ao ponto do anedótico (eu pelo menos acho uma piada brutal), toda a gente quer conhecer mais que os outros, toda a gente está sempre a atirar nomes de bandas que não lembram ao menino jesus (no metal o menino jesus é o dark side lol), e muitas das vezes sem conhecer mais que as 3 ou 4 musicas no My Space da banda lol esta cultura do trve, do conhecer mais, do conhecer muito, ofusca completamente o outro lado da paixão. o desfrutar calmamente, em todo o explendor A MERDA DUM DISCO!!!! Um disco... No meio da imensidão de merda que se saca, deixar-mo-nos conquistar por um disco, comprar a porra do disco em melhor qualidade, fechar as janelas para tudo o resto e desfrutar AQUELE DISCO. não interessa se o disco é duma banda que toca para 20 amigos, se duma banda que esta na moda, se duma banda que caga discos de platina. é um disco, e desfrutar a viagem, apenas e só. isso não existe em grande número. E porque? porque isso está ofuscado pela fome, pelo culto do conhecer mais, porque nos deixamos levar pela avalanche de informação e pela ideia errada de que isso é a paixão. mas não é. isso é o primeiro passo.

E o resultado, é toda uma nova geração de netaleiros (que são muitos mais do que os que eram metaleiros há umas décadas, porque muita gente veio já aqui ter por causa da internet, da moda, do ser cool, do acaso de ter sacado uma coisa mais pesada que gostou, whatever...), que não consegue desfrutar um disco, não consegue parar, e deixar-se inebriar por um singelo disco. Ou seja, apreendem a forma, mas a substãncia passas-lhe completamente ao lado. E hoje como sempre, ser músico, é um imã de gajas único lol ter uma banda é uma excelente forma de engatar gajas... resultado? Montes e montes de bandas más, meras cópias de cópias, ou seja, um oceano de música de merda.

Mas eu sou bastante mais optimista que tu, e este o outro ponto em que discordo de ti. No meio desse oceano de merda, há pequenas ilhas de música excelente. Música feita com paixão, por paixão, por músicos que amam, adoram, e vivem para a música. Que não só têm fome, como principalmente se deixam arrebatar pela música, por uma música, por um disco... E como encontrar essas ilhas? nadando no oceano de merda que é a internet! Eles andam aí... é preciso é encontrá-los, e isso não é fácil. mas hey... "A dificuldade faz a paixão." certo?
Imagem

coragem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 01, 2008 11:56 pm

Mensagempor coragem » quarta fev 11, 2009 6:35 pm

Grin Escreveu:eu não queria entrar neste debate mas vou deixar aqui de qualquer forma o meu ponto de vista:

o "Metal" em portugal não tem relevancia, as novas bandas são vazias de identidade e não passam de meras copias reles do que se passa lá fora!

não vejo nenhuma banda de miudos, com menos de 30 anos, a fazerem um som que tenha "substancia".

hoje em dia não há bons musicos!
as baterias são programadas e as guitarras editados no pro-tools ou nuendo ou cubase, as vozes carregam-se de auto-tune e efeitos para disfarçar.

o essencia deste mal, está na nova geração de "Netaleiros" miudos sem rumo que vão em busca de mp3 e videos do youtube para dar origem á sua banda de sonho!

em conversa com um desses Netaleiros, em conversa de esquina de bairro alto perguntei inocentemente:
eu - "ouve lá, quantos discos tens?"
netaleiro - "tenho mais de 500 albuns em casa"
eu - "ya fixe, mas diz lá quantos discos tens..."
netaleiro - " pá tenho lá uns 10 cds perdidos mas nem sequer os oiço, são para vender"
eu - "10 cd's?!?"
netaleiro - "méne o que interessa são os gigas que tenho no pc e todas as discografia completas que saquei"
eu - "gigas?!? e discos? aquela cena redonda e preta com capa, letras e fotografias"
netaleiro - "deves pensar que eu vivo na idade da pedra"

depois deste discurso vim a saber que o moço tinha uma banda muito falada.

e eu penso, se o futuro do Metal, está na nova geração, então o Metal vai-se perder.

antigamente sim, os musicos esforçavam-se para aprender a tocar, compor bons temas, gravar com os poucos recursos que existam!
essa paixão perdeu-se há uns bons 10 anos.

cada vez concordo mais com a assinatura do Coragem! meu, tu tás lá :lol:

200% de acordo :metal:
fdx nunca vi tanta artificialidade como agora :? :?

Grin

Mensagempor Grin » quarta fev 11, 2009 7:38 pm

Almah Perditae Escreveu: vai sair testamento...

li o teu post com muita atenção e estás coberto de razão.
eu é que me expliquei mal e de forma incompleta.

coragem: deixas-me usar a tua assinatura?!? :cheers:

coragem
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor coragem » quinta fev 12, 2009 9:46 am

Grin Escreveu:
Almah Perditae Escreveu: vai sair testamento...

li o teu post com muita atenção e estás coberto de razão.
eu é que me expliquei mal e de forma incompleta.

coragem: deixas-me usar a tua assinatura?!? :cheers:

tas à vontade eheheh
cheers :cheers:

Grin

Mensagempor Grin » quinta fev 12, 2009 10:34 am

coragem Escreveu:tas à vontade eheheh
cheers :cheers:

já está :D

quando te apanhar num concerto pago-te uma :cheers:

coragem
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor coragem » quinta fev 12, 2009 11:04 am

é já agora sabado em corroios com attick demons paul dianno e companhia :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Grin

Mensagempor Grin » quinta fev 12, 2009 11:07 am

em principio vou :beer:

coragem
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor coragem » quinta fev 12, 2009 7:31 pm

porreiro!!

se veres um gajo assim + ou - gordo, cabelo grisalho, t-shirt de omen e colete de patches sou eu :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Wisdoom
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta out 18, 2006 1:41 pm

Mensagempor Wisdoom » sábado fev 28, 2009 3:08 pm

Um pouco antigo e muitissimo incompleto mas ai fica: http://www.geocities.com/nekrometal/metalicos.html

xhavokx
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 29, 2008 12:39 am

Mensagempor xhavokx » domingo mar 01, 2009 3:36 am

Actualmente é tudo artificial?
Essa cena do saudosismo e do antigamente é que era bom sempre me irritou um bocado!

Eu acho que existem bandas de grande qualidade em Portugal e que podem ombrear com o que se faz lá fora!
Depois se calhar voces são os mesmos que vêm dizer que Portugal é desvalorizado e tal, pudera, a maioria dos "metaleiros" vive a pensar no antigamente!

Eu vou bater na tecla que já bati muitas vezes neste fórum, antigamente gravar uma demo com uma qualiade de merda era do caralho, era um culto, era TRVE, hoje gravar em EP com qualidade é ser artificial e overproduced! Não entendo...

Quanto ao Documentário, volto a dizer que era uma excelente ideia, não na onda do saudosismo mas para homenagear e lembrar o que se fez e como influênciou o que se faz.

Voltar para “Arquivo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes