Partilha ilegal de conteúdos -> COMEÇOU O ATAQUE

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » terça ago 21, 2007 9:08 pm

Lux-A Escreveu:Retiraste esses dados de onde?

Parece os resultados daquele quizs que andam por ai no forum.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » terça ago 21, 2007 9:09 pm

Lux-A Escreveu:Retiraste esses dados de onde?

Um relatório sobre os apoios do Governo Norueguês à industria da musica. É um dos países onde a exportação de musica mais cresceu.

Curiosamente duas das bandas que contribuiram para isso foram os Satyricon e os Dimmu Borgir.

Devo ter nos meus arquivos o endereço da Net. Vou procurar e depois dou-te.

Há dois anos andei a informar-me sobre estes temas por causa de um cliente. O objectivo era precisamente perceber quais as tendências do mercado e de que forma a industria e as entidades oficiais se devem preparar perante a globalização da musica.

Abraços,

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » terça ago 21, 2007 9:17 pm

Gornoth Escreveu:
Pedro Lopes Escreveu:Fantástico não é?

Não. A segunda final então, tresanda a imitação do Digital Millenium Copyright Act americano. Procura e lê informação sobre os efeitos nefastos e abusos que essa lei tem trazido ao mercado desde que foi implementada, se o nome não te diz nada.

Pedro Lopes Escreveu:Estão a ver o nosso governo a tomar uma medida destas?

Espero sinceramente que nunca venha a ver. Mantenham essas legislações merdosas fora do nosso país, porque não trazem vantagem nenhuma e abrem um potencial tremendo para abuso, porque são invariavelmente demasiado abrangentes. Nos Estados Unidos já se vive uma situação quase Orwelliana, em que as corporações têm muito mais direitos que os cidadãos comuns, como começam a querer - e poder - ditar tudo o que podes ou não fazer com os produtos que lhes compras, sob pena de serem responsabilizados criminalmente. Por mim, eu digo não a isso, obrigado.

Olá Gornoth

Não liguei muito ao mercado americano! O mercado nórdico tem sido o mais referenciado devido aos crescimentos que registam mas vou seguir a tua sugestão e ler sobre o assunto.

Sobre o restante a legislação foi implementada no seguimento da directiva comunitária e francamente acho-a mais "soft" que a alemã ou espanhola.

Mas respeito a tua opinião.

Abraços,

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » terça ago 21, 2007 9:35 pm

Pedro Lopes Escreveu:Não liguei muito ao mercado americano! O mercado nórdico tem sido o mais referenciado devido aos crescimentos que registam mas vou seguir a tua sugestão e ler sobre o assunto.

Sobre o restante a legislação foi implementada no seguimento da directiva comunitária e francamente acho-a mais "soft" que a alemã ou espanhola.

Note-se que, infelizmente, não me referia apenas ao mercado musical quando falei de abusos, nem o DMCA se aplica só nesse contexto.
Quanto à tua referência à directiva comunitária, infelizmente em alguns casos os decisores europeus são tão vulneráveis a lobbies de grandes empresas como os do outro lado do Atlântico... felizmente, nem sempre isso acontece, senão estaríamos iguais por esta altura.

Na minha opinião, nenhuma "crise", real ou não, em qualquer mercado que seja, justifica a implementação de leis com potencial para, imediatamente ou mais tarde, restringir os direitos do cidadão comum.

BTW, já tinha deixado outra resposta neste tópico, a uma pergunta que me tinhas dirigido, mas que por ser a última na página acabou por passar despercebida; final da página 10, if you care.

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » terça ago 21, 2007 10:23 pm

Na ambiguidade dessa descrição, isso não é diferente da legislação nacional.

PS: A Noruega não é membro da UE nem aplica directivas da UE.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » terça ago 21, 2007 10:29 pm

Gornoth Escreveu:Mais do que isso, raxx, as receitas globais da indústria musical estão em franco crescimento; o famigerado declínio de receitas é um mito engendrado pelas grandes editoras para justificar as recentes cruzadas contra os downloads de música. Mas não acreditem só em mim; procurem os números oficiais, que os há, e corroboram o que acabei de dizer.

Lucro sim, receitas não. Do the math. :D
When in doubt, ban!

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » terça ago 21, 2007 10:36 pm

raxx7 Escreveu:

Na ambiguidade dessa descrição, isso não é diferente da legislação nacional.

PS: A Noruega não é membro da UE nem aplica directivas da UE.

Estas medidas tiveram por base a directiva da UE independentemente de ser ou não estado membro. Na legislação nacional está previsto algum montante para fazer face ás perdas dos detentores dos direitos de musica e cinema?

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » terça ago 21, 2007 10:41 pm

Gornoth Escreveu:
Pedro Lopes Escreveu:Não liguei muito ao mercado americano! O mercado nórdico tem sido o mais referenciado devido aos crescimentos que registam mas vou seguir a tua sugestão e ler sobre o assunto.

Note-se que, infelizmente, não me referia apenas ao mercado musical quando falei de abusos, nem o DMCA se aplica só nesse contexto.
Quanto à tua referência à directiva comunitária, infelizmente em alguns casos os decisores europeus são tão vulneráveis a lobbies de grandes empresas como os do outro lado do Atlântico... felizmente, nem sempre isso acontece, senão estaríamos iguais por esta altura.

Na minha opinião, nenhuma "crise", real ou não, em qualquer mercado que seja, justifica a implementação de leis com potencial para, imediatamente ou mais tarde, restringir os direitos do cidadão comum.

BTW, já tinha deixado outra resposta neste tópico, a uma pergunta que me tinhas dirigido, mas que por ser a última na página acabou por passar despercebida; final da página 10, if you care.

Desculpa! Realmente não reparei! :oops:

Agradeço a chamada de atenção até porque o teu comentário é importante!

Abraços,

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » terça ago 21, 2007 10:50 pm

Nem em Portugal nem em nenhum outro pais que eu conheça está previsto qualquer compensação para eventuais perdas devido a downloads ilegais, uma vez que os mesmos são ilegais e portanto não cabe ao Estado compensar os artistas por actos ilegais.

O que está previsto é uma compensação por perdas devido a "cópia privada", sendo que a "cópia privada" é um acto legitimo do consumidor nesses mesmo paises.

Em Portugal, essa compensação tem origem numa taxa sobre suportes de gravação, segundo a seguinte tabela:
Cassetes áudio - 0,14 €
Cassetes vídeo (VHS)- 0,26 €
CD-R áudio - 0,13 €
CD-R data - 0,05€
CD 8mm - 0,27 €
Minidisc - 0,19 €
CD-RW áudio - 0,19 €
CD-RW data - 0,14 €
DVD-R - 0,14 €
DVD-RW - 0,30 €
DVD-RAM - 1,00 €

A distribuição destas receitas está a cargo da ASAE (que passou a englobar o IGAC) e é feita, creio eu, através da SPA.
Última edição por raxx7 em terça ago 21, 2007 11:17 pm, editado 1 vez no total.
When in doubt, ban!

Gornoth
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Gornoth » terça ago 21, 2007 11:05 pm

Ó Raxx, também não faz muito sentido seja quem for compensar as empresas por algo que os consumidores têm todo o direito de fazer.

Senão, de seguida, que se compense também a Galp sob a forma de uma percentagem na venda de pneus, por eu usar cartão de frota da Repsol para abastecer o carro de serviço... :P

Todas essas "taxas", na minha opinião, variam entre extorsão pura e simples, e carta branca para quebrar mesmo as copyrights (porque, se já estou a pagar para isso mesmo que compre CDs ou DVDs para fins perfeitamente lícitos, porque não aproveitar e fazê-lo mesmo?), dependendo do contexto em que se discutem.
Para além disso, eu também tenho CDs com trabalho meu à venda em vários países; não deveria estar a receber uma percentagem da aplicação dessas taxas à venda de suportes de gravação em todos esses países também?

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » terça ago 21, 2007 11:16 pm

Não sei responder-te à última parte.
Creio que no Canadá, este "sistema" se destina exclusivamente a artistas canadianos -- os outros que se lixem.

Noutro paises parece mais genérico, imagino que tenha a ver com a interacção da SPA com esses paises.
Mas.. aposto que nem cá viste um cêntimo disso. :D
When in doubt, ban!

Gornoth
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Gornoth » terça ago 21, 2007 11:24 pm

raxx7 Escreveu:Mas.. aposto que nem cá viste um cêntimo disso. :D

Heh. Fosse eu agora contar quantos cêntimos nunca recebi seja do que for...

Lux-A [RIP]

Mensagempor Lux-A [RIP] » quarta ago 22, 2007 8:15 am

Pedro Lopes Escreveu:Lux-A

Um CD na Noruega custa mais de 20 euros. :lol:

Não vás à FNAC. Arranjas isso mais barato!

E eu referia-me também à curiosidade de a Noruega autorizar a cópia dos CD´s para a familia e amigos.

Abraços,

Salvo erro, não é ilegal copiar CD's nem mantê-los em formato mp3, desde que os mesmos não sejam partilhados com outras pessoas.Isto pela legislação portuguesa (e tanto quanto me lembro, no entanto agradecia que quem tenha mais informação me corrija pff).

Ou seja, os p2p são apenas os bodes expiatórios que a indústria musical quer arranjar.Nos p2p partilha-se de tudo, não só o material lícito como o ilícito.Quer-me parecer que isto começa a ser mais um caso de excesso de autoridade do que prevenção ou combate a actividades ilegais.

E como sempre, o Gornoth deixou um bom exemplo da ridicularidade de certas leis(?).

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » quarta ago 22, 2007 10:13 am

Lux-A Escreveu:
Pedro Lopes Escreveu:Lux-A

Um CD na Noruega custa mais de 20 euros. :lol:

Não vás à FNAC. Arranjas isso mais barato!

E eu referia-me também à curiosidade de a Noruega autorizar a cópia dos CD´s para a familia e amigos.

Abraços,

Salvo erro, não é ilegal copiar CD's nem mantê-los em formato mp3, desde que os mesmos não sejam partilhados com outras pessoas.Isto pela legislação portuguesa (e tanto quanto me lembro, no entanto agradecia que quem tenha mais informação me corrija pff).

E como sempre, o Gornoth deixou um bom exemplo da ridicularidade de certas leis(?).

Tenho realmente curiosidade em saber exactamente esta questão. Há cerca de três meses um policia queria multar um amigo meu por ter CD's no carro que eram cópias e apesar de ele sustentar que se tratavam de CD's dos quais ele tinha os originais.

Ele e eu já falamos com diversas pessoas (incluindo advogados) e nenhum nos deu uma resposta conclusiva.

Abraços,

Nota: Só a titulo de curiosidade, ele safou-se da multa não porque o policia tivesse ficado convencido mas porque, caridosamente, só o multou por não ter cinto.

Lux-A [RIP]

Mensagempor Lux-A [RIP] » quarta ago 22, 2007 10:16 am

Isto tudo é gerado pela falta de leis claras e bem definidas.Pela via das dúvidas, vou passar a andar com as facturas dos meus CD's. :wink:

Voltar para “Arquivo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 39 visitantes