Jazz/blues
Moderador: GoncaloBCunha
Regras do Fórum
Indiquem o género músical no título do tópico.
Não se envolvam em discussões sobre o género musical das bandas.
Indiquem o género músical no título do tópico.
Não se envolvam em discussões sobre o género musical das bandas.
-
- Turista
- Registado: terça jul 24, 2012 12:18 pm
Jazz/blues
Na vossa opiniao, quais as melhores "bandas" e os melhores albuns deste tipo de música?
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
- Contacto:
Re: Jazz/blues
Se já o Jazz e o Blues são tão abrangentes, os dois juntos podem dar uma lista de 50 nomes de bandas com estilos diferentes entre si. Estás à procura de bandas com alguma sonoridade específica?
-
- Turista
eu estava a pedir os vossos albuns e artistas preferidos e nao uma lista de artistas. O meu objectivo é filtrar e fazer uma playlist com os albuns mais porreiros do género uma vez que há tantos...
sonoridade tipo jazz a roçar o rock, que não exagerem muito no saxofone e com predominancia de teclado e contrabaixo... Pah gosto muito disto por exemplo
sonoridade tipo jazz a roçar o rock, que não exagerem muito no saxofone e com predominancia de teclado e contrabaixo... Pah gosto muito disto por exemplo
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Se for nessa onda vais querer Jazz puro. Há vários standards que são muito nessa onda, logo a começar por um dos mais conhecidos -So What do Miles Davis e ocorre-me como sugestão máxima Duke Ellington. Mais moderno houve o pequeno grande Michel Petrucciani, um dos meus favoritos (aqui com outros dois nomes obrigatórios do Jazz contemporâneo, Anthony Jackson e Steve Gadd).
Depois, coisas do Charles Mingus, Charlie Parker (se bem que a predominância aqui será sempre o sax), John Coltrane, Thelonious Monk.
Ouve também a sonoridade das Big Bands do auge do Swing. Na minha opinião há coisas absolutamente deliciosas dessa época, como isto por exemplo: dois nomes essenciais juntos - Gene Krupa e Benny Goodman, sendo que para mim o Gene Krupa é só dos melhores bateristas DE SEMPRE.
Basicamente para o teu objectivo ocorre-me que será boa solução veres o índice de um ou dois Real Book of Jazz e podes seguir de uma ponta à outra
Se quiseres ouvir a 'evolução' do Jazz é só divergir na fusão. Mahavishnu Orchestra, Elektric Band, Weather Report, Return To Forever, John Scofield, ...
Depois, coisas do Charles Mingus, Charlie Parker (se bem que a predominância aqui será sempre o sax), John Coltrane, Thelonious Monk.
Ouve também a sonoridade das Big Bands do auge do Swing. Na minha opinião há coisas absolutamente deliciosas dessa época, como isto por exemplo: dois nomes essenciais juntos - Gene Krupa e Benny Goodman, sendo que para mim o Gene Krupa é só dos melhores bateristas DE SEMPRE.
Basicamente para o teu objectivo ocorre-me que será boa solução veres o índice de um ou dois Real Book of Jazz e podes seguir de uma ponta à outra

Se quiseres ouvir a 'evolução' do Jazz é só divergir na fusão. Mahavishnu Orchestra, Elektric Band, Weather Report, Return To Forever, John Scofield, ...
O mementoaocontrário já te deu ai TPC que nunca mais acaba por isso vou só sublinhar o Charles Mingus (discos como: Nostalgia in Times Square, neste caso em formato Big Band) e sugerir o Kind of Blue do Miles Davis, o Ken Burns Jazz Series do Thelonious Monk, Point of Departure do Andrew Hill, Chet Baker In New York do Chet Baker, El Chico e The Master do Chico Hamilton, do Coltrane, tens o Soultrane, Giant Steps, My Favorite Things, por aí fora, Larry Young, Unity,
jazz [pós]contemporaneo (seja lá isso o que for), com um toque de rock: Mouse on the Keys, An Anxious Object.
A nível de cenas avantgarde/experimentais amo O self titled dos The Kilimanjaro Darkjazz Ensemble, Bohren & der Club of Gore, Dolores e Black Earth.
jazz [pós]contemporaneo (seja lá isso o que for), com um toque de rock: Mouse on the Keys, An Anxious Object.
A nível de cenas avantgarde/experimentais amo O self titled dos The Kilimanjaro Darkjazz Ensemble, Bohren & der Club of Gore, Dolores e Black Earth.
otnemeM Escreveu:Basicamente para o teu objectivo ocorre-me que será boa solução veres o índice de um ou dois Real Book of Jazz e podes seguir de uma ponta à outra
Tens disso em PDF?
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Tinha alguns, mas já não sei onde isso porque já lá vão uns anos... procura por "real book" na baía dos piratas que há lá de certeza 

-
- Turista
Obrigado pelas boas respostas, boas cenas que foram sugeridas. Estou completamente colado no Gene Krupa e nos seus drum solos
Também gostei bastante do Benny Goodman e dos The Kilimanjaro Darkjazz Ensemble, Miles Davis, Mingus e Coltrane ja conhecia e ainda estou a explorar outros nomes que foram sugeridos
Já saquei uns pdf's dos Real Book of Jazz mas aquilo tem pano pa mangas!

Também gostei bastante do Benny Goodman e dos The Kilimanjaro Darkjazz Ensemble, Miles Davis, Mingus e Coltrane ja conhecia e ainda estou a explorar outros nomes que foram sugeridos

Já saquei uns pdf's dos Real Book of Jazz mas aquilo tem pano pa mangas!
by the way_
http://www.jazzradio.com
Ps. No outro dia sonhei que tinha ido à Trem Azul e não conseguia encontrar a secção de Jazz...
http://www.tremazul.com
http://www.jazzradio.com
Ps. No outro dia sonhei que tinha ido à Trem Azul e não conseguia encontrar a secção de Jazz...
http://www.tremazul.com
- Blunder
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
- Contacto:
Bem vou dar o meu contributo para o blues. Vou deixar uns nomes que são incontornáveis e fazem parte da dieta de qualquer fã do género.
Son House
Muddy Waters
John Lee Hooker
Skip James
B.B. King
Willie Dixon
Charley Patton
John Lee Hooker
T-Bone Walker
Johnny Winter
Robert Johnson
The London Howlin' Wolf Sessions