
METAL ZOOLÓGICO!
Abriram-se as portas do jardim zoológico do metal, e de lá saíram baleias, sanguessugas e tudo o que são formas de vida pesadas e/ou bizarras, sob a forma dos grandes e orelhudos riffs debitados pelos RED FANG. A banda norte-americana, alvo de um crescendo de popularidade absolutamente notável nos últimos tempos, tem disco novo na Relapse, «Whales And Leeches», um acontecimento que não poderiamos deixar passar em claro. É certo que muito do reconhecimento que têm granjeado desde que, por exemplo, passaram pelo Coliseu de Lisboa enquanto suporte (e que suporte!) dos Mastodon em Janeiro do ano passado, muito tem a ver com a excelência hilariante dos seus videoclips (e é-nos prometido mais um para breve no decurso da animada conversa que o José Carlos Santos manteve com o Aaron Beam!), mas a verdade é que o quarteto de Portland tem malhões para suportar esse "atalho" para a fama. Falámos dos vídeos, do disco novo, do passado e do futuro, tudo num artigo de capa que, tal como a música dos Red Fang, promete entreter e divertir.
Em territórios mais lúgubres, movimenta-se o prolífico Justin K. Broadrick, que tem no novo disco de JESU um regresso à forma - assim admitido pelo próprio - fantástico que assinalámos com uma entrevista profunda e reveladora. Tal como a que conduzimos com a misteriosamente fascinante CHELSEA WOLFE, cujo novo álbum «Pain Is Beauty» apresenta uma beleza lancinante que poderemos testemunhar ao vivo pela primeira vez em Portugal no vindouro Amplifest. Ainda dentro desta extremidade mais left field, há espaço para os PELICAN falarem do seu novo disco e da forma como a banda se alterou nos últimos anos devido à ausência do seu ex-guitarrista e membro fundador Laurent Lebec.
De forma também sinistra, Oderous Urungus, o mentor dos GWAR, assinala nas páginas da LOUD! 151 todas as suas intenções de aniquilação planetária, revelando os seus planos para resolver de forma sangrenta e, enfim, flatulenta, todos os problemas e questões terrestres. Da Síria à Miley Cyrus, o Oderous tem resposta para tudo. A sério.
Há figuras maiores do metal a pontificar nesta edição de Outubro, como o eterno Max Cavalera, que tem agora a companhia do seu filho Zyon na formação dos SOULFLY, ou os DEATH ANGEL, que mantêm viva a chama do thrash verdadeiro através do lançamento de mais um disco de qualidade superlativa. De figuras está cheia também a formação dos TWILIGHT OF THE GODS, no princípio uma super-banda semi-séria que só servia para tocar covers dos Bathory, mas que entretanto evoluiu para um projecto totalmente original - e não é todos os dias que se tem o Nemtheanga, o Blasphemer e o Nick Barker na mesma banda! Atenção, portanto. De metal verdadeiro se faz também a música dos IN SOLITUDE, que com o seu terceiro disco, «Sister», dão uma espécie de passo ao lado em relação à sonoridade que os tornou célebres com o álbum anterior, mostrando que não estão aqui para facilidades. O vocalista Pelle Åhman foi o interlocutor de uma conversa em que ficou bem patente a antiguidade destas almas aparentemente jovens.
Em termos nacionais, os FOR THE GLORY mostram, numa conversa obviamente centrada no novíssimo «Lisbon Blues», o quão inquebrável é o espírito do seu hardcore genuíno, e os BLACKSUNRISE voltam connosco a um passado que já começa a parecer longínquo, quando lançaram o seu marcante primeiro disco, «The Azrael», na habitual rubrica QUADRO DE HONRA.
Numa edição em que há dois discos a merecerem o galardão de melhor do mês, o Nelson Santos dá ainda destaque pertinente ao «Grand Materia» dos Morgana Lefay, um TESOURINHO que merece outra reputação. Em termos de actuações ao vivo, estivemos em Londres para o CANDLEFEST e fizemos visitas ao que de mais relevante se passou nos palcos nacionais, como o concerto dos JUCIFER, ou a actuação dos SHADOWSPHERE em apresentação do seu novo EP. Falando nos Shadowsphere, o nosso LOUD! DJ ainda arrastou o Luís Goulão para mais uma sessão, na qual o guitarrista se safou com brilhantes resultados.
Por entre muitos outros motivos de interesse, há ainda a destacar a primeira presença feminina no LOUD! INK, e que presença - é nada mais nada menos que a icónica ANNEKE VAN GIERSBERGEN que nos fala da sua arte corporal, com a simpatia e encanto a que nos tem habituado ao longo destes anos todos. Um mimo especial para os nossos leitores que vão poder encontrar a revista bancas dia 2 de Outubro, um bocadinho mais cedo que isso para os nossos afortunados assinantes. Ainda não são? Basta ir aqui e resolver esse assunto.
Porque gostamos sempre de estar próximos dos nossos leitores, teremos mais uma sessão de apresentação na FNAC do Vasco da Gama, no próximo dia 3 de Outubro pelas 18.30. Num espaço quase intimista, tiramos uma horinha todos os meses para conhecer os nossos leitores cara a cara, debater com eles tudo aquilo que nos passar pela cabeça e mostrar aquilo de que vai ser feita a nova revista. Há também aparições regulares de músicos bem conhecidos da cena nacional, por isso vale sempre a pena ir lá mandar um "bitaite" e sair de lá com a revista debaixo do braço. Apareçam!