YAT-KHA - Folk n'Roll de Tuva (Sibéria)

Secção para discussão sobre bandas.

Moderador: GoncaloBCunha

Mindwalker
Administrador
Registado: sábado dez 25, 2004 2:59 pm

YAT-KHA - Folk n'Roll de Tuva (Sibéria)

Mensagempor Mindwalker » terça fev 28, 2006 12:31 pm

Sei que meia-dúzia de pessoas daqui do MU já conhece isto, mas suponho que a larga maioria desconheça por completo este magnífico projecto do multi-instrumentista Albert Kuvezin.

São oriundos de Tuva, zona meridional da Sibéria, junto à fronteira com a Mongólia... zona essa famosa, musicalmente falando, pelo chamado "throat-singing", vocalização difónica de díficilima execução. Para terem uma ideia, o 2º tema ("To Roam The Endless Plains") do nosso último disco ("The Unclenching Of Fists") começa exactamente com um excerto de "throat-singing".

Pois bem, aqui fica o link para o site destes senhores, para quem tenha ficado curioso. Sugiro que cliquem no álbum "tuva.rock" e oiçam qualquer um dos temas disponíveis desse disco, são fabulosos. Ou então deliciem-se com as covers de "Love Will Tear Us Apart" ou "Orgasmatron", no álbum "Re-Covers".

Just fucking enjoy it.

YAT-KHA

Mindwalker
Administrador

Mensagempor Mindwalker » quarta mar 01, 2006 2:24 pm

Será que a palavra "folk" assusta assim tanta gente?

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » quarta mar 01, 2006 3:34 pm

Por acaso ia responder que nem sequer usaste a palavra folk em todo o post, mas depois reparei que o fizeste no título. ;)

E é palavra que não só não me assusta nada como até me atrai bastante.

Já saquei um par de mp3 do site deles depois de ver o teu post, ainda não me lembrei foi de ouvi-los. Era desta banda que falávamos durante o concerto de Primordial e Decapitated no ano passado (para o caso de ainda te lembrares de conversas tidas por cima do chinfrim de uma banda a tocar em palco, passado um ano de a termos tido)?

Mindwalker
Administrador

Mensagempor Mindwalker » quarta mar 01, 2006 3:41 pm

Era, exactamente.

Sou capaz de não me recordar do que almocei ontem... mas disto lembro-me.

Go figure.

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » quarta mar 01, 2006 4:08 pm

"Tuva dot rock, oh yeah... siberian rawwwwwwwwwwwwwk" :D

Ora bem, isto é um tanto ou quanto um "mixed bag", já que em cinco faixas que ouvi até agora, detestei três, achei alguma piada à Tuva.Rock que até tem alguns momentos muito Pink Floyd, mas nada por aí além (alguém que chute um link desse mp3 ao Tarantino, parece-me o tipo de cena que o gajo deve adorar), e estou agora a gostar bastante da Amdy Baryp que me soa muito mais folk que as outras.

A prestação vocal até é boa em termos técnicos (como é necessário que seja para throat singing), mas o resultado final deixa-me um tanto ou quanto a desejar. Especialmente porque algumas das músicas que ouvi eram mesmo completamente podres. :P

Estou agora mesmo a ouvir a cover completamente estranha da Orgasmatron, e mais uma vez me vem à cabeça uma possível associação com um filme do Tarantino (ou do Rodriguez já agora, por causa do cavaquinho...). Isto parece quase Devil Doll meets Emir Kusturiča, mas... not really.

E já agora ainda sobre a conversa que estávamos a ter, tenho a impressão que começou por ter falado nos Vágtázó Halottkémek, uma banda húngara de "shaman punk" que recomendo vivamente, ou pelo menos o álbum Náptanc.

Mindwalker
Administrador

Mensagempor Mindwalker » quarta mar 01, 2006 4:19 pm

Tenta ouvir um disco inteiro, e verás que todos os temas são distintos... a "Amdy Baryp" é um take mais tradicional, nessa onda tens um projecto que te agradará mais, certamente:

Huun Huur Tu

... e Vágtázó Halottkémek is some rocking shite, fui "descobri-los" depois da nossa conversa.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quarta mar 01, 2006 4:43 pm

eu achei a cena hyper esquesita... logo, interessante

Akitsa [RIP]

Mensagempor Akitsa [RIP] » quinta mar 02, 2006 9:07 pm

*Esquisita. :P

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quinta mar 02, 2006 9:45 pm

tens razão *isquisita

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » sexta mar 03, 2006 12:07 pm

Já que se falou em Folk e throat-singing, checkem aquela que é talvez a melhor banda nacional deste género:

http://www.myspace.com/mandragorafolk

http://www.mandragora.do.sapo.pt

Crusher
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça abr 06, 2004 12:01 pm

Mensagempor Crusher » sexta mar 03, 2006 12:33 pm

Ah pois é!

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » sexta mar 03, 2006 12:38 pm

Crusher Escreveu:Ah pois é!

Calou! Silenciou! :D

Mindwalker
Administrador

Mensagempor Mindwalker » sexta mar 03, 2006 1:40 pm

Onde está o "throat-singing"?

mandrake [RIP]

Mensagempor mandrake [RIP] » sexta mar 03, 2006 2:16 pm

O "throat-singing" tá lá no disco "Mandrágora". " O Aranganho", "E pia o Mocho..." e em alguns separadores....
As músicas do myspace são novas pelo que ainda não o contemplam.... Quem sabe num próximo disco...? !!!

YX [RIP]

Mensagempor YX [RIP] » sexta mar 03, 2006 2:18 pm

Realmente nenhuma das músicas que eles disponibilizaram em mp3 tem throat-singing... Se estavas à espera de um álbum inteiro com gargarejos, não se trata disso eh!
Posso arranjar-te as faixas com throat-singing para ouvires, se estiveres interessado.

Voltar para “Bandas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes