Avichi

Secção para discussão sobre bandas.

Moderador: GoncaloBCunha

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Avichi

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » domingo out 04, 2009 10:08 pm

Imagem
Imagem

Proveniente dos EUA, Avichi é uma banda de black metal que contém no seu line-up o mentor da banda Aamonael, ex-membro dos reputados Nachtmystium e actual membro de Lord Mantis e Unholy Trinity e Charlie Fell, baixista e vocalista de Lord Mantis, que aqui toma a rédea da bateria. Para quem não sabe, Lord Mantis lançou aquele que é provavelmente o álbum de sludge mais obscuro, sujo, pestilento e hediondo deste ano, o que por si só já servia para me interessar por Avichi, mas tendo o Aamonael andado a avacalhar também por Nachtmystium, só me deu mais motivos para procurar saber mais sobre isto. Só tenho pena que isto não seja mais conhecido, dado que esta banda, apesar de ter lançado apenas um trabalho, seu álbum de estreia chamado The Divine Tragedy, pratica um som extremamente cativante, um black metal que apesar de não ser ultra-raw tem uma produção bastante boa até, sem contudo retirar algum do interesse por isso mesmo. Nos momentos mais agrestes vem-me à memória estes últimos trabalhos do Nocturnus Horrendus com Corpus Christii (a atmosfera e os riffs principalmente) e embora o Aamonael não tenha o nível de expressividade da voz do N.H., não deixa de ter uma prestação agradável se bem que fora do comum, já que o seu registo vocal roça mais os grunhidos (que adquirem uma aura mística graças ao eco que sofrem constantemente) do que propriamente os gritos ou guinchos e etc. O ambiente do álbum é negro, mas não propriamente diabólico ou demoníaco, definiria mais como misterioso e intrigante, como se estivéssemos de olhos vendados no centro de alguma espécie de ritual que não entendemos exactamente, uma vez que o misto de espanto e desconhecimento é praticamente equilibrado. O álbum tem uma agradável variedade de telas, pois há músicas de black metal puro com alguns elementos interessantes mas sem fugir muito ao esquema imposto (Purification Within the Eighth Sphere, Messianic Deliverance, Phallic Insinuation) e outras um pouco menos convencionais com uma atmosfera menos violenta e mais ritualista (Prayer for Release, Taedium Vitae, Aeonic Disintegration), acabando o álbum por se encontrar dividido com uma certa definição. Não sei até que ponto teria funcionado melhor uma melhor distribuição das faixas de modo ao estilo do Battlefields de Hate Forest por exemplo, mas isso já são pormenores a mais talvez. O álbum até acaba por ser curtinho tendo em conta que só tem quatro faixas com voz, sendo que apenas três delas seguem o estilo abrasador do black metal, enquanto que as restantes cinco têm ritmos mais baixos e quatro delas são instrumentais, o que na verdade é uma pena porque fiquei extremamente bem impressionado pelas ideias apresentadas aqui. O álbum já saíu em 2007 pelo que não deve faltar muito até termos notícias de um novo trabalho, mas para quem gostar e quiser ouvir mais coisas, aconselho o outro projecto do Aamonael, Unholy Trinity que só tem um EP de 2005 e soa a uns Avichi mais crus, frios e menos preocupados com detalhes e mais influenciados pelos nórdicos. Anyway, apesar de não ser groundbreaking, não deixa de ser um bom álbum, com algumas boas ideias, acho que deve haver gente aqui que irá gostar.

Imagem

Achei que não fazia muito sentido meter uma crítica a um álbum saído há 2 anos na secção de críticas, portanto fica aqui pelas bandas. Se alguém gostar da música, avise, têm um MySpace (http://www.myspace.com/avichispace) para espreitar, aconselhava a ouvirem a Messianic Insinuation, mas como não está lá, fiquem-se por qualquer uma das duas aí presentes, já que a Entrance to God é a intro do álbum..

PS: Quem ainda não ouviu Lord Mantis também não sabe o que anda a perder, mas já há outro tópico para esses. :)

Voltar para “Bandas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes