
Muito se falou de Velvet Cacoon aqui no MU, mas como ainda não havia tópico oficial sobre eles, achei por bem criar eu.
Vou deixar aqui algo que escrevi sobre eles há algum tempo noutro sítio:
Ainda pensei em dissertar um pouco sobre este duo, mas após alguma reflexão cheguei à conclusão que acabaria por não trazer nada de novo ao que já foi dito, re-dito, recuperado e re-discutido acerca dos Velvet Cacoon.
Conhecidos por motivos mais negativos do que positivos, os Velvet Cacoon conseguiram através de 2 álbuns, 2 demos e um best-of atingir um estatuto de culto, talvez também devido aos supostos concertos intensos e únicos. A verdade é que por detrás da polémica carregada com eles graças ao conhecido roubo de faixas, álbuns e artwork de variados artistas, para além do conhecido consumo excessivo de drogas principalmente alucinogéneas, os VC conseguiram de alguma maneira lançar um álbum verdadeiramente único, proveniente do interior das suas mentes deslocadas, chamado Genevieve. Não deixa de ser algo desconfortável pensar que por detrás de esta falta de equilíbrio mental, sobra espaço para um pedaço de génio, no que toca a composições hipnotizantes rodeadas por uma inofensiva barreira de distorção eléctrica e pautadas por um registo de bateria frio, maquinal, como uma máquina deve ser. Genevieve abre-se aos nossos olhos, estende-nos a mão, sussurra levemente ao nosso ouvido e conduz-nos por uma floresta pintada de branco pelas intempéries invernais, conduzindo-nos por entre trilhos obscuros e confusos, fazendo-nos esquecer o caminho de regresso e culminando com um empurrão final para uma morte monocromática num vazio gelado de nome Bete Noir.
Este álbum não é para ouvir, mas sim para sentir, experienciar e deixar-se levar, pois só assim pode ser apreciado em todo o seu esplendor com tanto de encantador como de assustador. Aparentemente, trata-se de um segundo trabalho que pretende fazer parte de uma trilogia denominada December Star Embassy, mas acontece que o capítulo final Atropine, não chegará tão depressa, a contar pela data de lançamento original e a total falta de informação dada pela banda já há algum tempo para cá. Há já algum tempo atrás a banda informou no seu último site:
There comes a time when one needs to take a bow, draw the curtains and call it a night. So now is the case with Velvet Cacoon. Our desires have been fulfilled and there is nothing more left to say. Members of the band will continue to seperately pursue other avenues of art, literature and music but Velvet Cacoon and what it stood for has been put to sleep.
We endlessly thank our half brothers at Full Moon Productions and we can only hope that the "December Star Embassy" trilogy, our masterwork, will continue to serve that strange ardor within all who feed on the serenity of solitude. May your bellies ripen.
Todavia nada faz prever que este lançamento venha de facto a realizar-se, pois pode tratar-se mais uma vez, de uma das incontáveis manobras de diversão efectuadas pelo duo que desde sempre teimou em enganar sistematicamente os ouvintes, ludibriando-os declaração após declaração. No entanto, enquanto pensam se hão de acreditar ou não por uma última vez em Velvet Cacoon, apreciem a beleza singular de Genevieve.

Lembrei-me de criar este tópico porque hoje tive a notícia de que o duo irá lançar o tão esperado álbum novo ainda esta semana, pela Full Moon Productions.

Sei também que irão lançar um outro álbum lá para meados de Outubro e até já existe uma faixa desse novo trabalho para ser ouvida no site da nova label Starlight Temple Society. Podem ouvi-la aqui. Está no mínimo, interessante.

Terceira e última notícia: Nesse mesmo site da Starlight Temple Society, podem ler uma looonga entrevista ao Josh de Velvet Cacoon, a primeira em vários meses, anos se calhar, que se tudo correr bem deve ser mais um chorrilho de mentiras e desculpas manhosas para as pobres alminhas que queiram acreditar. Ainda não tive tempo para a ler, mas se quiserem leiam-na aqui.
Adiante:
Tópico para falar da banda, siga

Quem não conhece, tem aqui um MySpace não oficial com uma versão da faixa Genevieve diferente da que se encontra no álbum:
http://www.myspace.com/northsuite