Violator (Thrash old-school)

Secção para discussão sobre bandas.

Moderador: GoncaloBCunha

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Re: Violator (Thrash old-school)

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » segunda set 15, 2008 1:31 pm

Mas que jarda, porra! Não conhecia estes malucos, mas aniquilaram-me! :jam:

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » quinta nov 27, 2008 12:27 am

A Ritualis Metallum Infernalium volta a atacar, desta vez com uma entrevista a uma banda de um género que ainda não tinha sido visado: Thrash!

Imagem

E para grande surpresa, a banda escolhida foi a dos nosso irmãos brasileiros:
VIOLATOR!

Imagem

Aqui fica o resultado da entrevista desses maníacos, respondida por Pedro "Poney" Arcanjo, baixista e vocalista!

A Ritualis Metallum Infernalium gostaria de primeiro que tudo agradecer a Violator por nos terem concedido esta entrevista, fiquem cientes de que se trata de um prazer e uma honra enorme.

1 – Para as pessoas que ainda não vos conhecem, podiam explicar-lhes de que é que a vossa banda se trata e do que podem esperar em termos em termos gerais?

Antes de começar, gostaria de agradecer a Ritualis Metallum por essa oportunidade e espaço e a todos os maníacos que estão lendo essa entrevista! Valeu! Pra quem não conhece, o Violator é uma banda de Brasília, formada por quatro loucos que vivem e respiram thrash.

2 – Vocês são uma banda relativamente recente, tendo em conta que se formaram em 2002. Seria interessante saber como se originou o grupo e se com algum objectivo especial para além de criar boa música.

O Violator é uma banda de thrash metal old school formada no começo de 2002 por quatro amigos que gostavam de andar juntos e fazer música rápida. Muita coisa aconteceu desde então, discos, turnês fora do nosso país, uma centena de shows e muitas outras coisas legais. Mas o espírito ainda continua o mesmo, fazer Thrash Metal entre amigos e se manter underground. Estávamos cansados de bandas que fazem música por dinheiro ou status, então nosso objetivo sempre foi a música.

3 – Violator pertence a uma vaga de thrash metal old-school que tem trazido muito boas surpresas como Evile, Gama Bomb e Skeletonwitch, mas sobretudo no Brasil, a cena thrash é particularmente boa, sendo estilo carregado por bandas como Flageladör, Sodomizer, Bywar (com quem até lançaram um split) e vocês. Porque crêem que o Brasil, no meio de tantos outros países, foi capaz de criar um núcleo musical de qualidade tal que o fizesse distanciar todos os outros países?

Sinceramente, não sei qual é a razão pra isso, mas o Brasil sempre foi um ótimo celeiro de bandas thrash. Uma possível maneira de explicar isso é que a truculência, a brutalidade e a rispidez do Thrash combinam com um jeito brasileiro de fazer metal. A gente não dá certo pra fazer coisa bonitinha, arrumada. O nosso negócio é ser sujo e fazer som feio. Essa "piãozice" brasileira combina muito bem com Thrash Metal.

4 – Quando se fala em Brasil e em thrash, é impossível não vir à cabeça de imediato os fantásticos Sepultura e os fabulosos Sarcófago. Com um legado tão pesado como esse, sentem que estão a honrar o metal brasileiro da maneira certa com a vossa música? De que modo estas duas bandas vos influenciaram?

Nós somos loucos por velhas bandas brasileiras. Mutilator, Executer, Explicit Hate, Ratos de Porão e tantas outras. Quem tem que julgar se estamos fazendo juz à toda tradição de bandas de metal brasileira são as pessoas que nos escutam. Seria um tanto pretensioso da nossa parte dizer que estamos "honrando o metal brasileiro", não? De qualquer maneira, eu sinto sim que o que fazemos com o Violator é uma continuidade dos trabalhos e esforços de muita gente, não só bandas, que vêm construindo o underground brasileiro pelos últimos 25 anos. E com certeza, todas essas bandas tem uma grande influência em nós, principalmente o velho Sepultura!

5 –Utilizando o facto de ter falado nas influências de Sepultura e Sarcófago, seria lógico fazer uma outra pergunta. Na verdade gostaria de vos perguntar o seguinte: quais as bandas que mais vos influenciaram e que crêem que mais se reflectem na vossa música?

Nossas maiores influências são bandas de thrash metal de todas as partes do planeta. Bandas americanas como Vio-lence, Exodus, Evildead, Whiplash, Dark Angel. Bandas alemãs como Assassin, Kreator, Tankard. Bandas Canadenses como Sacrifice, Voivod, Soothsayer. E é claro, bandas brasileiras como essas que eu citei antes.

6 – Na década de 80, nomes como Metallica, Slayer, Exodus, Dark Angel entre tantos outros, deram a conhecer ao mundo o thrash metal em todo o seu esplendor, estabelecendo as bases para o futuro. Hoje em dia diz-se que o thrash old-school que se anda a fazer agora, prima apenas por relembrar o passado, em vez de estimular a mente com algo original. Concordam com esta afirmação ou parece-vos algo ignorante?

Se fazer thrash é só emular um estilo de vida do passado, cultivar um saudosismo do que não viveu e não criar nada de relevante para o presente, eu não estaria nem um pouco interessado em fazer thrash. Eu acho que quando o thrash começou a renascer no começo dessa década ele teve uma relevância muito importante. Pelo menos em nossa cidade, estávamos mergulhados numa cena new metal, moda, grana, status eram os objetivos. Era preciso trazer a insanidade de volta, a loucura nos shows, o espirito faça-você-mesmo, a espontaneidade e a adrenalina. Só por isso, acho que quem afirma que o thrash não é mais relevante está falando uma grande bobagem. Não que o que a cena thrash se transformou depois seja uma grande maravilha, muito pelo contrário. Tem muito muleque que entendeu o espírito thrash errado e hoje se importa mais com tênis e coletes do que com a música e isso é uma merda. De qualquer maneira, tem muita gente criando coisas novas e interessantes, construindo cenas underground muito fortes e que são muito relevantes pra muitas pessoas. No dia que eu achar que o Violator não está criando mais nada de estimulante é melhor acabar a banda. Nosso esforço sempre será esse e trata-se de um grande desafio, fazer um som old school e ao mesmo tempo que seja relevante 20 anos depois.

7 – O álbum lançado por Violator há dois anos, Chemical Assault, caiu como uma bomba nos ouvidos de toda a gente que teve a sorte de o escutar. Por muitas pessoas foi até considerado o melhor álbum de thrash de 2006, o que demonstra logo a qualidade possuída nele. O álbum ficou exactamente como vocês queriam ou se fosse possível alterariam alguma coisa nele?

Muito obrigado pelas palavras. O disco realmente retrata uma vida de dedicação e amor ao thrash, fico feliz que conseguimos passar esse sentimento. É claro que sempre tem coisas que gostariamos de alterar, coisas que estamos tentando buscar na próxima gravação, como um som mais orgânico, sem triggers e com mais punch. Mas isso são detalhes técnicos, tenho a consciência tranquila de afirmar que aquele álbum foi a soma dos nossos maiores esforços com as nossas melhores intenções.

8 – Pessoalmente, no momento em que ouvi a faixa "Destined to Die", senti-me exactamente no meio de um mosh de um concerto de Violator, tal é o sentimento que é conseguido ser transmitido através da música. Para além disso, o álbum tem outras faixas muito boas como "After Nuclear Devastation" e "Atomic Nightmare", que apareceu na compilação da editora Earache "Thrashing Like a Maniac". De onde surge a inspiração para comporem músicas tão poderosas, de onde provém a inspiração para compor em geral?

Mais uma vez te agradeço pelos elogios. Boa parte desses riffs vem da mente maligna do Capaça que é uma máquina ininterrupta de fazer riffs. Ele vem com aquelas bases carregadas de veneno e a gente junta tudo tentando elevar a insanidade à última potência. (risos) A nossa busca é em cada música é de fazer a maior descarga de adrenalina e loucura thrash possível. No show, nosso esforço por isso é ainda maior. O Violator é uma banda de palco.

9 - Pelo que sei, quando gravaram Chemical Assault eram apenas 3 membros que compunham a vossa formação. Para dar os concertos, calculo que tenham necessitado de arranjar primeiro um membro para completar o vosso line-up ao vivo, pois de outra forma seria impossível ter solos e rhythm guitar ao mesmo tempo. Esse membro, acabou por ser Marcio Enei, se não estou em erro. Como descobriram o Marcio e como chegaram à conclusão que ele era o membro certo para completar a vossa formação?

Você está certo. Nós éramos um quarteto, mas pouco antes da gravação do Chemical Assault, nosso grande amigo Juan Lerda teve de deixar a banda para se mudar para a Argentina, país em que ele tinha família. Resolvemos continuar como um trio, e assim ficamos por 10 meses. Fizemos alguns poucos shows e passamos boa parte desse tempo enclausurados em estúdio gravando o álbum. A gente sempre soube que precisávamos de um outro guitarrista, mas além de ser um thrasheiro maníaco, a gente queria encontrar um cara que fosse gente-fina e nosso amigo. Encontramos o cara perfeito na figura de pernas finas de Márcio Cambito, que além de tocar com a gente é vocalista e guitarrista da excelente banda de thrash Slaver.

10 - Já que falei em concertos, aproveito para perguntar: Há hipóteses de o público português ver-vos ao vivo, deste lado do Atlântico? Pelo que já tive oportunidade de perceber, vocês contam com muitos fãs aqui em Portugal, que ficariam bastante agradados com uma passagem vossa por cá. Têm previsto ou já ponderaram a hipótese de fazer um ou dois concertos em Portugal?

Nós atravessaremos o Atlântico agora em ezembro para três apresentações no velho continente. Faremos shows na França, Bélgica e Itália. Não sei se é muito inacessível daí de Portugal, imagino que com essa história de União Européia deve ter facilitado um pouco, mas estão todos convidados para se juntar aos moshs e stage dives nessas apresentações! Para Portugal, infelizmente, não existem planos ainda.

11 – Ainda acerca dos temas de Chemical Assault, é com bastante prazer que observo que os temas giram bastante à volta de thrashar, mas mais particularmente com um holocausto nuclear. É assunto bastante abordado nas letras das canções assim como na capa do CD. Acreditam que esta sociedade caminha inexoravelmente para a destruição à escala global, um verdadeiro "pesadelo nuclear", sem hipóteses de salvação?

Acreditar em um caminho inoxerável é uma idéia muito parecida com a noção de "destino", que não me agrada nem um pouco. Destino é algo transcendente que é muito parecida com a ideia de Deus, que eu prefiro descartar. Acreditar que as coisas não tem solução é um passo pra garantir a destruição. Quem faz o destino, quem cria o futuro, somos nós agora, dia a dia. Pensar os impactos da devastação do planeta e da capacidade de auto-destruição humana, coisas que estão presentes nas letras do Chemical Assault, são uma maneira de tentar mudar alguma coisa não de se conformar com a desgraça.

12 – "Chemical Assault" foi lançado há dois anos, portanto as pessoas encontram-se à espera de um novo lançamento por parte de Violator. Já têm novos temas para o próximo álbum e já começaram as gravações? Poderiam fazer uma pequena antevisão para os leitores, sobre como será o novo álbum?

Nesse momento estamos em estúdio gravando novos materiais. São músicas que comporão dois novos EPs: um split de nome "Thrashin' the Tyrants" com a banda de São Paulo Bandanos e um outro somente do Violator de nome "Annihilation Process". Estamos tentando fazer um trabalho mais orgânico de gravação, como disse antes. As músicas seguem uma espécie de evolução natural do Chemical Assault, mais rápidas, mais técnicas, talvez um pouco mais sérias. Duas referências que me vem a cabeça são os velhos trabalhos do Dark Angel e do Sepultura. Mas isso é só minha impressão, quem ouvir vai poder falar melhor.

13 – Apenas como curiosidade, não pude deixar de reparar que o vosso baterista tem o apelido igual ao do baixista e vocalista de Slayer, Araya. É uma coincidência enorme e algumas pessoas podem ver isso como algum tipo de sinal. Acham que o destino está a querer dizer-vos alguma coisa, como por exemplo, que vão ter uma longevidade e reconhecimento como a banda de Tom Araya?

Pô, sei lá! (risos) Eu não sou entusiasta dessa história de destino e o sobrenome (apelido em portugal, né?) "Araya" do Batera é relativamente comum no Chile, terra de onde os dois vieram. Mas de qualquer maneira, espero sim que daqui a 20 anos a gente possa estar fazendo thrash e ainda se divertindo muito com isso.

14 – Para finalizar, ainda tendo em conta as lendas do thrash, gostaria de saber qual a vossa opinião acerca do rumo tomado pelos precursores deste género de musica, nomeadamente a evolução de Slayer, Metallica e Exodus. Crêem que foi uma evolução natural e agrada-vos de alguma maneira ou nem por isso?

Olha só, não me agrada nem um pouco os últimos álbums dessas bandas. Escutei uma música nova do Slayer esses dias e achei bem boa, mas do Divine Intervation pra cá nada que eles lançaram me agradou muito. Com o Metallica a coisa me desagrada ainda mais. Não me sinto na posição de julgar o que cada um faz com a sua banda, se eles sentiram vontade de mudar de som, fazer outras músicas e curtir outras coisas são eles que devem saber disso. As pessoas mudam, isso é normal. Agora não quer dizer que eu ache certo cultivar uma idolatria a certas bandas que chega ao ponto de o que aqueles caras lançarem eu vou automaticamente aprovar ou achar legal. Não, eu acho uma merda e prefiro me centrar nas boas bandas novas de thrash que tem surgido.

15 – Muito obrigado por terem aceitado esta entrevista da Ritualis Metallum Infernalium, esperamos que continuem o excelente trabalho que têm proporcionado até agora, esperamos por uma visita vossa a Portugal e esperamos por um novo álbum ainda melhor que "Chemical Assault". Têm mais alguma coisa a dizer aos leitores portugueses?

Obrigado, Ritualis Metallum Infernalium e a todos que leram a entrevista! Matenham o espirito underground! UFT!

Imagem

Lord Mordred
Participante Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 26, 2008 3:38 pm
Contacto:

Mensagempor Lord Mordred » quinta nov 27, 2008 10:28 pm

Aquilo é do caralho!!
Ng sabe onde se podem arranjar patches oficiais?

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » quinta nov 27, 2008 10:42 pm

Lord Mordred Escreveu:Aquilo é do caralho!!

As vezes encontras na Feira vendidos por Brasileiros, oficiais ou não, são bonitos e de boa qualidade. Tenho 2 de Sepultura, um na minha casaca outro ainda não. comprados a esses gajos. Perguntei-lhes por Sarcofago ou outras bandas de Thrash, e infelizmente já tinham vendido tudo desses nos dias anteriores.
Foi na feira de Viseu este ano btw. Pena só lá ter ido no ultimo dia.

Lord Mordred
Participante Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 26, 2008 3:38 pm
Contacto:

Mensagempor Lord Mordred » sábado nov 29, 2008 9:24 pm

Venøm Escreveu:

As vezes encontras na Feira vendidos por Brasileiros, oficiais ou não, são bonitos e de boa qualidade. Tenho 2 de Sepultura, um na minha casaca outro ainda não. comprados a esses gajos. Perguntei-lhes por Sarcofago ou outras bandas de Thrash, e infelizmente já tinham vendido tudo desses nos dias anteriores.

Eu curtia saber era de violator...
è que dos outros ja tenho o colete cheio.
:metal:

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » sábado nov 29, 2008 10:05 pm

Lord Mordred Escreveu:
Venøm Escreveu:

Eu por acaso perguntei por Violator, mas o gajo disse que isso era dificil de encontrar :?

cannibalgo
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 04, 2008 9:31 pm

Mensagempor cannibalgo » segunda dez 08, 2008 11:50 am

muito bom mesmo

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » segunda dez 08, 2008 1:02 pm

Venøm Escreveu:
Lord Mordred Escreveu:

Eu por acaso perguntei por Violator, mas o gajo disse que isso era dificil de encontrar :?

Tenho éum patch bueda esquisito de Sepultura, com uma bola de futebol atraz e o logo à frente dentro de um brasão.

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » segunda dez 08, 2008 1:03 pm

isso é o logo da equipa de futebol deles...

'equipa' com a qual faziam jogo em fests e essas cenas :s
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » segunda dez 08, 2008 1:19 pm

diabox Escreveu:isso é o logo da equipa de futebol deles...

'equipa' com a qual faziam jogo em fests e essas cenas :s

Porreiro, daí o gajo dizer que aqueles patches eram mesmo do brasil

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » segunda dez 08, 2008 2:47 pm

"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » terça dez 09, 2008 7:42 pm

Exactamente, só que o meu é a preto e branco.

dred_666
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 16, 2006 1:53 am

Mensagempor dred_666 » quinta nov 22, 2012 1:13 am

Vem aí novo album!

Imagem

1 - Echoes of Silence
2 - Endless Tyrannies
3 - Dead to this World
4 - Respect Existence or Expect Resistance
5 - Waiting to Exhale
6 - Death Descends (Upon this World)
7 - Colors of Hate
8 - No Place for the Cross
9 - Unstoppable Slaughter

Cover by Andrei Bouzikov
Recorded at Stage One Studio, Germany.
Produced by Andy Classen.

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Contacto:

Mensagempor Count Raven » segunda nov 26, 2012 1:30 pm

dred_666 Escreveu:Vem aí novo album!

Como dizem os zucas: salve podreira!

Isto está apenas muito bom, desde a capa a imitar o Repka ao som e vocals mid-80's...
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Voltar para “Bandas”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante