Métodos de Treino Pessoais

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Neburis [RIP 2010/07/17]

Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » segunda jan 19, 2009 10:06 pm

Boas,

Queria aqui propor uma questão para quem quiser participar. Independente do vosso instrumento, quais são os vossos métodos de treino, a regularidade com que praticam, o que vos ajuda a ficarem incentivados para praticar, se têm alguns pequenos hábitos que vos ajudam a progredir,entre outros. :)

Quando comentarem indiquem o instrumento que praticam ( caso toquem mais que um instrumento podem referir os dois mas separando-os com os métodos de treino respectivos ), e também estão livres para deixarem a lista do Gear que usam nesses mesmos treinos. :jam:

Ora, no meu caso, dedico-me pelo menos 1 hora por dia na guitarra eléctrica, com uma Ibanez GRG170DX, um cubo Roland 15w, um pedal Boss MT-2. Para as gravações que faço, uso um Toneport GX da Line 6. O meu método de treino que estou a desenvolver consiste no seguinte:

No tempo que pratico, escolho uma música que quero aperfeiçoar e trabalho individualmente nos licks / compassos. Diminuo a velocidade para 50% da original,activo o metrónomo, ligo o Adobe Audition e gravo para lá vários minutos num mp3 de apenas um dos licks. Repito o processo para pelo menos 11 licks por dia, cada um separado com a sua gravação individual, designados da seguinte forma:

"Número do lick" - "Percentagem de Velocidade" - "Data" . mp3

Após ter um grupo de 11 mp3 por dia, ouço-os, anoto as vezes que toco o lick, e as vezes que o toco correcto e errado. Faço uma média do número total que toquei e do número de vezes que os toco perfeitos e vejo se está abaixo de metade. Caso esteja, continuo a treinar nesse lick até aumentar esse valor para mais de metade.

De semana por semana, caso veja progressos significativos, aumento a velocidade por 5% ou 10%. Vou ajustando conforme o decréscimo de erros e o acréscimo de correcções. E por aí fora até chegar aos 100%...

Estou ainda em fases experimentais disto,mas caso veja progressos ao longo do tempo aviso aqui. :)

Se possuírem sugestões ou apenas queiram partilhar o vosso método de estudo/treino,força. :metal:

Caxias
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jan 06, 2008 8:32 pm
Contacto:

Re: Métodos de Treino Pessoais

Mensagempor Caxias » segunda jan 19, 2009 10:22 pm

Guitarra

improviso. normalmente é sempre o mesmo riff e vou experimentando variaçoes e tal e mexo os dedos à toa a espera que saia alguma coisa engraçada.

Aria Mac-30(ou 40) series. tb um Cubo Rolland

as vezes tento apanhar qq coisa duam musica e tendo descobrir. n fico mais do que 30 minutos com ela ao ombro.

porem repito este ritual 3 vezes ao dia. no primeiro ano notei melhorias, mas agr estagnei.
O meu dedo mindinho n foi feito para tocar guitarra definitivamente.

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm

Mensagempor c[fal] » terça jan 20, 2009 12:46 am

Não costumo ter um horário definido mas costumo andar sempre entre 45min e uma hora por dia de volta da bicha... Mas tanto posso um dia passar uma tarde entretido, depende. Por norma vou à net e tiro uns licks de blues e e rock e treino, faço também partes de escalas até as saber a uma velocidade razoavel (que para vós é lento) e depois tento improvisar com uns bends, pull offs, hammer on, e coisas do genero. Pessoalmente treino muito em cleans, penso que assim consigo treinar melhor o ouvido para musica no geral e não só para metal. Mas geralmente no fim ligo sempre a distorção para descomprimir um pouco a raiva :lol:

Caxias Escreveu:O meu dedo mindinho n foi feito para tocar guitarra definitivamente.

Nem o meu pulso, depois que há uns dois anos caí num torneio de futebol o meu pulso esquerdo não ficou a 100%, ficou muito fraco apesar de não estar deslocado agora. Custava-me imenso no inicio, so o curvar a mão (como se estivesse a agarrar uma bola, que é a forma correcta da mão no braço da guitarra) e aguentar a tocar por uns escassos minutos, custava-me imenso, entao treinar escalas nem se fala. Mas insisti, uma altura (no inicio, nas ferias) no trabalho até me custava trabalhar e tinha que andar com o pulso ligado para não me doer tanto com o esforço que fazia na guitarra, e agora é-me muito mais facil já. Com o esforço, o pulso ficou mais forte e apesar de ainda ser um fragilidade minha, já não é tão impeditivo como era... Haja, vontade, 90% é esforço e empenho, os 10% de talento não importam caso o empenho não falte!

ah, a minha guitarra é uma squier strat o amp é um medonho squier sp10... antes detestava a guitarra, agora gosto bem dela, não tinha era dedos para a tocar :lol:

CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Mensagempor CarlosC » terça jan 20, 2009 5:18 am

Lendo pelo primeiro post, isso não será ser extremamente cientifico com algo que seria supostamente, arte?
O conceito de método e treino só se pode aplicar ao lado técnico físico, e aos conhecimentos teóricos adquiridos.

Já levei alturas que praticava 8 horas por dia, com distorção e sem metronomo. Praticava licks de malmsteen.
A praticar daquela forma, se parasse 1mês, levava 2mêses a recuperar o retrocesso.
Nessa altura evoluía menos num mês que evoluo agora numa semana... é óbvia a importância de método.
Esse teu método é tão complicado e tão cheio de formulas e muito técnico, que não refere nada que eu consiga relacionar com expressão musical e em seguida a arte.

Tenho visto malta que evolui muito mais, tocando guitarra a acompanhar alguns dos seus artistas preferidos, sacando coisas de ouvido etc.
Isto tem a sua razão de ser, não é treinar para ter ouvido absoluto, é transcrever musica para obter sensibilidade musical, senso artístico.
É o 'missing point' que me aconteceu quando era novo... tal como quem nunca tiver tocado blues na vida, muito dificilmente vai fazer um solo de guitarra em que realmente se oiça a guitarra gemer, sussurrar e gritar.

Quanto a 90% empenho e 10% talento não concordo muito. Ou se calhar mesmo nada.
Herbie Hancock tocou o Concerto No. 5 in D Major de Mozart, ao vivo, com a sinfonia de Chicago, aos 11 anos. Não é talento?
Dedicou-se ao jazz e é um dos maiores pianistas do mundo dos vivos. Tem 12 Grammys e no total mais de 30 awards.
Para um musico de um género musical como JAZZ que é menos ouvido que o próprio metal, ele têm um sucesso invejável.
São feitos que só conseguem com uma elevadíssima percentagem de talento, na minha opinião.

Posso dar-te muitos mais exemplos de que empenho não é tudo... Vê Shawn Lane, numa entrevista em que afirma que aos seus 30 anos tem a mesma técnica que tinha aos 16... aos 16 já estava no ponto.

Uma questão, o que é para vocês evoluir? tocar mais rápido? mais limpo? e ser mais expressivo?
Tecnicamente evoluir deve ser, eliminar barreiras, ter menos limites, para que nos possamos expressar livremente.
Libertar a mente que está presa por trás dos dedos... (aos quais vocês dão tanta importância)#

Outra coisa, costumo praticar com a guitarra desligada, fica-se muito mais atento ao real timbre da guitarra, bem como a todos os ruídos de trastejamento e afins e tudo o que fica meio 'seco' ou seja... nota-se melhor as imperfeições :)

Resumindo, podes praticar técnicas e licks, mas pratica também musica em si, linguagem, ritmo, expressão, emoção.
E praticar não chega, estuda. E com um método que possas aplicar aquilo que aprendes na tua musica.
Depois transcreve uns licks dos teus guitarristas preferidos, e vais alterando-os ao teu gosto através do conhecimento do estudo.
Em seguida aplicas o teu lick numa musica. É sempre o resultado final que mais interessa.

#se há algo que tem que ganhar força ou resistência, é acima de tudo o cérebro e não os dedos. Deviam compreender os conceitos de Yôga, conhecer alguém que pratique, eu não pratico mas compreendo algo: os exercícios que eles fazem são sobre controlo do corpo.
Dito isto, praticar técnica na guitarra é ensinar o cérebro a controlar os dedos e pulsos.

Eu já usei "molas" e afins para "treinar" as mãos e sei bem do que falo. Quem manda nos vossos dedos é o cérebro, a prova disso é que quando tocam das primeiras vezes na guitarra os dedos tremem. Com a prática deixam de tremer, mas das primeiras vezes que tocam ao vivo e/ou com alguém, quando ficam nervosinhos, os dedos tremem um pouco. Porque? Porque estão nervosos...

O tamanho nos dedos e o músculo nos braços não interfere absolutamente nada na capacidade de tocar, já não me vale a pena fazer ginásio que agora sei que só me melhora a saúde e não na guitarra. LOLOL

Neburis [RIP 2010/07/17]

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » terça jan 20, 2009 7:17 am

CarlosC Escreveu:Lendo pelo primeiro post, isso não será ser extremamente cientifico com algo que seria supostamente, arte?
O conceito de método e treino só se pode aplicar ao lado técnico físico, e aos conhecimentos teóricos adquiridos.

Corpo são para uma mente sã. :) Tanto um beneficia de um lado como do outro. Yin-Yang, Bem e Mal, blablabla. Se um se treina, o outro também o será a certo grau. Há é que manter equilíbrio.

CarlosC Escreveu:Esse teu método é tão complicado e tão cheio de formulas e muito técnico, que não refere nada que eu consiga relacionar com expressão musical e em seguida a arte.

E um treino tem que ser necessariamente musical e expressivo? Tudo bem, que, há artistas que aplicam isso nos seus treinos, mas eu não tenho intenção de o fazer. Não pelo menos nesta fase. Primeiro aprende-se a mexer bem os dedos, depois é que podemos soltar a expressão. Seja em peças tuas ou de outro artista.

CarlosC Escreveu:Herbie Hancock tocou o Concerto No. 5 in D Major de Mozart, ao vivo, com a sinfonia de Chicago, aos 11 anos. Não é talento?
Dedicou-se ao jazz e é um dos maiores pianistas do mundo dos vivos. Tem 12 Grammys e no total mais de 30 awards.
São feitos que só conseguem com uma elevadíssima percentagem de talento, na minha opinião.

De certeza que o Herbie teve que trabalhar pelo menos um pouco para obter esse talento, ou ele pegou num piano e tocou logo a sinfonia? :roll:

CarlosC Escreveu:Uma questão, o que é para vocês evoluir? tocar mais rápido? mais limpo? e ser mais expressivo?
Tecnicamente evoluir deve ser, eliminar barreiras, ter menos limites, para que nos possamos expressar livremente.
Libertar a mente que está presa por trás dos dedos... (aos quais vocês dão tanta importância)#

Concordo absolutamente.

CarlosC Escreveu:Outra coisa, costumo praticar com a guitarra desligada, fica-se muito mais atento ao real timbre da guitarra, bem como a todos os ruídos de trastejamento e afins e tudo o que fica meio 'seco' ou seja... nota-se melhor as imperfeições :)

Apenas toco no máximo com a guitarra em canal limpo, pois simplesmente não consigo ouvir muito bem o que toco com ela desligada. O amplificador está lá para amplificar, não para modificar o som. Se o modifica mesmo, já não sei...

CarlosC Escreveu:Resumindo, podes praticar técnicas e licks, mas pratica também musica em si, linguagem, ritmo, expressão, emoção.

Eu nunca disse que não o fazia. :roll: Além do que demonstro aqui passo uns bons 30 minutos no fim a cagar para os erros e simplesmente "tocar", a libertar. É bom para relaxar, aumento a capacidade de expressão e fazem as sessões de dias seguintes saber melhor. ^_^

CarlosC Escreveu:E praticar não chega, estuda. E com um método que possas aplicar aquilo que aprendes na tua musica.

Também nunca disse que não o fazia...Teoria fundamenta o que se toca...Vê acima aquilo que eu disse do Lado físico <=> Lado psicológico. :roll:

CarlosC Escreveu:Depois transcreve uns licks dos teus guitarristas preferidos, e vais alterando-os ao teu gosto através do conhecimento do estudo.
Em seguida aplicas o teu lick numa musica. É sempre o resultado final que mais interessa.

Isso parece-me boa ideia. Vou tentar aplicar isso.

CarlosC
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Mensagempor CarlosC » terça jan 20, 2009 2:42 pm

Anarchy Escreveu:De certeza que o Herbie teve que trabalhar pelo menos um pouco para obter esse talento, ou ele pegou num piano e tocou logo a sinfonia? :roll:

Sim, mas nesse caso em vez de 90% deve ter sido 20%... há gente que em poucas horas evolui mais que todos nós num mês.
O exemplo de Shawn Lane é a prova.

Anarchy Escreveu:Apenas toco no máximo com a guitarra em canal limpo, pois simplesmente não consigo ouvir muito bem o que toco com ela desligada. O amplificador está lá para amplificar, não para modificar o som. Se o modifica mesmo, já não sei...

É só por questões de sensibilidade, de destingir um 'pianíssimo' de um 'piano'... mas eu mesmo enquanto vejo séries consigo praticar guitarra e ouvir a guitarra e o som da TV :P lol ainda que pouco intenso o som das guitarras eléctricas desligadas é-me bastante audível

algo que secalhar seria de acrescentar, era também praticares com muita distorção tecnicas que "sujam" facilmente:
sweep picking, tapping, tapping from no-where, legatto runs, string skiping, etc...
pois assim habituaste a controlar a distorção para não produzir ruídos indesejáveis e a fazeres-te ouvir com clareza.

Ying-Yang

Lê os meus últimos 3 parágrafos do primeiro post com atenção. Acho que no aspecto do equilíbrio estamos de acordo mas com argumentações diferentes. Existe lógica por trás desse equilíbrio. ;)

Markusmetal
Participante
Registado: segunda abr 07, 2008 10:39 pm

Mensagempor Markusmetal » terça jan 20, 2009 3:03 pm

Guitarra

O meu método... muito básico.

Se quero evoluir rapidez em downpicking... pego na master of puppets e fico a tocar aquilo durante uns 30min a uma velocidade em que me sinta confortavél ate ir aumentado a velocidade e resistencia.

Lembro-me de uma vez ter tocado o riff principal da battery... ao inicio não saía nada de jeito... mas passado 1hora e meia sempree a tocar a mesma coisa e cada vez mais depressa lá conseguia practicamente na perfeição acompanhar o album.

O mesmo aplico para outras tecnicas embora nao sejam muitas porque sou gajo de ritmo.

Realmente o meu dedo mendinho também nao foi feito para tocar guitarra :?

Neburis [RIP 2010/07/17]

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » terça jan 20, 2009 3:58 pm

CarlosC Escreveu:Sim, mas nesse caso em vez de 90% deve ter sido 20%... há gente que em poucas horas evolui mais que todos nós num mês.
O exemplo de Shawn Lane é a prova.

Ninguém tem que ser Herbie Hancock's nem Shawn Lane's. Isso depende muito dos objectivos de cada um. Claro que se alguém tem mais afinco para uma arte, vai haver iniciantes que irão querer aprender com esse tipo de gente...mas esse tipo de idolatrização seria o mesmo que dizer que queria ser igual ao Malmsteen por apenas tocar rápido. Se ele conseguiu tocar rápido com menos esforço do que eu, bom para ele...quem disse que tenho de ser igual? E para mim a questão de "talento" é muito subjectivo. O talento para mim trata de questões de genes e não de alguma dádiva de uma divindade qualquer, mas é melhor nem entrar por aí. xD

CarlosC Escreveu:algo que secalhar seria de acrescentar, era também praticares com muita distorção tecnicas que "sujam" facilmente:
sweep picking, tapping, tapping from no-where, legatto runs, string skiping, etc...
pois assim habituaste a controlar a distorção para não produzir ruídos indesejáveis e a fazeres-te ouvir com clareza.

Eu treino tanto em limpo como com distorção. De momento treino sweeps com legato à mistura. De momento tenho mais dificuldades com o legato em limpo...o som simplesmente não me sai ao nível que eu quero. :|

CarlosC Escreveu:
Ying-Yang

Lê os meus últimos 3 parágrafos do primeiro post com atenção. Acho que no aspecto do equilíbrio estamos de acordo mas com argumentações diferentes. Existe lógica por trás desse equilíbrio. ;)

O que eu conclui foi que podes achar que estou a ser demasiado concentrado nas teorias de treino, mas que estou apenas a treinar um dos lados necessários de dois. Mas é o que eu disse, não se pode ter um sem o outro. Se eu for a treinar Karaté para apenas estudar a história dos antigos mestres, e não aplicar nada do que eles deixaram, então falta algo. Por outro lado,se me puser em competições internacionais sem ter em conta ensinamentos base...enfim, acho que toda a gente sabe o resultado. xD

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm

Mensagempor c[fal] » terça jan 20, 2009 4:08 pm

CarlosC Escreveu:Quanto a 90% empenho e 10% talento não concordo muito. Ou se calhar mesmo nada.Herbie Hancock tocou o Concerto No. 5 in D Major de Mozart, ao vivo, com a sinfonia de Chicago, aos 11 anos. Não é talento?Dedicou-se ao jazz e é um dos maiores pianistas do mundo dos vivos. Tem 12 Grammys e no total mais de 30 awards. Para um musico de um género musical como JAZZ que é menos ouvido que o próprio metal, ele têm um sucesso invejável. São feitos que só conseguem com uma elevadíssima percentagem de talento, na minha opinião. Posso dar-te muitos mais exemplos de que empenho não é tudo... Vê Shawn Lane, numa entrevista em que afirma que aos seus 30 anos tem a mesma técnica que tinha aos 16... aos 16 já estava no ponto.

Mas por certo que te posso dar, e nem preciso de os dar, muitos mas muitos mais exemplos em que sem empenho não se vai a lado nenhum. :wink:
E isso é um ou outro caso em quantos? 10 e 90... Eu se não concordasse com o que disse tinha desistido da guitarra e da musica ao primeiro instante... E pergunta a grandes virtuosos da guitarra, o quanto se esforçaram para chegar onde chegaram...

CarlosC Escreveu:Libertar a mente que está presa por trás dos dedos...

Não podia estar mais de acordo nesse ponto

CarlosC Escreveu:Outra coisa, costumo praticar com a guitarra desligada, fica-se muito mais atento ao real timbre da guitarra, bem como a todos os ruídos de trastejamento e afins e tudo o que fica meio 'seco' ou seja... nota-se melhor as imperfeições

Também o comecei a fazer, primeiro porque não queria mais problemas com os vizinhos à noite, nem incomodar quem mora comigo. Depois acabei por reparar isso mesmo. Se conseguirmos um som defenido com a guitarra desligada, depois com ela ligada a um bom amp temos resultados muito bons.

CarlosC Escreveu:praticar técnica na guitarra é ensinar o cérebro a controlar os dedos e pulsos.

Compreendo, mas o meu caso era dores, dado o meu puso ser fraco a nivel de musculo e principalmente osso, depois que foi lesionado. Aqui o cérebro não entra, ainda não atingi um estado de controlo da dor que me permita não ter dores horriveis ao ponto de não mecher o pulso, podendo voltar a ter uma lesão por causa da guitarra (o que já aconteceu) :wink:

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » terça jan 20, 2009 5:16 pm

Um prof meu uma vez disse-me que ao treinar uma qualquer musica, se houver uma parte que não vá a primeira e seja mais complicada só há uma coisa a fazer. Parar, apontar 5 minutos no relogio e tocar apenas esse compasso 5 minutos. depois dos 5 minutos voltar a tocar a peça, esse compasso complicado sai na perfeição, o seguinte que é fácil é que sai merda, mas cagar e seguir lol
Imagem

Eddie The Head
Registado: domingo mai 25, 2008 8:24 pm

Mensagempor Eddie The Head » quarta jan 21, 2009 6:21 pm

Limito-me a praticar exercicios de velocidade e cordenação,cromatismo,alternate/alternative picking,Legato playing,isto é para mim o "aquecimento" e depois limito a praticar as musicas que tenho de ensaiar.
"A time to keep, and a time to throw away!"

Imagem

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » quarta jan 21, 2009 7:32 pm

Como é que ainda ninguém fez uma piada sexual com isto?
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Eddie The Head

Mensagempor Eddie The Head » quarta jan 21, 2009 7:52 pm

Lapeno Enriquez Escreveu:Como é que ainda ninguém fez uma piada sexual com isto?

Porque piadas rebarbas,no musica e arte,simplesmente não combina!

Imagem

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » quarta jan 21, 2009 7:58 pm

Ai não. Andas cá há pouco tempo.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Eddie The Head

Mensagempor Eddie The Head » quarta jan 21, 2009 8:01 pm

Lapeno Enriquez Escreveu:Ai não. Andas cá há pouco tempo.

Por dizer que não combina,não quer dizer que não tenha piada :!:

as já agora conta a tua piada,eu sei que deves ter ai uma para dizer.

Imagem

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes