Queria aqui propor uma questão para quem quiser participar. Independente do vosso instrumento, quais são os vossos métodos de treino, a regularidade com que praticam, o que vos ajuda a ficarem incentivados para praticar, se têm alguns pequenos hábitos que vos ajudam a progredir,entre outros.

Quando comentarem indiquem o instrumento que praticam ( caso toquem mais que um instrumento podem referir os dois mas separando-os com os métodos de treino respectivos ), e também estão livres para deixarem a lista do Gear que usam nesses mesmos treinos.

Ora, no meu caso, dedico-me pelo menos 1 hora por dia na guitarra eléctrica, com uma Ibanez GRG170DX, um cubo Roland 15w, um pedal Boss MT-2. Para as gravações que faço, uso um Toneport GX da Line 6. O meu método de treino que estou a desenvolver consiste no seguinte:
No tempo que pratico, escolho uma música que quero aperfeiçoar e trabalho individualmente nos licks / compassos. Diminuo a velocidade para 50% da original,activo o metrónomo, ligo o Adobe Audition e gravo para lá vários minutos num mp3 de apenas um dos licks. Repito o processo para pelo menos 11 licks por dia, cada um separado com a sua gravação individual, designados da seguinte forma:
"Número do lick" - "Percentagem de Velocidade" - "Data" . mp3
Após ter um grupo de 11 mp3 por dia, ouço-os, anoto as vezes que toco o lick, e as vezes que o toco correcto e errado. Faço uma média do número total que toquei e do número de vezes que os toco perfeitos e vejo se está abaixo de metade. Caso esteja, continuo a treinar nesse lick até aumentar esse valor para mais de metade.
De semana por semana, caso veja progressos significativos, aumento a velocidade por 5% ou 10%. Vou ajustando conforme o decréscimo de erros e o acréscimo de correcções. E por aí fora até chegar aos 100%...
Estou ainda em fases experimentais disto,mas caso veja progressos ao longo do tempo aviso aqui.

Se possuírem sugestões ou apenas queiram partilhar o vosso método de estudo/treino,força.