Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Neburis [RIP 2010/07/17]

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » terça mai 19, 2009 5:32 pm

Sanctaphrax13 Escreveu:Não sei se este é o tópico indicado, mas aqui vai...

Ontem parti uma corda (o mi agudo) da minha guitarra, pela primeira vez. (aguentaram bastante tempo aquelas cordas...)

Quero comprar um set novo, mas não sei o que escolher... :roll:

Queria cordas que fossem óptimas para metal, mas que fossem boas para tocar outros géneros também...
Já agora, a minha guitarra é uma Ibanez grg 170 dx

Cumps! :jam:

p.s.: (peço desculpa se esta pergunta já tivesse sido respondida anteriormente, mas não encontrei :lol: )

Faz como eu, mete mais uma mola na parte de trás e faz um setup para suportar umas D'Addario 0.11 :metal:

MasterOfGuitar
Participante Inspirado(a)
Registado: terça out 07, 2008 9:47 pm

Mensagempor MasterOfGuitar » terça mai 19, 2009 6:01 pm

Anarchy Escreveu:

Ontem parti uma corda (o mi agudo) da minha guitarra, pela primeira vez. (aguentaram bastante tempo aquelas cordas...)

Queria cordas que fossem óptimas para metal, mas que fossem boas para tocar outros géneros também...

p.s.: (peço desculpa se esta pergunta já tivesse sido respondida anteriormente, mas não encontrei :lol: )

Faz como eu, mete mais uma mola na parte de trás e faz um setup para suportar umas D'Addario 0.11 :metal:

Acho que é melhor não a não ser que ele queira afinar 1 tom abaixo pelo menos(em ré). Só lhe vai trazer dificuldades pois ele deve estar habituado a 9´s, e de 9´s para 11 ainda é um bocado...

CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Mensagempor CarlosC » terça mai 19, 2009 6:32 pm

Neste assunto estou com o Anarchy - é cordas d'Homem crl!

Mas se fizer doi doi sempre pode ir para 0.10 e depois passar então para 0.11 e se o setup for bem feito, não fica mais difícil de tocar. É como mudar para 1 palheta +grossa/+rija, ao inicio o feel é diferente mas depois de habituado não tem nada que enganar...E também não sou muito fan de cordas para meninas... Mr.T would say: "Get someNuts" LOLOL :mrgreen:

Neburis [RIP 2010/07/17]

Mensagempor Neburis [RIP 2010/07/17] » terça mai 19, 2009 7:00 pm

MasterOfGuitar Escreveu:
Anarchy Escreveu:

Acho que é melhor não a não ser que ele queira afinar 1 tom abaixo pelo menos(em ré). Só lhe vai trazer dificuldades pois ele deve estar habituado a 9´s, e de 9´s para 11 ainda é um bocado...

Se fores a ver ficaria-lhe mais caro ter que ir fazendo os setup's até chegar às 0.11 - mais vale meter logo e pronto, fica com uma guitarra toda armada. E metal de guerra É TOCADO EM AFINAÇÕES MAIS GRAVES! :jam: (I know, I know...flame meh :lol: )

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » quarta mai 20, 2009 8:56 am

queria cordas que fossem óptimas para metal, mas que fossem boas para tocar outros géneros também...

Como foi dito a guitarra vinha com 0.09 - 0.42. Se gostavas das que tinhas podes continuar o que vem de fábrica é o equivalente ao EXL 120

Imagem Encontras em qualquer loja penso eu.
Imagem

Samy
Participante
Registado: domingo mai 17, 2009 9:02 am

Mensagempor Samy » quarta mai 20, 2009 7:52 pm

Surtr Escreveu:Podes postar uma foto do neck-joint e do perfil do braço, sff?!

Imagem

aqui vão algumas fotos da guitarra. foi com o telemóvel por isso a qualidade nao é das melhores, mas acho que dá pa veres o que pretendes.

esta guitarra é muito dificil de se conseguir pois parece que o fornecedor não pode mandar vir só uma Shecter. Ao principio na loja onde encomendei ( em Lisboa) tinham me dito que seria dificil este ano, mas o fornecedor teve de fazer uma encomenda extra de algumas Shecters e pôde encaixá-la. mas penso que não seja fácil consegui-la com relativa rapidez, mas acho que vale a pena a espera, uma das coisas que já reparei é que os picksups não debitam ruido ( penso que é uma das caracteristicas dos activos - o tal hum), e comportam-se muito como os passivos, o som tem mais corpo do que grande parte dos activos que ouvi.

ao principio fiquei um pouco apreensivo pois o pickup activo da minha Charvel Model 4 tem mais peso mas no fundo é apenas uma questão de reformular outro som mais virado para esta guitarra. depois de o ter feito fiquei mais satisfeito e noto bem o ganho na qualidade de som! ( mais corpo)

tenho andado nos ultimos meses a gravar as guitarras para o novo trabalho de Disassembled com a velhinha Charvel, mas vou voltar a regravar tudo com esta pois vale a pena!! :headbanger:

Sanctaphrax13
Participante
Registado: quarta mai 06, 2009 8:23 pm
Contacto:

Mensagempor Sanctaphrax13 » quarta mai 20, 2009 8:17 pm

Boas pessoal,

Já tomei a minha decisão e comprei umas Blue Steel 0.10
corria o risco de o cavalete nao aguentar muito bem, por isso vou adicionar 1 ou 2 (ou 3 xD) molas à guitarra para aguentar o bicho :jam:

Obrigado pela vossa ajuda! :D

Metal on! :headbanger:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » quarta mai 20, 2009 10:47 pm

Sanctaphrax13 Escreveu:Boas pessoal,

Já tomei a minha decisão e comprei umas Blue Steel 0.10
corria o risco de o cavalete nao aguentar muito bem, por isso vou adicionar 1 ou 2 (ou 3 xD) molas à guitarra para aguentar o bicho :jam:

Obrigado pela vossa ajuda! :D

Metal on! :headbanger:

Que exagero :o

Não precisas de meter mais molas. Basta apertares as que la estão. Ou trocar-lhes a configuração. Se tiverem paralelas.
Imagem

Sayer
Registado: sexta out 31, 2008 11:48 am

Mensagempor Sayer » quinta mai 21, 2009 9:30 am

Como o Shore disse basta ajustar as que lá estão, não é preciso exageros... :D

És capaz é de ter de dar um toque na altura das cordas porque pode ficar um bocado diferente (não sei se mais alto ou mais baixo). Pelo menos aconteceu-me a mim há uns tempos quando tambem usei 010.

:jam:

Sanctaphrax13
Participante
Registado: quarta mai 06, 2009 8:23 pm
Contacto:

Mensagempor Sanctaphrax13 » quinta mai 21, 2009 10:48 pm

As minhas molas não estão bem paralelas, estão a 'convergir para o mesmo ponto' digamos assim :lol:
Devo mantê-las assim?

Já agora, eu já apertei um pouco o tubo de aço (ou outro metal, nao sei) que está dentro do braço da guitarra e já apertei melhor as molas... Mas o cavalete continua ligeiramente levantado e é 'impossivel' tocar em E. Tem de ser em D ou mais grave... Por isso é que eu disse que iria pôr mais molas... Ou então vou trocar de cordas e fico-me pelas 09, nao sei...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Mensagempor CarlosC » quinta mai 21, 2009 11:28 pm

man basta apertares as molas um pouco mais. não devias era ter mexido no tensor do braço sem ter experiência no assunto, para além que não convém ter o braço recto demais porque depois as cordas ficam muito tensas e com uma acção desconfortável embora pareçam baixas. mas se isso tiver muito difícil adiciona uma mola não faz mal a ninguém.

haemonculus
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mai 31, 2003 10:56 pm
Contacto:

Mensagempor haemonculus » quinta mai 21, 2009 11:35 pm

Imagem
é só aparafusar aqueles 2 parafusos à esquerda até a ponte ficar paralela com o corpo, ou pelo menos não muito inclinada.

Sayer
Registado: sexta out 31, 2008 11:48 am

Mensagempor Sayer » sexta mai 22, 2009 9:19 am

Parece-me que essa guitarra está a precisar de um setup... :?

Tenta apertar mais as molas (quanto à posição por mim deixa ficar como estão) até que o floyd fique paralelo ao corpo da guitarra (afinada) e é possivel que tenhas de levantar um pouco as cordas (esse ajuste é feito utilizando os dois parafusos de pivot do floyd).

Espero que tenhas tido sorte relativamente ao ajuste do truss rod, quem não está à vontade com isso tem tendencia a fazer uma grande cagada, embora esse ajuste não seja nada de transcendente. :wink:

Se não te sentes à vontade com estes ajustes leva a guitarra a um tecnico para fazer um setup, é só pagar e fazem isso por ti (e até, possivelmente melhor) :wink:

JoaoMendes
Metálico(a)
Registado: sábado mai 23, 2009 1:48 pm
Contacto:

Mensagempor JoaoMendes » sábado mai 23, 2009 2:04 pm

Boas... eu sou novo no forum, e precissava de ajuda para comprar uma guitarra eletrica
Eu estava a pensar num preço a rondar os 300/400 euros, com floyd (24 trastes se possível) e cor preta...
Obrigado
Comprimentos a todos :)
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » sábado mai 23, 2009 2:48 pm

Imagem tens esta igual á minha. ibanez rg 350 dx (tb tens a 370 que a nivel de componentes é igual mas nao tem o pick gard cincento)

Um concelho... compra com floyd so se fizeres mesmo questão de o usar bastante... eu tb queria uma guitar pa tocar tudo e mais alguma coisa e agora o floyd so me chateia... mudar afinação e uma granda foda com floyd. por outro lado consegues manter a guitarra quase um mês inteiro sem se desafinar.

Imagem

excelente relação preço qualidade, com um tom bastante "quente" é nice :P

os topos de gama da epiphone tb nao sao maus...

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes