Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
MasterOfGuitar
Participante Inspirado(a)
Registado: terça out 07, 2008 9:47 pm

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor MasterOfGuitar » terça mai 05, 2009 12:27 am

nox Escreveu:não, eu não me engano, alias digo-te duas coisas, a primeira é que as Squiers não são feitas de Amieiro(Alder) ou de Tília(Basswood), são feitas em varias madeiras (assim de repente lembro me de Agathis Alder e Basswood).

A outra é que tu não leste bem o que eu disse, puseste uma vírgula onde não estava. O que eu disse é que as squiers que são feitas em Alder seriam feitas em Mahogany, se fosse uma madeira mais barata.

mas se queres corrigir alguem certifica-te que estás a fazê-lo com fundamento, e não depois de ler algo à diagonal.

Ok realmente até tens razão em relação a isso. Mas em relação a corrigir só o fiz pelo simples facto de ter uma informação de que as squiers na maior parte das vezes, não as antigas e as valiosas mas sim as novas e fracotas são feitas de basswood. E já que li agora o teu comentário na horizontal vi que referiste que as squiers seriam feitas de mogno se esta madeira fosse mais barata. Eles não as fazem talvez por essa razão mas também pela razão que a "cópia de fender" perderia o timbre e as características sonoras próprias das fender se eles usassem mogno já que esta madeira é uma madeira que tem um som mais grave e é uma madeira mais pesada...

MasterOfGuitar

Mensagempor MasterOfGuitar » terça mai 05, 2009 12:36 am

CarlosC Escreveu:LOL omfg... as Squiers como se fossem só 1 guitarra? LOLOL

há squiers americanas feitas em ash, valiosas e raras! e muito melhores que varias das guitarras que muita gente tem :) madeiras usadas há desde agathis a alder a basswood a mogno. Há também Coreanas Japonesas Indonésias Chineses ...
Eu por acaso tenho uma Squier Neck Thru Guild SG em mogno que veio com Duncans Design. =D haha o modelo é o S-73 e penso que remonta a 2002 se não estou em erro ;)
(tenho-a aqui guardada nem dou uso, comprei pela oportunidade de negócio que tive ^^)

Ibanez baixa/média gama basswood? essa madeira é usada na RG750 Reissue das Ibanez dos 80s (antes de haver as prestige e a decadencia da gama média da Ibanez, bem como a exterminação das gamas ultra-baixas Ibanez feitas em contraplacado que havia)
Há Jems777s em alder e em Basswood :) são guitarras de mais de 2000 euros? gama média? eheheh
e já epiphones gama baixa em móngo...

As madeiras não fazem o preço da guitarra, a qualidade delas sim, a forma como são trabalhadas sim.
Senão não havia diferença entre epiphones e Gibsons...

e as madeiras, é relativo, há boas e más, rosewood há umas 3 ou 4 variedades diferentes...
há maple, flamed maple, birdseye maple(o mais exótico e caro =P e o meu perferido) etc...

Considero este site relevante, dada a marca de excelência que é e as constatações que são possíveis de fazer a partir das observações aí descritas, contem muita informação interessante. ^^ eheh
http://www.suhrguitars.com/wood.aspx

Mas agradeço imenso esse site que postaram sobre madeiras, toda a informação é sempre bem vinda :)

Já reformulei o meu comentário... Eu pensei que o nox estava a referir-se ás squiers mais baratas que de uma maneira geral são feitas em basswood.. Como tu dizes bem, as madeiras não são caras só por serem diferentes e melhores umas do que outras mas também são mais caras variante o tratamento.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » terça mai 05, 2009 12:42 am

CarlosC Escreveu:
As madeiras não fazem o preço da guitarra, a qualidade delas sim, a forma como são trabalhadas sim.

Duh! Já cá falamos disto. Antes de virem tentar desenterrar esqueletos leiam o tópico primeiro.

Só um aparte as madeiras numa boa guitarra são escolhidas em função do som que se pretende casado com os pickups. O casamento entre pickups tipo de construção e madeira é importante. Não se escolhem pelo preço.

Numa guitarra barata o que interessa é baixar preços de produção. Se o alder for mais barato na indonesia. Vão usar Alder. Se na China o Mogno for mais barato então usam mogno. O obj€ctivo neste caso não é a qualidade mas sim o preço.

Ás vezes sinceramente fico sem paciência para algumas coisas que tenho que ler. Mas passa pela cabeça de alguém que alguma materia prima é melhor só por ser mais cara? Se eu morar num pinhal o pinho é fraco porque há aos pontapés. Se não houver um pinheiro num raio de milhares de km então o pinho é a melhor madeira... :geek:

Usem o tópico de forma útil e mais cordeal. Caso contrário aconselho vivamente a que peguem nas guitarras e ... toquem! :idea:
Imagem

MasterOfGuitar

Mensagempor MasterOfGuitar » terça mai 05, 2009 9:04 am

Shore Escreveu:
CarlosC Escreveu:

Duh! Já cá falamos disto. Antes de virem tentar desenterrar esqueletos leiam o tópico primeiro.

Só um aparte as madeiras numa boa guitarra são escolhidas em função do som que se pretende casado com os pickups. O casamento entre pickups tipo de construção e madeira é importante. Não se escolhem pelo preço.

Numa guitarra barata o que interessa é baixar preços de produção. Se o alder for mais barato na indonesia. Vão usar Alder. Se na China o Mogno for mais barato então usam mogno. O obj€ctivo neste caso não é a qualidade mas sim o preço.

Ás vezes sinceramente fico sem paciência para algumas coisas que tenho que ler. Mas passa pela cabeça de alguém que alguma materia prima é melhor só por ser mais cara? Se eu morar num pinhal o pinho é fraco porque há aos pontapés. Se não houver um pinheiro num raio de milhares de km então o pinho é a melhor madeira... :geek:

Usem o tópico de forma útil e mais cordeal. Caso contrário aconselho vivamente a que peguem nas guitarras e ... toquem! :idea:

realmente agora disseste bem peguem nas guitarras e toquem... eu normalmente só escrevo alguma coisa aqui quando estou com dúvidas mas escrevi aquilo só por mero acaso... é um tempo mal gasto estar aqui a discutir qual é a madeira que custa mais ou que tem mais lascas..

nox
Participante
Registado: domingo abr 12, 2009 6:43 pm

Mensagempor nox » terça mai 05, 2009 8:58 pm

MasterOfGuitar Escreveu:
nox Escreveu:não, eu não me engano, alias digo-te duas coisas, a primeira é que as Squiers não são feitas de Amieiro(Alder) ou de Tília(Basswood), são feitas em varias madeiras (assim de repente lembro me de Agathis Alder e Basswood).

A outra é que tu não leste bem o que eu disse, puseste uma vírgula onde não estava. O que eu disse é que as squiers que são feitas em Alder seriam feitas em Mahogany, se fosse uma madeira mais barata.

mas se queres corrigir alguem certifica-te que estás a fazê-lo com fundamento, e não depois de ler algo à diagonal.

Ok realmente até tens razão em relação a isso. Mas em relação a corrigir só o fiz pelo simples facto de ter uma informação de que as squiers na maior parte das vezes, não as antigas e as valiosas mas sim as novas e fracotas são feitas de basswood. E já que li agora o teu comentário na horizontal vi que referiste que as squiers seriam feitas de mogno se esta madeira fosse mais barata. Eles não as fazem talvez por essa razão mas também pela razão que a "cópia de fender" perderia o timbre e as características sonoras próprias das fender se eles usassem mogno já que esta madeira é uma madeira que tem um som mais grave e é uma madeira mais pesada...

agora focaste de facto um ponto interessante, no entanto há algumas squiers feitas de Agathis, que creio ser uma madeira "descendente" do mogno (não sei se é assim que se diz, mas creio que é algo assim)

é por isso que eu acho que a squier tenta usar as madeiras mais baratas, deixando talvez as de melhor qualidade, e parecença tonal, para as squiers mais avançadas (classic vibe, vintage modified), a Affinity por exemplo usa Alder

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » quarta mai 06, 2009 10:48 am

Eu acho que essa cena das madeiras vem de escolas diferentes, tipo, a Fender começou a construir as Stratocaster em Alder, e desde aí, acho que se tornou uma tradição da empresa(para as Fender como deve ser). Enquanto a Gibson sempre preferiu mógno e korina(mógno africano). Basicamente tem a ver com o público alvo, tipo, o mogno tem aquele som mais cheio, que se calhar o pessoal do Jazz preferere, enquanto o Alder tem um som mais cristalino e mais mid-rangy, que se calhar o pessoal do blues e funk e por aí fora prefere... It's all about taste...

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » quarta mai 06, 2009 3:32 pm

Surtr Escreveu:It's all about taste...

Excelente resposta para a questão!
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

skabidexe
Turista
Registado: quinta mai 14, 2009 9:36 am

Mensagempor skabidexe » sexta mai 15, 2009 8:21 am

boas pessoal..como primeiro post la vou eu atirar umas postas de pescada pedindo ajuda na compra da 1a guitarra..toco sensivelmente á 7-8meses viola..ate gosto tem umas porreiras..mas um colega meu apareceu-me a tempos aki em casa com uma guitarra tipo les paul. toquei um pouco nela e vou ser sincero..passei.me da moina..desde entao tenho andado sempre a pensar "mas k possa irei comprar..", ver madeiras, cordas, pickups, pontes, estilo de guitarra electrica que mais me identifico, contas ao dinheirinho..bem, ainda nao sou muito entendido na materia mas ao menos ja dou uns toques e sei o k pretendo..
.. já agora sou virado para as rocalhadas e slowzinho :)
..k k axam???( excelentes condiçoes)

opçao vintage v100 22oeuros, tobacco sunburst.. (importada, nova e portes incluidos)

E já agora..amplificador??? que recomendam em budjet so para tocar ca em casa..tenho visto boas criticas do roland tube 15x e do line 6 spider 3.
um desde já um muito obrigado
Última edição por skabidexe em sexta jun 05, 2009 1:22 pm, editado 1 vez no total.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » sexta mai 15, 2009 9:28 am

"here we go again"

Imagem
Imagem

Sayer
Registado: sexta out 31, 2008 11:48 am

Mensagempor Sayer » sexta mai 15, 2009 9:39 am

Essa pergunta já foi respondida uns milhares de vezes, experimenta ver umas páginas atrás e vais ter a tua resposta. :wink:

A preguiça é tramada.

skabidexe
Turista
Registado: quinta mai 14, 2009 9:36 am

Mensagempor skabidexe » sexta mai 15, 2009 11:21 am

Sayer Escreveu:Essa pergunta já foi respondida uns milhares de vezes, experimenta ver umas páginas atrás e vais ter a tua resposta. :wink:

A preguiça é tramada.

ok obrigado..desculpem :metal:

Samy
Participante
Registado: domingo mai 17, 2009 9:02 am

Mensagempor Samy » domingo mai 17, 2009 10:14 am

Boas pessoal do forum!

Como tinha postado há algum tempo atrás, tinha encomendado a Schecter Blackjack Atx e ela acabou de chegar dos States para as minhas mãos! :)

Tava com algum receio em mandar vir uma guitarra sem experimentar e a falta dos pontos na escala deixavam-me apreensivo pois nunca tinha tocado com nenhuma que não tivesse pontos ( talvez andasse mal habituado) mas de facto não sinto falta deles até pq os pontos na lateral parecem-me suficientes.

a razão do meu post prende-se com o facto de poder existir alguém que esteja de olho nesta guitarra, mas que esteja a passar pelo mesmo que eu passei e como disse anteriormente, posso tirar algumas fotos de ângulos que não estejam acessiveis na net ou mesmo filmar de algum ângulo em especial.

a guitarra supreendeu-me visualmente, os acabamentos estão muito bem conseguidos, os grover tuners demonstram uma precisão na afinação como nunca tinha experimentado, como tb o OFR parece-me bastante estável.

O som ainda não tive tempo para experimentar como deve ser e por isso não sei se toda aquela euforia na net por causa dos novos Pickups SD Blackouts faz algum sentido. ela soa-me bem mas não sou nenhum conhecedor de pickups para dizer se são melhor ou não que os EMG...toquei sempre com a minha Charvel durante 6 anos e apenas com ela e por isso a minha experiência com outro tipo de pickups é zero! :)

embora o preço de tabela seja cerca de 1060€ a verdade é que dei 860€ já com setup para descer a afinação para C.

aqui fica uma foto dela ainda na placenta! :)
Imagem

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » segunda mai 18, 2009 10:09 pm

Podes postar uma foto do neck-joint e do perfil do braço, sff?!

Sanctaphrax13
Participante
Registado: quarta mai 06, 2009 8:23 pm
Contacto:

Mensagempor Sanctaphrax13 » terça mai 19, 2009 9:47 am

Não sei se este é o tópico indicado, mas aqui vai...

Ontem parti uma corda (o mi agudo) da minha guitarra, pela primeira vez. (aguentaram bastante tempo aquelas cordas...)

Quero comprar um set novo, mas não sei o que escolher... :roll:

Queria cordas que fossem óptimas para metal, mas que fossem boas para tocar outros géneros também...
Já agora, a minha guitarra é uma Ibanez grg 170 dx

Cumps! :jam:

p.s.: (peço desculpa se esta pergunta já tivesse sido respondida anteriormente, mas não encontrei :lol: )
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Sayer
Registado: sexta out 31, 2008 11:48 am

Mensagempor Sayer » terça mai 19, 2009 10:02 am

Isso depende dos gostos, eu prefiro Dean Markley Blue Steel o set LT (.009 - .042), ou então set REG (.010 - .046), com este as cordas ficam com maior tensão. Nunca experimentei mas ouvi maravilhas das Elixir.

Devias comprar o set 9-42 (de qualquer marca que escolheres) que deve ser igual ao que tens na guitarra, assim (em principio) não corres o risco de ficar com as oitavas desafinadas.

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes