Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
MasterOfGuitar
Participante Inspirado(a)
Registado: terça out 07, 2008 9:47 pm

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor MasterOfGuitar » terça fev 03, 2009 11:28 pm

SYNAPSYS666 Escreveu:
Markusmetal Escreveu:existe uma grande diferença de qualidade de som entre uma guitarra de marca mais cara e uma imitação?

É quase como comparar um Trabant a um Ferrari. Mas há excepções. A Gibson tem vindo a piorar a sua qualidade de construção, e a Epiphone por vezes tem uma belas jóias. Mas isso é como tudo. A própria Fender tem modelos da série American Standard com pior resultado que alguns modelos da Squier, e muitos apontam as séries standard como o melhor investimento dentro de Fender.

Mais que tudo, é uma questão de sorte com o modelo de guitarra que se quer. Por isso se deve experimentar o que se quer comprar, pois até duas guitarras da mesma marca, mesmo modelo, cor e especificações podem soar diferentes.

Olha que não. Em questões de "sonoridade" como ele pergunta não é assim bem a coisa. Claro que uma guitarra com uns bons pickups ajuda muito mas 80% do som vem do amplificador. Eu tenho uma squier dessas bullet strat e o som dela num amplificador Norlin que tenho aki de 70 watts comparado com uma jackson dxmg não sentes "grandes" diferenças e até me atrevo a dizer que para blues e som limpo prefiro a squier em questões de som claro. É claro que em questões de altura das cordas, problemas electrónicos, escalas desafinadas etc etc a squier reina, enquanto que a Jackson não tem nenhum desses problemas.

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » quarta fev 04, 2009 10:14 am

SYNAPSYS666 Escreveu:Mais que tudo, é uma questão de sorte com o modelo de guitarra que se quer. Por isso se deve experimentar o que se quer comprar, pois até duas guitarras da mesma marca, mesmo modelo, cor e especificações podem soar diferentes.
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Markusmetal
Participante
Registado: segunda abr 07, 2008 10:39 pm

Mensagempor Markusmetal » quarta fev 04, 2009 3:03 pm

SYNAPSYS666 Escreveu:
SYNAPSYS666 Escreveu:Mais que tudo, é uma questão de sorte com o modelo de guitarra que se quer. Por isso se deve experimentar o que se quer comprar, pois até duas guitarras da mesma marca, mesmo modelo, cor e especificações podem soar diferentes.

Encontrar uma Gibson explorer á venda em loja em portugal... qual será a probabilidade? Eu para encontrar a Epiphone explorer foi um problema e posso dizer que tive muita sorte em encontrar na loja e experimentar.

Nunca vi nenhuma Gibson explorer á venda em loja e creio que dificilmente verei... parece que o pessoal não gosta lá muito desse modelo.

tomace09
Turista
Registado: quarta fev 04, 2009 11:55 pm
Contacto:

[AJUDA/OPINIÃO] Cort zenox z40 + Roland cube 15w

Mensagempor tomace09 » domingo fev 08, 2009 11:35 pm

Olá!
Inicia-se uma paixão e começam os problemas... :P
Alguém me pode dizer se é uma boa escolha como guitarra de aprendizagem esta CORT ZENOX Z40? Preferi-a em relação á FENDER SQUIER BULLET mas será uma opção acertada? A ZENOX tem ponte fixa mas também podia ter escolhido uma das séries EVL, KX, X ou até mesmo VX da CORT por terem som mais virado para metal. Eu não quero estar a definir já um estilo de música que queira vir a tocar mas é óbvio que deverá ter a influência dos géneros que ouço... Mas como consigo apreciar tanto MUSE ou os últimos albúns de THRICE como AS BLOOD RUNS BLACK ou até LAMB OF GOD e tendo referências musicais grupos como GUNS´N´ROSES, SEPULTURA, RATM e os meus predilectos KILLSWITCH ENGAGE mas também GREEN DAY, SYSTEM OF A DOWN e DEFTONES, não consigo fixar a minha atenção num tipo de guitarra.
E acima de tudo o orçamento é limitado e...
Outra questão é a seguinte: o ROLAND de 15watts consegue "acompanhar" um LINE6 de 150w a 3/4 do seu volume máximo ou fica totalmente abafado? E o CUBE 30w?

Perdoem a minha ignorância mas isto de começar agora é complicado...

Desde já obrigado pelo vosso tempo!

waters
Participante
Registado: segunda jul 02, 2007 1:20 pm

Mensagempor waters » quarta fev 11, 2009 5:36 pm

Problema na guitarra ou nao.
Entao é o seguinte quando toco nas cordas de baixo E , B e G (fazer um solo ou ritmo) as de cima tambem produzem som, principalmente a 6ª - mi. Isto e normal? Para contornar o problema faço palm mute as de cima. Gostava de saber se é correcto o que estou a fazer.
Btw, so descobri isto hoje de tarde
(quase 1 ano e meio a tocar classica e autodidata em electrica)
(tava a tocar a trooper)

Knuxus
Turista
Registado: quarta jan 07, 2009 10:05 am

Mensagempor Knuxus » quinta fev 12, 2009 9:36 am

waters Escreveu:Problema na guitarra ou nao.
Entao é o seguinte quando toco nas cordas de baixo E , B e G (fazer um solo ou ritmo) as de cima tambem produzem som, principalmente a 6ª - mi. Isto e normal? Para contornar o problema faço palm mute as de cima. Gostava de saber se é correcto o que estou a fazer.
Btw, so descobri isto hoje de tarde
(quase 1 ano e meio a tocar classica e autodidata em electrica)
(tava a tocar a trooper)

Qual e a tua guitarra, tem um floyd de qualquer tipo que esteja pouco fixo? Alguma mola na guitarra que esteja mais para esquerda mais para direita... mas em principio nao e para tocar qualquer corda com força... o minimo de movimento possivel para cada nota, cada traste e cada corda, sera dificil ao principio, mas mais correcto e facil no final... Menciona a tua guitarra... abre a por tras e ve o estado das molas se elas nao vibram muito com as outras molas...

waters
Participante

Mensagempor waters » quinta fev 12, 2009 11:58 am

É uma Jackson JS30DK.
Vou ver as molas atras entao, e tocar mais relaxado a ver.
Mas faz ruido quando esta com distorção. Nao é um ruido muito forte, é uma pequena vibraçao da corda mas nota-se e suam mal.

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » quinta fev 12, 2009 3:17 pm

A primeira a a última cordas partilham a mesma afinação, pelo que, uma vai fazer vibrar a outra, mas não era suposto ser nada de incómodo... Com outras cordas não devia acontecer... Se a tua guitarra tem floyd, o problema é pouco provável vir daí, as molas não conduzem o som assim tão bem, no entanto, em guitarras mais baratas, com pickups mais baratos, interferem com o campo magnético dos pickups e causam um certo buzz... O que eu te recomendo a fazer é, em primeiro lugar, verificar a ligação terra dos pu's. Depois, se isso não resolver nada, faz um electric shield das molas... Põe um pouco de papel de alumínio dentro da cavidade das molas... Talvez resulte, mas com tão pouco informação, é o melhor que consigo fazer... Hope it helps...

CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Mensagempor CarlosC » quinta fev 12, 2009 4:41 pm

chama-se vibração por simpatia, e pode ser bastante incómodo mesmo ser ter um drive elevado...
as cordas de cima também produzem som porque vibram... não é o terra que as impede de vibrar, nem muito menos as molas.
revê o setup da guitarra e atenta na forma de tocar, tu próprio disseste que tocas clássica, se calhar é falta de habito a controlar muita distorção...
experimenta também um noisegate mais acentuado e um pouco menos de drive.
Parece que o pessoal também falou aí de formas de combater o ruído "60 Cycle Hum".

waters
Participante

Mensagempor waters » quinta fev 12, 2009 8:37 pm

Obrigado por terem respondido

O que acontece é que quando toco corda solta e abafo a corda solta que toquei a corda que esta em cima ou em baixo também faz uma pequena vibração e provoca som no amp.

Acontece tambem em alguns (muitos) trastes em que toco uma nota as outras cordas (as que estao soltas claro) que tambem vibram.

Se calhar tenho mesmo que ir a um luthier, mas se me dessem umas dicas nao fosse preciso

Knuxus
Turista
Registado: quarta jan 07, 2009 10:05 am

Mensagempor Knuxus » sexta fev 13, 2009 10:15 am

waters Escreveu:Obrigado por terem respondido

O que acontece é que quando toco corda solta e abafo a corda solta que toquei a corda que esta em cima ou em baixo também faz uma pequena vibração e provoca som no amp.

Acontece tambem em alguns (muitos) trastes em que toco uma nota as outras cordas (as que estao soltas claro) que tambem vibram.

Se calhar tenho mesmo que ir a um luthier, mas se me dessem umas dicas nao fosse preciso

O amp esta altinho para poder vibrar as proprias cordas... ou entao como aprendeste da classica, a tua mao levita por cima das cordas, o que e sempre muito bom... infelizmente e preciso ter uma precisão demoníaca para controlar todas as outras cordas, abafando as por outras maneiras do que com a mao que das as palhetadas...

Sem ser isso, experimenta levar a tua guitarra a uma loja ou um amigo, e pede para toca la, para ver se lhe acontece o teu problema... pode ser do habito, pode ser da guitarra...

waters
Participante

Mensagempor waters » sexta fev 13, 2009 8:32 pm

O que acontece é como digo em cima...
Acho que o problema é mesmo vibraçao por simpatia, ou harmonicos por simpatia, porque parecem mesmo harmonicos.

Gravei um sample do que acontece.

http://www.megaupload.com/pt/?d=TETA3Z4Q

Reparem que nos ultimos segundos era como devia sair som nos outros trastes

vlad
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jul 07, 2008 9:39 pm
Contacto:

Mensagempor vlad » segunda fev 16, 2009 12:14 pm

Boas pessoal,

Quero saber que produto e onde comprar, devo utilizar para limpar o Neck da minha guitarra que é em Maple.
Desde já agradeço as respostas. :beer:

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » segunda fev 16, 2009 12:45 pm

Óleo de Limão... Dá para as madeiras todas...

vlad
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jul 07, 2008 9:39 pm
Contacto:

Mensagempor vlad » segunda fev 16, 2009 2:29 pm

Surtr Escreveu:Óleo de Limão... Dá para as madeiras todas...

Eu comprei agora um óleo de limão mas só depois é que vi nas instruções que não deve ser usado para fretboards de maple. E agora??

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes