Isso ao inicio vai-te arranhado a garganta e vai-te dar para toçir,mas depois com o tempo e se grunhires todos os dias nem que seja 1 minuto e depois ires aumentando gradualmente vais conseguir chegar lá.
Depois é com pratica e quando dominares esse grunhido ai tentas simplesmente criar outros tipos de guturais que as vezes é isso que dá originalidade.
Quanto a fazer a voz como o Fernando Ribeiro isso vai com o ritmo(e aqui tens que seguir a bateria) a que tiver a musica da banda em que estiveres,pois se for de black metal mas a agarrar em algumas influencias de guitarra portuguesa ai o som fica calmo para poderes fazer aquele tipo de especie de gutural quase limpo.
Mas isso é com o tempo.
Pois eu também comecei como tu começaste agora,mas sosinho sem ajuda de ninguem e comecei exactamente assim como descrevi,comecei por tentar fazer guturais com 14 anos ao som de Morbid Angel e ao inicio ñ durava nem 10 segundos que tossia logo,á e tomava água porque ajuda desanuviar aquele mal estar de garganta arranhada,e só agora com 22 a dias de fazer os 23 anos é que já tenho uma banda e minha tecnica vocal já está muito melhor com a 5 anos atrás quando gravei uma tape com a ajuda de uns amigos meus em que encaixei a minha voz.
Mas uma coisa é certa os guturais é como o vinho do Porto,quanto mais praticas melhor ficam.
Agora para ultimo o melhor gutural é aquele gutural com um timbre proprio que o publico identifique logo como sendo nosso.
Agora que eu e mais pessoal te demos ai umas dicas força nisso.
Espero ver-te daqui a uns anos a cantar e grunhir numa banda para o pessoal curtir.