Aprender a tocar guitarra... o melhor método?
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.
Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.
Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Re: Aprender a tocar guitarra... o melhor método?
Epah olha eu tb n so ainda nenhum "master" por assim dizer, do uns toques fixes, fassos umas riffs bacanas so que sweep peekings e o caralho mais velho ainda nao consigo, tambem nao me do ao trabalho de treinar e uma seca de todo o tamanho XDD e so toca a 1 ano, n e mt. Mas olha eu tive aulas durante 3 meses ajudoume muito pouco ou nada. Aprendei tudo o que sei no http://www.ultimate-guitar.com. ve as tableturas de musicas que mais gostes, tira ideias dessas musicas e faz as tuas proprias. Foi assim que aprendi.
Raining blood! From a lacerated sky. Bleeding its horror. Creating my structure now I shall reign in blood!
Eu também estou a começar a aprender a tocar e o que te posso dizer por experiência própria noutras áreas é a seguinte. Tu vais aprender a tocar, melhor ou pior, isso depende da tua persistência. A maior diferença entre ir para uma escola é que indo para a escola (se a escola for boa), irás aprender mais rápido, por exemplo, em vez de aprenderes em 6 meses na escola, irás demorar mais um pouco se for sozinho. Mas também podes ir ter com algum amigo teu que já tenha uma banda e nos intervalos dos ensaios, chateá-lo e tocar com ele a música que está a tocar, pois irás aprender muito com uma pessoa que sabe muito mais do que tu do que se for apenas com os videos embora estes também sejam válidos. 

- metallady
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta nov 16, 2007 5:10 pm
Pessoal, vou aproveitar este tópico e fazer uma pergunta aos que sabem!
Para começar o que é mais facil de aprender a tocar?
Baixo ou guitarra?
Obrigada
Baixo ou guitarra?
Obrigada
-
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm
metallady Escreveu:Pessoal, vou aproveitar este tópico e fazer uma pergunta aos que sabem!
Baixo ou guitarra?
Obrigada
Todos os que tocam guitarra ou não, pensam que tocar baixo é simples! Eu digo que depende do que queres fazer com o baixo.
Se queres só acompanhar a guitarra, força com isso (não vejo grande entusiasmo...) e se tocares só de palheta. Agora se realmente queres tocar baixo (mãos e palheta), queres adicionar mais a um riff usando o baixo, aí o baixo é a mesma dificuldade que uma guitarra.
Na guitarra tens acordes e mais "espaço" para criar ambientes e musicas (para alguns é difícil criar uma musica do nada só usando o baixo).
No baixo não é mto comum usar-se acordes (quintas ou terceiras - sétimas e pouco mais que isso).
Acho que depende muito do que tu queres! Seja qual for a tua escolha a mesma irá ajudar-te se tiveres curiosidade em tentar a outra.
- metallady
- Metálico(a) Supremo(a)
Muito obrigada pela informação, já fiquei com uma ideia!
Bem, eu queria mesmo saber tocar baixo de todas as formas!
Agora outra pergunta, como começar?
Obrigada!
Obrigada!
-
- Ultra-Metálico(a)
metallady Escreveu:Muito obrigada pela informação, já fiquei com uma ideia!
Obrigada!
Compra o instrumento, lê tabs na net. Acompanha musicas...... Ler pautas em Guitar Pro ajuda, para treinar a velocidade, ter melhor noção de tempo.....etc....
- metallady
- Metálico(a) Supremo(a)
Demoniac Escreveu:
Compra o instrumento, lê tabs na net. Acompanha musicas...... Ler pautas em Guitar Pro ajuda, para treinar a velocidade, ter melhor noção de tempo.....etc....
Pois, em relação ao instrumento, estou completamente à nora, é que a oferta é vasta, na tua opinião o que devo comprar?
Há um tópico para baixistas, pede uma opinião lá... Eu sou guitarrista, por isso não te posso ajudar muito...
- metallady
- Metálico(a) Supremo(a)
Surtr Escreveu:Há um tópico para baixistas, pede uma opinião lá... Eu sou guitarrista, por isso não te posso ajudar muito...
Pois eu sei disso!
Mas na altura não tinha reparado e começei na conversa com o Demoniac e estava à espera que ele me respondesse!
Sorry
-
- Ultra-Metálico(a)
metallady Escreveu:Demoniac Escreveu:
Pois, em relação ao instrumento, estou completamente à nora, é que a oferta é vasta, na tua opinião o que devo comprar?
Compra uma média gama se estás a sério no assunto. Se estás numa só de cheirar as rosas.....compra algo de baixa gama.
O modelo só é importante quando queremos gravar e usar para tocar ao vivo. quem está a começar e n tem planos aparentes. Não se deve preocupar com tais situações.
- Undersaver.nuno
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta jun 29, 2005 5:42 pm
- Contacto:
Eu optava por comprar umoa Ibanez daquelas baratas, n compres daquelas marcas rascas porque ainda ficas sem vontade de tocar 

- metallady
- Metálico(a) Supremo(a)
Pois, eu queria mesmo aprender a sério! Já há muito tempo que penso nisso e agora até tenho tempo para investir na aprendizagem!
Média gama dizes tu!
Ok, vou começar a ver nas lojas de musica as ofertas dentro desse limite, marcas e assim!
Muito obrigada!
Pronto eu não compro de uma marca rasca, lol seja lá elas quais forem!
Vou ver então essas da Ibanez
Obrigada
Média gama dizes tu!
Ok, vou começar a ver nas lojas de musica as ofertas dentro desse limite, marcas e assim!
Muito obrigada!
Pronto eu não compro de uma marca rasca, lol seja lá elas quais forem!
Vou ver então essas da Ibanez

Obrigada
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Aconselho a teres aulas primeiro, durante uns tempo, para aprenderes o basico e escalas e ires aperfeiçoando isso tudo, até o fazeres com confiança e velocidade aceitáveis. Depois disso se puderes continuar com aulas continua, ou podes aprender por ti proprio, toca pelo menos 1 horinha por dia, tenta de todas as verzes superar dificuldades, e procura tocar junto de outras pessoas porque podem-te dar dicas e aprendes muito mais. Ter uma banda também ajuda bastante, principalmente se tiveres um baterista marado dos cornos que tenhas que tar sempre a ralhar com ele porque está a tocar rapido demais
. Pronto é isso, procura também ver videos na internet sobre varias tecnicas. E dá uma espreitadela no site da Gibson porque lá encontras tabulaturas com aulas por video, é porreirinho para começa.
Acho que é tudo, dá-lhe a serio nessa guitarra.

Acho que é tudo, dá-lhe a serio nessa guitarra.

-
- Turista
- Registado: domingo nov 09, 2008 6:55 pm
É o seguinte. Já toco à 4 anos, pelo metodo auto didacta. começei a tocar numa guitarra acustica (o q é mto bom para ganhar calos e musculos nos dedos). Ensinaram me apenas aqueles acordes básicos maiores e menores (open chords) e pus me a aprender musicas dos outros, apenas tocava ritmo e uns mini-solos. Passado 2 anos comprei uma electrica barata. O Guitar Pro ajudou me bastante a ler as tabs. Qd chegava a parte dos solos, harmonicos, bendings, etc. ficava frustrado. Não percebia se era a falta de técnica se era da guitarra. Quem nao percebece do assunto dizia "...tás lhe a dar bué..", ms nao era isso q eu sentia.
Entretanto de há uns meses para cá fui pai. Deixei de tocar com tanta frequencia e passei a ler livros q ia sacando no emule. Após ter lido várias vezes os mesmos livros para q realmente interioriza-se a matéria, só de há pouco tempo para cá começei a entender escalas, composiçao de acordes, afinações e setups. Não kero com isto dizer q sou um mestre. Mas em poucos meses ouvindo uma musica ou olhando para a tab consigo identificar qual a escala utilizada nakele dado momento, tanto k nem preciso olhar mais para a tab para completar o solo, ou ate improvisar outros solos.
Isto significa q ser auto-didacta pode funcionar desde q tenhas todas as ferramentas pedagogicas ao teu alcance, força de vontade, persistencia e mtas horas de treino.
fazeres umas jam´s com amigos teus.
Contundo kero acrescentar alguns assuntos ja aki falados, como o ganhar maus vicios e falta de teoria e correcção na prática. Por isto é sempre melhor uma escola de musica, se bem q algumas demoras mto tempo a aprender enquanto tás a pagar do belo€€€ se é q me fiz entender. Procura bem a escola, pede informações a quem conheça.
Algum material didáctico disponivel no Emule:
Guitar Pro 5
G-Tune da JHC Software (este sacas mesmo via google)
Videos do Kiko Loureiro
Metodo de Guitarra - improviso e fraseado rock.pdf (portugues)
Frank Gambale - Guitar scales and modes.pdf (inglês, tb em video e com backing tracks)
Joe Satriani - Guitar secrets.pdf (inglês).
Software de efeitos - Native instruments Guitar Rig 3 (para crackares este programa, altera-se a data do pc para 27/11/2007) só precisas de um adaptador para o cabo de 1/4 para 1/8 mono, custa 1 euro.
Espero ter sido util
Entretanto de há uns meses para cá fui pai. Deixei de tocar com tanta frequencia e passei a ler livros q ia sacando no emule. Após ter lido várias vezes os mesmos livros para q realmente interioriza-se a matéria, só de há pouco tempo para cá começei a entender escalas, composiçao de acordes, afinações e setups. Não kero com isto dizer q sou um mestre. Mas em poucos meses ouvindo uma musica ou olhando para a tab consigo identificar qual a escala utilizada nakele dado momento, tanto k nem preciso olhar mais para a tab para completar o solo, ou ate improvisar outros solos.
Isto significa q ser auto-didacta pode funcionar desde q tenhas todas as ferramentas pedagogicas ao teu alcance, força de vontade, persistencia e mtas horas de treino.

Contundo kero acrescentar alguns assuntos ja aki falados, como o ganhar maus vicios e falta de teoria e correcção na prática. Por isto é sempre melhor uma escola de musica, se bem q algumas demoras mto tempo a aprender enquanto tás a pagar do belo€€€ se é q me fiz entender. Procura bem a escola, pede informações a quem conheça.
Algum material didáctico disponivel no Emule:
Guitar Pro 5
G-Tune da JHC Software (este sacas mesmo via google)
Videos do Kiko Loureiro
Metodo de Guitarra - improviso e fraseado rock.pdf (portugues)
Frank Gambale - Guitar scales and modes.pdf (inglês, tb em video e com backing tracks)
Joe Satriani - Guitar secrets.pdf (inglês).
Software de efeitos - Native instruments Guitar Rig 3 (para crackares este programa, altera-se a data do pc para 27/11/2007) só precisas de um adaptador para o cabo de 1/4 para 1/8 mono, custa 1 euro.
Espero ter sido util
- FIMA o0
- Metálico(a) Inspirado(a)
- Registado: quarta jun 27, 2007 10:51 am
- Contacto:
Total agree!
Comecei a tocar guitarra clássica há um ano e meio. Não foi através da net, nem de livros, nem de aulas. Mas sim com pessoal que já percebia disto. É claro que os vídeos e as tabs na internet são complementares, mas sempre úteis. Mas como já foi dito anteriormente não há nada como o método da pré-disposição.
Comecei a tocar guitarra clássica há um ano e meio. Não foi através da net, nem de livros, nem de aulas. Mas sim com pessoal que já percebia disto. É claro que os vídeos e as tabs na internet são complementares, mas sempre úteis. Mas como já foi dito anteriormente não há nada como o método da pré-disposição.

(o0) \m/
Let's just have some mild traumatic brain injury!!!
Let's just have some mild traumatic brain injury!!!
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes