Aprender a tocar guitarra... o melhor método?

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Ragnarok
Participante
Registado: sábado jul 05, 2008 10:38 am

Re: Aprender a tocar guitarra... o melhor método?

Mensagempor Ragnarok » terça jul 08, 2008 10:07 am

Epah olha eu tb n so ainda nenhum "master" por assim dizer, do uns toques fixes, fassos umas riffs bacanas so que sweep peekings e o caralho mais velho ainda nao consigo, tambem nao me do ao trabalho de treinar e uma seca de todo o tamanho XDD e so toca a 1 ano, n e mt. Mas olha eu tive aulas durante 3 meses ajudoume muito pouco ou nada. Aprendei tudo o que sei no http://www.ultimate-guitar.com. ve as tableturas de musicas que mais gostes, tira ideias dessas musicas e faz as tuas proprias. Foi assim que aprendi.
Raining blood! From a lacerated sky. Bleeding its horror. Creating my structure now I shall reign in blood!

vlad
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jul 07, 2008 9:39 pm
Contacto:

Mensagempor vlad » quarta ago 06, 2008 8:44 am

Eu também estou a começar a aprender a tocar e o que te posso dizer por experiência própria noutras áreas é a seguinte. Tu vais aprender a tocar, melhor ou pior, isso depende da tua persistência. A maior diferença entre ir para uma escola é que indo para a escola (se a escola for boa), irás aprender mais rápido, por exemplo, em vez de aprenderes em 6 meses na escola, irás demorar mais um pouco se for sozinho. Mas também podes ir ter com algum amigo teu que já tenha uma banda e nos intervalos dos ensaios, chateá-lo e tocar com ele a música que está a tocar, pois irás aprender muito com uma pessoa que sabe muito mais do que tu do que se for apenas com os videos embora estes também sejam válidos. :cheers:

metallady
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 16, 2007 5:10 pm

Mensagempor metallady » sábado set 06, 2008 6:28 pm

Pessoal, vou aproveitar este tópico e fazer uma pergunta aos que sabem!
Para começar o que é mais facil de aprender a tocar?
Baixo ou guitarra?
Obrigada

Demoniac
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 06, 2005 3:26 pm

Mensagempor Demoniac » segunda set 08, 2008 5:26 pm

metallady Escreveu:Pessoal, vou aproveitar este tópico e fazer uma pergunta aos que sabem!
Para começar o que é mais facil de aprender a tocar?
Baixo ou guitarra?
Obrigada

Todos os que tocam guitarra ou não, pensam que tocar baixo é simples! Eu digo que depende do que queres fazer com o baixo.

Se queres só acompanhar a guitarra, força com isso (não vejo grande entusiasmo...) e se tocares só de palheta. Agora se realmente queres tocar baixo (mãos e palheta), queres adicionar mais a um riff usando o baixo, aí o baixo é a mesma dificuldade que uma guitarra.

Na guitarra tens acordes e mais "espaço" para criar ambientes e musicas (para alguns é difícil criar uma musica do nada só usando o baixo).

No baixo não é mto comum usar-se acordes (quintas ou terceiras - sétimas e pouco mais que isso).

Acho que depende muito do que tu queres! Seja qual for a tua escolha a mesma irá ajudar-te se tiveres curiosidade em tentar a outra.

metallady
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor metallady » segunda set 08, 2008 5:43 pm

Muito obrigada pela informação, já fiquei com uma ideia!
Bem, eu queria mesmo saber tocar baixo de todas as formas!
Agora outra pergunta, como começar?
Obrigada!

Demoniac
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Demoniac » segunda set 08, 2008 5:49 pm

metallady Escreveu:Muito obrigada pela informação, já fiquei com uma ideia!
Bem, eu queria mesmo saber tocar baixo de todas as formas!
Agora outra pergunta, como começar?
Obrigada!

Compra o instrumento, lê tabs na net. Acompanha musicas...... Ler pautas em Guitar Pro ajuda, para treinar a velocidade, ter melhor noção de tempo.....etc....

metallady
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor metallady » segunda set 08, 2008 6:08 pm

Demoniac Escreveu:
Compra o instrumento, lê tabs na net. Acompanha musicas...... Ler pautas em Guitar Pro ajuda, para treinar a velocidade, ter melhor noção de tempo.....etc....

Pois, em relação ao instrumento, estou completamente à nora, é que a oferta é vasta, na tua opinião o que devo comprar?

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » segunda set 08, 2008 6:57 pm

Há um tópico para baixistas, pede uma opinião lá... Eu sou guitarrista, por isso não te posso ajudar muito...

metallady
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor metallady » segunda set 08, 2008 9:56 pm

Surtr Escreveu:Há um tópico para baixistas, pede uma opinião lá... Eu sou guitarrista, por isso não te posso ajudar muito...

Pois eu sei disso!
Mas na altura não tinha reparado e começei na conversa com o Demoniac e estava à espera que ele me respondesse!
Sorry

Demoniac
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Demoniac » segunda set 08, 2008 11:55 pm

metallady Escreveu:
Demoniac Escreveu:

Pois, em relação ao instrumento, estou completamente à nora, é que a oferta é vasta, na tua opinião o que devo comprar?

Compra uma média gama se estás a sério no assunto. Se estás numa só de cheirar as rosas.....compra algo de baixa gama.

O modelo só é importante quando queremos gravar e usar para tocar ao vivo. quem está a começar e n tem planos aparentes. Não se deve preocupar com tais situações.

Undersaver.nuno
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 29, 2005 5:42 pm
Contacto:

Mensagempor Undersaver.nuno » terça set 09, 2008 9:29 am

Eu optava por comprar umoa Ibanez daquelas baratas, n compres daquelas marcas rascas porque ainda ficas sem vontade de tocar :)

metallady
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor metallady » terça set 09, 2008 10:17 am

Pois, eu queria mesmo aprender a sério! Já há muito tempo que penso nisso e agora até tenho tempo para investir na aprendizagem!
Média gama dizes tu!
Ok, vou começar a ver nas lojas de musica as ofertas dentro desse limite, marcas e assim!
Muito obrigada!

Pronto eu não compro de uma marca rasca, lol seja lá elas quais forem!
Vou ver então essas da Ibanez :)
Obrigada

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » quinta set 11, 2008 2:18 pm

Aconselho a teres aulas primeiro, durante uns tempo, para aprenderes o basico e escalas e ires aperfeiçoando isso tudo, até o fazeres com confiança e velocidade aceitáveis. Depois disso se puderes continuar com aulas continua, ou podes aprender por ti proprio, toca pelo menos 1 horinha por dia, tenta de todas as verzes superar dificuldades, e procura tocar junto de outras pessoas porque podem-te dar dicas e aprendes muito mais. Ter uma banda também ajuda bastante, principalmente se tiveres um baterista marado dos cornos que tenhas que tar sempre a ralhar com ele porque está a tocar rapido demais :D. Pronto é isso, procura também ver videos na internet sobre varias tecnicas. E dá uma espreitadela no site da Gibson porque lá encontras tabulaturas com aulas por video, é porreirinho para começa.

Acho que é tudo, dá-lhe a serio nessa guitarra. :jam:

rick2008gtr
Turista
Registado: domingo nov 09, 2008 6:55 pm

Mensagempor rick2008gtr » domingo nov 09, 2008 7:42 pm

É o seguinte. Já toco à 4 anos, pelo metodo auto didacta. começei a tocar numa guitarra acustica (o q é mto bom para ganhar calos e musculos nos dedos). Ensinaram me apenas aqueles acordes básicos maiores e menores (open chords) e pus me a aprender musicas dos outros, apenas tocava ritmo e uns mini-solos. Passado 2 anos comprei uma electrica barata. O Guitar Pro ajudou me bastante a ler as tabs. Qd chegava a parte dos solos, harmonicos, bendings, etc. ficava frustrado. Não percebia se era a falta de técnica se era da guitarra. Quem nao percebece do assunto dizia "...tás lhe a dar bué..", ms nao era isso q eu sentia.
Entretanto de há uns meses para cá fui pai. Deixei de tocar com tanta frequencia e passei a ler livros q ia sacando no emule. Após ter lido várias vezes os mesmos livros para q realmente interioriza-se a matéria, só de há pouco tempo para cá começei a entender escalas, composiçao de acordes, afinações e setups. Não kero com isto dizer q sou um mestre. Mas em poucos meses ouvindo uma musica ou olhando para a tab consigo identificar qual a escala utilizada nakele dado momento, tanto k nem preciso olhar mais para a tab para completar o solo, ou ate improvisar outros solos.

Isto significa q ser auto-didacta pode funcionar desde q tenhas todas as ferramentas pedagogicas ao teu alcance, força de vontade, persistencia e mtas horas de treino. :jam: fazeres umas jam´s com amigos teus.

Contundo kero acrescentar alguns assuntos ja aki falados, como o ganhar maus vicios e falta de teoria e correcção na prática. Por isto é sempre melhor uma escola de musica, se bem q algumas demoras mto tempo a aprender enquanto tás a pagar do belo€€€ se é q me fiz entender. Procura bem a escola, pede informações a quem conheça.

Algum material didáctico disponivel no Emule:

Guitar Pro 5
G-Tune da JHC Software (este sacas mesmo via google)
Videos do Kiko Loureiro
Metodo de Guitarra - improviso e fraseado rock.pdf (portugues)
Frank Gambale - Guitar scales and modes.pdf (inglês, tb em video e com backing tracks)
Joe Satriani - Guitar secrets.pdf (inglês).
Software de efeitos - Native instruments Guitar Rig 3 (para crackares este programa, altera-se a data do pc para 27/11/2007) só precisas de um adaptador para o cabo de 1/4 para 1/8 mono, custa 1 euro.
Espero ter sido util

FIMA o0
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: quarta jun 27, 2007 10:51 am
Contacto:

Mensagempor FIMA o0 » quarta dez 31, 2008 2:35 am

Total agree!

Comecei a tocar guitarra clássica há um ano e meio. Não foi através da net, nem de livros, nem de aulas. Mas sim com pessoal que já percebia disto. É claro que os vídeos e as tabs na internet são complementares, mas sempre úteis. Mas como já foi dito anteriormente não há nada como o método da pré-disposição. :wink:
(o0) \m/

Let's just have some mild traumatic brain injury!!!

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes