Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Surtr » domingo nov 02, 2008 11:32 am

Owned... :lol: :lol: :lol:

Eddie The Head
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo mai 25, 2008 8:24 pm

Mensagempor Eddie The Head » domingo nov 02, 2008 4:18 pm

:roll:

Não deixemos que a secção de musica e arte,seja afectada pelas intrigas e picardias.
"A time to keep, and a time to throw away!"

Imagem

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » domingo nov 02, 2008 11:32 pm

A ignorância não é motivo de vergonha. Não querer saber é que o é.

Mas como isto não pe sobre questões filosóficas recomendo que "arrefeçam" todos os animos. Sob pena de anteciparmos as férias de natal a alguém.
Vá lá pessoal portem-se bem e toda a gente fica a ganhar.

As elixir como disse o Surtr são a nossa escolha neste momento. Pois conservam quase até partir o timbre original da corda graças ao seu revestimento que impede o aço de se expor ao ar (oxigénio) e iniciar o sistema de corrosão.

Outras cordas tendem para começar a perder timbre mal o processo se inicia, muita antes de ser visível a olho nu. Estas são de facto as cordas mais inovadoras dos últimos tempos. No entanto a gama Elixir não é muito vasta (como outras marcas) e poderá ter um "feel" que algumas pessoas não apreciam. Quer em timbre quer em toque.

Para mim são excelentes. Gosto do equilíbrio de tensão que têm e do seu som. E é uma das coisas que estou convicto que vou usar durante muitos anos. Tenham em atenção que as Elixir chegam a custar até ao dobro de umas cordas "normais". No entanto a sua durabilidade é 3 a 5 vezes mais (no meu caso é mesmo 5 devido ao meu tipo de suor) o que irá justificar em larga medida o preço. Além disso poupam o tempo de trocar as cordas e podem usa-lo para tocar. O que é sempre muito mais agradável.

Mudando um pouco o assunto. Só para falar dos pickups.

Existem aqui alguns mitos em relação aos EMG que gostava de esclarecer.

A EMG tem pickups Activos e Passivos. Logo nem todos os Pickups EMG são Activos.

Os Pickups Activos não têm necessariamente mais output do que os Passivos. Dimarzio X2N ou Seymour Duncan Dimebucker são apenas 2 exemplos de pickups com muito mais Output do que os Activos 81 ou 85 da EMG.

Os EMG Activos são um Pickup que integra um circuito de Pre Amp alimentado por uma pilha e que dá ao sinal da guitarra algum boost antes de entrar no PRE AMP do Amplificador. Recomendaria a alguém que tem um Amp a Válvulas Clássico (Low Gain) e quer tocar algo Hi Gain. Desta forma as válvulas de PRE entram em saturação mais rápido e atingem mais saturação. O que se traduz em mais distorção ou numa distorção mais comprimida (Encorpada).

Se já têm um amp Hi Gain (por ex Peavey 5150 ou 6505) não vão tirar muito partido desta característica. Deixam de usar o ganho no 6 e passam a usar no 5...

Não é uma grande vantagem pois não? :roll:

No entanto estes Pickups têm uma outra característica interessante, mesmo para alguns sons limpos. Ao incluírem um Preamp no circuito da própria guitarra o sinal vai sofrer alguma compressão. O que se traduz num maior equilíbrio entre as frequências do sinal. Ou seja frequências que não teriam tanto destaque em relação a outras passam a estar mais perto das que soariam mais alto. O que provoca que a guitarra tenha um som mais "preenchido". Isto pode funcionar muito bem, para alguns sons limpos (se a guitarra não distorcer o Pre do canal limpo, devido ao grande Output) e para algumas distorções dependendo do vosso RIG. Contudo em algumas situações este tipo de compressão apenas vai puxar para cima frequências que não queremos ou gostamos de ouvir. Principalmente nos agudos e nos graves. Dando a impressão de termos os "pots" de Presence e Bottom ao máximo...

Espero ter ajudado a que percebam melhor as diferenças e vantagens destes Pickups. São sem duvida excelentes pickups. No entanto para a maior parte das pessoas não serão de certeza a melhor escolha e para outra grande parte não haverá sequer grandes diferenças ou benefícios. No entanto há quem os adore.
Convém que percebam é que acima de tudo não são o Santo Grall dos Pickups e que há muita oferta no mercado que provavelmente voz satisfaz mais.

Ainda de notar que os pickups são uma parte fundamental para a personalidade do som da guitarra e do vosso próprio som. E que os Pickups activos tendem sempre a soar mais artificiais e estéreis de personalidade. Não é por acaso que as marcas de passivo têm tantos modelos diferentes de pickups.

Pessoalmente tenho neste momento e Ibanez com Dimarzio e uma Jackson com Seymour Duncan. E gostaria de ter talvez uma Jackson ou uma Ibanez com EMG's 81 e 85 ou dois 81. Mas seria uma guitarra que iria usar principalmente para gravações em Overdubs das minhas outras guitarras e talvez alguns sons limpos e solos. Ou quando precisa-se de uma sonoridade algo diferente. Nunca seria a minha primeira guitarra.

Deixo aqui os exemplos do que tenha para que entendam melhor.

Ibanez RG3120 - A minha guitarra principal e de longe a melhor que tenho e provavelmente a melhor que alguma vez vou ter. Posso dizer que nunca toquei numa guitarra que troca-se por esta. Esta guitarra tem Uma Tone Zone Bridge e um Paf Pro Neck. Ambos Dimarzio e de origem na guitarra.
O ToneZone é o meu principal pickup de todas as guitarras o que soa melhor em qualquer registo. Tem sons limpos incriveis (apesar do pouco uso que dou aos sons limpos :twisted: ) e tem um output suficiente para ser um High Output no entanto sem ser demarzio o que conserva uma tonalidade muito equilibrada. O PAf Pro casa de forma incrível e para alguem que faça um bom jogo de pickups será sempre uma boa escolha. Há quem prefira o PAF JOE uma versão um pouco adultera do PAF PRO para um tal de Satriani.

Ibanez RG1570 - Uma RG Prestige tambem mas bem mais económica. O que se nota em alguns pormenores. Vinha com pickups Ibanez V7 e V8 e penso que um S7. Ora bem o pickup da Bridge foi logo dispensado no inicio da época. E contratei para o seu lugar um Dimarzio X2N. Bem... existe uma palavra para este pickup e uma apenas. Brutal :!: É versátil? Não! Mas quando se trata de tocar algo bem pesado é imbatível. Se apenas toca-se Death Metal teria este pickup em todas as guitarras. Se o ToneZone é um 10/10 este seria de certeza um 9.5/10. Há o mito de o X2N por ter ímanes tão potentes retira sustain à guitarra fazendo as cordas parar mais cedo devido ao forte campo magnético. No entanto posso judar que é a guitarra que tenho com mais Sustain aquele campo magnético apanha até as cordas do guitarrista do lado... :lol: (Jocking)

Ibanez Stagestar - Primeira guitarra que tive. Alguma versão chinesa que o meu pai comprou na altura que me decidiu dar uma guitarra. Como Ibanez que é o braço é incrivelmente confortável e digo incrível porque hoje seria uma guitarra para 200€ nova. Imaginem uma Squier com um braço de uma Prestige Ibanez e já têm uma ideia... Falando dos pickups, o que vinha era tão mau que foram literalmente para o lixo. Tinha uma configuração S-S-H, pois os dois Singles saquei-os e nem puz la nada. Tenho os buracos e tudo e fica muito "cool" 8). Na Bridge pus um "Humbucker from Hell" da Dimarzio. Na altura fiqui desiludido e pensei que fosse da qualidade da guitarra. Depois percebi que tinha sido enganado pelo nome do Pickup. Apesar do nome agressivo este é um pickup de Blues. Imaginem os pickups de uma TELE versão Humbucker e têm uma ideia. Tem um estalo que é um verdadeiro petardo mas sempre numa versão Critalina. Compressão é coisa que nem pensar com este pickup. No entanto conservo o Pickup na Guitarra pois de vez em quando lá me dá para tocar outras coisas e não é grande vantagem ter mais uma guitarra com som parecido. Devo dizer que já teve mais uso a "velhota". Com a chegada da Jackson a "Velhota" foi sendo enconstada e agora é quase só usada numa de nostalgia. A mesma que sentimos por aquela primeira namorada que tivemos e nos mostrou "o mundo". :D

Jackson SL3 - Esta guitarra foi a ultima a entrar no meu arsenal. O braço mais arredondado não é o ideal para a técnica que fui desenvolvendo em dez anos de uso intensivo de guitarras Ibanez com braços mais Flat. No entanto convida a outro tipo de técnicas e tem um toque excelente. Além disso é Necktrhu e tem um acesso aos trastes superiores incrível. Outra particularidade desta guitarra é o facto de ter 3 Humbuckers. Sendo que dois deles estão em stack e parecem Single Coils. Contudo são verdadeiros Humbuckers. É uma guitarra que ainda ando a explorar, mas tem estado na base da composição daquele que será o 3º disco de The Ransack (o segundo já sai em Janeiro, por isso...) tem uma sonoridade mais "Trashy" que me agrada bastante. O Pickup da Bridge é um JB. Como falei antes tem uma personalidade muito própria. O que é óptimo quando estou a tentar compor coisas novas e diferentes. O revés é que não soa tão bem em outras coisas que compus com Ibanez e por vezes acabo por trocar de guitarra quando estou a tocar os temas já finalizados. Os Pickus Seymour Duncan Hot Rails são incríveis e definitivamente uma mais valia. É uma guitarra excelente para o Lead Guitar de uma banda. O que não é de todo o meu caso. Mas como disse ainda a ando a explorar.

Para quem não conhece os modelos deixo aqui umas imagens para perceberem do que estive a falar. Espero que tenham curtido a minha Review e Explicação.

Ibanez RG3120 VV Imagem

Ibanez RG1570 BKImagem

Ibanez Stagestar BK Imagem

Jackson SL3 TB Imagem

Quando tiver tempo meto as fotos das originais. Até porque algumas já estão um pouco MOD. hehe
Imagem

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 28, 2004 1:06 pm
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » segunda nov 03, 2008 12:28 am

Shore Escreveu:A ignorância não é motivo de vergonha. Não querer saber é que o é.

Ibanez Stagestar - Primeira guitarra que tive. Alguma versão chinesa que o meu pai comprou na altura que me decidiu dar uma guitarra. Como Ibanez que é o braço é incrivelmente confortável e digo incrível porque hoje seria uma guitarra para 200€ nova. Imaginem uma Squier com um braço de uma Prestige Ibanez e já têm uma ideia... Falando dos pickups, o que vinha era tão mau que foram literalmente para o lixo. Tinha uma configuração S-S-H, pois os dois Singles saquei-os e nem puz la nada. Tenho os buracos e tudo e fica muito "cool" 8). Na Bridge pus um "Humbucker from Hell" da Dimarzio. Na altura fiqui desiludido e pensei que fosse da qualidade da guitarra. Depois percebi que tinha sido enganado pelo nome do Pickup. Apesar do nome agressivo este é um pickup de Blues. Imaginem os pickups de uma TELE versão Humbucker e têm uma ideia. Tem um estalo que é um verdadeiro petardo mas sempre numa versão Critalina. Compressão é coisa que nem pensar com este pickup. No entanto conservo o Pickup na Guitarra pois de vez em quando lá me dá para tocar outras coisas e não é grande vantagem ter mais uma guitarra com som parecido. Devo dizer que já teve mais uso a "velhota". Com a chegada da Jackson a "Velhota" foi sendo enconstada e agora é quase só usada numa de nostalgia. A mesma que sentimos por aquela primeira namorada que tivemos e nos mostrou "o mundo". :D

os p90? então devo gostar disso :mrgreen:

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » segunda nov 03, 2008 7:18 am

Mercenary Escreveu:os p90? então devo gostar disso :mrgreen:

Aqui tens o que a Dimarzio diz sobre o Pickup:

Because a conventional humbucker senses the string at two different places, it cancels some frequencies along with the hum. What if there was a humbucker that cancelled fewer frequencies? It would be brighter and cleaner: almost glassy-sounding. In other words, it would sound a lot like a Strat® pickup, but with about the same power as a PAF®. We created The Humbucker From Hell® primarily as a neck pickup. You won't believe how much it will open up the sound in the neck position of a Les Paul®, and it has an almost acoustic quality in the neck spot of a bolt-on guitar. Why is it called The Humbucker From Hell®? Try it in the bridge position with a bright amp-but put in your earplugs Þrst, and don't say you weren't warned.
Recommended For: Neck position in solid body guitars.
Tech Talk: Okay, we admit it - it's a strange name for a pickup that's not a megavoltage monster, but try it in the bridge position with a really bright amp and you'll get it. What we really wanted was a super-clean neck pickup, because we've heard years of complaints about muddy-sounding humbuckers. This pickup is the cure. With some guitar/amp combinations, it can sound almost acoustic. With others, it's real Strat-like. Aside from canceling 60-cycle hum, it bears very little resemblance to a standard humbucking sound.
Imagem

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » segunda nov 03, 2008 11:23 am

Um dia ainda experimento é mas é o P-Rails da Seymour Duncan...
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » segunda nov 03, 2008 2:19 pm

hm pensei que fosse daquelas telecasters com p's...o som da stratocaster nunca me fascinou :mrgreen:

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » segunda nov 03, 2008 2:22 pm

SYNAPSYS666 Escreveu:Um dia ainda experimento é mas é o P-Rails da Seymour Duncan...

eu gosto deles

Necrophagist
Turista
Registado: sábado out 04, 2008 5:54 pm

Mensagempor Necrophagist » segunda nov 03, 2008 8:09 pm

Obrigado pela explicaçao shore! Deveras esclarecedora :cheers:

Talvez eu deva clarificar a minha situaçao. A guitarra que eu decidir comprar vai ser a minha primeira guitarra electrica ( comprei uma acustica para ver s gostava da coisa e parece que pegou :) ) . O que eu queria agr pedir e que me guiassem nesta minha primeira compra ( se n for pedir muito :mrgreen: ). Em termos monetarios estaria disposto a gastar entre os 500 e os 700 ( mxm no maximo pk isto de finanças ta fdd para todos, que o diga o BPN). De preferencia a guitarra seria preta mas estou aberto a outras possibilidades :idea:

Como ultima nota tenho a dizer que aquela bc rich e provavelmente em relação specs/preço a melhor que eu encontrei, pelo menos s conseguir mandar vir de um site ingles que encontrei( embora eu seja um pato nestas andanças portanto isto vale o que vale).

Obrigado pela vossa disposição :beer:

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » segunda nov 03, 2008 8:26 pm

Necrophagist Escreveu:Obrigado pela explicaçao shore! Deveras esclarecedora :cheers:

Talvez eu deva clarificar a minha situaçao. A guitarra que eu decidir comprar vai ser a minha primeira guitarra electrica ( comprei uma acustica para ver s gostava da coisa e parece que pegou :) ) . O que eu queria agr pedir e que me guiassem nesta minha primeira compra ( se n for pedir muito :mrgreen: ). Em termos monetarios estaria disposto a gastar entre os 500 e os 700 ( mxm no maximo pk isto de finanças ta fdd para todos, que o diga o BPN). De preferencia a guitarra seria preta mas estou aberto a outras possibilidades :idea:

Como ultima nota tenho a dizer que aquela bc rich e provavelmente em relação specs/preço a melhor que eu encontrei, pelo menos s conseguir mandar vir de um site ingles que encontrei( embora eu seja um pato nestas andanças portanto isto vale o que vale).

Obrigado pela vossa disposição :beer:

Os meus conselhos:

http://www.salaomozart.com/store/index. ... cts_id=316

http://www.salaomozart.com/store/index. ... cts_id=321

Dentro desse orçamento era o que eu comprava...
Imagem

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » segunda nov 03, 2008 8:45 pm

Subscrevo... Foje das B.C., a qualidade não é muito boa, a não ser que querias dispender uns milhares numa custom made...

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » segunda nov 03, 2008 10:14 pm

Surtr Escreveu:Subscrevo... Foje das B.C., a qualidade não é muito boa, a não ser que querias dispender uns milhares numa custom made...

eu subscrevo esta :mrgreen:

Necrophagist
Turista
Registado: sábado out 04, 2008 5:54 pm

Mensagempor Necrophagist » segunda nov 03, 2008 10:17 pm

portanto n recomendam a bc rich certo? e quanto à ibanez xpt700??

PS: gostava so que me pudessem esclarecer esta pequena duvida. a bc rich e a dkmg vem com os mesmos pickups. a diferença, pelo que consigo ler nas specs sao as madeiras ( que muito sinceramente n sei dizer qual a melhor s e k ha comparaçao ), o floyd licenciado e o original, e o neck. será assim uma diferença tao grande na construçao de uma guitarra e de outra que justifique escolher uma que, ao que me foi dado a enter pelas specs, e pior?? S alguem ja tiver tocado numa destas bc rich podia dar algum feedback :roll: ( note-se que eu n percebo mxm nd disto portanto n fikem ofendidos com a pergunta :oops: :P )

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » segunda nov 03, 2008 10:30 pm

Necrophagist Escreveu:portanto n recomendam a bc rich certo? e quanto à ibanez xpt700??

PS: gostava so que me pudessem esclarecer esta pequena duvida. a bc rich e a dkmg vem com os mesmos pickups. a diferença, pelo que consigo ler nas specs sao as madeiras ( que muito sinceramente n sei dizer qual a melhor s e k ha comparaçao ), o floyd licenciado e o original, e o neck. será assim uma diferença tao grande na construçao de uma guitarra e de outra que justifique escolher uma que, ao que me foi dado a enter pelas specs, e pior?? S alguem ja tiver tocado numa destas bc rich podia dar algum feedback :roll: ( note-se que eu n percebo mxm nd disto portanto n fikem ofendidos com a pergunta :oops: :P )

Grande diferença é que uma é feita numa fabrica merdosa chinesa e a outra é feita no Japão.

Ou seja a qualidade de construção e dos componentes estão a anos luz. Sabiam que as madeiras até são a parte mais barata de uma guitarra feita na china? Que outro país ainda tem florestas em quantidade para devastar?

A XPT700 é uma guitarra bem interessante se curtires o Look.
Imagem

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » segunda nov 03, 2008 10:35 pm

Necrophagist Escreveu:portanto n recomendam a bc rich certo? e quanto à ibanez xpt700??

a minha ibanex ic 400 com pickups de origem passivos,que comprei ali ao shore abafou uma b.c.rich dessas com emgs este fds...
já agora shore a guitarra tem um som bem fdp...ainda não me consegui foi habituar a ela(os straplocks deixam a guitarra numa posição estranha e nenhum dos meus cintos dá para ela)

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes