Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
MindFire
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jun 06, 2006 6:42 pm
Contacto:

Mensagempor MindFire » quarta nov 21, 2007 12:53 am

jaymz Escreveu:Ganda avião para um iniciante...

Mesmo.

Eu tb sou begginer e comprei uma XP "modelo fender", não tem uns pick ups muito virados para o metal, mas tem um som acustico mesmo lindo! Custou 125€ em 1ª mão e podia ter trazido uma Ibanez (não me lembro o modelo), por mais 5€, mas era em 2ª mão, e eu achei que para aprender bastava a q trouxe...

Só me meto numa guitarra "de guerra" quando valer mesmo a pena, mesmo sendo "baratas" ou não... :)

Pete Skellington
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado abr 30, 2005 12:14 pm
Contacto:

Mensagempor Pete Skellington » quarta nov 21, 2007 10:24 am

A minha era de ponte flutuante, e era com cada dor de cabeca...Tinha alturas ca mudanca de tempo que passava a vida a desafinar. Mas tipo, andava 1 tom para tras, as cordas todas!

Quanto a squiers e fenders nao recomendo...ate pk geralmente que se inicia tem amps de 15 a 60 watts no maximo, amps que ja puxam muito por agudos devido a serem fracos, as squiers e fenders tambem ja elas puxam muito po agudo...Um guitarrista pa ter bom ritmo tambem precisa de graves acho. Mas eu tb so "alergico" a fenders :p

olha, melhor ainda sao as LTD ou as Epiphone. Tens epiphones a 250 e 300 eur, e ltds tambem. A viper 50. E isto dura e geralmente sao bonitas tb...
https://www.facebook.com/MyDeceptionOfficial/ - geralmente com vagas para teclistas e bateristas. Sendo baterista o mais importante. Pvt me.

LinQ
Participante
Registado: sábado out 13, 2007 9:39 am

Mensagempor LinQ » sexta nov 23, 2007 8:00 pm

Já agora podiam dar-me uma opinião acerca desta guitarra?

Ibanez ADX-120
Imagem

neck type Mahogany AD set-in neck
body Maple top on Mahogany body
fret Medium frets
bridge Gibraltar III bridge
neck pu VK1 (H) neck pu
bridge pu VK2 (H) bridge pu

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » sábado nov 24, 2007 11:05 am

LinQ Escreveu:Já agora podiam dar-me uma opinião acerca desta guitarra?

Ibanez ADX-120
Imagem

fret Medium frets
neck pu VK1 (H) neck pu

A guitarra é boa para quem quer tocar Jazz ou Rock Progressivo, e coisas desse género... Um Set Neck dá-te um som muito quente, lembra-te daquele típico som de Jazz, uma vez que o braço é colado ao corpo. Como as frequências altas se perdem mais facilmente, predominam as graves e vais acabar por ter um muddy sound... Também seria melhor que comprasses uma guitarra com 24 trastes, uma vez que nas guitarras com 22 trastes, o neck pickup fica mesmo em cima de onde deveria ficar um suposto 24º traste. O problema é que o 24º traste é um ponto harmónico, e se tens um pickup por cima de um ponto harmónico, muitas frequências vão-se cancelar aí, mais uma uma vez, fat, muddy sound... Mahogany é uma boa madeira, o problema é que talvez não seja a mais apropriada para essa guitarra, uma vez que tem muito low-end e também é muito pesada, para uma guitarra desse género, acho que o ideal seria basswood. Os trastes são de tamanho médio, ou seja, à partida tens uma guitarra boa para fazer acordes, Com estes tipo de trastes, quando começares a querer fazer bends vai achar isso muito complicado. Recomendo-te uma guitarra com trastes Jumbo, são mais fáceis de tocar e como os trastes são mais altos, não tens que fazer tanto esforço para tocar numa corda. Com medium frets, chegas a tocar na madeira, com Jumbo frets não... Espero ter ajudado... Claro, que se forem estas as características que procuras numa guitarra, força...

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » sábado nov 24, 2007 4:53 pm

Surtr Escreveu:
LinQ Escreveu:Já agora podiam dar-me uma opinião acerca desta guitarra?

Ibanez ADX-120
Imagem

fret Medium frets
neck pu VK1 (H) neck pu

A guitarra é boa para quem quer tocar Jazz ou Rock Progressivo, e coisas desse género... Um Set Neck dá-te um som muito quente, lembra-te daquele típico som de Jazz, uma vez que o braço é colado ao corpo. Como as frequências altas se perdem mais facilmente, predominam as graves e vais acabar por ter um muddy sound... Também seria melhor que comprasses uma guitarra com 24 trastes, uma vez que nas guitarras com 22 trastes, o neck pickup fica mesmo em cima de onde deveria ficar um suposto 24º traste. O problema é que o 24º traste é um ponto harmónico, e se tens um pickup por cima de um ponto harmónico, muitas frequências vão-se cancelar aí, mais uma uma vez, fat, muddy sound... Mahogany é uma boa madeira, o problema é que talvez não seja a mais apropriada para essa guitarra, uma vez que tem muito low-end e também é muito pesada, para uma guitarra desse género, acho que o ideal seria basswood. Os trastes são de tamanho médio, ou seja, à partida tens uma guitarra boa para fazer acordes, Com estes tipo de trastes, quando começares a querer fazer bends vai achar isso muito complicado. Recomendo-te uma guitarra com trastes Jumbo, são mais fáceis de tocar e como os trastes são mais altos, não tens que fazer tanto esforço para tocar numa corda. Com medium frets, chegas a tocar na madeira, com Jumbo frets não... Espero ter ajudado... Claro, que se forem estas as características que procuras numa guitarra, força...

Não ligues o Rui (Surtr) até é bom moço. Tirando quando me vem à loja foder o juizo... :lol:

Ta-se mesmo a ver que esta guitarra é para tocar JAZZ

Imagem

Já estou a imaginar o George Benson a tocar com uma destas 8)

Agora a sério.

Não tens de te preocupar com um braço Set In, se for bem feito (e é!) não te dá problemas nenhuns. Diga mos que é uma versão mais económica de um Neck Thru (passo a redundância.)

Esta combinação de madeiras Maple top on Mahogany body é usada em muitos modelos topo de gama da Ibanez, porquê? O Mogno está lá para dar "corpo" ao som e grave. Enquanto o Acer serve teoricamente para complementar e adicionar aquele "edge" que procuras.

Hardware Gibraltar. Um standard de qualidade na linha económica.

Pickups de barra dupla VK (ainda me tou a rir da piada do JAZZ do Rui), versão económica do famoso X2N da Dimarzio. Um Best Seller brutal. O Pickup com mais Output do mercado.

Esta guitarra transpira Metal por todo o lado, o maior problema que vais ter se comprares uma guitarra destas é se algum dia decidires querer tocar Jazz. lol (ok pronto já chega)

Essa guitarra custa-te 280€ (qualquer duvida em relação a isto PM) e é provavelmente uma excelente alternativa a uma KE JS30 da Jackson.

Que custa exactamente o mesmo que esta Ibanez.

Nota para o Rui e para qualquer pessoa que esteja a dar conselhos nesta área. Nem toda a gente tem o nosso bolso, ambições e conhecimentos técnico. Convém medir o que dizemos a quem dizemos e como o dizemos.

No caso do Rui a guitarra dele custou 2800€. Tendo em conta a guitarra dele como ponto de comparação a explicação dele até poderia ser +- correcta. Tendo em conta as propostas do mercado nesta gama de preços é completamente desajustado...

Cheers

Review da Imuso:

"Not a conservative company, Ibanez has created a radically new body shape, similiar to the Iceman, with the ADX120 X-Series electric guitar. The ADX120 offers the classic combination of mahogany body, set-in neck with dual humbuckers. The ADX120 is loaded with powerful new VK humbuckers that provide full lows and enhanced highs for metal and heavier rock styles. Set-in necks on the ADX120 offer easy-playing pro-comfort."
Imagem

LinQ
Participante

Mensagempor LinQ » sábado nov 24, 2007 8:17 pm

Muito obrigado mais uma vez pela grande ajuda ;)

Surtr
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Surtr » sábado nov 24, 2007 8:22 pm

Eu não conheço a guitarra, nunca toquei numa, limitei-me apenas a analisar os specs tendo em conta o meu conhecimento técnico. É verdade que um set neck te dá um som muito mais quente e cheio, e também é verdade que o mógno de dá muito mais enfase nas frequências baixas. Daí que eu ache que essa é uma combinação melhor para Jazz, pois tem os specs típicos de uma guitarra de Jazz, tirando o formato e os pickups... O Shore conhece muito mais guitarras do que eu, principalmente Ibanez, por isso, se ele diz que é uma boa escolha, então, força...

Shore, diz lá, tu até gostas que eu te vá lá foder o juízo...

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » sábado nov 24, 2007 9:09 pm

Surtr Escreveu:Eu não conheço a guitarra, nunca toquei numa, limitei-me apenas a analisar os specs tendo em conta o meu conhecimento técnico. É verdade que um set neck te dá um som muito mais quente e cheio, e também é verdade que o mógno de dá muito mais enfase nas frequências baixas. Daí que eu ache que essa é uma combinação melhor para Jazz, pois tem os specs típicos de uma guitarra de Jazz, tirando o formato e os pickups... O Shore conhece muito mais guitarras do que eu, principalmente Ibanez, por isso, se ele diz que é uma boa escolha, então, força...

Yes I do mate. I enjoy a lot talking wiht you :wink:
Imagem

Surtr
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Surtr » sábado nov 24, 2007 11:57 pm

Shore Escreveu:
Surtr Escreveu:Eu não conheço a guitarra, nunca toquei numa, limitei-me apenas a analisar os specs tendo em conta o meu conhecimento técnico. É verdade que um set neck te dá um som muito mais quente e cheio, e também é verdade que o mógno de dá muito mais enfase nas frequências baixas. Daí que eu ache que essa é uma combinação melhor para Jazz, pois tem os specs típicos de uma guitarra de Jazz, tirando o formato e os pickups... O Shore conhece muito mais guitarras do que eu, principalmente Ibanez, por isso, se ele diz que é uma boa escolha, então, força...

Yes I do mate. I enjoy a lot talking wiht you :wink:

Me too! :wink:

LinQ
Participante

Mensagempor LinQ » domingo nov 25, 2007 12:09 am

Bem, vim só aqui avisar que já comprei a guitarra.
Comprei uma guitarra Ibanez RGR321EX + combo Roland 30-Cube, com a ajuda do pessoal aqui do fórum e também do pessoal da loja onde comprei. Estou bastante satisfeito com a minha primeira e-guitar! Obrigado \m/

Surtr
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Surtr » domingo nov 25, 2007 9:58 am

Boa escolha... Se eu estivesse na tua situação muito provavelmente ia para essa.

Seth
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta set 28, 2007 12:19 am
Contacto:

.....

Mensagempor Seth » segunda nov 26, 2007 5:59 pm

A minha opinião.... ser principiante ou mestre não deve influenciar na escolha da guitarra.... informa te do que é bom, do som que procuras numa guitarra e compra! Não compres uma guitarra +/- só porque és principiante.... É gastar dinheiro à sorte... Mais tarde vais acabar por comprar outra guitarra porque hoje vais comprar uma guitarra para principiante... :wink: Boa sorte com isso
Keep learning..you know nothing..

http://www.myspace.com/decayplanet

Seth
Metálico(a) Inspirado(a)
Contacto:

.....

Mensagempor Seth » segunda nov 26, 2007 6:01 pm

A minha opinião.... ser principiante ou mestre não deve influenciar na escolha da guitarra.... informa te do que é bom, do som que procuras numa guitarra e compra! Não compres uma guitarra +/- só porque és principiante.... É gastar dinheiro à sorte... Mais tarde vais acabar por comprar outra guitarra porque hoje vais comprar uma guitarra para principiante... :wink: Boa sorte com isso

Seth
Metálico(a) Inspirado(a)
Contacto:

.....

Mensagempor Seth » segunda nov 26, 2007 6:04 pm

LinQ
Participante

Re: .....

Mensagempor LinQ » sábado dez 01, 2007 11:42 pm

Seth Escreveu:A minha opinião.... ser principiante ou mestre não deve influenciar na escolha da guitarra.... informa te do que é bom, do som que procuras numa guitarra e compra! Não compres uma guitarra +/- só porque és principiante.... É gastar dinheiro à sorte... Mais tarde vais acabar por comprar outra guitarra porque hoje vais comprar uma guitarra para principiante... :wink: Boa sorte com isso

Hum, o que eu fiz foi dar uma pequena visão do que eu queria ao vendedor, e como ele é meu conhecido, aconselhou-me algumas, e esta pareceu-me a melhorzita... mas como não percebo nada disto XD. Por acaso estou bastante satisfeito com ela!

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes