Software de Edição de Musica (Tópico oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 18, 2005 10:41 am
Contacto:

Mensagempor Ishkur » quarta fev 06, 2008 11:19 pm

Cubase - Pau para toda a obra. Dá para tudo o que queiram. Mesmo. Melhor versão em termos de performance é a SX1, mais estável e all-around good é a SX3

Nuendo - Basicamente corresponde a um Cubase mais complexo, com capacidades de montagem vídeo + audio (não é edição de vídeo, montagem e sincronização de ambos), e mais pesado, sendo assim.

Pro Tools - Muito bom, sobretudo quando usado em conjunto com uma placa de som m-audio e a versão "m-audio powered" do PT. Inconveniente -> número total de faixas limitado (embora o limite seja elevado)

Ableton Live - Programa ideal para quem queira utilizar instrumentos virtuais numa perspectiva live, pois faz adequação de sample rate consoante a carga de CPU, o que permite evitar crashes em palco.

Reaper - Suporte para plugins, gravação, montagem, sequenciação midi fraquinha (todos os anteriores possuem um sequenciador midi bastante bom ou até muito bom), não tão estável como os anteriores, propenso a encravanços quando se utilizem muitas faixas midi e audio em simultâneo: gravar frequentemente. GRATUITO

Cool Edit Pro 2 - Descontinuado e com uns aninhos, mas bastante leve, plugins nativos de qualidade aceitável a boa, suporte para plugins DX, escolha ideal para quem queira um programa que permita gravar, tratar, montar e tudo mais usando apenas um programa leve e que ocupe pouco.

Audition - Actual nome do Cool Edit Pro, adiciona a todas as capacidades anteriores a capacidade de funcionar via Rewire com outras aplicações, que é a única forma de fazer sequenciação midi e trabalhar com plugins VSTi. Ganha em robustez, perde em "leveza" e espaço ocupado em disco.

FL Studio (aka Fruity Loops) - DAW muito bom para quem pretenda utilizar instrumentos virtuais e não tenha muito à vontade em termos de conhecimentos técnicos de audio. Possibilidade de trabalhar com teclado de computador a fazer mapping de teclado normal (e compor em tempo real, sendo assim). Funciona via plugins internos ou externos, via VST ou DX. Permite também trabalhar em ligação com outras aplicações via rewire. As versões mais recentes trazem um editor de áudio relativamente aceitável que permite assim fazer gravações também, mas quanto a mim não é nem de perto o programa ideal para o efeito.

Reason - DAW extremamente completo, com vários tipos de instrumentos virtuais incorporados, acesso a formato nativo de samples, suites de masterização incorporadas, sequenciador bastante intuitivo e completo, e funcionamento gráfico (e prático) que emula uma rack de estúdio, com sintetizadores, samplers, caixas de ritmo, processadores de efeito, compressores, etc, etc, até ao ponto de se poder controlar as ligações dos cabos entre cada aparelho. Sim, os instrumentos virtuais ligam através de cabos virtuais que se podem trocar, alterar e mexer como nos apeteça. Permite trabalhar em ligação com outros programas via rewire. Não permite gravação de áudio, nem aceita plugins externos (grande fraqueza do reason) e exige um tempo de habituação e alguns conhecimentos mínimos para utilizar convenientemente.

Guitar Pro - Apenas permite sequenciação midi, permite criar as músicas, ouvir em som midi e exportar.

O que eu utilizo:

Gravação de áudio (guitarras, etc):
- Cool Edit Pro 2 (leve no CPU e no disco, portanto permite gravar sem medo, sem correr o risco de o computador soluçar e criar falhas na gravação)
Tratamento áudio (limpeza de gravações, masterização, remover ruídos, etc):
- Cubase (plugins VST externos permitem resultados profissionais e o programa tem um óptimo suporte audio)
Sequenciação e instrumentação midi:
- Reason (tudo num só programa) + Cubase (plugins VSTi), ambos ligados via rewire
Montagem final das faixas e masterização:
- Cubase (ver "tratamento áudio")

Como nota extra, para quem queira programar baterias, pode utilizar o Reason que tem samples de bateria reais muito bons, e terá que "humanizar" o resultado à mão. Ou utilizar o Guitar Pro, por exemplo, para criar a faixa midi da bateria, importar no Cubase (ou outro host VST) e utilizar o Drumkit From Hell para transformar isso em algo aproximado a uma bateria real. Com a humanização nativa do DKFH e trabalho manual, conseguem-se resultados a roçar a "perfeição". Para quem queira menos trabalho, Reason, que já vem com samples reais.

E obviamente, mais que o software usado, influencia a qualidade da placa de som...

Harvester
Participante Compulsivo(a)
Registado: quarta jan 02, 2008 10:19 am

Mensagempor Harvester » quinta fev 07, 2008 2:27 pm

O Pro Tools não tem limite de faixas... deves estar a falar da versão lite que vem com algum hardware.
Reckon the rise of the Fallen

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Ishkur » quinta fev 07, 2008 3:46 pm

Versões LE, e M-Powered têm número limitado de faixas. Aliás, todas excepto a full-feature.

Ah, e outra coisa que não me lembrei de referir: Pro Tools apenas suporta plugins RTAS, não tem suporte para VST, por isso é um GRANDE ponto fraco.
A única forma de o conseguir é via um plugin intermediário que converta o protocolo VST para RTAS, o que resulta em carga muito superior sobre o cpu.
Plugins RTAS gratuitos contam-se pelas mãos, VSTs há aos pontapés, e alguns MUITO bons mesmo.

Mas de qualquer forma, o Pro Tools foi considerado "industry standard" e praticamente obrigatório em qualquer estúdio profissional durante anos e anos, isso atesta da sua qualidade.

SOUNDVISION
Participante Inspirado(a)
Registado: quinta dez 13, 2007 10:57 pm
Contacto:

Mensagempor SOUNDVISION » segunda fev 11, 2008 1:22 am

Já usei o Cubase mas neste momento uso o Logic pro 8,
Pro tools é muito bom (Pro Tools HD) mas neste momento
necessita de uma actualização a nível hardware pois acho demasiado caro
para aquilo que faz. :cheers:
Última edição por SOUNDVISION em segunda fev 11, 2008 11:41 am, editado 1 vez no total.

Ishkur
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Ishkur » segunda fev 11, 2008 2:58 am

Não referi o Logic porque é um programa com o qual só lidei "hands on" umas 3 ou 4 vezes, como é MAC e eu sou nativo do planeta PC, mas conheço muita gente que usa e benze-se ao ouvir o nome LOL

E vindo de quem vem, acredito piamente que seja bom. E estável, pelo que me dizem.

SOUNDVISION
Contacto:

Mensagempor SOUNDVISION » segunda fev 11, 2008 11:41 am

Sim é estável, mas o hardware é uma peça fundamental para um software funcionar bem(por isso a que proTools HD é bom), no meu caso, utilizo conversores da Apogge e como o Logic tem parceria com eles, a estabilidade
é garantida. :P
"Os Cotonetes são especialmente desenhados para limpar com toda a delicadeza os ouvidos"
http://www.myspace.com/svstudios

Elaryad
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta dez 22, 2005 1:15 am
Contacto:

Mensagempor Elaryad » segunda fev 11, 2008 4:29 pm

estive a ler alguns posts que se revelaram uteis para aquilo que quero fazer, mas não posso usar os programas se tenho dúvidas como gravo som de uma guitarra electrica no pc.
quais são as formas que utilizam para fazer isso? Usam aqueles jacks USB que se ligam ao cabo da guitarra? usam uma entrada instrument in? precisam de uma placa de som ou usam a motherboard (eu por exemplo nao tenho placa de som e nao tenho instrument in)?
respostas a estas perguntas seriam apreciadas, thanks :)

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » segunda fev 11, 2008 4:40 pm

O mais fácil, se tiveres amp para isso, é usares a saída de phones do amp e ligas numa entrada qualquer do PC; nada de USBs nem nada disso, só jacks de áudio.

Se tiveres um amp com saída óptica, e entrada correspondente no PC, melhor ainda.

Se a tua placa de som o suportar, poderás até ligar o jack da guitarra directamente na placa de som e usar amps de software - mas aí cuidado com as impedâncias, senão fritas a placa; uma boa regra geral é que se a placa de som é baratucha, ou das integradas na motherboard, o melhor é não arriscar isso.

kuthulu
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta jan 04, 2006 2:16 pm
Contacto:

Mensagempor kuthulu » segunda fev 11, 2008 4:52 pm

Gornoth Escreveu:O mais fácil, se tiveres amp para isso, é usares a saída de phones do amp e ligas numa entrada qualquer do PC; nada de USBs nem nada disso, só jacks de áudio.

Se tiveres um amp com saída óptica, e entrada correspondente no PC, melhor ainda.

Se a tua placa de som o suportar, poderás até ligar o jack da guitarra directamente na placa de som e usar amps de software - mas aí cuidado com as impedâncias, senão fritas a placa; uma boa regra geral é que se a placa de som é baratucha, ou das integradas na motherboard, o melhor é não arriscar isso.

Depois de já ter testado estas soluções todas, a que na minha opinião consegue resultar num som de guitarra mais perfeito é a ligação da guitarra na placa, utilizando um software de simulação de amplificadores. Desses o único que utilizo e que conheço é o GuitarRig2, que simula todo o tipo de amplificadores, dá para mudar posição de captação de micros, etc.. Posso dizer que é bastante real pois o som de um mesa boogie dual rectifier é exactamente igual a um real. Claro que por razões de utilização ilegal dos nomes das marcas e modelos os amplificadores aparecem designados com nomes diferentes.

Harvester
Participante Compulsivo(a)
Registado: quarta jan 02, 2008 10:19 am

Mensagempor Harvester » segunda fev 11, 2008 6:59 pm

kuthulu Escreveu:
Gornoth Escreveu:O mais fácil, se tiveres amp para isso, é usares a saída de phones do amp e ligas numa entrada qualquer do PC; nada de USBs nem nada disso, só jacks de áudio.

Depois de já ter testado estas soluções todas, a que na minha opinião consegue resultar num som de guitarra mais perfeito é a ligação da guitarra na placa, utilizando um software de simulação de amplificadores. Desses o único que utilizo e que conheço é o GuitarRig2, que simula todo o tipo de amplificadores, dá para mudar posição de captação de micros, etc.. Posso dizer que é bastante real pois o som de um mesa boogie dual rectifier é exactamente igual a um real. Claro que por razões de utilização ilegal dos nomes das marcas e modelos os amplificadores aparecem designados com nomes diferentes.

Exactamente igual :|
dude, nem penses nisso... tem um timbre idêntico, mas está a anos luz, obviamente... Guitar Rig é uma solução porreira mas é bastante limitado no que toca a guitarras distorcidas... será uma solução com a qualidade que sacas de um Vamp2 ou uma GT8 ligados directos ao PC/Mac.. boas soluções e práticas.
Tendo um bom amp, um microfone dinâmico (tipo Sure SM57), um pre-amplificador de microfone(uma mesa de mistura serve) e um sítio onde se possa fazer barulho, Acho preferível tentar gravar o som do amp lingando:
guitarra -> amp -> microfone -> pre-amp -> entrada line-in do PC/Mac
E ainda se aprendem coisas bem porreiras no processo.

Estou obviamente a falar de gravação bem amadora :D sem gastar muito dinheiro... acho que é isso que interessa
Reckon the rise of the Fallen

SOUNDVISION
Contacto:

Mensagempor SOUNDVISION » segunda fev 11, 2008 9:25 pm

Também concordo, simuladores de amp não funcionam muito bem com distorção,
se for um simulador em hardware tipo Pod da line6 é outra coisa :metal: , mas mesmo assim eu acho o som bem diferente comparado a verdadeiro amp.
"Os Cotonetes são especialmente desenhados para limpar com toda a delicadeza os ouvidos"
http://www.myspace.com/svstudios

kuthulu
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta jan 04, 2006 2:16 pm
Contacto:

Mensagempor kuthulu » segunda fev 11, 2008 9:31 pm

Acho o som bastante idêntico, provavelmente terá a ver com as placas q já utilizei.

ORIS
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jul 19, 2005 12:52 pm
Contacto:

Mensagempor ORIS » segunda fev 11, 2008 9:44 pm

Bem eu toco teclas e bateria e gravar estes instrumentos requer um modus operandi, dinâmica diferentes e um workflow completamente variável consoante o género de som, a acústica ,etc,etc,etc.

Qnt a guitarra, eu ñ toco mas já gravei (isto claro sem ser em estúdio onde trabalhava com material completamente diferente ).
De ambas as vezes, eu e o guitarrista gostámos do som q sacámos.

Na 1.ª vez, ligámos a guitarra a uma GT6 e seguidamente passou pelo meu teclado um Korg Triton Le, o resultado foi bastante aceitável e limpo.

Na 2.ª vez, o método foi parecido simplesmente a GT6 foi "subtituída" por um amp engel, o resultado tbm foi bastante bom.
Hanged by Mental Fibers Crystallized Thru Gold...At the Gates of Oblivion - Vastness Project

http://www.youtube.com/user/ProjectVastness
http://neophytus.deviantart.com/

SOUNDVISION
Contacto:

Mensagempor SOUNDVISION » segunda fev 11, 2008 9:47 pm

depende da técnica que se utiliza para grava um amp verdadeiro :idea:

Cysquatch
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: quarta out 03, 2007 6:29 pm

Mensagempor Cysquatch » segunda fev 11, 2008 9:51 pm

Harvester Escreveu:
kuthulu Escreveu:

Exactamente igual :|
dude, nem penses nisso... tem um timbre idêntico, mas está a anos luz, obviamente... Guitar Rig é uma solução porreira mas é bastante limitado no que toca a guitarras distorcidas... será uma solução com a qualidade que sacas de um Vamp2 ou uma GT8 ligados directos ao PC/Mac.. boas soluções e práticas.
Tendo um bom amp, um microfone dinâmico (tipo Sure SM57), um pre-amplificador de microfone(uma mesa de mistura serve) e um sítio onde se possa fazer barulho, Acho preferível tentar gravar o som do amp lingando:
guitarra -> amp -> microfone -> pre-amp -> entrada line-in do PC/Mac
E ainda se aprendem coisas bem porreiras no processo.

Estou obviamente a falar de gravação bem amadora :D sem gastar muito dinheiro... acho que é isso que interessa

Ligar uma pedaleira ao pc e gravar? é um método porreiro?

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes