Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Venøm » quinta ago 26, 2010 12:40 pm

Pessoal.

Tou aqui a contar os tostões na carteira pa ir fazer um setup à minha guitarra agora às 15:00h e queria saber mais ou menos qual o orçamento de um setup i.e. a quanto fica mais ou menos, para ter uma ideia, faze-lo à minha guitarra.

O que se passa é o seguinte, tenho uma Stratocaster aqui de 22 trastes e ha uns anos feito estupido com a mania do grindcore e do Death Metal fui a uma loja de musica e mandei meter umas 0.11 nessa guitarra. Ora, ficou ali uma tensão do crlh e a malta da loja andou a mexer nas molas no tremolo para conseguir gerir aquela tensão toda e aquilo fodeu-se um bocado.

O que se passa é que passou-me, voltei a meter as cordas normais, la na loja pedi para voltarem a por as molas do tremolo como estavam, os gajos meteram. A cena é q o trabalho ficou mal feito e a guitarra agora parece uma puta dum banjo, as cordas trastejam bue, ve-se que n estão bem esticadas, e os gajos levantaram-me bue o tremolo e agora dizem que n podem fazer nada e que aquilo ta bom e deixaram-me assim na merda.
Suspeito também que o cabo tenha empenado ligeiramente, mas é so suspeita porque se empenou, foi mesmo uma cena muito ligeira, nem da pa ver a olho.

O que queria fazer hoje é por as cordas todas de novo e por aquilo realmente como estava quando veio de fabrica a guitarra. É que é mesmo uma Fender da Highway 1 series e é muito mas mesmo MUITO mal empregue uma guitarra dessas "encostada à parede".

Portanto dadas estas circunstancias, gostava de saber quanto acham que me ficaria, mais ou menos fazer o setup para por tudo como estava.

Obrigado.

JoaoMendes
Metálico(a)
Registado: sábado mai 23, 2009 1:48 pm
Contacto:

Mensagempor JoaoMendes » quinta ago 26, 2010 12:56 pm

Eu tinha uma cópia bue rasca da Stratocaster, cheguei a usar lá 0.13's em B, um dia vi uma intrevista do alex skolnick a dizer que usava 0.13's em E, exprimentei... ahahahahahha
Opá, e a guitarra continua impecável
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » quinta ago 26, 2010 3:30 pm

Venøm Escreveu:Portanto dadas estas circunstancias, gostava de saber quanto acham que me ficaria, mais ou menos fazer o setup para por tudo como estava.

Nada que um bom setup à partida não cure. Prepara-te para alguma coisa entre € 30 a € 60, conforme o técnico a que fores.
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » sexta ago 27, 2010 9:02 am

Venøm Escreveu:Pessoal.

Tou aqui a contar os tostões na carteira pa ir fazer um setup à minha guitarra agora às 15:00h e queria saber mais ou menos qual o orçamento de um setup i.e. a quanto fica mais ou menos, para ter uma ideia, faze-lo à minha guitarra.

Ronda os 30€ mais o material necessário.

Venøm Escreveu:O que se passa é o seguinte, tenho uma Stratocaster aqui de 22 trastes e ha uns anos feito estupido com a mania do grindcore e do Death Metal fui a uma loja de musica e mandei meter umas 0.11 nessa guitarra. Ora, ficou ali uma tensão do crlh e a malta da loja andou a mexer nas molas no tremolo para conseguir gerir aquela tensão toda e aquilo fodeu-se um bocado.

Fodeu-se um bocado? Queres ser mais preciso? É que esse verbo é um bocado relativo... até há quem o use para coisas boas (muito boas aliás)

Venøm Escreveu:O que se passa é que passou-me, voltei a meter as cordas normais, la na loja pedi para voltarem a por as molas do tremolo como estavam, os gajos meteram. A cena é q o trabalho ficou mal feito e a guitarra agora parece uma puta dum banjo, as cordas trastejam bue, ve-se que n estão bem esticadas, e os gajos levantaram-me bue o tremolo e agora dizem que n podem fazer nada e que aquilo ta bom e deixaram-me assim na merda.
Suspeito também que o cabo tenha empenado ligeiramente, mas é so suspeita porque se empenou, foi mesmo uma cena muito ligeira, nem da pa ver a olho.

Então tu pagas um serviço sem estar satisfeito com ele..? Todos os sintomas que falas são facilmente solucionados por um bom profissional, na zona de Lisboa recomendo que des um salto ao Mr Jack. O braço da guitarra (ou neck, cabo é que não) tem uma regulação de angulo através do Truss Rod, por isso não deve estar empenado, apenas desajustado. Outra operação simples. E sim, dá para ver a olho nu.

Venøm Escreveu:O que queria fazer hoje é por as cordas todas de novo e por aquilo realmente como estava quando veio de fabrica a guitarra. É que é mesmo uma Fender da Highway 1 series e é muito mas mesmo MUITO mal empregue uma guitarra dessas "encostada à parede".

Metes umas EXL 120 afinas em Mi e a guitarra vai ter de ficar como de origem, claro que tens de ter o Setup correcto uma vez que foi mexida e segundo o que dizes, mal mexida.

Venøm Escreveu:Portanto dadas estas circunstancias, gostava de saber quanto acham que me ficaria, mais ou menos fazer o setup para por tudo como estava.
Obrigado.

Cerca de 30€ mais a cordas. Portanto não deve chegar aos 40€.

Cheers
Imagem

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » sexta ago 27, 2010 9:05 am

JoaoMendes Escreveu:Eu tinha uma cópia bue rasca da Stratocaster, cheguei a usar lá 0.13's em B, um dia vi uma intrevista do alex skolnick a dizer que usava 0.13's em E, exprimentei... ahahahahahha

Eu tb conheço muitos fumadores que fumam 4 maços de tabaco por dia e continuam impecáveis. Pelos menos eles acham que sim.

Conheces aquele ditado que diz "o tempo cura tudo" ? É Mentira :!: 8)
Imagem

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » sexta ago 27, 2010 9:25 am

Frozen_Shadow Escreveu:
liveaus Escreveu:Boas.
Estava a pensar comprar a ESP LTD AX-50 versão Left-Handed na thomann (http://www.thomann.de/pt/esp_ltd_ax_50_ ... _satin.htm). Toco principalmente Rammstein, Arch Enemy, Dethklok e System of a Down e tava a pensar comprar esta guitarra para mais tarde lhe colocar uns Pickups EMG 81/85, para não gastar tanto dinheiro de uma vez.
Que acham da guitarra? Recomendam outra pelo mesmo preço que valha a pena comprar?

Como sou left handed e se eu tivesse esse orçamento acho que não a comprava...acho que ia para a BC RICH mockingbird special black lh ou o caralho do nome dela...a madeira é mogno e para esse tipo de som ajuda mais aos graves e deixa o mais "firme"...os pickups tanto os da BC RICH como os da ESP podes deita los ao lixo e meter os EMG...A grande diferença entre elas além da madeira é que a BC RICH tem apenas 22 trastes.

Só para desmistificar um pouco, porque há muita, muita gente que tem esta ideia.

O Mahogany não é necessariamente melhor que o Basswood, nem que o Alder ou o Maple (Estou a usar os nomes em Inglês pois é assim que a maior partes das pessoas estão habituadas a ver nas specs das guitarras). Madeira neste momento depende muito mais da sua qualidade, tempo de secagem, control de qualidade, etc do que propriamente da especie da árvore. É por isso que há guitarra excelentes em quase todos os tipos de Madeira e há guitarra más em todos os tipos de Madeira.
O que dizes das propriedades tonais da Madeira é verdade e cada uma delas tem o seu "tone" característico, mas o som da guitarra é sempre dependente do casamento dos pickups com as Madeiras, assim numa Madeira um pickup pode soar extremamente bem e não resultar numa guitarra igual mas com o corpo numa Madeira diferente. Este é um detalhe que muitas vezes as pessoas se esquecem. Os pickups só por si não dão garantias de ter um som bom, depende sempre do casamento com a Madeira em causa.
Para terem uma melhor ideia disto, podem consultar por exemplo o site da Dimarzio ou da Seymour Dunca e fazer alguns testes nos programas que eles têm para recomendar pickups. E irão percebendo que trocando as Madeiras nos Specs eles recomendam pickups diferentes ou pelo menos alteram o Ranking na recomendação.

Btw o control de qualidade da BC Rich nesse patamar deixa muito a desejar, a probabilidade de lhe sair uma guitarra melhor na LTD é melhor. Pena a Thomann ter essa guitarra tão cara e mesmo assim o pessoal continuar a preferir comprar lá fora, mesmo sendo mais cara. Mas isso são outros quinhentos.

Para a próxima faço o post em Alemão só para ser chic! :mrgreen:
Imagem

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » sexta ago 27, 2010 9:41 am

Zehr gut! :mrgreen:

liveaus
Turista
Registado: quarta ago 25, 2010 12:37 pm

Mensagempor liveaus » sexta ago 27, 2010 11:59 am

Shore Escreveu:Pena a Thomann ter essa guitarra tão cara e mesmo assim o pessoal continuar a preferir comprar lá fora, mesmo sendo mais cara. Mas isso são outros quinhentos.

Se encontrares esta guitarra à venda cá em Portugal recebes um prémio. Não te esqueças que é a versão para esquerdinos.

A última vez que tentei comprar uma guitarra para esquerdinos cá em Portugal foi uma Schecter Damien Elite 6 que me diziam que demorava 3 semanas a chegar. Passadas 4 semanas disseram-me 4 meses e passados os 4 meses disseram-me mais 3 meses, até que acabei por lhes dizer onde podiam meter a guitarra quando chegasse. Acredita que não é fácil ser canhoto e querer uma guitarra específica. Um destro entra numa loja de música e escolhe tudo: madeira, formato, cor, marca, pickups... há variedade que até chateia. Um esquerdino chega a uma loja e oferecem-lhe umas Fenders manhosas e umas Ibanez que mesmo assim nunca há em stock e demorarão sempre muito tempo até chegarem porque só podem vir quando a loja encomendar material. Mesmo assim tens sempre apenas aquela cor e aquele formato que a marca decidiu fazer em versão left-handed.

A Thomann tem vindo a acrescentar cada vez mais variedade para os coitados dos canhotos que insistem em não aprender a tocar com a mão direita, tendo mais variedade que a Musicstore, e as guitarras no máximo uma semana chegam cá, por isso vou continuar a mandar dinheiro para a Alemanha porque ao menos lá pensam nos 10% de idiotas que nasceram com as ligações cerebrais invertidas.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » sexta ago 27, 2010 3:01 pm

liveaus Escreveu:
Shore Escreveu:Pena a Thomann ter essa guitarra tão cara e mesmo assim o pessoal continuar a preferir comprar lá fora, mesmo sendo mais cara. Mas isso são outros quinhentos.

Se encontrares esta guitarra à venda cá em Portugal recebes um prémio. Não te esqueças que é a versão para esquerdinos.

Qual é o prémio? 8)

liveaus Escreveu:A última vez que tentei comprar uma guitarra para esquerdinos cá em Portugal foi uma Schecter Damien Elite 6 que me diziam que demorava 3 semanas a chegar. Passadas 4 semanas disseram-me 4 meses e passados os 4 meses disseram-me mais 3 meses, até que acabei por lhes dizer onde podiam meter a guitarra quando chegasse. Acredita que não é fácil ser canhoto e querer uma guitarra específica. Um destro entra numa loja de música e escolhe tudo: madeira, formato, cor, marca, pickups... há variedade que até chateia. Um esquerdino chega a uma loja e oferecem-lhe umas Fenders manhosas e umas Ibanez que mesmo assim nunca há em stock e demorarão sempre muito tempo até chegarem porque só podem vir quando a loja encomendar material. Mesmo assim tens sempre apenas aquela cor e aquele formato que a marca decidiu fazer em versão left-handed.

10% de canhotos para a Thommann deve equivaler a mais que todos os guitarristas portugueses juntos que compram em Portugal.

liveaus Escreveu:A Thomann tem vindo a acrescentar cada vez mais variedade para os coitados dos canhotos que insistem em não aprender a tocar com a mão direita, tendo mais variedade que a Musicstore, e as guitarras no máximo uma semana chegam cá, por isso vou continuar a mandar dinheiro para a Alemanha porque ao menos lá pensam nos 10% de idiotas que nasceram com as ligações cerebrais invertidas.

Isto por acaso é um assunto actual dado que se provou que a guitarra não é um instrumento destro e como tal cada vez menos professores e marcas fazem essa distinção. Tal como acontece em praticamente todos os instrumentos. Mas isto é outra discussão completamente diferente.
Imagem

JoaoMendes
Metálico(a)
Registado: sábado mai 23, 2009 1:48 pm
Contacto:

Mensagempor JoaoMendes » sexta ago 27, 2010 7:03 pm

Shore Escreveu:
JoaoMendes Escreveu:Eu tinha uma cópia bue rasca da Stratocaster, cheguei a usar lá 0.13's em B, um dia vi uma intrevista do alex skolnick a dizer que usava 0.13's em E, exprimentei... ahahahahahha

Eu tb conheço muitos fumadores que fumam 4 maços de tabaco por dia e continuam impecáveis. Pelos menos eles acham que sim.

Conheces aquele ditado que diz "o tempo cura tudo" ? É Mentira :!: 8)

ahahahahahahaa, mas é assim, eu tenho vindo a ajustar o truss rod, nivelei a ponte e essas cenas, não sei bem o nome especifico, mas a guitarra não trasteja, e tem acção baixa, eu digo impecavel, ou seja, como a comprei
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Assequins
Participante Inspirado(a)
Registado: terça set 01, 2009 9:46 pm

Mensagempor Assequins » domingo ago 29, 2010 7:46 pm

Boas,

Eu já tinha escrito esta dúvida no outro topico, mas como foi fechado.. Deduzo que isso tenha acontecido porque já existia este tópico (no qual só reparei depois de ter criado o tal outro topico), mas como o sr. moderador não teve a "disponibilidade" de me esclarecer, espero que nao haja problemas em colocar aqui a questão:

Eu estou interessado em comprar, no futuro, uma guitarra de 7 cordas. Mas infelizmente não tenho a menor ideia dos preços destas guitarras.. São mais caras que as "normais" de 6 cordas?

E isto falando de uma guitarra com o minimo de qualidade, não é preciso ser uma guitarra de topo, mas também não quero nenhuma guitarra merdosa (Basicamente, em termos de qualidade -> um 7 numa escala de 1 a 10).

Faço esta pergunta porque eu tenho noção de que é um investimento avultado e que tenho de começar a poupar com antecedência, além de que pretendo melhorar as minha habilidade na guitarra, e isto demora o seu tempo.

Cumps ;)

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » domingo ago 29, 2010 10:04 pm

Assequins Escreveu:Boas,

Eu já tinha escrito esta dúvida no outro topico, mas como foi fechado.. Deduzo que isso tenha acontecido porque já existia este tópico (no qual só reparei depois de ter criado o tal outro topico), mas como o sr. moderador não teve a "disponibilidade" de me esclarecer, espero que nao haja problemas em colocar aqui a questão:

Eu estou interessado em comprar, no futuro, uma guitarra de 7 cordas. Mas infelizmente não tenho a menor ideia dos preços destas guitarras.. São mais caras que as "normais" de 6 cordas?

E isto falando de uma guitarra com o minimo de qualidade, não é preciso ser uma guitarra de topo, mas também não quero nenhuma guitarra merdosa (Basicamente, em termos de qualidade -> um 7 numa escala de 1 a 10).

Faço esta pergunta porque eu tenho noção de que é um investimento avultado e que tenho de começar a poupar com antecedência, além de que pretendo melhorar as minha habilidade na guitarra, e isto demora o seu tempo.

Cumps ;)

Não me parece que o Sr. Moderador, pessoa de dúbia civilidade, tenha que ter "disponibilidade" para te esclarecer quando este tópico e o seu carácter oficial está bem visível.

Quanto à questão, as guitarras de sete cordas já não são muito mais caras do que uma de seis equivalente, ao contrário do que acontecia há uns anos atrás (quando comprei a minha). Agora isso do 7 em 10 é muito relativo, pois depende muito do que procuras, do que tocas, madeiras, orçamento, etc.. Pode até nem ser um investimento muito avultado, ao contrário do que pensas.

Assequins
Participante Inspirado(a)
Registado: terça set 01, 2009 9:46 pm

Mensagempor Assequins » segunda ago 30, 2010 10:22 am

Obrigado pela resposta, SYNAPSYS666,

Quando eu me estava à referir à qualidade (7 em 10) era só para dar uma ideia geral e um ponto de referência, pois cada um interpreta estes valores de maneira diferente.

Eu pelo que tenho visto de preços pelo que têm me dito as guitarras custam todas acima de 700 euros.. Não sei se isso é verdade, pois têm-me falado de umas Ibanez e também de umas schecters, nao haverá algo mais acessivel?

Em relação ao moderador.. Poderia continuar aqui a discutir e a dar o meu ponto de vista, mas apenas pretendo satisfazer esta dúvida.

Cumps ;)

johny13
Turista
Registado: sexta ago 27, 2010 10:47 pm

Mensagempor johny13 » segunda ago 30, 2010 1:59 pm

Bem tenho uma duvida que é que setup e que devo usar na minha guitarra

O equipamento que tenho é o seguinte:

Guitarra: Gibson Les Paul Studio Limited Edition Cherry Sunburst ( nunca vi nenhuma igual a minha ... ) com tudo de origem

Amp: Laney 12 watts

Preamp: Behringer V-Amp 2 com footswitch(so para mudar de preset)

E o que me aconselharam foi deixar a Gibson de origem poque tem uma boa sonoridade para nao a estragar (e por um carrilhao novo porque um está torto xD )
E comprar outra guitarra as que me aconselharam foram Epiphone Les Pauls Alpine White AWH ou entao Epiphone Black Beauty 3 e uns pickups EMG activos e o amp que me aconselharam foi um line 6 spider valve 122 ou um Line 6 Spider IV de 70 Watts para cima

Gostaria de saber o que seria melhor apr aum bom som metal e ja agora mais ou menos uma ideia dos preços as musicas que gosto e de Hard Rock para cima xD e gosto de tocar BFMV BVB AILD Kill Switch Engage Caliban etc...

Obg

Johny13 :jam:

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » segunda ago 30, 2010 4:28 pm

johny13 Escreveu:Bem tenho uma duvida que é que setup e que devo usar na minha guitarra

O equipamento que tenho é o seguinte:

Guitarra: Gibson Les Paul Studio Limited Edition Cherry Sunburst ( nunca vi nenhuma igual a minha ... ) com tudo de origem

Amp: Laney 12 watts

Preamp: Behringer V-Amp 2 com footswitch(so para mudar de preset)

E o que me aconselharam foi deixar a Gibson de origem poque tem uma boa sonoridade para nao a estragar (e por um carrilhao novo porque um está torto xD )
E comprar outra guitarra as que me aconselharam foram Epiphone Les Pauls Alpine White AWH ou entao Epiphone Black Beauty 3 e uns pickups EMG activos e o amp que me aconselharam foi um line 6 spider valve 122 ou um Line 6 Spider IV de 70 Watts para cima

Gostaria de saber o que seria melhor apr aum bom som metal e ja agora mais ou menos uma ideia dos preços as musicas que gosto e de Hard Rock para cima xD e gosto de tocar BFMV BVB AILD Kill Switch Engage Caliban etc...

Obg

Johny13 :jam:

Um Setup não é um "preset" é um conjunto de afinações e calibrações. Assim fica dificil dizer que "setup" deves utilizar. Mas fiquei com a sensação que não percebi a tua pergunta. Queres explicar?
Imagem

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes