Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Shore » terça jan 12, 2010 2:44 pm

sosi Escreveu:
Shore Escreveu: Porque se os Noobs não fossem noobs sabiam que guitarras de valores baratos normalmente tem pontes "merdosas". Mas como são noobs continuam a comprar e eles a vender. E como são noobs quando vêm guitarras com ponte fixa ou string thru body ainda acham que é um defeito porque falta o "vibrador" como já me disseram. Mas não tens que te preocupar com isso todos nós já fomos noobs e o ponto fixe de ser noob é que podes sempre aprender basta querer. Right?

Ahah! Certíssimo!

É isto que eu gosto neste tipo de fóruns: que estou sempre a aprender com os outros. Rock on shore!

reli agora.

Já tens uma squier ou ainda vais comprar? Se já tens e te esta a dar problemas, diz ai que problemas são para te dar umas dicas em como resolver isso.

Rock on sosi.
Imagem

sosi
Participante
Registado: terça mai 26, 2009 8:10 pm

Mensagempor sosi » terça jan 12, 2010 2:52 pm

Shore Escreveu:reli agora.
Já tens uma squier ou ainda vais comprar? Se já tens e te esta a dar problemas, diz ai que problemas são para te dar umas dicas em como resolver isso.
Rock on sosi.

Não não, não tenho. Mas estava a pensar se deveria comprar uma guitarra de ponte móvel que depois não pudesse usar porque sai de tom, ou se mais valeria comprar uma de ponte fixa. Já tenho uma peavey, com floyd rose, e gosto mesmo muito do floyd, pelo que preferia ter uma com floyd rose também.

Enfim, dúvida existencial :lol:

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » terça jan 12, 2010 3:17 pm

sosi Escreveu:
Shore Escreveu:reli agora.
Rock on sosi.

Não não, não tenho. Mas estava a pensar se deveria comprar uma guitarra de ponte móvel que depois não pudesse usar porque sai de tom, ou se mais valeria comprar uma de ponte fixa. Já tenho uma peavey, com floyd rose, e gosto mesmo muito do floyd, pelo que preferia ter uma com floyd rose também.

Enfim, dúvida existencial :lol:

Se já tens uma com FLoyd e gostas presumo que não te tem dado problemas, logo não podes ser assim tão noob. :P
Nesse caso compra uma guitarra com FLoyd. Quanto é que vais gastar? tas a pensar em que modelo?
Imagem

sosi
Participante

Mensagempor sosi » terça jan 12, 2010 3:25 pm

Shore Escreveu:Se já tens uma com FLoyd e gostas presumo que não te tem dado problemas, logo não podes ser assim tão noob. :P
Nesse caso compra uma guitarra com FLoyd. Quanto é que vais gastar? tas a pensar em que modelo?

Bem, o dinheiro que tenho não é muito, por isso é que estava a pensar numa squier. Com apenas 150€ é complicado arranjar alguma coisa de jeito... Mas tou a pensar comprar uma guitarra a um amigo, uma ESP - ele fez-me um preço bastante atraente. E esta já vem com floyd-rose! :metal:

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » terça jan 12, 2010 3:28 pm

sosi Escreveu:
Shore Escreveu:Se já tens uma com FLoyd e gostas presumo que não te tem dado problemas, logo não podes ser assim tão noob. :P

Bem, o dinheiro que tenho não é muito, por isso é que estava a pensar numa squier. Com apenas 150€ é complicado arranjar alguma coisa de jeito... Mas tou a pensar comprar uma guitarra a um amigo, uma ESP - ele fez-me um preço bastante atraente. E esta já vem com floyd-rose! :metal:

Então compra, pk por 150€ tudo o que comprares vai ser pior que a Peavey que já tens.
Imagem

sosi
Participante

Mensagempor sosi » terça jan 12, 2010 3:45 pm

exacto... :S de qualquer maneira já fico informado. Eu até pensei, será que por um locking nut é possível? Será que por locking tuners vale a pena? Mas pelo dinheiro que gastaria é complicado arranjar uma guitarra que valha a pena...

De qualquer maneira obrigado!

CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Mensagempor CarlosC » terça jan 12, 2010 4:00 pm

Shore Escreveu:
sosi Escreveu:então a minha dúvida é: para que é que as fender, squier e afins têm pontes móveis se assim que se usam desafinam? como é que os não noobs (como eu) dão a volta a este problema?

espero que a minha dúvida faça sentido... obrigado pela ajuda pessoal!

Porque se os Noobs não fossem noobs sabiam que guitarras de valores baratos normalmente tem pontes "merdosas". Mas como são noobs continuam a comprar e eles a vender. E como são noobs quando vêm guitarras com ponte fixa ou string thru body ainda acham que é um defeito porque falta o "vibrador" como já me disseram. Mas não tens que te preocupar com isso todos nós já fomos noobs e o ponto fixe de ser noob é que podes sempre aprender basta querer. Right?

Ontem mesmo toquei numa Fender das mais baratas, uma 50s made in mexico com tremolo vintage, que era muito suave conseguia quase o efeito de 1 floyd rose sem desafinar.

Nalgumas squier com tremolo ranhoso, depois de se meter locking tunners já não desafina, ou caso os tunners não sejam maus basta saber por as cordas e fazer um setup decente. Há anos cheguei a postar no youtube um vídeo de esgalhanço de uma Squier AFFINITY stratocaster que custa 100 e tal euros.....
Em que uso e abuso do tremolo e bends durante uns 6 minutos e ela não desafina nem 1 pint...

Na área das guitarras não é só destingir qualidade de não-qualidade.
Há que saber tirar bom usufruto de guitarras baratas, mete-las a soar, a intonação perfeita, sem desafinarem... obviamente que ninguém nasce ensinado sobre isso, mas nunca se deve subestimar a importância do setup.

Qualquer guitarra de 3000€ mesmo que seja de ponte fixa, com um mau setup vai soar bem pior/desafinar muito mais que a Squier afinity que eu tive de 130€ com um bom setup que nem desafinava com o tremolo.
Tão simples quanto isso.

sosi
Participante

Mensagempor sosi » terça jan 12, 2010 4:11 pm

CarlosC Escreveu:Qualquer guitarra de 3000€ mesmo que seja de ponte fixa, com um mau setup vai soar bem pior/desafinar muito mais que a Squier afinity que eu tive de 130€ com um bom setup que nem desafinava com o tremolo.
Tão simples quanto isso.

daí a minha pergunta: como é que guitarristas como o SRV (entre outros) conseguem usar e abusar do tremolo, sem que a guitarra desafine? O truque é os locking tuners? Também já ouvi dizer que o SRV passava a vida a afinar a guitarra lol

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » terça jan 12, 2010 4:21 pm

ele usava as cordas altas, usava 0.13 afinadas em E ou Eflat. Afinação Standard. 5 molas no tremolo.
E claro uma fender de 21 trastos#.

Ele fazia bends e tocava rápido, porque tinha uma grande técnica para conseguir fase-lo com o setup que usava e tirar bom som da guitarra. Também já reparei que por vezes setups com cordas muito baixas por vezes 'matam' o som dos instrumentos porque as cordas não têm quase espaço para vibrar livremente e são sempre tocadas de 'leve' para não trastejarem. Enquanto tocar com 1 bocadinho mais de força implica maior técnica mas resulta em melhor 'tone'. SRV tinha o seu setup abusava como queria do tremolo, e ainda assim podia afina-lo frequentemente entre as músicas mas a sua intenção de usar a guitarra desse modo concretizou-se com grande sucesso. Ninguém saca com um floyd rose os efeitos que ele sacava com tremolo.

#As guitarras com 22 trastos tendem a ter ligeiramente mais tensão no braço e a deixar as cordas ligeiramente mais duras, tal como as de 24. Ao aumentar o comprimento do braço em 1mm aumenta-se em uns kilos a tensão que as cordas vão ter.

PS - no tempo que ele comprou a dele não havia locking tunners. Só apareceram nos 80s ...

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » quarta jan 13, 2010 11:34 am

Shore Escreveu:quando vêm guitarras com ponte fixa ou string thru body ainda acham que é um defeito porque falta o "vibrador" como já me disseram.

:lol: A melhor do ano.

On topic: Já cá canta uma Fender Classic Player 50's e uma Washburn HB-30. Pouco falta para acabar a colecção...
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » quarta jan 13, 2010 3:18 pm

SYNAPSYS666 Escreveu:
Shore Escreveu:quando vêm guitarras com ponte fixa ou string thru body ainda acham que é um defeito porque falta o "vibrador" como já me disseram.

On topic: Já cá canta uma Fender Classic Player 50's e uma Washburn HB-30. Pouco falta para acabar a colecção...

Tou a ver que vou ter de me chatear contigo!
Imagem

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » quarta jan 13, 2010 3:50 pm

SYNAPSYS666 Escreveu:

Os meus sinceros parabéns man! Tendo em conta as outras que já tinhas ficas com um arsenal do camandro.
E essa do 'vibrador' LOOOOLLL o que eu me ri xDDD mas já todos passaram pela fase que não sabiam nada, ninguém nasce ensinado coitados. Qualquer dia ainda te vão pedir um amplificador com lampedas! LOL

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » quarta jan 13, 2010 4:11 pm

CarlosC Escreveu:Os meus sinceros parabéns man! Tendo em conta as outras que já tinhas ficas com um arsenal do camandro.

Obrigado, pá! A Classic Player 50's foi sem dúvida uma grande compra, som bem vintage, óptima para umas cenas de Blues que tenho andado para aqui a fazer. A HB-30, sendo de longe uma guitarra topo de gama, foi resultado de uma troca por uma Hamer Diablo que para aqui tinha, pois de SuperStrats já estou fornecido. Vai levar, quando houver orçamento, com um set de SD '59 Classic Cover, para ir buscar o look e timbre de blues/rock que procuro. E como começo a tomar o gosto por encordoamentos mais grosso, acho que vai levar com umas 0.11, e fica ruma guitarra de homem :mrgreen:

Ando a pensar em vender as minhas Jackson para ir buscar uma Dean Cadillac, meter-lhe um set de SD e um tremolo Kahler, mas este é um projecto ainda ser considerado, até porque sairam agora umas B. C. Rich que me estão a dar GAS...

Shore, no Sábado chateia-te à vontade comigo ;)
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » quarta jan 13, 2010 4:41 pm

CarlosC Escreveu:
SYNAPSYS666 Escreveu:

Os meus sinceros parabéns man! Tendo em conta as outras que já tinhas ficas com um arsenal do camandro.
E essa do 'vibrador' LOOOOLLL o que eu me ri xDDD mas já todos passaram pela fase que não sabiam nada, ninguém nasce ensinado coitados. Qualquer dia ainda te vão pedir um amplificador com lampedas! LOL

Ja me pediram algumas vezes. Qualque luso francês que venha à loja fala em amps a lampedas.
Imagem

Reaper
Participante
Registado: sábado jan 23, 2010 7:19 pm

Mensagempor Reaper » sábado jan 23, 2010 7:31 pm

Hey ppl..sou metaleiro..

E como todos os metaleiros, eu despertei algum prazer pelo instrumento guitarra.. gostava que me dissessem assim umas mais fixes pa tocar..ouço cenas bue pesadas, portanto tambem queria algumas cenas de efeitos como o metalzone..e nao curot fenders que nao deitam bom som..queria guitarras evil..thnks...

soad..nile..cannibal corpse..immortal..slipknot..megadeth..metallica..him..muse e as vezes curto death..

thanks pessoal..

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante