Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor CarlosC » sábado mai 02, 2009 8:24 pm

Também estou curioso...
Pensei que EMGs 81+85 resultassem melhor no mogno.
A nível de specs como madeira, o facto de ser neck-thru e string thru a ESP parece ser melhor.
As únicas vantagens da Jackson são jumbo frets e o floyd rose, face ao facto de ser inferior no bolt-on e por ser em alder.

as únicas Jackson que me olham com jeitinho são as soloist... :lol: as SL1H... mas essas são superstrats...

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » sábado mai 02, 2009 10:40 pm

Alder caso não saibas é uma madeira mais cara que o mógno... São ambas high-end, mas focam frequências diferentes, só isso... A minha KV2 tem corpo em Alder... A RG do Shore (que também é de topo) é em mógno... São escolhas... Vê-se mesmo que nunca viste os neck-through da ltd, pecam muito pela qualidade de construção, como toda a guitarra, a meu ver...

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » sábado mai 02, 2009 11:04 pm

Eu não perguntei o preço da madeira, perguntei se resultaria melhor com os EMGs activos...
mas é claro que há Alder e alder... senão qualquer guitarra de gama baixa servia para tirar bom som depois de modificada...

e realmente, da ESP só peguei uma baixa gama ranhosa e uma Horizon... a baixa gama é a coisa do costume.
a Horizon era flawless... mas também da categoria que era mal seria...
há e quase me esquecia uma EC-1000, que por acaso gostei imenso, mesmo bastante, surpreendeu-me pela positiva... tanto do som como do feel e o acabamento em abalone estava muito bem conseguido. mas uma guitarra de construção tipo LP duvido que tenha comparação a essas... é sempre 'algo' diferente...
perguntei porque fiquei curioso, não tinha assim tão má imagem da ESP...

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » domingo mai 03, 2009 11:43 am

Eu não tenho uma imagem má das ESP, só das LTD... Mas digo-te, para o tipo de guitarra que são, são excessivamente caras... Uma ESP equivalente à minha custa mais do dobro... :?
Os EMG funcionam da mesma maneira em todas as madeiras, na verdade ele não destacam muito as características das madeiras, se pesquisares neste tópico, acho que já falei sobre isso, quando fazia aquelas rants extensas. :roll:
Um bom pickup passivo funciona sempre muito melhor numa boa guitarra. Infelizmente hoje em dia, principalmente na América, há muito a trend dos EMG, trend essa que já saltou para o mercado... Enfim... Não digo que não seja bom, até confere mais variedade ao mercado, mas podia ser em menor quantidade, por exemplo, essa Jackson, com um par de SD's, tenho a certeza que ia soar muito melhor...

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » domingo mai 03, 2009 12:35 pm

Não és o primeiro a queixar-te dos preços... :?
É exactamente esse facto que sempre me deixava reticente quanto aos EMGs, ouvir-se mais os pickups que a guitarra, mas sempre tive ideia que a madeira ainda desempenhava ainda um papel determinante.

A jackson com SDs podia soar-te melhor a ti ou a mim... mas quanto ao resto do pessoal: há gostos para tudo :lol:
A mim parece-me haver uma trend para SDs, pelo menos cá em portugal, provavelmente por não haver representante de outras marcas. Oiço falar muito menos da Dimarzio PE... mas mesmo pickups de excelência como Lindy Fralin ou Suhr são pouco conhecidos. Não digo que SD não tenha uma boa relação qualidade/preço...

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » domingo mai 03, 2009 2:18 pm

CarlosC Escreveu:Também estou curioso...
Pensei que EMGs 81+85 resultassem melhor no mogno.
A nível de specs como madeira, o facto de ser neck-thru e string thru a ESP parece ser melhor.
As únicas vantagens da Jackson são jumbo frets e o floyd rose, face ao facto de ser inferior no bolt-on e por ser em alder.

as únicas Jackson que me olham com jeitinho são as soloist... :lol: as SL1H... mas essas são superstrats...

Pelos vistos os constructores actualmente discordam, dada a pouca oferta de Guitarras Activas em Mogno...

Eu prefiro um Floyd a uma String Thru e como sabes isso tambem torna uma guitarra bem mais cara. Mas se a questão for essa tens a DKMGT. Mais barata ainda e string thru body.

A LTD não é Neck Thru mas sim Set Neck como podes confirmar no link. Eu prefiro um braço Bolt On a um Set Neck regra Geral. E foram poucas as excepções...

A Jackson vem com Estojo e a LTD com caixa de cartão. A Jackson é Made In Japan e a LTD é salvo erro Indonesia.

Mesmo que prefiras um set neck a um Bolt on. o que é pessoal pagar mais por uma guitarra em tudo o resto inferior...

Continuo a achar uma escolha facil.

Agora se não gostas de Jackson isso é outra história. Já a unica diferença de uma Dinky para uma Soloist é o facto da primeira ser Bolt On e a segunda Neck Thru. E eu tenho uma Soloist :mrgreen:
Imagem

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » domingo mai 03, 2009 5:01 pm

Olha-me este malandro... LOL mas tens a soloist, neck thru, + sustain + tone + estável ... OFR e tal... queixa-te sim :mrgreen:
de EMGs para SDs, Floyd rasca para licenciado, construção bolt para neck-thru, rosewood para ebony, de MiJ para MiUS.

Floyd só prefiro, quando são fabricados pela Schaller(OFRs made in Germany) ou pela Gotoh (edges ou ZRs)...
o da Jackson Dinky é licenciado, isso mais o bolt-on deixou-me logo reticente... claro que uma soloist não tem nada disto 8)

e sim as origens de fabrico são importantes em relação à guitarra não sabia que essas ESP eram da indonésia...
não tenho nada a favor nem contra marcas nenhumas, só quis saber os fundamentos de tal escolha...

Valtherion
Participante Inspirado(a)
Registado: quarta abr 25, 2007 2:32 am

Mensagempor Valtherion » domingo mai 03, 2009 6:34 pm

Vou pela Jackson DKMGT por ser string thru, por agora prefiro pontes fixas os floyd roses as vezes são chatos, e esse era licensed ainda por cima.

Já vi em vários sitios opiniões não muito boas da LTD (também há quem diga bem...mas lá está há gostos para tudo), e made in indonesia realmente também não apela muito.

Quanto a bolt on vs set neck, não tenho opinião ainda mais acredito no shore :P

Será portanto a minha segunda Jackson (:
"We are blind to the worlds within us, waiting to be born."

MasterOfGuitar
Registado: terça out 07, 2008 9:47 pm

Mensagempor MasterOfGuitar » domingo mai 03, 2009 7:09 pm

Valtherion Escreveu:Vou pela Jackson DKMGT por ser string thru, por agora prefiro pontes fixas os floyd roses as vezes são chatos, e esse era licensed ainda por cima.

Já vi em vários sitios opiniões não muito boas da LTD (também há quem diga bem...mas lá está há gostos para tudo), e made in indonesia realmente também não apela muito.

Quanto a bolt on vs set neck, não tenho opinião ainda mais acredito no shore :P

Será portanto a minha segunda Jackson (:

Eu por acaso tenho uma Jacksin DXMG e acho a relção preço/qualidade fantástica. No princípio estava na dúvida mas com o passar do tempo vejo que comprei uma guitarra durável, resistente sem qualquer problema.. Por exemplo em relação ao floyd rose que é licenciado não tenho queixas. Mudei as cordas há 1 mês e meio e nunca preciso de afinar a guitarra e dou muito uso ao floyd e faço bends de 1 tom e mais e não desafina.. e a ponte não faz barulhos nem e funciona muito bem.. pelos menos em relação aos edge iii da ibanez..

em relação á durabilidade do floyd não sei só a tenho á 7 meses, acredito que talvez haja algum problema no futuro ou não... partes electrónicas não tenho queixas só tive um problema nos parafusos do pente no braço (onde tranca as cordas) mas foi so por ter apertado com demasiada força... A guitarra veio com um excelente set-up de fábrica.. Acho que com 500 euros não acredito que se possa comprar uma guitarra com esta qualidade, acho que se pode comprar uma guitarra mais versátil, mais fácil de tocar mas não com esta qualidade..

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » domingo mai 03, 2009 8:04 pm

Edge III das baixas gamas, made in indonesias?
há "edge" baixa gama ranhosa, dizem edge por dizer, não são dignos do nome... e há Edges fabricados pela Gotoh.
já mexi em tanta porcaria dessa... mete nojo esses floyds... speedloaders, Lo-TRS, edge III, esses licenciados da jackson podem não ser assim tão maus obviamente, mas ninguém me tira o gosto aos Edge e os ZR :mrgreen:

Há bons truques que se fazem num bom Edge... e os OFRs são muito bons em flutter... e bem tratados duram bastante tempo... é como tudo, há Ibanezs que de Ibanez não têm nada de tão más que são... e há Ibanezs boas demais ^^

a Jackson tem um preço porreiro para uma MiJapan, com as suas características não se pode pedir mais...

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » domingo mai 03, 2009 11:14 pm

CarlosC Escreveu:A mim parece-me haver uma trend para SDs, pelo menos cá em portugal, provavelmente por não haver representante de outras marcas.

Eu, independentemente de trends, já uso SD há mais de 10 anos, tendo vários sets diferentes colocados nas minhas meninas. Até há coisa de 2 anos era fácil encontrá-los nas lojas, mas entretanto a marca deixou de ter representante em Portugal, ficando dependente de Espanha, o que não tem funcionado, como vários lojistas da zona de Lisboa me confidenciaram.

Em agora que ando há procura de um Custom Custom e de um Pearly Gates, ambos Nickel Cover, vejo-me obrigado a recorrer ao mercado estrangeiro.

Shore Escreveu: E eu tenho uma Soloist :mrgreen:

Gabarola... ;)
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

nox
Participante
Registado: domingo abr 12, 2009 6:43 pm

Mensagempor nox » segunda mai 04, 2009 7:43 pm

assim um pouco a parte porque esta conversa já passou.

Mogno é mais cara que Amieiro (Alder), se fosse o contrario acredito plenamente que as squiers que sao feitas em Amieiro eram feitas em Mogno, se bem que a diferença não é muita

podem ver neste site, que já devem conhecer, muitos de vocês, preços de corpos nos diferentes tipos de madeira http://www.warmoth.com/Guitar/Bodies/Strat/Standard.aspx

e para quem quiser perceber um pouco mais sobre as madeiras e a tonalidade que elas dão, vejam este site:

http://www.warmoth.com/Bass/Options/WoodDescriptions.aspx

Warmoth.com

MasterOfGuitar
Registado: terça out 07, 2008 9:47 pm

Mensagempor MasterOfGuitar » segunda mai 04, 2009 8:54 pm

nox Escreveu:assim um pouco a parte porque esta conversa já passou.

Mogno é mais cara que Amieiro (Alder), se fosse o contrario acredito plenamente que as squiers que sao feitas em Amieiro eram feitas em Mogno, se bem que a diferença não é muita

podem ver neste site, que já devem conhecer, muitos de vocês, preços de corpos nos diferentes tipos de madeira http://www.warmoth.com/Guitar/Bodies/Strat/Standard.aspx

e para quem quiser perceber um pouco mais sobre as madeiras e a tonalidade que elas dão, vejam este site:

http://www.warmoth.com/Bass/Options/WoodDescriptions.aspx

Warmoth.com

As Squiers mais baratas são feitas de basswood, tal como as ibanez de média/baixa/alta gama.

Model Name Stop Dreaming, Start Playing™ Set: Affinity Strat® HSS with Bullet® 150 DSP Amp
Model Number 030-1610-(Color#) USA
Series Affinity Series
Colors (006) Black,
(025) Metallic Red,
(095) Metallic Blue,
(Polyurethane Finish)
Body Basswood
Neck Maple, C-Shape,
(Polyurethane Finish)
Fingerboard Rosewood, 9.5” Radius (241 mm)
No. of Frets 22 Medium Jumbo
Pickups 2 Single-Coil Pickups (Neck/Mid),
1 Humbucking Pickup (Bridge)
Controls Master Volume,
Tone 1. (Neck Pickup),
Tone 2. (Middle Pickup)
Pickup Switching 5-Position Blade:
Position 1. Bridge Pickup
Position 2. Bridge and Middle Pickup
Position 3. Middle Pickup
Position 4. Middle and Neck Pickup
Position 5. Neck Pickup
Bridge Synchronous Tremolo
Machine Heads Standard Die-Cast Tuners
Hardware Chrome
Pickguard 1-Ply White
Scale Length 25.5” (648 mm)
Width at Nut 1.61” (40.9 mm)
Unique Features White Dot Position Inlays

Bullet® 150 DSP Features:
"Fender "clean" channel and versatile distortion channel.
"15 digital effects, including reverb, delay/echo, chorus, flanging and tremolo.
"Auxiliary input for playing along with CD or drum machine.
"Headphone output for silent practice.
"15 watts.
"8" speaker.
"Tough textured vinyl exterior.
Strings Fender Super 250L, (.009 to .042) Nickel Plated Steel, P/N 073-0250-003
Accessories The Set Includes:
Squier Fat Strat p/n 031-0700,
Fender Bullet® 150 DSP Guitar Amplifier,
Strap,
Electronic Tuner,
Gig Bag,
Cable,
Pick Sampler
Introduced 1/2007
Última edição por MasterOfGuitar em terça mai 05, 2009 12:29 am, editado 1 vez no total.

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » segunda mai 04, 2009 11:45 pm

LOL omfg... as Squiers como se fossem só 1 guitarra? LOLOL

há squiers americanas feitas em ash, valiosas e raras! e muito melhores que varias das guitarras que muita gente tem :) madeiras usadas há desde agathis a alder a basswood a mogno. Há também Coreanas Japonesas Indonésias Chineses ...
Eu por acaso tenho uma Squier Neck Thru Guild SG em mogno que veio com Duncans Design. =D haha o modelo é o S-73 e penso que remonta a 2002 se não estou em erro ;)
(tenho-a aqui guardada nem dou uso, comprei pela oportunidade de negócio que tive ^^)

Ibanez baixa/média gama basswood? essa madeira é usada na RG750 Reissue das Ibanez dos 80s (antes de haver as prestige e a decadencia da gama média da Ibanez, bem como a exterminação das gamas ultra-baixas Ibanez feitas em contraplacado que havia)
Há Jems777s em alder e em Basswood :) são guitarras de mais de 2000 euros? gama média? eheheh
e já epiphones gama baixa em móngo...

As madeiras não fazem o preço da guitarra, a qualidade delas sim, a forma como são trabalhadas sim.
Senão não havia diferença entre epiphones e Gibsons...

e as madeiras, é relativo, há boas e más, rosewood há umas 3 ou 4 variedades diferentes...
há maple, flamed maple, birdseye maple(o mais exótico e caro =P e o meu perferido) etc...

Considero este site relevante, dada a marca de excelência que é e as constatações que são possíveis de fazer a partir das observações aí descritas, contem muita informação interessante. ^^ eheh
http://www.suhrguitars.com/wood.aspx

Mas agradeço imenso esse site que postaram sobre madeiras, toda a informação é sempre bem vinda :)

nox
Participante
Registado: domingo abr 12, 2009 6:43 pm

Mensagempor nox » terça mai 05, 2009 12:11 am

não, eu não me engano, alias digo-te duas coisas, a primeira é que as Squiers não são feitas de Amieiro(Alder) ou de Tília(Basswood), são feitas em varias madeiras (assim de repente lembro me de Agathis Alder e Basswood).

A outra é que tu não leste bem o que eu disse, puseste uma vírgula onde não estava. O que eu disse é que as squiers que são feitas em Alder seriam feitas em Mahogany, se fosse uma madeira mais barata.

mas se queres corrigir alguem certifica-te que estás a fazê-lo com fundamento, e não depois de ler algo à diagonal.

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes