Alguém me pode ensinar gutural e afins?

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » quarta nov 07, 2007 5:47 pm

ve o topico do bruno miguel, rebentas 10 euros e passas la 1 hora e meia a aprender guturais!
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Metallica_Guitar
Participante
Registado: quarta jun 21, 2006 3:13 pm

Mensagempor Metallica_Guitar » quarta nov 07, 2007 5:50 pm

UnderØath Escreveu:ve o topico do bruno miguel, rebentas 10 euros e passas la 1 hora e meia a aprender guturais!

conheces o trab dele? ele tem mesmo capaçidades pa ensinar guturais?...epa eu nao tenho dinheiro assim pa gastar á toa lol se for so para aprender respiraçao e postura...agora se me provassem k ele realmente ensina tecnica com eficacia ai talvez fizesse um esforço pa pagar os 10 euros á hora...

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » quarta nov 07, 2007 5:51 pm

depois de ver moonspell entao fiquei ainda com mais vontade aprender a "cantar" como ele e outros...

Todas as vezes que vi moonspell pensei quando é que ele ia aprender isso mesmo.

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » quarta nov 07, 2007 5:55 pm

Metallica_Guitar Escreveu:
UnderØath Escreveu:ve o topico do bruno miguel, rebentas 10 euros e passas la 1 hora e meia a aprender guturais!

conheces o trab dele? ele tem mesmo capaçidades pa ensinar guturais?...epa eu nao tenho dinheiro assim pa gastar á toa lol se for so para aprender respiraçao e postura...agora se me provassem k ele realmente ensina tecnica com eficacia ai talvez fizesse um esforço pa pagar os 10 euros á hora...

fdx...10 euros dude, sao menos umas cervejas numa noite de copos..., de qq maneira sugiro que entres em contacto com ele e discutas isso mesmo, sobre o que pretendes e depois logo vês!
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Metallica_Guitar
Participante

Mensagempor Metallica_Guitar » quarta nov 07, 2007 6:02 pm

fdx...10 euros dude, sao menos umas cervejas....

la está...cerveja é preciosa!! :D mas ya vo ver isso pode ser k interesse....obrigado

psychotic_crow
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 19, 2006 8:54 pm
Contacto:

Mensagempor psychotic_crow » quarta nov 07, 2007 6:57 pm

Metallica_Guitar Escreveu:fdx...10 euros dude, sao menos umas cervejas....

la está...cerveja é preciosa!! :D mas ya vo ver isso pode ser k interesse....obrigado

Tás-te a queixar de pagares 10€?! porra deves viver debaixo da ponte... Eu pago 30€ para ter aulas de bateria e agora?

Já agora, acredita que é facil passares um tempo sem cerveja, apesar de no teu caso até ajudar um bocadinho...

Sataere
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 14, 2004 8:26 pm
Contacto:

Re: Alguem me pode ensinar gutural e afins!?

Mensagempor Sataere » quarta nov 07, 2007 7:13 pm

Metallica_Guitar Escreveu:Epa to farto de tentar, mas sinceramente nao percebo como se faz ou como se desenvolve a tecninca de um bom gutural, baixo, agudo whatever...depois de ver moonspell entao fiquei ainda com mais vontade aprender a "cantar" como ele e outros...sera k nenhum de voces me pode explicar onde posso encontrar alguma cena, video aula, algo que explique sei la, que me ajude a conseguir aprender ou entao que voces me possam dar dicas....olha, no minimo digam me como aprenderam voces que sempre ajuda... obrigado! Cumprs

É brincadeira não é??? haha
"Shudder, tremble, anticipate, obey - and with all that, if you are not very fortunate, perhaps you will not be completely miserable."
w w w . s k u l l p r o d u c t i o n s . c o m
w w w . i n t h y f l e s h . c o m

Metallica_Guitar
Participante

Mensagempor Metallica_Guitar » quarta nov 07, 2007 8:05 pm

psychotic_crow Escreveu:

Tás-te a queixar de pagares 10€?! porra deves viver debaixo da ponte... Eu pago 30€ para ter aulas de bateria e agora?

Já agora, acredita que é facil passares um tempo sem cerveja, apesar de no teu caso até ajudar um bocadinho...

nao vivo debaixo da ponte...mas tenho prioridades e se tiver 3 aulas ou mais k deverao ser as minimamente necessarias darao 30 ou 40 euros dependendo da quantidade...nao se aprende numa so aula...alem disso nao tenho mt tempo, podia ser k sozinho xegasse lá...

Metallica_Guitar
Participante

Mensagempor Metallica_Guitar » quarta nov 07, 2007 8:09 pm

Sataere Escreveu:
Metallica_Guitar Escreveu:Epa to farto de tentar, mas sinceramente nao percebo como se faz ou como se desenvolve a tecninca de um bom gutural, baixo, agudo whatever...depois de ver moonspell entao fiquei ainda com mais vontade aprender a "cantar" como ele e outros...sera k nenhum de voces me pode explicar onde posso encontrar alguma cena, video aula, algo que explique sei la, que me ajude a conseguir aprender ou entao que voces me possam dar dicas....olha, no minimo digam me como aprenderam voces que sempre ajuda... obrigado! Cumprs

nao é brincadeira, e sinceramente nao percebo porke o k axam de tao irreal nisto, penso k num forum de metal, este topico deveria ser interessante para o desenvolvimento e ou partilha de opinioes sobre um assunto que interessa a varias pessoas que querem iniciar-se no vocal de uma banda de metal...so neste forum é que todos acham isto uma palhaçada...eu axo um pergunta pertinente e que se houvesse gente que sabe sobre estes assuntos deveria partilhar...nos outros foruns europeios e americanos a partilha de ideias e conhecimentos é uma coisa natural..nao percebo pk k neste nao pode ser assim...enfim...

jp soturno
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 10, 2005 11:37 am

Mensagempor jp soturno » quarta nov 07, 2007 8:15 pm

:roll:
Hail to thee! É só copiões, haha e imitações!!! Tb quero disto...e vende... Tanto carneirinho e lambe cu...

LinQ
Participante
Registado: sábado out 13, 2007 9:39 am

Mensagempor LinQ » quarta nov 07, 2007 8:15 pm

Sataere Escreveu:

nao é brincadeira, e sinceramente nao percebo porke o k axam de tao irreal nisto, penso k num forum de metal, este topico deveria ser interessante para o desenvolvimento e ou partilha de opinioes sobre um assunto que interessa a varias pessoas que querem iniciar-se no vocal de uma banda de metal...so neste forum é que todos acham isto uma palhaçada...eu axo um pergunta pertinente e que se houvesse gente que sabe sobre estes assuntos deveria partilhar...nos outros foruns europeios e americanos a partilha de ideias e conhecimentos é uma coisa natural..nao percebo pk k neste nao pode ser assim...enfim...

Realmente também não percebi a piada :roll:
Epa é assim o gajo tem que começar por algum lado e se não perguntar nunca vai saber, por isso veio aqui pedir ajuda não é preciso tarem a gozar com o pobre rapaz! :P

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » quarta nov 07, 2007 8:23 pm

Tugas, que se vai fazer? Saber mais que outros e não querer partilhar o que se sabe ou apenas partilhar com o intuito de mostrar é o lema da casa.
Entrei neste tópico só agora apesar de o já ter visto antes, por não pescar nada disto nem li, entei agora apenas pela curiosidade em saber que "técnicas" ou que métodos se usavam para cantar e deparo-me com muita atitude de "isso é que interessa?" "Trocar opiniões? Isso é para gente burra e estúpida"

Enfim, estupidez pura, não ajudam quem pede ajuda e ainda inibem quem sente vontade de partilhar conhecimentos

Ju-On
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta jun 07, 2007 2:21 pm
Contacto:

Mensagempor Ju-On » quarta nov 07, 2007 8:57 pm

psychotic_crow Escreveu:

nao vivo debaixo da ponte...mas tenho prioridades e se tiver 3 aulas ou mais k deverao ser as minimamente necessarias darao 30 ou 40 euros dependendo da quantidade...nao se aprende numa so aula...alem disso nao tenho mt tempo, podia ser k sozinho xegasse lá...

Na minha opinião acho que deverias ter umas aulas pelo menos aprendias com alguém que tem conhecimento do assunto. E quando dizes que não tens tempo se calhar até poupas mais tempo tendo aulas assim vais logo pelo caminho certo e não andas a cometer erros que podem ser logo corrigidos por um professor, se queres mesmo aprender se calhar é o melhor :D

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » quarta nov 07, 2007 9:06 pm

Ouve música que te agrade, com voz parecida com o que queres fazer. Pega nos booklets e acompanha a música, em voz alta, tentando moldar a tua voz ao objectivo que tens. Aprende onde deves ou não respirar, quais as particularidades que os vocalistas que te agradam usam em termos de métrica e fôlego, e acima de tudo tem paciência.
Se começares a sentir a garganta "arranhada", não te estiques senão dás cabo das cordas vocais; faz pausas, tenta descobrir naturalmente o que estás a fazer mal e continua noutra altura. Se chegares ao ponto em que cansas mais depressa as costas que a garganta, já estás a usar o diafragma como deve ser para ir buscar o fôlego que precisas, sem estar necessariamente a abusar das cordas vocais. Daí para a frente é questão de jeito.

Com prática e, dependendo da idade que tens, a evolução da tua própria fisionomia, hás-de chegar lá, se tiveres capacidade natural para isso. Talvez chegues a uma altura em que sentes que tens mesmo capacidade, que vale a pena continuares a tentar, e que com alguma ajuda externa de alguém que te ensine como aplicar e melhorar técnicas que são comuns a todos os vocalistas, consigas quebrar as últimas barreiras para chegar onde queres, e aí sim, já concordo que valham a pena umas aulas de alguém que saiba o que faça e, mais importante ainda, saiba ensiná-lo (eu, por exemplo, não saberia).

Senão, olha, nem toda a gente nasceu para isto...

E note-se que embora o mais ergonomicamente correcto seja usar maioritariamente o diafragma para conseguir o gutural, há vocalistas desde o melhor ao pior que fazem as coisas de todas as maneiras e mais alguma, que nem sempre se coadunam com essa mais correcta. Talvez até haja uma "fórmula mágica" para conseguir este tipo de voz, mas não consigo imaginar-me a ter conseguido chegar ao patamar em que comecei a estar satisfeito com a minha própria voz se não o tivesse feito à base de experimentação e evolução natural.

Note-se que isto é mais um partilhar de experiências e opiniões da minha parte que conselhos formais. Quase de certeza haverá alguém algures que lendo o que acabei de escrever acharia tudo o que disse uma enorme barbaridade.

Metallica_Guitar
Participante

Mensagempor Metallica_Guitar » quarta nov 07, 2007 9:36 pm

Gornoth Escreveu:Ouve música que te agrade......

Pois algumas dessas coisas, eu costumo ja fazer, como usar o diafragma e outras coisas que referiste..foi util, obrigado por partilhares esses conselhos :)

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante