Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
DiogoCFH
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo jan 30, 2011 4:48 pm

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor DiogoCFH » quinta mai 12, 2011 6:19 pm

excelente escolha para quem quer aprender guitarra e não quer gastar muito :wink:

waters
Participante
Registado: segunda jul 02, 2007 1:20 pm

Mensagempor waters » sexta mai 13, 2011 5:42 pm

Boas,

Shore podias me tirar uma grande duvida sff.

Entre a LTD ST-203 e a Squier Strato CV 60's qual preferes?
Já tiveste alguma ST-203 em stock? Curtia mesmo experimentar

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » sábado mai 14, 2011 8:27 am

waters Escreveu:Boas,

Shore podias me tirar uma grande duvida sff.

Entre a LTD ST-203 e a Squier Strato CV 60's qual preferes?
Já tiveste alguma ST-203 em stock? Curtia mesmo experimentar

Boas, sinceramente nunca experimentei essa LTD, não tenho opinião formada, mas devo dizer que se gostas do género as Classic Vibe são as melhores guitarras que conheço dentro do preço. Pelo que será sempre uma compra segura.
Imagem

CultOfTheDead
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta set 10, 2009 5:58 pm

Mensagempor CultOfTheDead » sábado mai 14, 2011 2:42 pm

Shore, mais uma vez...
Tenho hipótese de comprar uma Stagg L250 e uma Stagg 250 tb, ambas por 150e já com amp. Qual delas é melhor?? :)

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » domingo mai 15, 2011 11:57 pm

hmmm Stagg. :|
Imagem

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Contacto:

Mensagempor Blunder » sexta mai 27, 2011 9:32 pm

As guitarras Cort valem alguma coisa? Vi um pack que custa 210€ (tudo incluído) e até me pareceu +/-.

bliz
Registado: terça ago 26, 2008 3:54 am

Mensagempor bliz » sexta mai 27, 2011 10:00 pm

Não te aconselho.
Preferivel comprares um pack da ibanez, presumindo que preferes um novo.
Podes sempre procurar cenas em segunda mão já que estás a começar, vai-te sair mais barato e dá para comprares já qualquer coisa melhor por esse preço referido.
----

The Fat Boy
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda nov 08, 2010 9:46 pm

Mensagempor The Fat Boy » domingo mai 29, 2011 5:15 pm

acho que depende, nao desgosto de todo das cort em termos de preço qualidade, e sao guitarras que com os upgrades certos ate da para fazer alguma coisa daquilo
e para aprender comprar logo uma guitarra com floyd e um bocado arriscado, da primeira vez que tiver de mudar as cordas ta fodido ahahah

Btw, nao sei se alguém me pode ajudar, o que posso fazer para trancar definitivamente um floyd sem ter de estar contantemente a ajustar, quero cortar o meu, nao curto aquela merda e nao e seguro para tocar ao vivo. algum concelho?
sem ter de comprar aquelas cenas que o tramcam, a minha cena e gastar o minimo de dinheiro possivel

DevilPig
Participante Compulsivo(a)
Registado: quinta ago 06, 2009 1:43 am

Mensagempor DevilPig » domingo mai 29, 2011 6:31 pm

The Fat Boy Escreveu:acho que depende, nao desgosto de todo das cort em termos de preço qualidade, e sao guitarras que com os upgrades certos ate da para fazer alguma coisa daquilo
e para aprender comprar logo uma guitarra com floyd e um bocado arriscado, da primeira vez que tiver de mudar as cordas ta fodido ahahah

Btw, nao sei se alguém me pode ajudar, o que posso fazer para trancar definitivamente um floyd sem ter de estar contantemente a ajustar, quero cortar o meu, nao curto aquela merda e nao e seguro para tocar ao vivo. algum concelho?
sem ter de comprar aquelas cenas que o tramcam, a minha cena e gastar o minimo de dinheiro possivel

Uma rolha de garrafa a trás do bloco do floyd no espaço que fica entre ele e a madeira. Assim podes aliviar as molas que o floyd quando for pra frente tem a rolha a impedir.
Imagem

The Fat Boy

Mensagempor The Fat Boy » domingo mai 29, 2011 8:22 pm

brigado :wink:

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Contacto:

Mensagempor Blunder » domingo mai 29, 2011 8:47 pm

Isso de mudar as cordas é na boa. Tenho um amigo que percebe disso e até na loja me podem dar uma ajuda.

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » domingo mai 29, 2011 8:52 pm

Sim, mas não é prático sempre que partires uma corda teres que esperar para a trocar.
De qualquer forma existem bons tutoriais na net, que te explicam bem como o fazer. Eu por exemplo aprendi assim e nunca tive nenhum problema.

The Fat Boy

Mensagempor The Fat Boy » domingo mai 29, 2011 9:02 pm

a cena nem e o problema da coisa, e o chato que e encontrar o ponto again, and again, and again, and again. mas pronto, eu desenvolvi todo um odio por trem e floyds lol
da apra fazer cenas fixes, mas nao curto tocar com aquela merda, alem de que prefiro o tom com que fica uma guitarra sem eles, sentes mais da madeira quando tocas, mais depois e pessoal, conheço quem adore floyds e o caralho

AngerBurst
Registado: sexta abr 02, 2010 8:16 pm

Mensagempor AngerBurst » terça mai 31, 2011 2:45 pm

Boa tarde. Aprendi a tocar guitarra eléctrica com a ajuda da internet, mas finalmente decidi que preciso de aulas "tradicionais". Procuro principalmente melhorar a minha técnica. Moro em Lisboa, zona de Belém. Alguém me recomenda um professor competente e não muito caro? Obrigado e cumprimentos.

CarlosC
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Mensagempor CarlosC » quinta jun 02, 2011 12:03 pm

Sir Sardine Escreveu:Sim, mas não é prático sempre que partires uma corda teres que esperar para a trocar.
De qualquer forma existem bons tutoriais na net, que te explicam bem como o fazer. Eu por exemplo aprendi assim e nunca tive nenhum problema.

chamo a isso que descreveste preguiça de aprender lolol. já me partiram 1 corda quando estavam a ter aula a usar-me 1 das guitarras com floyd... uma vez peguei a guitarra pelo floyd levantei-a a meio de um improviso e parti a mesma corda (que tinha sido partida antes lol) que já estava velha... foi num ensaio e voltei a por a corda rapidamente.
normalmente em 1 minuto ou 2 no máximo tenho a guitarra afinada.

se partires uma corda numa les paul e usares as cordas em 'warp around' na tailpiece (forma de colocar cordas que reduz a tensão) demoras mais tempo a troca a corda partida a uma les paul que a uma Ibanez.

e o mesmo para uma fender, se parte 1 corda as outras perdem tensão e precisas de afinar tudo de novo... num sistema double-locking da Ibanez, como os Edge das Ibanez RG (material lançado em 1987) essa tecnologia 'fixa' a medida em milimetros das cordas que têm 'locking'. assim quando voltas a afinar a corda todas as outras mantêm a tensão que tinham antes daquela se partir. ao afinar a que falta, todas voltam ao lugar.

é como a história de que os floyds não são confiáveis para tocar ao vivo... há 4 razões:
ou o floyd não presta (materiais fracos)
ou a guitarra não presta (guitarra mal construída nem com o melhor floyd vai ao lugar)
ou não sabes mexer bem no floyd.
ou gostas de trocar a afinação da guitarra (neste ponto dou a mão a palmatória)

até hoje fiz setup praí a uns 10 floyds, 3 eram guitarras minhas o resto era pessoal que me veio pedir... devido ao tal "cliché" que se revela sempre como verdade absoluta - o material tem sempre razão.

ando com as guitarras para trás e para a frente, ensaiar, tocar ao vivo, jams, no meio de 6 guitarras as vezes pego numa Ibanez RG que esteve parada 1 mês, sai da case afinada, e volta para a case afinada.
algumas delas têm as mesmas cordas há quase 1 ano... que flagelo... lolol

há quem também fale da velha história do sustain... das 2 uma, ou têm a guitarra errada ou o amp errado. porque com uma RG e um amp a valvulas, tem-se todo o sustain do mundo. é preciso é tocar alto para as válvulas incharem... é ficar "aquele som"... com amps a frio sustain só com compressores.
e a tonalidade? aí é verdade boas pontes dão uma ressonância mais aberta ao timbre, o que me agrada pois traz-me definição. set-necks e ponte fixa ou me soam graves demais ou só toco jazz nessas guitarras... já é gosto pessoal pelo timbre isso... bolt-ons e tremolos/floyds já tem aquela 'presence' que gosto. por exemplo já para os timbres de jazz, detesto bolt-ons e tremolos/floyds, tem que ser mesmo semi-hollow ou hollow body.

PS - o não saber mexer bem nem é no intuito de 'atacar', mas saber a 'teoria' que parafusos rodar etc é uma coisa e ser eficiente e eficaz a 'trabalhar' num floyd é outra. há 1001 'truques' espalhados na net para fazer a mesma coisa mas uns funcionam melhor que outros... depende do modelo do floyd, etc.
se me meterem um tremolo quadrado antigo da khaller se calhar vou ficar meio à nora e demorar bem mais. quando se mexe nos floyds sem tomar muita atenção a alguns detalhes podem ficar estragados.
Última edição por CarlosC em quinta jun 02, 2011 12:17 pm, editado 1 vez no total.

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes