Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Brunhu » quinta nov 11, 2010 11:44 pm

Waltheer Escreveu:Melhor ainda: não comprem um instrumento. O "mercado" está saturadíssimo de bandas de 3 meses cheias de maus "músicos" a tocarem de borla. Gastem o dinheiro em copos, cd's ou em irem às putas.

Fica descansado que não tenciono tirar-te o lugar, acredito ser capaz de fazer melhor que isso.

v-shadow
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta abr 16, 2008 8:53 am
Contacto:

Mensagempor v-shadow » sexta nov 12, 2010 7:23 pm

Waltheer Escreveu:Não comprem guitarras elétricas. Especialmente não comprem más guitarras. e especialmente se tiverem que comprar más, nunca novas. Das duas uma: Ou a pica por tocar desaparece e ficam com um calhau em casa que só conseguem vender a um otário ou em 3 meses vão querer comprar outra e o dinheiro que deram pelo calhau (impossível de vender excepto ao otário referido anteriormente) davaria muito jeito.

Melhor ainda: não comprem um instrumento. O "mercado" está saturadíssimo de bandas de 3 meses cheias de maus "músicos" a tocarem de borla. Gastem o dinheiro em copos, cd's ou em irem às putas.

:D :D :D :D
provavelmente ja deves tocar seja lá o que for desde que nasceste nao? se todos pensassem como tu de certeza que grande parte, senao todas as bandas que ouves nao existiam sequer.

se te incomoda tanto uma banda de 3 meses a tocar de borla, nao as vejas.
www.myspace.com/curseth (em fase de construção)
Imagem

Fórum ->>>> http://www.metal-legacy.pt.vu <<<<-

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » sexta nov 12, 2010 7:32 pm

O que ele diz faz sentido, embora esteja um bocado deslocado. De facto não falta pessoal que após tocar apenas uns mesitos um instrumento qualquer já acha que pode fazer uma banda e tocar em todos os lados. Pá isso só faz com que haja um decréscimo brutal de qualidade no meio e não abona a favor de ninguém.

v-shadow
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor v-shadow » sexta nov 12, 2010 7:47 pm

Sir Sardine Escreveu:O que ele diz faz sentido, embora esteja um bocado deslocado. De facto não falta pessoal que após tocar apenas uns mesitos um instrumento qualquer já acha que pode fazer uma banda e tocar em todos os lados. Pá isso só faz com que haja um decréscimo brutal de qualidade no meio e não abona a favor de ninguém.

sim, é verdade, mas tem que se começar de algum modo.
e mais uma vez, so ve quem quer.
nao acho que um gajo deva subir a um palco com meia duzia de meses de guitarra ( que é o caso em questao), mas isso nao me cabe a mim julgar nem a ninguem.

voltando ao topico
sim, se é para começar concordo que compre uma guitarra usada, um dia vai querer vende-la e assim nao perde muito dinheiro.
quanto a amp, peavey vypir ou roland cube, pesquisa um pouco no topico dos amplificadores, tens la respostas, o mesmo para guitarras neste topico
Imagem

kualkerr
Participante Inspirado(a)
Registado: quarta jul 01, 2009 12:17 pm

Mensagempor kualkerr » sexta nov 12, 2010 8:05 pm

Em relação a guitarra, a Squier Strat Bullet é muito fixe em termos de preço/qualidade, mas não é a mais indicada para o metal (apesar de servir para um iniciante).
Já aqui foram sugeridas umas quantas guitarras para iniciantes mais viradas para o metal.

Em relação a amp, com esse orçamento o melhor que tens é o Roland Cube 20 (e já te deve sair um bocadinho, se considerares amp+guitarra).

v-shadow
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor v-shadow » sábado nov 13, 2010 1:31 am

kualkerr Escreveu:Em relação a guitarra, a Squier Strat Bullet é muito fixe em termos de preço/qualidade, mas não é a mais indicada para o metal (apesar de servir para um iniciante).
Já aqui foram sugeridas umas quantas guitarras para iniciantes mais viradas para o metal.

Em relação a amp, com esse orçamento o melhor que tens é o Roland Cube 20 (e já te deve sair um bocadinho, se considerares amp+guitarra).

um micro cube serve perfeitamente para ter em casa, 5w sao mais que suficientes, eu tenho um e serve muito bem para ter em casa, nunca passei o volume de 1/4... guitarras para começar, qualquer uma :mrgreen:
Imagem

kualkerr
Registado: quarta jul 01, 2009 12:17 pm

Mensagempor kualkerr » sábado nov 13, 2010 9:28 am

Eu com distorção não consigo tocar tão baixo. É completamente diferente o som que sai e a resposta da guitarra quando o volume está assim tão baixo.

afonsoveiga
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 14, 2009 9:14 pm
Contacto:

Mensagempor afonsoveiga » quarta nov 24, 2010 9:18 pm

boas, finalmente vou comprar a minha 2ª guitarra.
toco principalmente Thrash Metal na onda de Sepultura, Exodus, Megadeth, Slayer, Kreator, Testament, Metallica, Sodom, Vio-Lence, Annihilator, Anthrax, Evile, Overkill, Pantera, Violator, Destruction, Prayers of Sanity, Adamantine, ... e esporadicamente Death ou Black como Mayhem, Cannibal Corpse, Behemoth, Death, Morbid Angel, Burzum, Bathory, Carcass, Decapitated, Darkthrone, Immortal, Opeth, ...

a minha escolha principal é esta:

Jackson Pro Series RR3
Spoiler: Mostrar
Imagem

* Alder body
* Bolt-on maple neck
* Seymour Duncan JB (bridge) and Jazz (neck) pickups
* Compound-radius rosewood fretboard
* Sharkfin inlays
* 25-1/2" scale
* 22 jumbo frets
* 1-11/16" nut width
* Floyd Rose-licensed Jackson low-profile double-locking tremolo
* Volume, volume, tone, three-way
* Black hardware

Prós: adoro o aspecto, o braço, os pickups e é confortável, na minha opinião.
Contras: não estou habituado a Floyds, e vai ser complicado para mim as primeiras vezes e o facto de ter que regular a ponte cada vez que mudo de cordas ou afinação.

para os entendidos ou para quem tem uma igual: devo ou não comprar esta guitarra?

DevilPig
Participante Compulsivo(a)
Registado: quinta ago 06, 2009 1:43 am

Mensagempor DevilPig » quarta nov 24, 2010 11:47 pm

pessoalmente aconselho, comprei uma semelhante e não me desiludiu em nada!
Imagem

Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Contacto:

Mensagempor Waltheer » quinta nov 25, 2010 3:00 pm

Já vi que o pessoal por vezes não entende um tom irónico... Passo então a explicar:

Como qualquer outra coisa, o investimento (em termos monetários e de tempo) deve ser bem ponderado.
Aprender a tocar guitarra é possível em qualquer "calhau" com seis cordas, embora mais cedo ou mais tarde o "calhau" revele as suas limitações.

Podemos voltar ao velho tópico (e que não leva a lado nenhum) se o que faz um bom músico é o bom material ou a boa técnica... Uma Mayones não toca sozinha e uma Squire com um Cube 15 nem nas mãos do Trevor Peres tem "bom som" (isto é um bocado relativo, especialmente a segunda parte...).

Como em tudo o resto, o bom senso deve imperar. Pessoalmente afastar-me ia da maior parte das Squire's, as Epiphone têm ofertas bem mais interessantes dentro das mesmas gamas de preço e em 2ª mão não desvalorizam tanto. Jackson e B.C. Rich nas gamas mais baixas é tb de evitar. Ibanez é sempre uma boa aposta (mesmo que as gamas mais baixas sejam uma bela m#rda). Volto a insistir no mercado em 2ª mão, por vezes encontram-se guitarras/ amps de gama média a preços de novas de gama baixa.

Depois há ainda uma outra questão: uma guitarra permite (dentro de algumas limitações) ser melhorada. Ponte, pickups, pots, afinadores, um bom set-up podem fazer milagres. Um amp não (na prática até pode ser modificado, mas isso é outra estória). Já se falou aqui muito dos peavey's e dos line-6 e embora não goste de amps "emuladores", são uma boa aposta para quem ainda anda à procura do seu som.

Quanto à Jackson e a estória do Floyd: só lhe tens que mexer quando mudas do tipo de cordas e da afinação (se usares cordas com o mesmo gauge, da mesma marca, não lhe tens que mexer). Se mudares constantemente de afinação, pode tornar-me mais complicado, mas o mesmo acontece com uma guitarra de ponte fixa: sempre que o gauge das cordas for mudado e/ ou afinação, a guitarra deve levar um set-up. (embora seja bem mais fácil afinar a intonação numa ponte fixa que num floyd...)

Finalmente, o off-topic:

O problema das "bandas de 3 meses a tocarem de borla" não se prende apenas com o facto de as ter que ver/ ouvir. A questão aqui é mais profunda do que a banda ser boa ou má, tem a ver com a forma como o "mercado" actualmente funciona... bandas a tocarem de borla é sempre um problema (como o é em qualquer outra área profissional, em que existir alguém a fazer o trabalho de borla vai invariávelmente tirar valor a quem o faz profissionalmente (isto é, como forma de ganhar dinheiro). Actualmente quase todas as bandas "amadoras" tocam de borla ou por cachês ridículos. Infelizmente a maior parte dos promotores quer é encher o cartaz e gastar pouco dinheiro (compreensível pois na maior parte dos casos o retorno financeiro mal dá para cobrir as despesas). A existência de bandas que querem tocar independentemente das condições (porque a banda é nova e quer é mostrar trabalho) baixa invariávelmente o número de oportunidades às bandas que estipulam determinadas condições "à priori" para mostrarem o seu trabalho. O panorama nacional está cheio de exemplos de bandas com álbuns e décadas de carreira que dão meia dúzia de concertos por ano, simplesmente porque acham que a sua "arte" deve ser paga.

Todas as bandas começaram como o v-shadow apontou, por algum lado e trilham caminhos similares. Mas basta dar uma vista de olhos à secção de classificados para ver que assim a "realidade" as atinge os problemas de formação começam, a desmotivação instala-se e na maior parte dos casos a banda acaba.
Nail Your God Down

MasterOfGuitar
Registado: terça out 07, 2008 9:47 pm

Mensagempor MasterOfGuitar » quinta nov 25, 2010 5:06 pm

Eu sinceramente acho que a primeira guitarra deve ser uma guitarra dificil de tocar, com as cordas altas e um braço tipo perna de cadeira xD

Acho que as Squier Bullet Strat são belas guitarras para começar, têm bom som e são pouco pesadas e assentam bem no corpo de qualquer um... E para quem não gosta de singlecoils há sempre as squier com humbuckers. Eu comecei com uma squier e um micro cube, sou suspeito, mas foi nela que aprendi e não me fez mal nenhum, independentemente de ser um bacalhau de 140 euros. Isto é a mesma coisa que um gajo que nunca andou de patins, comprar uns em fibra de carbono com as rodas em polímero de titanio e gastar uma pipa de massa para, se calhar, dois meses depois arrumá-los num canto.

Para as pessoas que querem aprender a tocar guitarra, mesmo que nos primeiros meses toquem numa banda de maus músicos que fazem um concerto só pelas bebidas, talvez sejam grandes músicos no futuro e já tenham mérito para cobrar cachês absurdos na opinião de alguns...

Boa sorte

afonsoveiga
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 14, 2009 9:14 pm
Contacto:

Mensagempor afonsoveiga » quinta nov 25, 2010 5:27 pm

DevilPig Escreveu:pessoalmente aconselho, comprei uma semelhante e não me desiludiu em nada!

não teve problemas?
o floyd é bom? não desafina?
o que gostaste mais e não gostaste?
é que já é um investimentozito, e não me quero arrepender.

v-shadow
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor v-shadow » quinta nov 25, 2010 8:57 pm

Waltheer Escreveu:Já vi que o pessoal por vezes não entende um tom irónico... Passo então a explicar:

Como qualquer outra coisa, o investimento (em termos monetários e de tempo) deve ser bem ponderado.
Aprender a tocar guitarra é possível em qualquer "calhau" com seis cordas, embora mais cedo ou mais tarde o "calhau" revele as suas limitações.

Podemos voltar ao velho tópico (e que não leva a lado nenhum) se o que faz um bom músico é o bom material ou a boa técnica... Uma Mayones não toca sozinha e uma Squire com um Cube 15 nem nas mãos do Trevor Peres tem "bom som" (isto é um bocado relativo, especialmente a segunda parte...).

Como em tudo o resto, o bom senso deve imperar. Pessoalmente afastar-me ia da maior parte das Squire's, as Epiphone têm ofertas bem mais interessantes dentro das mesmas gamas de preço e em 2ª mão não desvalorizam tanto. Jackson e B.C. Rich nas gamas mais baixas é tb de evitar. Ibanez é sempre uma boa aposta (mesmo que as gamas mais baixas sejam uma bela m#rda). Volto a insistir no mercado em 2ª mão, por vezes encontram-se guitarras/ amps de gama média a preços de novas de gama baixa.

Depois há ainda uma outra questão: uma guitarra permite (dentro de algumas limitações) ser melhorada. Ponte, pickups, pots, afinadores, um bom set-up podem fazer milagres. Um amp não (na prática até pode ser modificado, mas isso é outra estória). Já se falou aqui muito dos peavey's e dos line-6 e embora não goste de amps "emuladores", são uma boa aposta para quem ainda anda à procura do seu som.

Quanto à Jackson e a estória do Floyd: só lhe tens que mexer quando mudas do tipo de cordas e da afinação (se usares cordas com o mesmo gauge, da mesma marca, não lhe tens que mexer). Se mudares constantemente de afinação, pode tornar-me mais complicado, mas o mesmo acontece com uma guitarra de ponte fixa: sempre que o gauge das cordas for mudado e/ ou afinação, a guitarra deve levar um set-up. (embora seja bem mais fácil afinar a intonação numa ponte fixa que num floyd...)

Finalmente, o off-topic:

O problema das "bandas de 3 meses a tocarem de borla" não se prende apenas com o facto de as ter que ver/ ouvir. A questão aqui é mais profunda do que a banda ser boa ou má, tem a ver com a forma como o "mercado" actualmente funciona... bandas a tocarem de borla é sempre um problema (como o é em qualquer outra área profissional, em que existir alguém a fazer o trabalho de borla vai invariávelmente tirar valor a quem o faz profissionalmente (isto é, como forma de ganhar dinheiro). Actualmente quase todas as bandas "amadoras" tocam de borla ou por cachês ridículos. Infelizmente a maior parte dos promotores quer é encher o cartaz e gastar pouco dinheiro (compreensível pois na maior parte dos casos o retorno financeiro mal dá para cobrir as despesas). A existência de bandas que querem tocar independentemente das condições (porque a banda é nova e quer é mostrar trabalho) baixa invariávelmente o número de oportunidades às bandas que estipulam determinadas condições "à priori" para mostrarem o seu trabalho. O panorama nacional está cheio de exemplos de bandas com álbuns e décadas de carreira que dão meia dúzia de concertos por ano, simplesmente porque acham que a sua "arte" deve ser paga.

Todas as bandas começaram como o v-shadow apontou, por algum lado e trilham caminhos similares. Mas basta dar uma vista de olhos à secção de classificados para ver que assim a "realidade" as atinge os problemas de formação começam, a desmotivação instala-se e na maior parte dos casos a banda acaba.

pois, a forma como tinhas falado obviamente leva um gajo a pensar de outra forma...
concordo com o que dizes, mas se uma banda que se esteja a iniciar for tocar apenas por dinheiro, ninguem vai querer ver, isso é como o comercio, tens as grandes superficies e os chineses, vais ao continente pagar mais por boa qualidade ou vais ao chinos pagar meia duzia de tostoes por merdas que nao valem um corno. obvio que os chineses vieram fazer forte concorrencia as grandes superficies, mas nao é por isso que as pessoas deixam de ir ao continente, o mesmo a contece com bandas "grandes e pequenas".

eu nao me importo de pagar 10€ para ver pitch black por exemplo, ja os vi dezenas de vezes sem exagero e continuarei a ver sempre que possa, agora se vier uma banda que nunca ouvi falar tocar pelo mesmo preço, provavelmente nao vou a nao ser que seja perto e que nao tenha mais nada que fazer.

desculpa ter interpretado mal as tuas palavras :cheers:
Imagem

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » domingo nov 28, 2010 11:59 am

Post's interessantes pessoal. Parabéns. :)

Mas façam um favor a todos e não dispersem, o assunto das bandas até é interessante e talvez mereça um debate mais aprofundado, mas não aqui.
Para isso deverão criar um tópico à parte please. Não me ponham por favor a apagar post's :P

Rock on! :metal:
Imagem

waters
Participante
Registado: segunda jul 02, 2007 1:20 pm

Mensagempor waters » domingo nov 28, 2010 2:36 pm

Boas pessoal
Podiam aconselhar ai uma guitarra acústica entre os 150 e 200€ sem cutaway formato dreadnought.
Shore tava a ver o site da salaomozart e reparei numa fender CD100 que tal achas?
Obrigado

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes