Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Noctizs
Participante
Registado: sexta abr 02, 2010 6:04 pm
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Noctizs » quinta set 23, 2010 2:08 am

Já experimentaste a guitarra noutro amp? ou já expirementaste outra guitarra nesse amp? tens de ver isso e ter a certeza de onde vem o problema mas se o problema for mesmo do amp só te posso dizer para comprares um novo atencao que nao sou nenhum perito nisto deixa outras pessoas mais qualificadas que eu darem a sua opiniao ainda assim faz o que te disse
Roland Cube 15x
Esp/Ltd Ec-1000 Vintage Black

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » quinta set 23, 2010 10:46 am

Não está muito alto ou muito Grave? Podes estar a puxar demasiado por ele ou estar mal equalizado.

Passa na loja onde compraste e pede ajuda. Deve ser algo simples.

Cumps
Imagem

windmaster
Turista
Registado: quinta abr 09, 2009 7:00 pm

Mensagempor windmaster » quinta set 23, 2010 9:31 pm

Shore Escreveu:Não está muito alto ou muito Grave? Podes estar a puxar demasiado por ele ou estar mal equalizado.

Passa na loja onde compraste e pede ajuda. Deve ser algo simples.

Cumps

OK...obrigado. Vou passar na Musifex para ver o que se passa.

marcodiogo
Participante Inspirado(a)
Registado: quinta fev 18, 2010 7:48 pm
Contacto:

Mensagempor marcodiogo » quinta set 30, 2010 10:13 pm

Boas malta, o que me sabem dizer das guitarras haywire custom.
Parece-me um pouco que recriam as Fender, mas com materiais e um alto bom gosto.
O que me sabem dizer destas meninas?
Abraço

SleepingGiAnT
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Mensagempor SleepingGiAnT » segunda out 11, 2010 9:05 am

Portanto, bem sei que isto é relativo e deve ser visto caso a caso, mas gostava de saber algumas dicas para equilibrar o som dentro de uma sala de ensaio. Nomeadamente falando das guitarras, como é que vocês fazem? É apenas uma questão de equalização? Pergunto isto porque tenho a sensação das guitarras se anularem um bocado, não se conseguindo ouvir claramente uma e outra. Provavelmente o facto da distorção ser elevada também não ajuda, mas como é que vocês trabalham este assunto nos vossos ensaios? Sinto que aos poucos vou melhorando face à definição do som no "mix", mas vejo-me a mexer nos knobs do amp constantemente na procura de um equilibrio, se bem que não depende só de mim. Acontece muito aquele fenómeno em que cada um aumenta o seu volume, mas todos sabemos que isso não resolve nada.

Dicas aceitam-se! :jam:

Obrigado.
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » segunda out 11, 2010 10:09 am

SleepingGiAnT Escreveu:Portanto, bem sei que isto é relativo e deve ser visto caso a caso, mas gostava de saber algumas dicas para equilibrar o som dentro de uma sala de ensaio. Nomeadamente falando das guitarras, como é que vocês fazem? É apenas uma questão de equalização? Pergunto isto porque tenho a sensação das guitarras se anularem um bocado, não se conseguindo ouvir claramente uma e outra. Provavelmente o facto da distorção ser elevada também não ajuda, mas como é que vocês trabalham este assunto nos vossos ensaios? Sinto que aos poucos vou melhorando face à definição do som no "mix", mas vejo-me a mexer nos knobs do amp constantemente na procura de um equilibrio, se bem que não depende só de mim. Acontece muito aquele fenómeno em que cada um aumenta o seu volume, mas todos sabemos que isso não resolve nada.

Dicas aceitam-se! :jam:

Obrigado.

Dois conselhos em termos de equalização e volume. Menos é mais. Se achas que uma guitarra está alta, baixa essa guitarra em vez de subir a outra. Se achas que tens um som agudo corta agudos em vez de somares ainda mais graves. Normalmente o som nas salas peca por excesso e não por defeito. Por isso só isto já deve fazer uma diferença abismal. Experimenta tb retirar alguma distorção. O "peso" não vem só das guitarras ó de uma guitarra apenas. Apenas tem de soar pesado quando todos os intrumentos tocam em simultaneo.
Experimenta e diz coisas.
Boa sorte
Imagem

SleepingGiAnT

Mensagempor SleepingGiAnT » terça out 12, 2010 8:51 am

E em relação à posição dos amps na sala? Existem algumas coisas a evitar, certo?
Pegando na questão acima, qual a melhor forma para o baterista conseguir ouvir bem as guitarras? Pode ser necessário algum tipo de monição ao pé dele?

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » terça out 12, 2010 10:03 am

Não sei...

Nós ensaiamos como se tivéssemos a tocar num palco uma backline todo numa direcção e o baterista à nossa frente em vez de estar atrás.
Não precisa de nenhum tipo monitor.

A unica coisa que eu evitava era ter amps frente a frente.
Imagem

kualkerr
Participante Inspirado(a)
Registado: quarta jul 01, 2009 12:17 pm

Mensagempor kualkerr » sábado out 16, 2010 4:03 pm

Tenho uma bc rich warlock com um Kahler hybrid e mudei-lhe recentemente as cordas para Elixir 0.09.
Desde que mudei as cordas que fiquei com um "fret buzz" do 1º ao 5º traste (sendo no 5º onde se acentua mais) da corda Mi mais aguda. A partir do 6º traste para a frente tá tudo bem. As cordas que tinha antes eram diferentes, mas não sei que cordas eram.

A que se pode dever isto e como resolver?

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » sábado out 16, 2010 5:22 pm

kualkerr Escreveu:Tenho uma bc rich warlock com um Kahler hybrid e mudei-lhe recentemente as cordas para Elixir 0.09.
Desde que mudei as cordas que fiquei com um "fret buzz" do 1º ao 5º traste (sendo no 5º onde se acentua mais) da corda Mi mais aguda. A partir do 6º traste para a frente tá tudo bem. As cordas que tinha antes eram diferentes, mas não sei que cordas eram.

A que se pode dever isto e como resolver?

Tens de afinar o Truss Rod ou levas a guitarra à loja que eles tratam disso.
Imagem

SleepingGiAnT

Mensagempor SleepingGiAnT » quinta out 21, 2010 11:50 pm

Ainda ando feito maluco à procura de conseguir ouvir o que quer que seja na sala de ensaios. Ouço bandas nas garagens ao lado com tão bom som e nós parecemos uma açorda sonora difícil de digerir.

Alguns factos:

FACTO 1 - Disposição na sala 1

-------------------------------
|
|
|
|baixo-->
|amp2--> <--amp 1
|
|
|Bateria
|-------------------------------

Disposição na sala 2

-------------------------------
|
|
|
|baixo--> <--amp 3
| <--amp 1
|
|
|Bateria
|------------------------------

(isto tem um bug qualquer e não consigo esquematizar correctamente a posição dos amps, mas basicamente os amps 1 e 3 estão encostados paralelamente na parede da direita).

AMP 1 - Bugera 6260 + Harley Benton 212 Vintage (2x Celestion V30)
AMP 2 - Combo Peavey Valveking 2x12
AMP 3 - Orange Tiny Terror + uma coluna da Harley Benton 1x12

Este é o sítio dos amps na sala, já que ainda existem mais duas baterias e mais tralha espalhada na sala. A única coisa que muda nas duas disposições é a posição do amp 2/3, já que o outro guitarrista, como não tem amp próprio, vai alternando entre os dois que existem na sala para ver qual soa melhor.

É possível arrastar os amps que estão encostados à parede e metê-los paralelamente em direcção ao baterista. Este vai ser o próximo passo.

FACTO 2 - A minha guitarra precisa urgentemente de um setup. Nem sequer me lembro da última vez que troquei as cordas. Teoricamente, isto em termos de clareza do som prejudica bastante não? É que, acontece que há determinados riffs que nem sequer consigo entender quando as duas guitarras estão a tocar ao mesmo tempo.

FACTO 3 - A sala não tem tratamento acústico, apenas isolamento (umas placas da Leroy Merlin que foram coladas directamente nas paredes). De que forma é que isto pode estar a prejudicar-nos na percepção do som? O isolamento resulta ao não deixar passar grande som lá para fora, mas lá dentro as coisas parecem confusas, especialmente quando tentamos tocar música pesada.

De momento não me estou a lembrar-me de mais nada, mas andamos um bocado aos papéis.

Desculpem lá este longo post. Bem sei que isto é algo que só se resolve ouvindo e sentido na pele o problema, mas como nós não temos muita experiência pode sempre estar qualquer coisa básica a escapar-nos.

Obrigado.

JoaoMendes
Metálico(a)
Registado: sábado mai 23, 2009 1:48 pm
Contacto:

Mensagempor JoaoMendes » domingo out 31, 2010 5:41 pm

Que me dizem desta guitarra Ibanez RGR321
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » domingo nov 07, 2010 4:14 pm

Ultimamente ando numa de aprender um instrumento musical, visto que a bateria é sempre o problema do costume (barulho e espaço), talvez venha a optar por investir numa guitarra e brincar um bocadinho aos guitarristas.

Gostaria de ouvir opiniões dos entendidos quanto ao investimento essencial para se iniciar neste instrumento.

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Contacto:

Mensagempor Blunder » quinta nov 11, 2010 11:27 pm

Bem chega o Natal e eu quero mesmo comprar uma guitarra eléctrica.

Não quero é gastar mais do 230€

Estive a procurar de umas coisas e vi este pack guitarra + amp

http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/Gui ... art-GIT021

A esses 180€ do pack iriam acrescer o dinheiro dos portes + bag + tuner + strap + picks

O que acham?

Waltheer
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Contacto:

Mensagempor Waltheer » quinta nov 11, 2010 11:39 pm

Não comprem guitarras elétricas. Especialmente não comprem más guitarras. e especialmente se tiverem que comprar más, nunca novas. Das duas uma: Ou a pica por tocar desaparece e ficam com um calhau em casa que só conseguem vender a um otário ou em 3 meses vão querer comprar outra e o dinheiro que deram pelo calhau (impossível de vender excepto ao otário referido anteriormente) davaria muito jeito.

Melhor ainda: não comprem um instrumento. O "mercado" está saturadíssimo de bandas de 3 meses cheias de maus "músicos" a tocarem de borla. Gastem o dinheiro em copos, cd's ou em irem às putas.
Nail Your God Down

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes