melhor é que um gajo com um bom noisegate e uma ceborreia de 100e e uma cabeça tipo triple rectifier ou algo do género saca som metaleiro QB para muitos. (nem todos temos os mesmos gostos há quem nem goste dos boogies mas hey... o feel e a motivação são importantes). então uma guitarra que seja 'comedida' e não demasiado excêntrica (a não ser que se tenha virtuosismo e inspiração artística que faça juz à imagem!)
outra coisa é o prazer tá nos dedos. quando se gosta de tocar até numa ceborreia nos desenrascamos até comprarmos outra melhor. e há muita gente que de tanto tocar com guitarras rascas aprende truques que os outros não aprendem.
mesma historia com amps. acho que um dos gajos de Slipknot usava ou Cabs ou Amps, ou as tantas ambos, da Orange. Que muita gente "rotula" como amps de 'classic rock' mas eles tiram um som pesadão daquilo.
Pheriphery usam cabs orange e têm um som com graves bem tight.
Preconceitos é que não! A arte parte dos artistas não dos objectos. Os objectos são meras ferramentas.
Cada um tem os seus gostos em relação ao look das guitarras e isso respeito. Mas eu adorava tocar numa jam de jazzfunk com uma warlock e ir partir um heavy com uma hello kitty. só mesmo para implicar com o people conservador.

acho que na musica, ser 'open-minded' e ecléctico são 2 'must' para que se tenha uma percepção do que é realmente arte e nos sintamos interiormente realizados ao tirar prazer dela (sem dependermos do exterior).